RESENHAS EM PAUTA
RESENHAS de 62 livros, publicadas em 5 periódicos, foram acrescidas ao nosso acervo, entre 01 e 31 de agosto de 2020. Colhemos a maior parte junto ao Anuário Colombiano de Historia Social y de la Cultura (7 resenhas). Em agosto, também publicaram resenhas as revistas Estudos Feministas (UFSC), EURE (Arquitetura e urbanismo), História (Unesp), História (USP), Topoi (UFRJ) e os jornais Folha de São Paulo e O Estado de São Paulo. Entre os temas explorados, destacamos questões sobre: natureza humana, epistemologia positivista e filosofia da educação, gordofobia e homofobia, ensino de Dança e de Música, Filologia em textos incas e as percepções da ditadura argentina, da II Guerra Mundial e da Guerra Fria.
Jogos em HTML para o Ensino de História
By Itamar Freitas |
Quiz – Perguntas e respostas 1. Quem foi o primeiro presidente dos Estados Unidos? A) George Washington B) Thomas Jefferson C) Abraham Lincoln 2. Em que ano ocorreu a Revolução Francesa? A) 1789 B) 1799 C) 1804 3. Quem foi o principal autor da Declaração da Independência dos EUA? A) George Washington B) Benjamin Franklin…
Estrutura e Funcionamento do Ensino 2023/2
By Itamar Freitas |
Bem-vindos Colegas, bom dia! Sejam bem-vindos ao curso de “Estrutura e Funcionamento do Ensino”. Espero que todos estejam com saúde e assim permaneçam durante o curso. Para evitar quebra de expectativas com o nosso curso, antecipo a apresentação do programa, informando o que a Universidade (o professor) vai oferecer a vocês e o que a…
Taxonomias da aprendizagem empregadas pelo SAEB
By Itamar Freitas |
Para citar este quadro OLIVEIRA, Margarida Maria Dias de; FREITAS, Itamar. Futuros para a formação de professor no Brasil: a posição dos profissionais de História. In: ZARBATO, Jaqueline Aparecida Martins; RODRIGUES JUNIOR, Osvaldo (orgs.). Guerras de narrativas em tempos de crise: ensino de história, identidades e agenda democrática. Cáceres: Unemat Editora, 2021. p.1168-169.
Alfabetizando com o ensino de História
By Itamar Freitas |
Alfabetizando com História | IF/IA/Midjourney (2023) Colegas, boa dia! Bem-vindos ao minicurso “Alfabetizando com o ensino de História”. Aqui, vocês podem acessar o texto das minhas falas, as orientações para o cumprimento das tarefas e alguns resultados da produção de vocês. Agradeço ao convite do Programa de Bolsistas de Iniciação à Docência (PIBID/UNEB), coordenado…
Saber e saber-fazer História
By Itamar Freitas |
O que sabe e o que sabe fazer um profissional de História é questão controversa e, portanto, aberta. Segue uma descrição convergente (embora não consensual). Um profissional da história é identificado por um saber fazer e, necessariamente, por um saber. Saber História é declarar de modo válido e evidenciado a estrutura e a função da…
Reformas educacionais e Ensino de História: nossas interrogações
By Itamar Freitas |
Reformas Imagem: Canva Colegas, bom dia! É um prazer estar de volta ao Encontro Estadual de Ensino de História, na Bahia, agora na condição de conferencista e ao lado da professora Cristina Ximenes. Agradeço à coordenação do evento pelo convite e informo de imediato que me aterei ao título encomendado pela organização do evento: “Reformas…
Politização do tempo: temporalização dos discursos políticos no processo de Independência do Brasil | Rafael Fanni
By Itamar Freitas |
O livro de Rafael Fanni, adaptação de sua dissertação de mestrado,3 se propõe a analisar o processo de independência do Brasil a partir de discursos enunciados na imprensa periódica — panfletos, manifestos e documentos oficiais que circularam entre 1820 e 1822 na província do Rio de Janeiro. O estudo se concentra em performances discursivas que…
Modelagem de conhecimento no ensino e na aprendizagem do pensamento criativo
By Itamar Freitas |
Criatividade | Imagem: UOL.com.br I. APRESENTAÇÃO Na aula 13, exploramos definições de pensamento crítico e apresentamos algumas razões para o seu ensino. Também conhecemos alguns padrões do pensamento crítico aplicáveis nas atividades do Ensino Médio. Nesta última aula, vamos integrar esses padrões nas atividades e na discussão conceitual sobre o pensamento criativo, partindo de…
Modelagem de conhecimento no ensino e na aprendizagem do pensamento crítico
By Itamar Freitas |
Criticar | Imagem: Maringá Manchete I. APRESENTAÇÃO Nas aulas 09, 10, 11 e 12, refletimos sobre formas de identificação, valoração e estratégias de ensino em História da África, dos africanos, dos afro-brasileiros e dos povos indígenas. Nessas aulas 13 e 14, encerramos o nosso curso discutindo subsídios para explorar o pensamento crítico e o…
Aprendizado Inteligente: Transformando a prática pedagógica com Inteligência Artificial – II
By Itamar Freitas |
Aluno | Imagem: IA/MJ/Lee 01 Colegas, bem-vindos à oficina “Aprendizado Inteligente: Transformando a prática pedagógica com Inteligência Artificial”. Sou Itamar Freitas, professor do PPGEAFIN/UNEB e do CESAD/UFS e esta oficina é destinada aos professores da educação básica. Ela é composta por dois encontros ( 23 e 24 de abril de 2023), aqui no Campus XVI…
“Plágio e uso de Inteligência Artificial na prova da Olimpíada Nacional de História do Brasil”
By Itamar Freitas |
Chat GPT vc Olimpíada Nacional de História do Brasil | Imagem: IF/IA/Midjourney (23 jun 2023) Com o título acima, os responsáveis pela Olimpíada Nacional de História do Brasil publicaram o seguinte comunicado, “Após intensa análise por parte da banca, que recebeu 742 indicações de plágio, confirmamos 74 plágios dentre as 2807 tarefas. Ainda, recebemos…
Avaliando conhecimentos funcionais
By Itamar Freitas |
Tomei abuso | IF/IA/Midjournei (jun 2023) N aula anterior, estudamos definições de conhecimentos declarativos e apresentamos diferentes possibilidades de elaboração de um item de prova correspondentes. Hoje vamos avançar na discussão sobre os agentes da avaliação e os modos de mensurar conhecimentos funcionais. Com esses objetos de aprendizagem, nossas metas estão assim configuradas: listar…
Livro didático de História e Inteligência Artificial
By Itamar Freitas |
Life of a pretty girl in the favela Watercolor | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023) O que pode mudar na política do livro didático com a popularização da Inteligência Artificial Generativa? Entre as possibilidades de transformação de curto prazo, destacamos três: a percepção do livro didático de História na escola, os modos circulação do livro…
Alinhando itens do plano de curso
By Itamar Freitas |
Que fazem? | Imagem: IF/Canva (jun. 2023) Nesta aula, vamos auxiliá-lo(a) a compreender a importância do alinhamento entre itens de ementa, expectativas de aprendizagem e itens de prova. Na sequência, apresentamos estratégias para construir expectativas de aprendizagem, atividades de ensino-aprendizagem e itens de prova alinhados sintaticamente. O terceiro e último objetivo da nossa aula…
Lógicas e métodos – Das Filosofias às Teorias da História
By Itamar Freitas |
The work of the critic 2. comic –ar 650:433 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023) Colegas, boa tarde! Neste texto, avançamos na empreitada de comparação entre manuais de Lógica e manuais de Teoria/Metodologia da História. Nosso o objetivo é reforçar uma hipótese: a ideia de que a estrutura dos mais conhecidos discursos sobre o método…
Critérios lógicos e retóricos para avaliação de resenhas acadêmicas
By Itamar Freitas |
The work of the critic. comic –ar 650:433 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023) Colegas, boa tarde! Hoje vamos discutir critérios para avaliar resenhas acadêmicas, dentro do princípio de que um avaliador criterioso é também um potencial escritor criterioso. Os critérios de avaliação de textos acadêmicos podem ser tipificados de forma varia. Um dos marcos…
Sequência didática e plano de aula
By Itamar Freitas |
Sequência didática | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023) Sequência didática, como a própria locução encerra, é uma representação espaço-temporal dos atos de sujeitos envolvidos em processos de ensino-aprendizagem. Essa definição expressa o modo como a sequência didática aparece na mente de muitos de nós: uma linha do tempo. Uma reta interrompida por vários acontecimentos: “Primeiro…
Livro didático: definições
By Itamar Freitas |
Livro didático | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun. 2023) “Livro didático” é categoria ideal típica designadora de um artefato que “apresenta o conhecimento.” Etimologicamente, a expressão é composta pelo termo latino libro (fibra vegetal usada como suporte da escrita) e pela derivação adjetiva grega didáskei (modo de apresentar o conhecimento). Nas Europas Ocidental e Meridional, de…
10 ways to use Chat GPT in High school e and College – Glove Academia
By Itamar Freitas |
The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor 2 | IF/IA/Midjourney (jun. 2023) 10 ways to use Chat GPT in High school e and College, da Glove Academia, foi lançado em 2023 com o objetivo de ensinar alunos do curso secundário e dos primeiros anos na Universidade a empregarem o Chat GPT em…
The art of asking Chat GPT for high-quality answers: a complete guide to prompt enginnering thecniques | Ibrahim John
By Itamar Freitas |
The Art of Asking ChatGPT for High – Quality Answers Watercolor | IF/IA/Midjourney (jun. 2023) The art of asking Chat GPT for high-quality answers: a complete guide to prompt enginnering thecniques foi escrito por Ibrahim John e publicado em 2023. Na obra, o autor se lançou à tarefa de comunicar “diferentes técnicas de engenharia de prompt”…
O emprego eficiente do Chat GPT
By Itamar Freitas |
“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 4| Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023) Colegas, boa tarde. Neste post, sintetizo informações sobre o funcionamento…
Definindo avaliação da aprendizagem
By Itamar Freitas |
“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 (2) | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023) Colegas, boa tarde! Nesta aula, nosso objetivo principal é…
Avaliação das aprendizagens no Ensino Fundamental com auxílio do Chat GPT
By Itamar Freitas |
“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 3| Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023) Colegas, bom dia! Sejam bem-vindos ao curso de “Avaliação Educacional”….
Conhecendo e alinhando Habilidades, conhecimentos e valores no Currículo de Sergipe
By Itamar Freitas |
“Develop an image that represents the interconnection between different sources of information and narratives expressed in different languages, highlighting the understanding of philosophical ideas and historical, geographic, political, economic, social, environmental and cultural processes and events.” Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (jun 2023) Colegas, bom dia. Neste anexo, rememoramos ideias de conteúdo. Descrevemos…
Planejando a ação formativa para a docência em Geografia com o auxílio da Inteligência Artificial
By Itamar Freitas |
Criatividade, flexibilidade e respeito à diferença | Imagem: IF/IA/Canva (2023) Bom dia, colegas, Sou o professor Itamar Freitas. Atuo como professor do departamento de Educação da Universidade Federal de Sergipe (UFS) e do Programa de Pós-Graduação em História da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Estou aqui por demanda da Fundação Getúlio Vargas para…
Construindo mecanismos de progressão das aprendizagens históricas
By Itamar Freitas |
Clichê 2 – Imagine timelines: One or more timelines representing different periods of history, each with icons or small pictures representing important historical events or figures from those periods. Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023) Colegas, boa noite. Hoje vamos tratar da construção de mecanismos de progressão das aprendizagens. Para enfrentar a matéria,…
Progressão das aprendizagens para teorias gerais da educação escolar
By Itamar Freitas |
Clichê 1 – Imagine timelines: One or more timelines representing different periods of history, each with icons or small pictures representing important historical events or figures from those periods. Watercolor –ar 745:423 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023) Introdução Colegas, boa oite! Ontem, encerramos um minicurso sobre Inteligência Artificial e Ensino de História. Ali, reiterei que…
Fake News, Crítica Histórica e Inteligência Artificial (Chat GPT)
By Itamar Freitas |
Chat GPT e Ensino de História 2 | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023) Colegas, boa tarde. Nesta terceira sessão da oficina vamos discutir possibilidades de identificação e combate das Fake News com o auxílio de princípios de epistemologia histórica e ferramentas de Inteligência Artificial (AI). Para cumprirmos a tarefa, vamos rememorar definições de Verdade, Fake News…
Planejando diagnósticos, atividades e recursos didáticos no Ensino de História com o Chat GPT
By Itamar Freitas |
Planejando diagnósticos | Imagem: IF/IA/Midjourney (2023) Colegas, boa tarde. Hoje vamos avançar no exame dos auxílios do Chat GPT para o Ensino de História. Ações de planejamento são a base do ensino racional, ou seja, do ensino que gerencia criteriosamente a oferta de habilidades, conhecimentos, valores no tempo e espaço de sala de aula,…
Conhecer, compreender, corrigir e ampliar enunciados de aprendizagem histórica da BNCC com o auxílio do Chat GPT
By Itamar Freitas |
Ensino de História e Chat GPT 2 | Imagem: IA/IF/Midjourney (2023) Introdução Se vocês perguntarem ao Chat GPT que tipo de auxílio ele pode fornecer ao professor de História no que diz respeito à Base Nacional Comum Curricular (BNCC), ele certamente vai apresentar sete dimensões de aprendizado: compreensão da BNCC, recursos para o planejamento…