Sexo e Violência – Realidades antigas e questões contemporâneas – GRILLO et al (RMA)

GRILLO, José Geraldo C.; GARRAFFONI, Renata S.; FUNARI, Pedro Paulo A. (Orgs.). Sexo e Violência – Realidades antigas e questões contemporâneas. São Paulo: Annablume, 2011. 284p. Resenha de: POZZER, Katia Maria Paim. Revista Mundo Antigo, v.I, jun., 2012.

Este livro é o resultado de encontros. Encontro entre jovens pesquisadores e experimentados estudiosos, encontro entre o mundo antigo e o mundo contemporâneo. Todos dispostos a refletir sobre dois assuntos que são, ao mesmo tempo, absolutamente atuais e muito antigos: sexo e violência. Para tratar destes temas os organizadores da obra optaram por uma perspectiva multidisciplinar, onde a história, a antropologia, a psicologia, a arqueologia, a filosofia, a educação física, entre  outras, são chamadas a colaborar neste debate. Além disso, o livro apresenta recortes cronológicos que retomam as práticas e as percepções dos homens e mulheres de outros tempos acerca da sexualidade e da violência.

O livro abre com um polêmico texto de Ian Buruma, jornalista e professor de direitos humanos em Nova York, originalmente publicado no Corriere della Sera, na Itália. Ele propõe uma discussão sobre a relação entre a sexualidade e o fascismo na Europa dos anos 40 e, a sexualidade a intolerância na Europa dos dias de hoje.

Em seguida o volume é dividido em duas sessões. Na primeira parte, os estudos que apresentam as diversas práticas de sexo e violência e suas representações entre as principais civilizações do mundo antigo. Assim conhece-se alguns documentos e realidades entre os egípcios, os mesopotâmicos, os gregos, os romanos, os cristãos e os pagãos. Na segunda parte, ele congrega as análises da arqueologia como ciência à serviço da resistência e da rebelião escrava, com um estudo de caso brasileiro; uma discussão sobre as questões de raça e de gênero, de uma perspectiva científica na Europa do século XIX; três estudos da realidade brasileira acerca da temática da sexualidade e da violência atuais; e uma análise antropológica comparada sobre as práticas de representação sobre sexo e violência em diversos países no século XX.

A obra “Sexo e Violência – realidades antigas e questões contemporâneas” oferece ao leitor uma análise acurada, inteligente, polêmica e documentada sobre o tema. Ainda que estas questões sejam de uma atualidade dramática, é preciso certa dose de ousadia para empreender estudos desta natureza. José Geraldo C. Grillo, Renata S. Garraffoni e Pedro Paulo A. Funari, os organizadores, tiveram a sensibilidade de congregar diferentes perspectivas historiográficas e o mérito de articular novas tendências interpretativas que resultaram em um livro que alia rigor acadêmico e prazer da leitura; que evoca o passado e interpela o presente; que evidencia a inextricável relação entre o mundo antigo e o mundo atual.

Katia Maria Paim Pozzer – Doutora em História pela Université de Paris I – Panthéon-Sorbonne, Pós-doutorado pela Université de Paris X – Nanterre, Coordenadora do Laboratório de Pesquisa do Mundo Antigo (LAPEMA) e Professora do Curso de História da Universidade Luterana do Brasil (ULBRA). E-mail: [email protected]

Acessar publicação original

[MLPDB]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.