Ensaios de História. Franca, v.24, n.1, 2023.

 

Ensaios de História. Franca, v.23, n.1, 2022.

 

História (São Paulo). Assis/Franca, v.42, 2023.

Práticas de pesquisa em história | Tania Regina de Luca

Sabe-se que os ofícios dedicados à pesquisa apresentam diversas dificuldades em suas execuções, e o processo de formação do conhecimento histórico e suas investigações não seriam divergentes. Devido a essa adversidade, o grupo PET- História (Programa de Educação Tutorial) da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Unesp, Campus de Franca, teve contato com reflexões elucidadoras por meio da obra Práticas de pesquisa em história (2020) dá Prof.ª. Drª. Tânia Regina de Luca, que além de seus estudos em metodologia da pesquisa histórica, debruça-se também sobre a História do Brasil Republicano, área na qual é Livre Docente desde 2009, na Faculdade de Ciências e Letras de Assis. Esta referida produção, a qual está contemplada em uma coletânea de textos da editora Contexto que estampa diversos temas da História, tem em seu cerne a intenção de demonstrar os métodos e procedimentos que constituem – de maneira extremamente didática devido aos exemplos presentes na obra – a produção histórica, com a finalidade de impulsionar esta missão disposta aos historiadores.

Já de início pode-se perceber a preocupação da autora ao ressaltar aspectos consagrados para a atual Academia a respeito da História e do discurso historiográfico, como a proposição da reescrita da história, apoiada nas reflexões feitas pela primeira geração da escola francesa dos Annales, principalmente a partir do historiador Marc Bloch (1886-1944). De acordo com De Luca, a História está completamente afastada de ser estática, noção longe da perspectiva de ser o passado sujeito a alterações, e sim interligada à mudança do conhecimento acerca dele, devido às interpretações e sentidos serem variáveis e dependerem da demanda do tempo presente do historiador, que claramente mudam de acordo com as gerações, conferindo assim a mutabilidade do discurso histográfico, também denominada historicidade. Esta ponderação é imprescindível para a prática em pesquisa de história, primordialmente aos discentes no início de suas considerações a respeito de temas para a pesquisa, por demonstrar que, apesar de se ter um grande acervo sobre a suas possíveis reflexões ou próximas a elas, a pertinência de seus projetos é intacta devido o tempo de escrita ser diferente e logo, seus pareceres a respeito do objeto são distintos dos demais. Leia Mais

Ensaios de História. Franca, v.22, n.1, 2021.

Artigos

Resenhas

Ensaios de História. Franca, v.21, n.1 2020.

Artigos

Resenhas

Publicado: 2021-04-07

Manual de Arqueologia Pré-histórica | Nuno Ferreira Bicho

Introdução

Antes mesmo de ser considerada e nomeada como ciência efetiva, em meados do século XIX, a Arqueologia já intrigava e despertava a curiosidade e o fascínio de colecionadores e estudiosos. E isso teria se dado não pela sua teoria em si, mas pelo seu objeto de estudo: a cultura material, com objetos e documentos preciosos de um tempo passado. Sua construção como ramo do conhecimento perpassa, desta forma, as fronteiras do acatamento em uma única disciplina.

Em outras palavras, é uma matéria interdisciplinar tanto em sua prática2 quanto em sua própria concepção3. Entretanto, além de interdisciplinar, dialoga tanto com o ambiente acadêmico/intelectual, quanto com o ambiente leigo, pois seu acesso é majoritariamente visual, palpável, fazendo-se entender pelo grande público (e despertando a curiosidade deste mesmo por ser um contato com o passado, tão “remoto” e “desconhecido”). Leia Mais

 Ensaios de História. Franca, v.21, n.1, 2020.

Artigos

Resenhas

Publicado: 2021-04-07

 

Ensaios de História. Franca, v.20, n.1-2 2019.

Artigos

Publicado: 2021-03-21

Ensaios de História. Franca, v.19, n.1-2, 2018.

Artigos

Publicado: 2021-03-21

Ensaios de História. Franca, v.18, n.1-2, 2013-2017.

Artigos

Publicado: 2021-03-21

 

Ensaios de História | Unesp | 1996

Ensaios de Historia

Desde o ano de 1996, o curso de graduação (bacharelado e licenciatura) em História da Universidade Estadual Paulista possui a revista Ensaios de História (Franca, 1996), fundada pelos graduandos em História e cujo espaço de publicação volta-se exclusivamente a graduandos de diversas instituições de Ensino Superior.

É notável o prestígio alcançado pela revista, que ao longo desses mais de vinte anos tem conseguido compilar contribuições de discentes pertencentes à Universidades de todo o território nacional, o que comprova a sua capilaridade e importância para o meio acadêmico. Além disso, é uma das poucas publicações no meio acadêmico que tem como foco a publicação de graduandos.

A revista Ensaios de História é vinculada ao Conselho de Curso de História, sendo presidida pelo tutor do Grupo PET-História, Prof. Dr. Marcos Alves de Souza.

[Periodicidade anual]

Acesso livre

ISSN 1414-8854

Acessar resenhas

Acessar dossiês

Acessar sumários

Acessar arquivos