RESENHAS EM PAUTA

LE GOFF Jaques www cartacapital com br e1596383740275 Resenhas

RESENHAS de 62 livros, publicadas em 5 periódicos, foram acrescidas ao nosso acervo, entre 01 e 31 de agosto de 2020. Colhemos a maior parte junto ao Anuário Colombiano de Historia Social y de la Cultura (7 resenhas). Em agosto, também publicaram resenhas as revistas Estudos Feministas (UFSC), EURE (Arquitetura e urbanismo), História (Unesp), História (USP), Topoi (UFRJ) e os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Entre os temas explorados, destacamos questões sobre: natureza humana, epistemologia positivista e filosofia da educação, gordofobia e homofobia, ensino de Dança e de Música, Filologia em textos incas e as percepções da ditadura argentina, da II Guerra Mundial e da Guerra Fria.

 

Jogos em HTML para o Ensino de História

Quiz – Perguntas e respostas 1. Quem foi o primeiro presidente dos Estados Unidos? A) George Washington B) Thomas Jefferson C) Abraham Lincoln 2. Em que ano ocorreu a Revolução Francesa? A) 1789 B) 1799 C) 1804 3. Quem foi o principal autor da Declaração da Independência dos EUA? A) George Washington B) Benjamin Franklin…

Read More »

Estrutura e Funcionamento do Ensino 2023/2

Bem-vindos Colegas, bom dia! Sejam bem-vindos ao curso de “Estrutura e Funcionamento do Ensino”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso. Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a…

Read More »

Taxonomias da aprendizagem empregadas pelo SAEB

Para citar este quadro OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. Futuros para a formação de professor no Brasil: a posição dos profissionais de História. In: ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat Editora, 2021. p.1168-169.

Read More »

Alfabetizando com o ensino de História

Alfabetizando com História | IF/IA/Midjourney (2023)   Colegas, boa dia! Bem-vindos ao minicurso “Alfabetizando com o ensino de História”. Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês. Agradeço ao convite do Programa de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB), coordenado…

Read More »

Saber e saber-fazer História

O que sabe e o que sabe fazer um profissional de História é questão controversa e, portanto, aberta. Segue uma descrição convergente (embora não consensual). Um profissional da história é identificado por um saber fazer e, necessariamente, por um saber. Saber História é declarar de modo válido e evidenciado a estrutura e a função da…

Read More »

Reformas educacionais e Ensino de História: nossas interrogações

Reformas Imagem: Canva Colegas, bom dia! É um prazer estar de volta ao Encontro Estadual de Ensino de História, na Bahia, agora na condição de conferencista e ao lado da professora Cristina Ximenes. Agradeço à coordenação do evento pelo convite e informo de imediato que me aterei ao título encomendado pela organização do evento: “Reformas…

Read More »

Politização do tempo: temporalização dos discursos políticos no processo de Independência do Brasil | Rafael Fanni

O livro de Rafael Fanni, adaptação de sua dissertação de mestrado,3 se propõe a analisar o processo de independência do Brasil a partir de discursos enunciados na imprensa periódica — panfletos, manifestos e documentos oficiais que circularam entre 1820 e 1822 na província do Rio de Janeiro. O estudo se concentra em performances discursivas que…

Read More »

Criatividade Imagem UOL.com .br Resenhas

Modelagem de conhecimento no ensino e na aprendizagem do pensamento criativo

Criatividade | Imagem: UOL.com.br   I. APRESENTAÇÃO Na aula 13, exploramos definições de pensamento crítico e apresentamos algumas razões para o seu ensino. Também conhecemos alguns padrões do pensamento crítico aplicáveis nas atividades do Ensino Médio. Nesta última aula, vamos integrar esses padrões nas atividades e na discussão conceitual sobre o pensamento criativo, partindo de…

Read More »

Criticar Imagem Maringa Manchete Resenhas

Modelagem de conhecimento no ensino e na aprendizagem do pensamento crítico

Criticar | Imagem: Maringá Manchete   I. APRESENTAÇÃO Nas aulas 09, 10, 11 e 12, refletimos sobre formas de identificação, valoração e estratégias de ensino em História da África, dos africanos, dos afro-brasileiros e dos povos indígenas. Nessas aulas 13 e 14, encerramos o nosso curso discutindo subsídios para explorar o pensamento crítico e o…

Read More »

Aprendizado Inteligente: Transformando a prática pedagógica com Inteligência Artificial – II

Aluno | Imagem: IA/MJ/Lee 01 Colegas, bem-vindos à oficina “Aprendizado Inteligente: Transformando a prática pedagógica com Inteligência Artificial”. Sou Itamar Freitas, professor do PPGEAFIN/UNEB e do CESAD/UFS e esta oficina é destinada aos professores da educação básica. Ela é composta por dois encontros ( 23 e 24 de abril de 2023), aqui no Campus XVI…

Read More »

Chat GPT vc Olimpiada Nacional de Historia do Brasil Resenhas

“Plágio e uso de Inteligência Artificial na prova da Olimpíada Nacional de História do Brasil”

Chat GPT vc Olimpíada Nacional de História do Brasil | Imagem: IF/IA/Midjourney (23 jun 2023)   Com o título acima, os responsáveis pela Olimpíada Nacional de História do Brasil publicaram o seguinte comunicado, “Após intensa análise por parte da banca, que recebeu 742 indicações de plágio, confirmamos 74 plágios dentre as 2807 tarefas. Ainda, recebemos…

Read More »

Tomei abuso IF IA Midjournei jun 2023 Resenhas

Avaliando conhecimentos funcionais

Tomei abuso | IF/IA/Midjournei (jun 2023)   N aula anterior, estudamos definições de conhecimentos declarativos e apresentamos diferentes possibilidades de elaboração de um item de prova correspondentes. Hoje vamos avançar na discussão sobre os agentes da avaliação e os modos de mensurar conhecimentos funcionais. Com esses objetos de aprendizagem, nossas metas estão assim configuradas: listar…

Read More »

Life of a pretty girl in the favela Watercolor Imagem IFIAMidjourney jun. 20233 Resenhas

Livro didático de História e Inteligência Artificial

Life of a pretty girl in the favela Watercolor | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   O que pode mudar na política do livro didático com a popularização da Inteligência Artificial Generativa? Entre as possibilidades de transformação de curto prazo, destacamos três: a percepção do livro didático de História na escola, os modos circulação do livro…

Read More »

Que fazem Imagem IFCanva jun. 2023 Resenhas

Alinhando itens do plano de curso

Que fazem? | Imagem: IF/Canva (jun. 2023)   Nesta aula, vamos auxiliá-lo(a) a compreender a importância do alinhamento entre itens de ementa, expectativas de aprendizagem e itens de prova. Na sequência, apresentamos estratégias para construir expectativas de aprendizagem, atividades de ensino-aprendizagem e itens de prova alinhados sintaticamente. O terceiro e último objetivo da nossa aula…

Read More »

The work of the critic 2. comic ar 650433 Imagem IFIAMidjourney jun. 2023 Resenhas

Lógicas e métodos – Das Filosofias às Teorias da História

The work of the critic 2. comic –ar 650:433 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   Colegas, boa tarde! Neste texto, avançamos na empreitada de comparação entre manuais de Lógica e manuais de Teoria/Metodologia da História. Nosso o objetivo é reforçar uma hipótese: a ideia de que a estrutura dos mais conhecidos discursos sobre o método…

Read More »

The work of the critic comic ar 650433 Imagem IFIAMidjourney jun. 2023 Resenhas

Critérios lógicos e retóricos para avaliação de resenhas acadêmicas

The work of the critic. comic –ar 650:433 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   Colegas, boa tarde! Hoje vamos discutir critérios para avaliar resenhas acadêmicas, dentro do princípio de que um avaliador criterioso é também um potencial escritor criterioso. Os critérios de avaliação de textos acadêmicos podem ser tipificados de forma varia. Um dos marcos…

Read More »

Sequencia didatica Imagem IFIAMidjourney jun. 2023 Resenhas

Sequência didática e plano de aula

Sequência didática | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   Sequência didática, como a própria locução encerra, é uma representação espaço-temporal dos atos de sujeitos envolvidos em processos de ensino-aprendizagem. Essa definição expressa o modo como a sequência didática aparece na mente de muitos de nós: uma linha do tempo. Uma reta interrompida por vários acontecimentos: “Primeiro…

Read More »

Livro didatico Imagem IF IA Midjourney jun 2023 Resenhas

Livro didático: definições

Livro didático | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   “Livro didático” é categoria ideal típica designadora de um artefato que “apresenta o conhecimento.” Etimologicamente, a expressão é composta pelo termo latino libro (fibra vegetal usada como suporte da escrita) e pela derivação adjetiva grega didáskei (modo de apresentar o conhecimento). Nas Europas Ocidental e Meridional, de…

Read More »

The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor IFIAMidjourney jun. 2023 Resenhas

10 ways to use Chat GPT in High school e and College – Glove Academia

The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor 2 | IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   10 ways to use Chat GPT in High school e and College, da Glove Academia, foi lançado em 2023 com o objetivo de ensinar alunos do curso secundário e dos primeiros anos na Universidade a empregarem o Chat GPT em…

Read More »

The Art of Asking ChatGPT for High Quality Answers Watercolor Resenhas

The art of asking Chat GPT for high-quality answers: a complete guide to prompt enginnering thecniques | Ibrahim John

The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor | IF/IA/Midjourney (jun. 2023)   The art of asking Chat GPT for high-quality answers: a complete guide to prompt enginnering thecniques foi escrito por Ibrahim John e publicado em 2023. Na obra, o autor se lançou à tarefa de comunicar “diferentes técnicas de engenharia de prompt”…

Read More »

CH Destaque post 745 x 423 px 49 Resenhas

O emprego eficiente do Chat GPT

“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 4| Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023)   Colegas, boa tarde. Neste post, sintetizo informações sobre o funcionamento…

Read More »

image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages3 Resenhas

Definindo avaliação da aprendizagem

“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 (2) | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023)   Colegas, boa tarde! Nesta aula, nosso objetivo principal é…

Read More »

image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages Resenhas

Avaliação das aprendizagens no Ensino Fundamental com auxílio do Chat GPT

“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 3| Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023)   Colegas, bom dia! Sejam bem-vindos ao curso de “Avaliação Educacional”….

Read More »

An image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages Resenhas

Conhecendo e alinhando Habilidades, conhecimentos e valores no Currículo de Sergipe

“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023)   Colegas, bom dia. Neste anexo, rememoramos ideias de conteúdo. Descrevemos…

Read More »

Criatividade respeito as diferencas e Resenhas

Planejando a ação formativa para a docência em Geografia com o auxílio da Inteligência Artificial

Criatividade, flexibilidade e respeito à diferença | Imagem: IF/IA/Canva (2023)   Bom dia, colegas, Sou o professor Itamar Freitas. Atuo como professor do departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Estou aqui por demanda da Fundação Getúlio Vargas para…

Read More »

Cliche 2 Imagine timelines Resenhas

Construindo mecanismos de progressão das aprendizagens históricas

Clichê 2 – Imagine timelines: One or more timelines representing different periods of history, each with icons or small pictures representing important historical events or figures from those periods. Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023)   Colegas, boa noite. Hoje vamos tratar da construção de mecanismos de progressão das aprendizagens. Para enfrentar a matéria,…

Read More »

Cliche 1 Imagine timelines Resenhas

Progressão das aprendizagens para teorias gerais da educação escolar

Clichê 1 – Imagine timelines: One or more timelines representing different periods of history, each with icons or small pictures representing important historical events or figures from those periods. Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023)   Introdução Colegas, boa oite! Ontem, encerramos um minicurso sobre Inteligência Artificial e Ensino de História. Ali, reiterei que…

Read More »

Chat GPT e Ensino de Historia 3 Imagem IF IA Midjourney 2023 Resenhas

Fake News, Crítica Histórica e Inteligência Artificial (Chat GPT)

Chat GPT e Ensino de História 2 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023)   Colegas, boa tarde. Nesta terceira sessão da oficina vamos discutir possibilidades de identificação e combate das Fake News com o auxílio de princípios de epistemologia histórica e ferramentas de Inteligência Artificial (AI). Para cumprirmos a tarefa, vamos rememorar definições de Verdade, Fake News…

Read More »

Planejando diagnosticos atividades e recursos didaticos no Ensino de Historia com o Chat GPT1 Resenhas

Planejando diagnósticos, atividades e recursos didáticos no Ensino de História com o Chat GPT

Planejando diagnósticos | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023)   Colegas, boa tarde. Hoje vamos avançar no exame dos auxílios do Chat GPT para o Ensino de História. Ações de planejamento são a base do ensino racional, ou seja, do ensino que gerencia criteriosamente a oferta de habilidades, conhecimentos, valores no tempo e espaço de sala de aula,…

Read More »

Chat GPT e Ensino de Historia 2 Imagem IF IA Midjourney 2023 Resenhas

Conhecer, compreender, corrigir e ampliar enunciados de aprendizagem histórica da BNCC com o auxílio do Chat GPT

Ensino de História e Chat GPT 2 | Imagem: IA/IF/Midjourney (2023)   Introdução Se vocês perguntarem ao Chat GPT que tipo de auxílio ele pode fornecer ao professor de História no que diz respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele certamente vai apresentar sete dimensões de aprendizado: compreensão da BNCC, recursos para o planejamento…

Read More »

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.