Seis anos após a inauguração de um museu aberto ao público na Fiocruz, esta centenária instituição de pesquisa, produção e serviços na área da saúde abraça um novo repertório de problemas e ações. O Museu da Vida constrói paulatinamente um espaço legítimo de investigação no âmbito do qual são considerados objetos de estudo pertinentes à história das ciências não só os próprios museus como os processos educacionais, a comunicação e divulgação das ciências e ainda a apropriação social destes espaços culturais. Estes interesses levaram a Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz, através do Museu da Vida, a organizar em abril de 2005 o IV Congresso Mundial de Centros de Ciência, primeiro em seu gênero a acontecer na América Latina.

O presente suplemento da Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos propõe ao leitor um conjunto de reflexões sobre os processos e produtos que, ao longo do tempo, urdiram relações entre diferentes museus e ciências diversas. Procuramos reunir um leque variado de abordagens nesta edição onde se fala ora sobre o museu, com certo distanciamento acadêmico, ora a partir desse espaço particular de produção de saber.

Diferentes disciplinas o interrogam. A sociologia e a história preocupam-se em saber como o museu participa da estruturação da dinâmica cultural e dos campos de conhecimento. Essas disciplinas querem também saber como variam os papéis e as ênfases atribuídos à pesquisa, à divulgação e ao ensino entre diferentes museus ou no interior de cada um; abordam, ainda, o modo pelo qual os contextos político-sociais e os desenvolvimentos endógenos às ciências interferem na criação de instituições dessa natureza, em suas transformações e permanências. Esta é a tônica das contribuições de Maria Margaret Lopes e Sandra Elena Murriello, Maria Alejandra Pupio, Irina Podgorny e Myrian Sepúlveda dos Santos.

As teorias da comunicação, a psicologia, as ciências da educação aproximam-se de seu objeto de estudo, o museu, por outras vias: a produção de saberes particulares que têm a ver com a reformulação dos conhecimentos expostos nestas instituições e a necessidade de melhor compreender a natureza da experiência que aí transcorre  a um só tempo social, cultural, cognitiva e epistemológica. Estas são as discussões propostas por John H. Falk e Martin Storksdieck, Lynn D. Dierking, Michel Van Praet, Daniel Jacobi, Jean Davallon, Adriana Mortara Almeida, Denise Coelho Studart, Dominique Colinvaux, Douglas Falcão e John Gilbert, Martha Marandino, Maria Esther Valente, Sibele Cazelli, Fátima Alves, Marília Xavier Cury, Thelma Lopes e Julia Tagüena. É notória, neste suplemento, a predominância de contribuições oriundas deste segundo grupo, que dão maior visibilidade às questões e conhecimentos compartilhados por profissionais que estão implicados na implementação ou avaliação de atividades e de espaços de visita no âmbito de museus.

Incluímos neste suplemento de História, Ciências Saúde – Manguinhos três textos encomendados pelos organizadores do IV Congresso Mundial de Centros de Ciência com a intenção de provocar debates entre os participantes do evento. Os textos já disponíveis em inglês e português no site do Congresso (http://www.museudavida.fiocruz.br/4scwc/) são de autoria de Ann Mintz, President of the Chester County Historical Society, Pennsylvania, USA; Jorge Wagensberg, Director of the Fundació “la Caixa” Museu de la Ciencia, Barcelona; e Ingit Mukhopadhyay, Director of National Council of Science Museums, Índia.

Finalmente, nesta edição da revista inauguramos a seção Museus e Ciências. A proposta é acolher falas que vêm de dentro dos museus: projetos, programas, resumos de atividades, relatórios comentados e ainda depoimentos de profissionais da área. Queremos oferecer como matéria para a análise dos leitores documentos sobre propostas museológicas, museográficas ou educativas relevantes. Espero que tirem bom proveito da presente edição: que ela enriqueça sua percepção das problemáticas que permeiam as relações dos museus com as ciências, a cultura e a sociedade.

Luciana Sepúlveda Köptcke – Editora convidada.


KÖPTCKE, Luciana Sepúlveda. História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro, v.12, supl.0, 2005. Acessar publicação original  [DR].

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.