História da Educação
Historia de la Educación Latinoamericana | UPTC | 1998
The Journal History of Latin American Education (Tunja, 1998-) is a diamond open access publication, (no costs for authors), peer-reviewed with two monographic issues (January and July) in each of its volumes.Rhela accepts research articles resulting from theoretical and empirical methodologies, as well as reviews on the history of education with an emphasis on Latin America, written in Spanish, Portuguese and English. Rhela’s scientific target community: researchers, graduate students, professionals in history, heritage and cultural affairs, mainly.
Rhela also welcomes comparative or research works from other regions and continents dealing with history of education, in contexts with problems similar to those of Latin America.
- The Latin American and Caribbean university
- Latin American educators, their formation and leadership
- Education in rural, indigenous and Afro-descendant communities
- Normal schools
- Pedagogies, peace and resilient populations
- Education based on new technologies
- University and university movements
- History of comparative education
Since its creation in 1998, Rhela has been funded by the Faculty of Educational Sciences of the Universidad Pedagógica y Tecnológica de Colombia (Uptc) and the Society for the History of Latin American Education (SHELA).
Periodicidade semestral.
Acesso livre
ISSN 0122-7238.
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Fontes Documentais | IFS | 2018
A Revista Fontes Documentais, em seus seis anos de existência, tem atuado como um veículo difusor e fomentador da produção científica e acadêmica nas áreas de Ciência da Informação, Biblioteconomia, Documentação, Arquivologia, Museologia, Tecnologias da Informação e Comunicação, História da Educação e áreas afins relacionadas com Cultura, Memória, Identidade e Patrimônio Documental. Com a proposta de ampliação de espaços temáticos, a revista abrange outros saberes, tornando-se a cada nova edição um periódico voltado à multidisciplinaridade, um plus, uma tendência cada vez mais adotada pela academia e pela ciência, enquanto combinação de saberes em benefício da sociedade.
Este periódico visa promover a disseminação do conhecimento e contribuir para o avanço científico e acadêmico, bem como para a inovação e as tecnologias informacionais, e a cultura, em âmbito nacional e internacional. Além disso, mantém o foco nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030, especialmente nos aspectos relacionados à sustentabilidade informacional. A revista combina uma abordagem integrada com o acesso universal à informação e ao conhecimento, visando a construção de um mundo mais justo por meio da informação sustentável. [Foco e escopo capturados em 2024]
A Revista Fontes Documentais (Aracaju, 2018-) é uma publicação científica com periodicidade quadrimestral e de fluxo contínuo, organizada pelo Grupo de Estudos e Pesquisas em História das Bibliotecas de Ensino Superior – GEPHIBES, vínculado ao Instituto Federal de Sergipe – IFS, com o objetivo de atuar como um veículo difusor e fomentador da produção acadêmica. Destina-se à divulgação de trabalhos gerados a partir de pesquisas originais, relatos de experiência, estudos bibliográficos, pesquisas em andamento, resumos expandidos e entrevistas desenvolvidas tanto no estado de Sergipe quanto em outras regiões brasileiras e/ou em outros países. As áreas de abrangência são:
- Ciência da Informação
- Biblioteconomia
- Documentação
- Arquivologia
- Museologia
- História da Educação
- Áreas afins relacionadas com cultura, memória e representação [Foco e escopo capturados em 2020]
Periodicidade quadrimestral
Acesso livre
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Perspectivas e Diálogos | UNEB | 2018
Perspectivas e Diálogos: Revista de História Social e Práticas de Ensino (Caetité, 2018-) é um periódico semestral, online, associado ao grupo de pesquisa Núcleo de História Social e Práticas de Ensino (Nhipe/Cnpq) do Departamento de Ciências Humanas, campus VI, da Universidade do Estado da Bahia, localizado na cidade de Caetité, Bahia, e vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Ensino, Linguagem e Sociedade (PPGELS) do Departamento de Ciências Humanas, Campus VI, da Universidade do Estado da Bahia.
A Revista tem por objetivo divulgar produções originais e inéditas de relevância científica na área de História com ênfase na História Social, na História da Educação e Pesquisa e Práticas de Ensino de História.
A Revista dialoga com a literatura, a filosofia, a antropologia, a sociologia, a arqueologia, as variadas linguagens imagéticas e sonoras (cinema, fotografia, iconografia, música) e com as tecnologias de informação e de comunicação na pesquisa e no ensino.
Periodicidade semestral.
Acesso livre.
History of Education in Latin America | UFRN | 2018
A revista History of Education in Latin America – HistELA (Natal, 2018-) é um periódico vinculado ao Grupo de Pesquisa História da Educação, Literatura e Gênero do Centro de Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, exclusivamente eletrônico, de acesso aberto e publicação contínua de pesquisas com temas associados à história e à historiografia da educação.
A revista aceita manuscritos do tipo artigos, resenhas, entrevistas e documentos em português, francês, espanhol e inglês na área de história da educação e áreas correlatas.
[Periodicidade anual]. [Acesso livre].ISSN 2596-0113
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História da Educação | UFU | 2002
O periódico Cadernos de História da Educação (Uberlândia, 2002-) está vinculado à área de História da Educação, cobrindo uma série de temáticas próprias dessa área, o que inclui: História das Instituições Escolares, História das Disciplinas Escolares, História do Pensamento Educacional, Imprensa e História da Educação, Historiografia da Educação etc.
[Publicado pela Editora da Universidade Federal de Uberlândia], o periódico divulga os resultados de estudos e de pesquisas de caráter científico realizados por pesquisadores brasileiros e estrangeiros afetos à temática da História e Historiografia da Educação, bem como promover o intercâmbio de ideias e de novos conhecimentos entre pesquisadores brasileiros e estrangeiros vinculados a instituições acadêmico-científicas que se dediquem à investigação no campo da História e da Historiografia da Educação.Periodicidade quadrimestral.
Acesso livre.
ISSN 1982-7806 (Online)
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História da Educação | SBHE | 2001
A Revista Brasileira de História da Educação – RBHE (Maringá, 2001-) é a publicação oficial da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE).
O periódico adota a publicação contínua de artigos inéditos resultantes de pesquisas, que abordem temas associados à história e à historiografia da educação.
A RBHE tem como objetivos a ampla circulação do conhecimento e a promoção da discussão em torno dos diferentes problemas que permeiam o campo de pesquisa e ensino da história da educação, a partir de uma perspectiva interdisciplinar e plural em termos teóricos e metodológicos.
O periódico publica, também, dossiês, resenhas e entrevistas com personalidades de destaque nacional e internacional.
Periodicidade contínua.
Acesso livre.
ISSN 2238-0094 (Online)
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Historical Studies in Education | UBC | 1999
We publish articles on every aspect of education, from pre-school to university education, on informal as well as formal education, and on methodological and historiographical issues. We also look forward to articles which reflect the methods and approaches of other disciplines. Articles are published in English or French, from scholars in universities and elsewhere, from Canadians and non-Canadians, from graduate students, teachers, researchers, archivists and curators of educational museums, and all those who are interested in this field.
La Revue d’histoire de l’education (Vancouver, 1999-) publie des articles portant sur tous les aspects de l’éducation, depuis la maternelle jusqu’à l’université, tant formelle qu’informelle, y compris des réflexions méthodologiques et historiographiques. La Revue est également ouverte aux contributions reflétant les méthodes et les approches propres à d’autres disciplines. Les articles publiés, en français ou en anglais, sont le fait de scientifiques, universitaires ou non, de Canadiens et de non Canadiens, d’étudiants diplômés, d’enseignants, de chercheurs, d’archivistes, de conservateurs de musées scolaires et, enfin, de tous ceux qui sont intéressés par le domaine de l’histoire de l’éducation.
Periodicidade semestral.
Acesso livre.
ISSN [?]
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História da Educação | ASPHE 1997
História da Educação ([São Leopoldo], 1997-) é uma publicação da Associação Sul-Rio-Grandense de Pesquisadores em História da Educação – Asphe e e tem como finalidade disseminar conhecimentos relacionados à área de História e Historiografia da Educação.
Recebe apoio financeiro do CNPq/Capes e apoio institucional de diferentes Universidades do Rio Grande do Sul.
Aceita para publicação textos inéditos nos diferentes formatos: artigos, dossiês, traduções, sessão especial/entrevistas, resenhas, arquivos/documentos, cujas temáticas se inscrevam na referida área ou em outros campos de conhecimento que possuam intersecção com a História da Educação.
A revista está hospedada no portal de revistas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, no endereço http://seer.ufrgs.br/asphe, e apresenta-se em formato online.
Periodicidade anual.
Acesso livre.
ISSN 2236-3459
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Historia de la Educacion – Anuario | SAHE |1996
Historia de la Educación – Anuario (Buenos Aires, 1996-), publicação da Sociedad Argentina de Historia de la Educacion, é uma revista científica/acadêmica da Sociedade Argentina de História da Educação (SAHE). Trata-se se de um órgão que expressa a atividade cientifica da temática especificada. É uma publicação acadêmica de regime duplo-cego que tem como objetivo apresentar e difundir a produção histórico-educativa mais recente.
Aceita contribuição de pesquisadores de outros países que complementem e enriquecem a produção nacional. O primeiro número foi lançado em 1996. Integra o Núcleo Básico de Revistas, formado por publicações cientificas e tecnológicas argentinas de alto nível.
Periodicidade semestral.
Acesso livre.
ISSN 2313-9277 (On line)
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