A Educação, a pandemia e a sociedade do cansaço | Ensaio – Avaliação em Políticas Públicas Educacionais | 2021

Mulher cansaco Pandemia
Mulher e cansaço | Foto: Globo.com

Han, em seu livro “A Sociedade do Cansaço”, fez um retrato do mundo de antes da pandemia da Covid-19 demonstrando que vivemos numa época de velocidade e de esgotamento, na qual o sistema de poder vigente valoriza indivíduos inquietos, hiperativos, que se arrastam no cotidiano produtivo, quase sempre bem-sucedidos e que executam inúmeras e variadas tarefas. Estamos vivendo na sociedade do desempenho, constituída por uma nova subjetividade proveniente das transformações sócio-históricas ocorridas desde o final do século XX (HAN, 2017).

Foucault, ainda antes de Han, seguia na mesma linha de pensamento ao declarar que, não no final do século XX, mas desde meados do século XVIII, vivemos em um sistema de biopoder ou biopolítica, um sistema que busca otimizar um estado de vida na população, a fim de criar indivíduos economicamente ativos. Produzir, inovar, responder com criatividade às situações de trabalho, de estudo, de relacionamento são o que se espera de todos nós. Autossuperação, iniciativa, eficiência e flexibilidade explicam a sociedade do desempenho de Han (2017) e a biopolítica de Foucault (2012) . Leia Mais

Ensaio – Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.29, n.112, jul./set. 2021

Ensaio Avaliacao1 Pandemia

Editorial

Artigo

Página Aberta

Ensaio | Cesgranrio | 1993

Ensaio Avaliacao1 Pandemia

A revista Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação (1993-) tem por finalidade publicar artigos relacionados à Educação, tendo como temática questões sobre avaliação e políticas públicas em educação, priorizando os resultados de pesquisas, estudos teóricos e ensaios.

A revista é mantida pela Fundação Cesgranrio (RJ) e recebe apoio da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), do Programa de Apoio às Publicações Científicas (AED) do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e tecnológico (CNPq), Ministério da Educação (MEC) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes)

Periodicidade trimestral

ISSN 0104-4036 versão impressa
ISSN 1809-4465 versión electrônica

Acesso livre

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos

Ensaio (Cesgranrio) | 2004-2021


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro ahead of print


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.29, n.111, abr./jun. 2021.

 Editorial

 Artigo

 Agradecimentos


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.29, n.110, jan./mar. 2021.

 Editorial

 Artigo

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.109, out./dez. 2020.

 Editorial

 Artigo

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.108, jul./set. 2020.

 Editorial

 Artigo

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.107, abr./jun. 2020.

 Editorial

 Artigo

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.28, n.106, jan./mar. 2020.

A pesquisa educacional na confluência de perspectivas quanti e qualitativas | Ivenicki, Ana | · texto em Português · Português ( pdf )

 Artigo

 Errata

  • Erratum: Educação Comparada Brasil – Espanha: Estado da Arte 1990-2014. | | · texto em Português · Português ( pdf )

Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.105, out./dez. 2019.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta

 Documentos e Relatórios


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.104, jul./set. 2019.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.103, abr./jun. 2019.

 Editorial

 Artigos


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.27, n.102, jan./mar. 2019.

 Editorial

 Artigos


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.101, out./dez. 2018.

 Editorial

 Artigos

 Errata


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.100, jul./set. 2018.

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.99, abr./jun. 2018.

 Editorial

 Artigo Original


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.26, n.98, jan./mar. 2018.

 Editorial

 Artigos Originais

 Página Aberta

E


nsaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.25, n.97, out./dez. 2017.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta

 Documentos e Relatórios


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.25, n.96, jul./set. 2017.

 Editorial

 Artigos Originais

 Página Aberta

 Preito


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.25, n.95, abr./jun. 2017.

 Editorial

 Articles


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.25, n.94, jan./mar. 2017.

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.24, n.93, out./dez. 2016.

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.24, n.92, jun./set. 2016.

 Nota da Editora

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.24, n.91, jun. 2016.

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.24, n.90, jan./mar. 2016.

 Editorial

 Artigo Original

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.23, n.89, out./dez. 2015.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.23, n.88, jul./set. 2015.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.23, n.87, abr./jun. 2015.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.23, n.86, jan./fev. 2015.

 Editorial

 Artigos

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.22, n.85, out./dez. 2014.

Editorial | | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.22, n.84, jul./set. 2014.

Editorial | | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.22, n.83, abr./jun. 2014.

Editorial | | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.22, n.82, jan./mar. 2014.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.21, n.81, out./dez. 2013.

 Press Release


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.21, n.80, jul./set. 2013.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.21, n.79, abr./jun. 2013.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.21, n.78, jan./mar. 2013.

Editorial | Ferrão, Maria Eugénia; Klein, Ruben | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.20, n.77, out./dez. 2012.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.20, n.76, jul./set. 2012.

 Press Release

  • O desafio de supervisionar, apoiar e avaliar professores em estágio probatório: uma experiência para refletir | Gomes, Candido | · press release em Português

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.20, n.75, abr./jun. 2012.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.20, n.74, jan./mar. 2012.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.19, n.73, out./dez. 2011.

 Editorial

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.19, n.72, jul./set. 2011.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.19, n.71, abr./jun. 2011.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.19, n.70, jan./mar. 2011.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.18, n.69, out./dez. 2010.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Informes e Participações

Nota | | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.18, n.68, set. 2010.

 Editorial

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.18, n.67, abr./jun. 2010.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.18, n.66, jan./mar. 2010.

Editorial | Pinto, Fátima Cunha Ferreira | · texto em Português · Português ( pdf )

 Página Aberta


Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação. Rio de Janeiro, v.17, n.65, out./dez. 2009.

Editorial | Oliveira, Carlos Alberto Serpa de | · texto em Português · Português ( pdf )