Palavras ABEHrtas | ABEH | 2021

PALAVRAS ABERTAS2 2 Palavras ABEHrtas

A proposta de Palavras ABEHrtas (Ponta Grossa, 2021) é que ele se configure como território amplo e aberto para divulgação, informação e debates no que se refere e afeta o ensino de História, conforme os atuais valores e missões da ABEH de estabelecer interlocuções cada vez mais abrangentes e de valorizar o trabalho de professores e professoras de História em todos os níveis e âmbitos de ensino, gestão, pesquisa e divulgação. A intenção é reunir depoimentos e relatos de experiências, produções de estudantes da Educação Básica e do Ensino Superior, debates conceituais no campo do Ensino de História, bem como discutir temáticas de demandas contemporâneas e divulgar projetos e iniciativas pelo Brasil e pelo mundo.

A revista será composta por sete colunas, cada uma contando com uma dupla de curadores/as e coordenada por uma editoria renovada anualmente. Os textos serão publicados quinzenalmente (com ahead of print), a partir de convites da curadoria e também por livre demanda. Os textos deverão estar conformes ao escopo de cada coluna e adequados às normas de formatação, além de respeitar os princípios éticos da Revista. Serão aceitos também diversos formatos de expressão, tais como: textos escritos, vídeos, podcasts, canções, entre outros meios de interação, sempre acompanhados de uma apresentação que contextualize o conteúdo.

Os materiais enviados serão submetidos a uma comissão editorial e a um conselho de consultores que avaliarão criticamente as propostas. Textos bilíngues também serão aceitos, privilegiando a publicação de versões em inglês e em espanhol.

Pretendemos constituir um espaço de divulgação científica em um formato ágil, que atue como um portal de atividades comentadas da área, de troca de experiências de sala de aula, de debate político geral e das políticas públicas para a área em particular. Vislumbra-se a perspectiva de integrar o periódico com as diversas iniciativas de produção de conteúdo no Ensino de História, como os projetos Chão da História, Bate Papo sobre ensino de História, atividades do GT Nacional e dos GTs regionais de ensino de História da Anpuh, laboratórios, grupos de pesquisa, ações de extensão, etc.

Por fim, é importante que os textos e outros materiais sejam provocadores de debates e de ampliação das trocas. Assim, as curadorias podem convidar pessoas para comentar os materiais publicados. Esses comentários poderão aparecer sob a forma de novos textos linkados aos iniciais, de modo a ir criando uma rede de materiais e de discussões. Adicionalmente, os conteúdos também serão divulgados e debatidos nas redes sociais da Abeh.

Propomos sete colunas com escopo definido, que publicarão tanto conteúdos encomendados quanto avaliarão o que for recebido em livre demanda, de modo a garantir a periodicidade semanal, mas que se adaptem às necessidades de discussão e comunicação da nossa comunidade. Cada coluna contará com uma dupla de curadores/as composta por sócias/os da ABEH.

Essa iniciativa da ABEH visa possibilitar, em seu site, a divulgação de trabalhos desenvolvidos no Brasil e no exterior sobre o ensino de história, no formato de divulgação científica. Além disso, o objetivo é amplificar discussões que vão dar sequência aos textos publicados, ou seja, buscamos criar oportunidade de encontros entre todas-os-es que pensam, refletem, pesquisam e mobilizam práticas sensíveis nos mais diversos espaços que envolvem o ensino de história: escolas, espaços culturais e de memória, redes sociais, arquivos, universidades, movimentos sociais, entre outros.

As publicações serão feitas semanalmente com textos, imagens, registros, descrições, lançamentos e informações sobre diversos temas do ensino de história, conforme o escopo de cada coluna. Serão aceitos materiais de docentes e discentes da educação básica assim como do ensino superior e das pós-graduações.

Periodicidade semanal.

Acesso livre.

ISSN 2764-0922

Acessar resenhas [Não publicou resenhas até 2021]

Acessar dossiês [Não publicou dossiês até 2021]

Acessar sumários

Acessar arquivos

La investigación en la enseñanza de la historia en América Latina – PLÁ; PAGÉS (A-RDH)

PLA Sebastian Palavras ABEHrtas
Sebastián PLá. Foto: Boletim IISSUE /

PLA e PAGES La investigacion en la ensenanza de la historia Palavras ABEHrtasPLÁ, Sebastián (Org); PAGÉS, Joan (Org). La investigación en la enseñanza de la historia en América Latina. México: Bonilla Artigas, 2014. Resenha de: SALDAÑA, Bastián, Sepúlveda. Andamio – Revista de Didáctica de la Historia, Valparaíso, v.5, n.1, p.179-184, jul., 2018.

El libro objeto de esta reseña, fue editado en México, a cargo de este proceso estuvo Bonilla Artigas editores. La publicación de la primera edición, sucedió en noviembre del año 2014 y consto de 500 ejemplares.

La obra está coordinada por Sebastián Plá y Joan Pagés. De nacionalidad Mexicana, Sebastián Plá, es Doctor en Pedagogía por la Universidad Nacional Autónoma de México, sus líneas de investigación comprenden los procesos de enseñanza y aprendizaje de la historia en distintos niveles educativos y la construcción de la epistemología de la enseñanza de la historia como objeto de estudio. Joan Pagés, Español, es Doctor en Ciencias de la educación por la Universidad Autónoma de Barcelona, profesor de didáctica de las ciencias sociales/historia desde el año 1977; considerado uno de los pioneros en la investigación en enseñanza de la historia. Leia Mais

Perspectivas e Diálogos | UNEB | 2018

Perspectivas e Dialogos uneb3 Palavras ABEHrtas

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino (Caetité, 2018-) é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.

A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História.

A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 2595-6361

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Ofícios de Clio | UFPEL | 2017

OFICIOS DE CLIO UFPEL Palavras ABEHrtas

A Revista Discente Ofícios de Clio (Pelotas, 2017-) é um projeto ligado ao Laboratório de Ensino de História (LEH), e ao Programa de Pós-Graduação em História (PPGH), ambos da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

A Revista objetiva proporcionar aos nossos graduandos e pós graduandos, bem como aos alunos de áreas afins e/ou de outras Instituições, um espaço qualificado de debate e de incentivo ao incremento da pesquisa.

Como se sabe, um grande número de revistas acadêmicas não aceitam artigos de alunos não formados e, em alguns casos, apenas de portadores de título de Mestrado. A Ofícios de Clio almeja oportunizar aos discentes o incremento de seus currículos, visando seu futuro desenvolvimento acadêmico e profissional.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 2527-0524

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Didactica Historica | GDH/DGGD | 2015

Didatica Historica Suica Palavras ABEHrtas

Didactica Historica. Revue suisse pour l’enseignement de l’histoire (2015-) est une revue accordant une place importante aux pratiques et aux ressources consacrées à l’enseignement de l’histoire. Elle a été créée par le Groupe d’étude de didactique de l’histoire de la Suisse romande et italienne (GDH) et par la Deutschschweizerische Gesellschaft für Geschichtdidaktik (DGGD).

Elle succède au Cartable de Clio, publié depuis 2001. Le changement de nom correspond à un changement de formule : depuis 2015, Didactica Historica se lit dans un grand format illustré et en couleur, avec une édition en ligne prolongeant l’édition papier. La parution est annuelle

Vous trouverez sur le site les contributions de tous les numéros précédents (à l’exception du numéro de l’année en cours) avec les contributions en ligne (suppléments). Le site fournit également des informations sur la manière de soumettre des contributions (feuille de style, délais et processus de publication et de révision) ainsi que sur la politique de commande et de libre accès.

Pour plus d’informations, nous vous renvoyons au site de notre partenaire, la maison d’édition Alphil: www.alphil.ch/

[Periodicidade anual]

ISSN : 2297-7465

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

El aprendizaje basado en problemas. Un enfoque investigativo – BARELL (A-RDH)

BARELL, John. El aprendizaje basado en problemas. Un enfoque investigativo. Sn.: Editorial Manantial, 1999. Resenha de: SILVA, David Aceituno. El aprendizaje basado en problemas y la enseñanza de la historia: una oportunidad para el estudiante, un desafío para el professor. Andamio – Revista de Didáctica de la Historia, Valparaíso, v.1, n.1, jul., p.133-136, 2014.

Cada semana los docentes se ven enfrentados a un gran reto, entusiasmar a sus estudiantes a aprender diversos contenidos de Historia, Ciencias Sociales y Geografía. Parece una tarea fácil pero desde el primer momento queda patente que el interés por conocer algún hecho acontecido hace varios lustros es más bien escaso, esto hace que la tarea de generar aprendizajes más profundos, como buscar las explicaciones o comprender los procesos que se “esconden” detrás de los datos y las fuentes, sea casi una batalla aún más ardua.

Es evidente que no existen recetas ideales para hacer que los estudiantes hagan un “salto cualitativo” en sus aprendizajes, pero de vez en cuando surgen propuestas lo suficientemente flexibles y bien diseñadas como para que el docente pueda recogerlas e incorporarlas a su “cinturón de herramientas”. Leia Mais

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. Belo Horizonte, v.1, 2014 / v.8, 2021.

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.1, 2014

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.2, 2015 

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.3, 2016

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.4, 2017

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.5, 2018

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.6, 2019

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.7, 2020

Publicado em 11 dez. 2020.

Agradecimentos

Editorial

Dossiê

Artigos livres

Resenha

Arquivo na sala de aula

Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte. v.8, 2021

LHISTE | UFRGS | 2014

LHISTE3 Palavras ABEHrtas

A Revista do LHISTE – Laboratório de Ensino de História e Educação da UFRGS (Porto Alegre, 2014) – é uma publicação semestral especializada em trabalhos acadêmicos sobre o ensino de história, em todos os níveis e etapas educativas, além de sua intersecção com outras áreas do conhecimento.

Constitui-se, portanto, em espaço para a comunicação de pesquisas e reflexões sobre a prática docente, os processos de aprendizagem, a construção de currículos em história, a formação de professores, a memória e a educação patrimonial e o ensino de história e a interdisciplinaridade, entre outros temas caros ao campo.

Também visa à divulgação e registro de novas estratégias, metodologias e objetos, formando um banco de dados especializado em boas práticas pedagógicas de professores em formação inicial, nos estágios e no PIBID/História, assim como de professores da educação básica.

É formada por um Conselho Editorial vinculado ao LHISTE e um Conselho Consultivo mais amplo, composto por professores-pesquisadores de diversas instituições universitárias do país e do exterior, com reconhecida atuação no ensino de história e áreas afins.

É dividida em quatro seções, como descritas abaixo, Artigos, Relatos, Resenhas e Entrevistas. Os trabalhos que se enquadram nas três primeiras categorias são recebidos em fluxo contínuo e avaliados por pares. Podem ser submetidos textos de graduandos, pós-graduandos e profissionais formados em licenciaturas, mestrados e doutorados em História e áreas afins.

Além dos trabalhos recebidos continuamente pelo SEER (Sistema de Editoração Eletrônica da UFRGS), a revista pode publicar dossiês temáticos, com chamadas regulares. Também são previstos números especiais extraordinários, com temas específicos e registros de eventos organizados pelo LHISTE e/ou de relevância para o ensino de história.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 2359-5973

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

 

 

Arquivo Público | APCBH | 2014

Arquivo Belo Horizonte Palavras ABEHrtas

A Revista Eletrônica do Arquivo Público da Cidade de Belo Horizonte – REAPCBH (Belo Horizonte, 2014-) é um periódico científico anual que contempla artigos, resenhas, ensaios e propostas pedagógicas de uso de documentos em sala de aula [Ensino de História] para diferentes níveis de ensino.

O objetivo da revista é estimular a pesquisa e a reflexão científica sobre a cidade de Belo Horizonte, bem como sobre o campo de estudos arquivísticos, além de divulgar acervos documentais de diversas instituições.

Os direitos autorais dos trabalhos publicados no periódico continuarão pertencendo aos respectivos autores, mas estes não receberão nenhuma remuneração, pois a REAPCBH não tem fins lucrativos.

Periodicidade anual.

Acesso livre.

ISSN 2357 8513

ISSN 2357 8513

Acessar dossiês [Indisponíveis para dowload]

Acessar resenhas [Indisponíveis para dowload]

Acessar sumários [Indisponíveis para dowload]

Acessar arquivos [Indisponíveis para dowload]

Andamio | UCV | 2014-2016

Andamio2 Palavras ABEHrtas

Andamio – Revista de Didáctica de la Historia (Valparaíso, 2014 – ) tiene por finalidad abrir un espacio para la discusión y la presentación de los avances de las investigaciones sobre el tema de la enseñanza y aprendizaje de la Historia en el mundo escolar.

Andamio, revista de Didáctica de la Historia, tiene por finalidad abrir un espacio para la discusión y la presentación de los avances de las investigaciones sobre el tema de la enseñanza y aprendizaje de la Historia en el mundo escolar desarrollado en nuestro país. Esta instancia nace en virtud de la inexistencia de espacio de reflexión científica que trate sobre estos tópicos y de la necesidad de generar una instancia para la discusión entre estudiantes y profesores recién egresados. Esta revista, además, pretende suplir la necesidad de una plataforma de información y desarrollo de las perspectivas didácticas que se han desarrollado a lo largo del tiempo y sobretodo en este último período en nuestro país.

La Didáctica de la Historia como área de conocimiento y de investigación científica busca estudiar los fenómenos de transferencia entre el saber histórico y el saber pedagógico profesional, considerando para ello diferentes enfoques didácticos que pretenden colaborar con competencias docentes apropiadas para el diseño y en la implementación de estrategias de enseñanza-aprendizaje en Historia.

Instituto de Historia. Facultad de Filosofía y Educación.Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

[Periodicidade semestral]

Acesso livre

ISSN: 0719-4080 (Impresso)

ISSN: 0719-4099 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês [Não publicou dossiês]

Acessar sumários

Acessar arquivos

 

Clio | Clio ’92 | 2012

Boletim de Clio Palavras ABEHrtas

Il Bollettino di Clio (2012-) è il periodico on-line dell’Associazione Clio ‘92: è scaricabile dal sito da parte di tutti i soci, e risponde al desiderio di far circolare informazioni, idee, materiali che possono contribuire a formare la professionalità e la condivisione di prospettive rispetto all’insegnamento della storia.

L’associazione CLIO ’92 è stata costituita da un gruppo di insegnanti di storia nel 1998 con lo scopo di approfondire e dare impulso alla ricerca teorica ed applicata sui problemi dell’insegnamento e dell’apprendimento della storia.

La sua ambizione è di tenere la storia insegnata fortemente collegata alla storia degli esperti. Le sue posizioni sulla didattica della storia sono manifestate nelle tesi pubblicate nel 2000 nel primo numero della rivista “I Quaderni di Clio”, aggiornate nelle assemblee nazionali dei soci che si tengono ogni anno e pubblicate nel sito dell’associazione www.clio92.it.

[Periodicidade semestral]

ISSN 2421-3276 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Pergaminho | UNIPAM | 2010

Pergaminho Palavras ABEHrtas

A Pergaminho (Patos de Minas, 2010-), em seu primeiro número, veio inicialmente substituir a revista Fazendo História que, durante muitos anos, foi o periódico discente do curso de História do Centro Universitário de Patos de Minas (UNIPAM). Portanto, a Pergaminho nasceu por iniciativa do colegiado de curso como um espaço para divulgação de artigos científicos dos discentes e egressos dos cursos de História.

A partir de 2011, o quadro de interesses da revista ampliou-se e a Pergaminho também se tornou uma revista de estudos pedagógicos. Assim, passou a constituir-se de uma coletânea de artigos, versando sobre múltiplos temas no campo do conhecimento histórico e pedagógico, das metodologias e práticas educacionais em História e Pedagogia e do debate historiográfico.

Sua periodicidade é anual e a revista é aberta a acadêmicos das áreas de História e de Pedagogia ou de áreas afins (Sociologia, Antropologia, Ciências Políticas), de qualquer instituição. Esperamos contribuir no sentido de incentivar a pesquisa nos cursos de graduação, apontando para a necessidade dos discentes de galgar novas etapas da vida acadêmica. O alcance, a visibilidade e a agilidade de uma produção acadêmica online, além de contar com a abnegação de conselheiros indiscutivelmente credenciados, nos moveu a apostar nessa aventura.

[Periodicidade anual].

Acesso livre.

ISSN 2178-7654 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História em Curso | PUC-MG | 2009

HISTORIA EM CURSO Palavras ABEHrtas

A Revista História em Curso (Belo Horizonte, 2009-), do Departamento de História da PUC Minas, é voltada para submissão de manuscritos de discentes, graduados, pós-graduados na área de História. De fluxo contínuo, visa contribuir como um espaço para publicação de trabalhos e de debates.

A Revista publica textos, resenhas, notícias e outras matérias sobre História Antiga e Medieval, História Moderna e Contemporânea, História da América, História do Brasil, Teoria e Metodologia da História e Ensino de História; além de, avaliação de arquivos e fontes de interesse para a pesquisa nas áreas acima discriminadas.

Os artigos são prioritariamente elaborados por membros do corpo discente da graduação e pós-graduação strictu sensu e lato sensu dos Cursos e Programas da PUC Minas e de outras Universidades do País da área de História.

Periodicidade semestral.

[Acesso livre].

ISSN 2178-1044

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Sobre Ontens | Unespar/UERJ | 2007

SobreONtens3 Palavras ABEHrtas

Sobre Ontens (Rio de Janeiro, 2007-) é uma revista brasileira multicampi, incorporando em seu conselho Editorial e Científico professores de várias instituições brasileiras. Nossa linha editorial busca publicar textos em Aprendizagem Histórica, Ensino de História e História do Ensino.

Desde 2015 a revista Sobre Ontens promove também a publicação de livros digitais. Nosso periódico é divulgado, produzido e gerenciado pelo LAPHIS – Laboratório de Aprendizagem Histórica [Unespar] e Projeto Orientalismo [Uerj].

Mail: [email protected]

Periodicidade [semestral].

Acesso livre.

ISSN 2176-1876

ISSN-L 2176-1876

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Enseñanza de la Historia | APEHUN | 2003

RESENAS Palavras ABEHrtas

Reseñas de Enseñanza de la Historia (2003-) es una publicación de APEHUN, Asociación de Profesores de la Enseñanza de la Historia de Universidades Nacionales.

APEHUN es una Asociación de Profesores/as de Enseñanza de la Historia de Universidades Nacionales fundada en el 27 de noviembre 1999 en La Cumbre – Córdoba, por iniciativa de un grupo de profesoras integrantes de cátedra e investigación en Didáctica de la Historia y Prácticas Docentes del profesorado de Universidades Públicas de Argentina: Liliana Aguiar de Zapiola (UNC); Cristina Angelini (UNRC); María Elina Tejerina (UNSa); Alcira Alurralde (UNT) y Graciela Funes (UNCo).

El objetivo central del primer encuentro fue crear un espacio que posibilitara compartir experiencias en Docencia, Extensión e Investigación en el área de la Didáctica de la Historia de las Universidades Nacionales que se dedican a formar a profesores y profesoras en Historia. Por ello se convocó a docentes de Universidades Nacionales de todo el país, con inquietudes y dificultades similares sobre la formación de profesores y profesoras en Historia y concretar un viejo anhelo de propiciar el encuentro entre cátedras de universidades estatales dispersas a lo largo y lo ancho del territorio nacional. En ese primer encuentro se pusieron en común los programas de las cátedras, las experiencias en extensión y los proyectos de investigación pero, fundamentalmente, se resolvió constituir APEHUN que nucleara y mantuviera los lazos inaugurados, a la vez que se abriera a nuevos miembros.

[Periodicidade anual]

Acesso livre

ISSN 1668-8864  (Impresso)

ISSN 1668-8864 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História Hoje | ANPUH-BR | 2003

Historia Hoje1 Palavras ABEHrtas

A Revista História Hoje (São Paulo, 2003-) publicação institucional da Associação Nacional de História – ANPUH, teve seu primeiro número publicado em julho de 2003 com o objetivo de ampliar as publicações da ANPUH com a expectativa de “divulgar a produção historiográfica recente, temas da atualidade e experiências didáticas em todos os níveis”.

Com este perfil, circulou em formato digital até o primeiro semestre de 2011, tendo publicado 14 números, ainda que com certa descontinuidade. Em julho de 2011, um novo Conselho Editorial, com o apoio da ANPUH, revitalizou a revista por meio de mudanças importantes. Redefiniu a estrutura de sua linha editorial que a partir de então passou a privilegiar as interfaces que relacionam História e Ensino.

Também criou novas seções – História Hoje na Sala de Aula, E-Storia e Falando de História Hoje – e passou a investir na publicação de Dossiês Temáticos. A revista teve sua periodicidade ajustada, passou a ser semestral e assumiu o formato eletrônico migrando para a base OJS/SEER.

Em junho de 2012, inaugurou uma nova série com a publicação do Dossiê Ensino de História da África e da Cultura Afro-brasileira. A partir de 2013 a revista passou a adotar a seleção de propostas de dossiês temáticos, por meio de editais divulgados em diferentes meios entre os especialistas da área.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 1806-3993 

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

 

Enseñanza de Las Ciencias Sociales | UB/UAB | 2002-2018

Ensino de Ciencias Sociais Palavras ABEHrtas

Enseñanza de las Ciencias Sociales (Barcelona, 2002) es una revista dedicada a la investigación en didáctica de la Geografía, la Historia y las Ciencias Sociales en general.

Los objetivos que se propone son los siguientes: dar a conocer los trabajos de investigación que se realizan en didáctica de las Ciencias Sociales, profundizar en la base teórica y práctica de dichos trabajos y presentar nuevas líneas y nuevos temas de investigación en el ámbito de las Ciencias Sociales. Todo ello con la finalidad de contribuir a la fundamentación y a la mejora de la enseñanza de las Ciencias Sociales.

Enseñanza de las Ciencias Sociales pretende ser una revista abierta, plural y potenciadora de un debate constructivo. En ella tienen cabida todas las personas que contribuyan a profundizar y ampliar el conocimiento y que estén dispuestas a formar parte de nuestra joven comunidad científica.

El ámbito de esta revista es internacional, pero ello no obsta para que su prioridad sea la de llegar a ser una publicación de referencia en España [Universidade de Barcelona e Universidade Autônoma de Barcelona] y en Latinoamérica.

La revista es anual y procura recoger las aportaciones que se han producido durante este período en el campo de la investigación.

Acesso livre

ISSN 1579-2617

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar arquivos

Tempos Históricos | UNIOESTE | 1999

Tempos Historicos UNIOESTE Palavras ABEHrtas

A revista Tempos Históricos (Marechal Cândido Rondon, 1999-) é um periódico científico na área de História, vinculado ao Programa de Pós-Graduação em História e ao Curso de Graduação em História da Universidade do Oeste do Paraná – Campus de Marechal Cândido.

A revista é uma publicação direcionada, prioritariamente, ao público universitário e aberta à pluralidade teórico-metodológica, tendo como objetivos difundir e divulgar a produção de pesquisadores da Unioeste, bem como propiciar o intercâmbio e a divulgação da produção especializada de pesquisadores de outras instituições.

A revista tem periodicidade semestral, propondo-se a publicar pesquisas inéditas, de reconhecido rigor teórico, relevância intelectual e científica na área de História e Ciências Humanas, artigos teóricos voltados para a discussão da historiografia e ensino da História, resenhas de livros nacionais e estrangeiros de publicação recente.

Periodicidade semestral

Acesso livre.

ISSN 1517-4689 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Clio & Associados | UNL/UNLP | 1996

Clio e Associados Palavras ABEHrtas

Clío & Asociados – La historia enseñada (La Plata, 1996-) es una revista con dos números al año (enero-junio y julio-diciembre). Fue creada en 1996 con el objetivo de ofrecer un medio de comunicación especializado que contribuya a la reflexión e investigación sobre enseñanza de la Historia. Acepta artículos, entrevistas y reseñas bibliográficas. Está dirigida a un público internacional, de investigadores, docentes y estudiantes interesados en la temática.

Es editada conjuntamente por la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Universidad Nacional del Litoral y la Facultad de Humanidades y Ciencias de la Educación de la Universidad Nacional de La Plata. Cuenta con el aval de los Departamentos de Historia de Universidad Nacional del Litoral, Universidad Nacional de La Plata y Universidad de Buenos Aires.

[Periodicidade semestral]

Acesso livre

ISSN 2362-3063

Acessar resenhas [A partir de 2009]

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História & Ensino | UEL | 1995

Historia e Ensino 2 Palavras ABEHrtas

A Revista História & Ensino: Revista do Laboratório de Ensino de História (Londrina, 1995-) foi criada pela Profª Drª MARLENE CAINELLI. Foi a primeira revista científica do país a abordar o ensino de História.

Inicialmente era destinada aos graduandos do curso de História e aos professores de História do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Ao longo de sua trajetória tornou-se um importante veículo de divulgação da pesquisa sobre ensino de história sem deixar de estabelecer um elo e um espaço de discussão entre os três níveis de ensino. A Revista História & Ensino é parte das ações do Programa de Extensão Laboratório de Ensino de História.

O campo de discussão da Revista História & Ensino engloba: ensino de história; educação histórica;  metodologias para o ensino de História; aprendizado histórico; Didática da História; construção do saber histórico escolar; história da disciplina de História (escolar ou acadêmica); estágio de História; ensino de História extraescolar; História da Educação; currículo de História (escolar ou acadêmico); cognição histórica; relações entre Ensino de História e História Pública; formação do professor de História; História da infância e da juventude.

Entende que os artigos devem veicular resultados de pesquisas e que os relatos de experiências didático-pedagógicas devem ser fundamentados em termos teóricos e metodológicos. Devem ser inéditos.

Destina-se aos alunos do curso de História, professores de História de todos os níveis de ensino, pesquisadores voltados para o ensino de História.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 2238-3018

ISSN-L 1212-3488

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História | UFU | 1989-2007

Cadernos de HIstoria UFU3 Palavras ABEHrtas

A Revista Cadernos de História (1989-2007), do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, foi criada pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História – LEAH, registrada sob o número ISSN: 0103-6300, indexada no INEP a partir de 2001. Atualmente, é uma publicação associada do LEAH e da Escola de Educação Básica-ESEBA, com coordenação dupla, produzida pelo Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS.

Periodicidade anual.

Acesso livre.

ISSN 1981-3104

Acessar resenhas [Não publicou resenhas nos três números disponíveis – 2005/2007]

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Clío | Proyecto Clío/UNIZAR | 1988

Projeto Clio Palavras ABEHrtas

CLIO History and History teaching (Zaragoza, 1988-) es una revista electrónica editada por la Asociación “Proyecto Clío” y desde 2020 coeditada por la Universidad de Zaragoza.  Es una revista en acceso abierto con revisión de artículos por pares ciegos. Se publica on line, con periodicidad anual desde 2003. Hasta 2019 en http://clio.rediris.es y desde 2020 en https://papiro.unizar.es

La Asociación Proyecto Clío y la Universidad de Zaragoza no se responsabilizan de la veracidad de la información y opiniones expresadas por los autores del contenido y colaboradores de la revista, ni comparten necesariamente sus opiniones e interpretaciones. Los autores se responsabilizan de la gestión de derechos de imágenes publicadas.

La revista “CLIO, History and history teaching” publica artículos sobre Historia o Educación en Historia. Se pueden enviar para publicación: artículos de investigación empírica en Educación en Historia y Educación en Ciencias Sociales o en Historia; artículos teóricos, de discusión o el estado de la cuestión de un tema específico de la Historia o Didáctica de la Historia; análisis de propuestas didácticas para la enseñanza de la historia, reseñas y presentaciones de libros, webs, blogs, juegos, materiales didácticos, etc. relacionados con la Historia y su enseñanza.

Periodicidade anual

ISSN 1139 6237 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos [A partir de 2020]

Acessar arquivos [De 2012 a 2019]

Historia y Geografía | UCSH | 1986

Revista de Historia e Geografia Palavras ABEHrtas

Revista de Historia y Geografía  (Santiago, 1986-) es una publicación periódica editada por la Escuela de Educación en Historia y Geografía de la Universidad Católica Silva Henríquez.

RHyG pretende contribuir a la divulgación de estudios originales, empíricos o teóricos de las más diversas corrientes historiográficas, de la ciencia geográfica y de la enseñanza pedagógica de ambas disciplinas, referidas al caso chileno o internacional.

Revista de Historia y Geografía agradece el patrocinio de la Universidad Católica Silva Henríquez.

Periodicidade semestral.

Acesso livre.

ISSN 0719-4137 (Impressa)

ISSN 0719-4145 (Online)

Acessar resenhas [Disponível apenas a partir de 2013]

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos