Patrimônio
Cultura Histórica & Patrimônio | UNIFAL | 2012-2017
A revista Cultura histórica & Patrimônio (Alfenas, 2012-2017) é um periódico do curso de História da Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG), de periodicidade semestral, dedicado à publicação de artigos originais, resenhas de livros e entrevistas da área de História, com ênfase para a produção acerca da Cultura histórica, do Patrimônio, da Educação histórica e da História pública.
Periodicidade semestral
Acesso livre
ISSN 2316 5014
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Memória em Rede | UFPEL | 2009
A revista Memória em Rede (Pelotas, 2009-) é um periódico eletrônico [do Programa de Pós-Graduação em Memória Social e Patrimônio Cultural da Universidade Federal de Pelotas] que publica trabalhos inéditos, versando sobre os temas processos de patrimonialização, políticas públicas para o patrimônio, patrimônio material e imaterial, estudos em memória social, estudos sobre memória e identidade ou ainda tratem da organização de acervos, sua conservação e restauro, recuperação e acessibilidade para pesquisa e outros temas relacionados.
Acesso livre
Periodicidade semestral
ISSN: 2177 4120
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Arqueologia Pública | Unicamp | 2006
A Revista de Arqueologia Pública (Campinas, 2006-) está integrada as atividades desenvolvidas pelo Laboratório de Arqueologia Pública Paulo Duarte, vinculado ao Núcleo de Estudos e Pesquisas Ambientais (NEPAM) da UNICAMP. O periódico tem como objetivo divulgar trabalhos que abordam temáticas da Arqueologia Pública, do Patrimônio e da Memória.
Arqueologia Pública é um conceito relativamente recente no campo arqueológico, resultado das transformações no âmbito das sociedades e das ciências nas últimas décadas. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial (1939-1945), as diversas sociedades passaram por transformações profundas, em particular com a emergência social de grupos como as minorias étnicas e as mulheres. Os movimentos pelos direitos civis e pela emancipação feminina intensificaram essas tendências e foram seguidos por múltiplos outros, tais como a luta contra o belicismo, pela liberdade de orientação sexual, pela liberdade política e social, em diferentes países. A década de 1980 viria a consolidar essas novas realidades, com o questionamento da homogeneidade social e com a luta pelo respeito e valorização da diversidade ambiental e cultural.
Reconhecemos que não há consensos sobre o que é Arqueologia Pública, mas, independente dos consensos, acreditamos nesta Arqueologia como uma prática social engajada que tem o compromisso de construir diálogos e significações sobre Arqueologia, Memória, Patrimônio e Identidades (entre outros tantos eixos heterogêneos e amalgamados) em diferentes comunidades. A Arqueologia Pública alcança, a cada ano, novos horizontes e perspectivas. Tais conquistas devem-se, em grande medida, à crescente inserção das disciplinas científicas e acadêmicas no campo da ciência aplicada. Se isto ocorre em diversos campos, de forma variada, no âmbito da Arqueologia estas posturas de interação com a sociedade generalizam-se em ritmo acelerado. Preocupados com tais questões que permeiam este campo arqueológico, os editores da Revista de Arqueologia Pública visam abrir espaços para discussões democráticas e plurais.
Periodicidade semestral
Acesso livre
ISSN 2237-8294 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
LEPAARQ | UFPEL | 2004
O periódico Cadernos do LEPAARQ (2013) é uma publicação semestral eletrônica do Laboratório de Ensino e Pesquisa em Antropologia e Arqueologia, do Instituto de Ciências Humanas, mantido pela Universidade Federal de Pelotas (LEPAARQ/ICH/UFPEL). Seu escopo é a divulgação científica nas áreas de Antropologia, Arqueologia e Patrimônio, publicando as seguintes sessões: (1) artigos, (2) relatórios e notícias institucionais, (3) resenhas, (4) notas de pesquisa, (5) ensaios visuais, (6) Traduções e (7) Dossiês.
Os Cadernos do LEPAARQ é uma publicação semestral, portanto cada volume anual corresponde a dois números. A data de submissão dos manuscritos será 31 de dezembro para a primeira edição (janeiro a junho) e 30 de junho para a segunda edição (julho a dezembro).
Atualmente os Cadernos não adotam limites, mínimos ou máximos, para número de artigos por edição. Por ser um periódico de fluxo contínuo, o número de artigos publicados em cada edição corresponderá sempre ao fluxo editorial da revista.
Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que fornecer conhecimento científico gratuito ao público proporciona maior democratização global do conhecimento.
Periodicidade semestral
ISSN 1806 9118 (Impresso)
ISSN 2316 8412 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Museu Histórico Nacional | MHN | 1940
Os Anais do Museu Histórico Nacional – AMHN (Rio de Janeiro, 1940-) são uma publicação voltada para as áreas de História, Patrimônio e Museologia. Sua primeira edição foi em 1940, sendo publicada quase que regularmente até o ano de 1975. Em 1995, a publicação foi retomada já assumindo as características de um periódico científico anual, tendo como editor o historiador José Neves Bittencourt. Em 2007, a responsabilidade pelas edições passou para os professores Rafael Zamorano Bezerra e Aline Montenegro Magalhães e, a partir de 2016, o professor Álvaro Marins passou a compartilhar com eles a mesma responsabilidade.
Os AMHN recebem submissão de artigos ao longo do ano e possui um amplo corpo de pareceristas, composto por pesquisadores e professores doutores vinculados a universidades e instituições de pesquisa brasileiras e estrangeiras que avaliam as submissões pelo sistema de arbitragem cega por pares.
É classificada na Plataforma Sucpira (no quadriênio de 2012-2016) como B1 nas áreas Interdisciplinar e Comunicação e Informação.
Periodicidade semestral.
Acesso livre.
ISSN 1413 1803 (Impresso)
ISSN 2674 7022 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Patrimônio | IPHAN | 1937
A Revista do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional é publicada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional desde 1937.
Acesso livre
[Periodicidade semestral]ISSN 0102-2571
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos