Duas vezes ao ano, Argumentos publica artigos, notas de discussão, resenhas e/ou uma edição especial, sobre todos os aspectos da filosofia, escritos em português, inglês, espanhol, alemão ou francês. Seu principal objetivo é apresentar e expandir a filosofia, amplamente interpretada. A Revista Argumentos se esforça para oferecer artigos com argumentação sólida e bem escrita sobre as questões filosóficas. Em 2011, a revista entrou em uma nova etapa e se tornou a revista científica oficial do programa de pós-graduação em filosofia da Universidade Federal do Ceará, Brasil. Seu objetivo é ser uma publicação de filosofia de alto padrão, com impacto no Brasil e no exterior. Com esse objetivo, Argumentos possui quatro co-editores principais, que cuidam de duas grandes áreas: (1) filosofia teórica (principalmente, mas não exclusivamente, de natureza analítica) e (2) filosofia prática (principalmente, mas não exclusivamente, continental). Para garantir alta qualidade em suas publicações, Argumentos possui um comitê científico composto por filósofos não brasileiros e brasileiros.

Foco e Escopo

Argumentos é uma Revista de Filosofia do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da Universidade Federal do Ceará. Visa divulgar e intercambiar, prioritariamente, trabalhos de pesquisadores em Filosofia do Brasil e do exterior nas seguintes linhas de pesquisa: Ética e Filosofia Política e Filosofia do Conhecimento e da Linguagem. Essas linhas são compatíveis com a política de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Filosofia da UFC.

Processo de Avaliação pelos Pares

Cada artigo submetido será avaliado por pelo menos um parecerista e, em caso de parecer não conclusivo, será avaliado por um segundo parecerista; em caso de discordância nos pareceres de ambos, será enviado para um terceiro parecerista emitir novo parecer. Os artigos serão avaliados sem identificação do(a) autor(a), no sistema blind-review.

O(s) autor(es)(as) deverão ser portadores(as) do título de doutor (a), preferencialmente em filosofia, mas não exclusivamente.

O tempo padrão de conclusão de uma avaliação é de pelo menos 120 (cento e vinte) dias e está relacionado à disponibilidade dos avaliadores. Entretanto, esse prazo pode ser estendido por força das circunstâncias de cada trabalho submetido e da temática abordada.

As publicações de trabalhos de pesquisadores oriundos da UFC estará restrita ano máximo 20% dos artigos de cada número da revista; e estes mesmos pesquisadores só poderão publicar novo artigo na Argumentos decorridos 24 (vinte e quatro) meses do último trabalho publicado na revista. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.

No caso de publicação de trabalhos de pesquisadores externos à UFC, um mesmo autor(a) só terá novo trabalho publicado na revista após 1 (um) ano em relação ao número de sua última publicação. Essa restrição não se aplica a resenhas e notas bibliográficas.

Periodicidade

A revista Argumentos é uma publicação com periodicidade semestral, com acesso livre.

Acesso às resenhas publicadas em Argumentos

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.