Caliandra. Goiânia, v.3, n.1, 2023.
- O patrimônio cultural como ofício da história
- Imagem da Capa
- Tema: Patrimônios culturais brasileiros integrados
Autor: Carlos Bosquê
Data: 16/07/2024
Técnica: Aquarela e Nanquim
Publicado: 2024-07-30 - Apresentação
- ApresentaçãoO patrimônio cultural como ofício da História
- Renato Fonseca, Cristina Helou Gomide, Raul Amaro de Oliveira Lanari
- 1 – 10
- Dossiê
- Identificação, preservação e gestão do patrimônio cultural em Mato Grossotrajetórias, avanços e desafios
- Maria Bárbara Thame Guimarães, Jandeivid Lourenço de Moura
- 11 – 26
- A Política de Educação Patrimonial do Distrito Federalaproximações entre escolas e territórios culturais
- Michelle Cheibub
- 27 – 48
- Reflexões sobre a gestão compartilhada em coleções etnográficas indígenas e afro-brasileiras
- Juliana Cintia Lima e Silva, Fernanda Lé de Oliveira
- 49 – 66
- Documentar para preservaro papel da documentação para a pesquisa sobre arquitetura em Roraima
- Claudia Helena Campos Nascimento, Deborah Rodrigues Fiorotti
- 67 – 88
- O Registro audiovisual de autoria indígena no cinema brasileirouma perspectiva decolonial do patrimônio cultural imaterial
- Maria Helena Japiassu M. de Macedo
- 89-108
- O Museu das Remoções e a resistência da comunidade da Vila Autódromo no Rio de Janeiro
- Gabriel Cid, Valéria Toledo
- 109 – 125
- Clube 13 de Maio e a população negra em Jataíinterfaces entre exposição, memória e museu
- Michael Douglas dos Santos
- 126 – 142
- A Lista dos patrimônios em perigo da República Democrática do CongoPatrimônio Natural Congolês em Perigo
- Wazime Mfumukala Guy Baudouin
- 143-156
- “Pedra, Cal e Art Decó”o Setor Central de Goiânia (GO) entre o discurso de Modernidade e a preservação tardia
- Jordana Gouveia e Silva, Luana Nunes Martins de Lima
- 157 – 172
- Poemas e Contos
- Poema para um Buraco Negro
- José D’Assunção Barros
- 173 – 174
- Tradução
- Max Nettlauhistoriador e anarquista
- Jochen Schmück
- 174 – 191
Caliandra. Goiânia, v.2, n.2, 2022.
- A escola como espaço da vida: articulações entre ensino de história, cultura histórica e cultura escolar
- Publicado: 2023-08-08
- Poemas e Contos
- Motivação
- Maria Luísa Medeiros
- Vidro
- Luiz Eduardo Barbosa Gonçalves
- Dossiê
- Apresentaçãoa escola como espaço da vida: articulações entre ensino de história, cultura histórica e cultura escolar
- Cristiano Nicolini, Patrícia M. Jesus da Silva, Márcia S. Severino, Gabrielle Gomes de Oliveira
- 1 – 3
- Estágio supervisionado em história e o ensino remotodesafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará
- Teófilo Primo, Janaina Guimarães da Fonseca e Silva
- 4 – 17
- O estágio supervisionado no ensino fundamentaluma abordagem historiográfica sobre o ensino de história na contemporaneidade
- Francisca Cibele da Silva Gomes
- 18-28
- “Quebrando” a cabeçaproposta para o ensino de história indígena na rede básica
- Lucília Maria Santiso Dieguez
- 29 – 45
- Desafios e contribuições do rap para uma prática docente plural e decolonial em História
- Matheus dos Santos Martins
- 46 – 60
- Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial
- Diogo de Assis Moreira
- 61 – 78
- Dinâmica protagonismosnarrativas de vida no espaço escolar
- Felipe Rios Pereira, Laísa Quadros, Caroline Fabiane Candeloni
- 79 – 95
- Gênero, ensino de história e historiografiadebates contemporâneos
- Raquel Costa Antas
- 96 – 112
- Escola e memóriauma experiência sobre a cultura no cotidiano escolar
- Andressa Lima
- 113 – 128
- A formação da consciência histórica no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira
- Eduarda Sousa Fideles, Vittória Menezes Vargas
- 129 – 145
- Artigos
- Metateoria historiográficaa escrita da história das ideias. Enfoque teórico metodológicos
- Giovana Eloá Mantovani Mulza
- 146 – 160
Caliandra. Goiânia, v.2, n.2, 2022.
- A escola como espaço da vida: articulações entre ensino de história, cultura histórica e cultura escolar
- Publicado: 2023-08-08
- Poemas e Contos
- Motivação
- Maria Luísa Medeiros
- Vidro
- Luiz Eduardo Barbosa Gonçalves
- Dossiê
- Apresentaçãoa escola como espaço da vida: articulações entre ensino de história, cultura histórica e cultura escolar
- Cristiano Nicolini, Patrícia M. Jesus da Silva, Márcia S. Severino, Gabrielle Gomes de Oliveira
- 1 – 3
- Estágio supervisionado em história e o ensino remotodesafios e reflexões sobre a experiência de um estudante do ensino fundamental do interior do Ceará
- Teófilo Primo, Janaina Guimarães da Fonseca e Silva
- 4 – 17
- O estágio supervisionado no ensino fundamentaluma abordagem historiográfica sobre o ensino de história na contemporaneidade
- Francisca Cibele da Silva Gomes
- 18-28
- “Quebrando” a cabeçaproposta para o ensino de história indígena na rede básica
- Lucília Maria Santiso Dieguez
- 29 – 45
- Desafios e contribuições do rap para uma prática docente plural e decolonial em História
- Matheus dos Santos Martins
- 46 – 60
- Panorama sobre escola pública como patrimônio imaterial
- Diogo de Assis Moreira
- 61 – 78
- Dinâmica protagonismosnarrativas de vida no espaço escolar
- Felipe Rios Pereira, Laísa Quadros, Caroline Fabiane Candeloni
- 79 – 95
- Gênero, ensino de história e historiografiadebates contemporâneos
- Raquel Costa Antas
- 96 – 112
- Escola e memóriauma experiência sobre a cultura no cotidiano escolar
- Andressa Lima
- 113 – 128
- A formação da consciência histórica no ensino de História da África e da Cultura Afro-Brasileira
- Eduarda Sousa Fideles, Vittória Menezes Vargas
- 129 – 145
- Artigos
- Metateoria historiográficaa escrita da história das ideias. Enfoque teórico metodológicos
- Giovana Eloá Mantovani Mulza
- 146 – 160
Caliandra – Revista de História da NPUH-GO. Goiânia, v.2, n.1, 2022.
Dossiê
- Apresentaçãoo passado que o presente carrega educação patrimonial e as histórias públicas que construímos
- Cristina Helou Gomide, Jiani Fernando Langaro
- Entre o visível e o invisível, alguns tensionamentos entre o campo social e a Educação Patrimonial Contemporânea
- Itamar Ferretto Comarú, Fabiana Ferreira Santos
- Movimentos sociais urbanos pela patrimonialização de bens culturais em Goiânia e São Paulo no final do séc. XX
- Natane Rincon Azevedo
- Invisibilidade negra nas praças centrais do município de Nova Esperança-PRum estudo de caso patrimonial
- Paula Roberta Libanori Haenisch
- A Educação Patrimonial e as Contribuições da História Pública para a Preservação da Herança Afro-BrasileiraJoias crioulas para “escravas de ganho” pretas e pardas
- Alcione Aparecida da Silva, Eulália Maria Aparecida de Moraes
Espaço dos GT’s
- Histórias públicas, histórias pluraisrelato da (ainda) breve trajetória de um Grupo de Trabalhlo da ANPUH-GO (2021-2022)
- Jiani Fernando Langaro
- GT Ensino de História e Educação – SEÇÃO GOIÁSrelato do biênio 2020/2022
- Cristiano Nicolini, Kênia Érica Gusmão Medeiros
Artigos
- O Feminino no Brasil Colonial e o Currículo
- Mylena Pereira da Silva
- Poemas e Contos
- – Janus, Thot & Clio-
- Janaina Ferreira dos Santos da Silva
Publicado: 2022-07-18
Caliandra – Revista de História da ANPUH-GO. Goiânia, v.1, 2021.
Apresentação
- CaliandraRevista de História da ANPUH GO
- Kênia Érica Gusmão Medeiros, Cristiano Nicolini
Artigos
- Crê sem sabero modo-de-produção religioso na modernidade
- Eduardo Gusmão de Quadros
- Pedras que falamancestralidade da ocupação do território goiano e territorialização indígena atual
- Tamiris Maia Gonçalves Pereira, Lorranne Gomes da Silva
Espaço dos GT’s
- Grupo De Trabalho História e Culturas Indígenas da ANPUH – GOIÁSconcepção e perspectivas
- Marlene Castro Ossami de Moura, Tamiris Maia Gonçalves Pereira, Cristiane Loriza Dantas
- Quem produz patrimônio? O que é patrimônio? A quem pertence o patrimônio? Para quê e por que falar de patrimônio?
- Cristina Helou Gomide
Demandas do dia
- Jair Bolsonaro no universo da extrema direita
- Makchwell Coimbra Narcizo
Histórias de escola
- Contribuições para a história pública militarReflexões a partir de entrevista com profissionais
- Ana Beatriz Bernardes
Poemas e Contos
- Pesquisa Histórica
- Ana Carolina Coelho
Publicado: 2021-09-20
Caliandra | ANPUH-GO | 2021
Caliandra – Revista de História da ANPUH GO (Goiânia, 2021-) foi criada para fortalecer um processo de construção coletiva de conhecimento que já vem se realizando com reconhecida qualidade no estado. O periódico tem a intenção de participar desse esforço e ampliar possibilidades de divulgação científica, numa perspectiva plural e democrática.
Para isso, a revista foi pensada a partir de inúmeras sugestões, através de reuniões com membros da diretoria, coordenações de Grupos de Trabalho (GTs) e consulta aos filiados e filiadas, utilizando-se de formulários virtuais. Neste percurso, fizemos uma primeira consulta para coletar sugestões de nomes para o periódico. Numa segunda etapa, disponibilizamos as sugestões apresentadas e o nome mais votado foi esse que agora intitula a revista.
CALIANDRA, conforme o autor da sugestão, é o nome de uma flor típica do cerrado que representa práticas e vivências plurais. Essa é a intenção desse espaço, para o qual contaremos com um conselho editorial composto por pessoas de diferentes instituições do estado e do país. A equipe editorial estará assim composta: Kênia Érica Gusmão Medeiros e Cristiano Nicolini, como editores chefes; Álvaro Ribeiro Regiani, Ana Carolina Eiras Coelho Soares, Eliane Martins de Freitas, Ricardo Lenard Alves e Thais Alves Marinho, como editores científicos.
A Caliandra – Revista de História da ANPUH GO pretende ser um espaço amplo de discussão acadêmica de temas históricos. Tem como objetivo a publicação de produções originais resultantes de pesquisa científica.
[Periodicidade semestral].Acesso livre.
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