Fontes Documentais | IFS | 2018

Fontes Documentais1 Fontes Documentais

A Revista Fontes Documentais (2018-) é uma publicação científica com periodicidade quadrimestral e de fluxo contínuo, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES, vínculado ao Instituto Federal de Sergipe – IFS, com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica. Destina-se à divulgação de trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, relatos de experiência, estudos bibliográficos, pesquisas em andamento, resumos expandidos e entrevistas desenvolvidas tanto no estado de Sergipe quanto em outras regiões brasileiras e/ou em outros países. As áreas de abrangência são:

  • Ciência da Informação
  • Biblioteconomia
  • Documentação
  • Arquivologia
  • Museologia
  • História da Educação
  • Áreas afins relacionadas com cultura, memória e representação

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Perspectivas e Diálogos | UNEB | 2018

Perspectivas e Dialogos uneb3 Perspectivas e Diálogos

Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino (2018-) é um periódico semestral, online,  associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.

A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História.

A Revista dialoga com a  literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino.

Periodicidade semestral com publicação de dois números anuais (jan./jun – jul./dez.).

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN 2595-6361

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

History of Education | UFRN | 2018

Histtela2 History of Education

A revista History of Education in Latin America – HistELA (Natal, 2018-) é um periódico vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto e publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação.

A revista aceita manuscritos do tipo artigos, resenhas, entrevistas e documentos em português, francês, espanhol e inglês na área de história da educação e áreas correlatas.

[Periodicidade anual]

[Acesso livre]

ISSN 2596-0113

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História da Educação | UFU | 2002

Cadernos de Historia da Educacao 2 História da Educação

O periódico Cadernos de História da Educação (2002-) está vinculado à área de História da Educação, cobrindo uma série de temáticas próprias dessa área, o que inclui: História das Instituições Escolares, História das Disciplinas Escolares, História do Pensamento Educacional, Imprensa e História da Educação, Historiografia da Educação etc.

[Publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia], o periódico divulga os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação, bem como promover o intercâmbio de ideias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à investigação no campo da História e da Historiografia da Educação.

Periodicidade quadrimestral.

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização do conhecimento.

ISSN 1982-7806 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários 

Acessar arquivos

 

História da Educação | SBHE | 2001

Historia da Educacao SBHE História da Educação

Revista Brasileira de História da Educação RBHE (2001-) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).

O periódico adota a publicação contínua de artigos inéditos resultantes de pesquisas, que abordem temas associados à história e à historiografia da educação.

A RBHE tem como objetivos a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão em torno dos diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos.

O periódico publica, também, dossiês, resenhas e entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional.

Periodicidade contínua

O periódico adota o Creative Commons Attribution 4.0 International License     

ISSN 2238-0094 (Online)

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

História da Educação | ASPHE 1997

Historia da Educacao ASPHEE História da Educação

História da Educação (1997-) é uma publicação da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe e e tem como finalidade disseminar conhecimentos relacionados à área de História e Historiografia da Educação.

Recebe apoio financeiro do CNPq/Capes e apoio institucional de diferentes Universidades do Rio Grande do Sul.

Aceita para publicação textos inéditos nos diferentes formatos: artigos, dossiês, traduções, sessão especial/entrevistas, resenhas, arquivos/documentos, cujas temáticas se inscrevam na referida área ou em outros campos de conhecimento que possuam intersecção com a História da Educação.

Atualmente, sua periodicidade segue a modalidade de publicação contínua, implementada a partir de 2019, respeitando as recomendações e tendências editoriais mundiais, visto que anteriormente a publicação da RHE era quadrimestral.

A revista está hospedada no portal de revistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no endereço http://seer.ufrgs.br/asphe, e apresenta-se em formato online. O processo de submissão, avaliação, edição e publicação é feito por meio do Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas, tradução licenciada do Open Journal Systems – OJS.

A partir de 2019, a Revista História da Educação constitui-se de um volume anual com publicação contínua, no decorrer dos meses.

ISSN 2236-3459

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos