Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 6 n. 1, 2022/v. 5 n. 2, 2021.
Editorial
Apresentação
- OS DEZ ANOS DA ABECS E OS DESAFIOS DO ENSINO DE SOCIOLOGIA FRENTE À REFORMA DO ENSINO MÉDIO
- Walace Ferreira
Comunicação
- BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR:onde está a novidade? (um exercício de arqueologia da educação nacional)
- Amaury Moraes
Relato de Experiência
- FOTOGRAFIA E O ENSINO DE SOCIOLOGIA:captando os fenômenos sociais
- Karla Luana Gomes Cunha
Artigos
- O LUGAR DO ENSINO DE SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DE ALAGOAS
- Cristiano das Neves Bodart; Rafaela Reis Azevedo de Oliveira
- NEOLIBERALISMO, EDUCAÇÃO E SOCIOLOGIA:o Novo Ensino Médio à luz da Pedagogia Histórico-crítica
- Afranio Silva, Lier Pires Ferreira, Bruno da Costa Abreu
- O ENSINO DE SOCIOLOGIA E INTENCIONALIDADES EDUCATIVAS:há orientações praxiológicas emancipatórias na BNCC?
- Celeste Silvia vuap M’mende
- A SOCIOLOGIA NO NOVO CURRÍCULO DO ENSINO MÉDIO DE MINAS GERAIS
- Rafaela Reis Azevedo de Oliveira, Cristiano das Neves Bodart
Resenha
- O ARTISTÍCO E O CIENTÍFICOa obra “usos de canções no ensino de Sociologia”
- Caio dos Santos Tavares
Documentos e relatórios
- ATA DA ASSEMBLEIA GERAL DE CONSTITUIÇÃO ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS (ABECS)
- Associação Brasileira de ensino de Ciências Sociais (Abecs)
Publicado: 22-09-2022
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 5 n. 2, 2021.
Editorial
Apresentação
- A PRODUÇÃO CIENTÍFICA NA ÁREA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS:resistências em tempos de sofrimento psíquico
- Thiago Ingrassia Pereira
Relato de Experiência
- ESTÁGIO E PROGRAMA DE RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:pesquisa e prática docente em Sociologia
- Roberto Gerônimo de Farias Lemos, Francisco Evandro Lemos Santos, Monyque Mary Bezerra de Holanda
Artigos
- PEDAGOGIA DOS MULTILETRAMENTOS:construção de uma proposta para o ensino das Ciências Sociais
- José Alberto da Silva, Dariana Maria Silvino
- INTRODUZINDO QUESTÕES SOBRE GÊNERO E SEXUALIDADE NO ENSINO MÉDIO:uma alternativa pedagógica
- Inaê Iabel Barbosa
- USOS DO LIVRO DIDÁTICO DE SOCIOLOGIA NO DISTRITO FEDERAL
- Marina Isabel Correia da Silva Dantas, Marcelo Pinheiro Cigales
- OS(AS) OS(AS) AUTORES(AS) DOS LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS HUMANAS E SOCIAIS APLICADAS DO PNLD-2021 E SUAS RELAÇÕES COM A SOCIOLOGIA ESCOLAR
- Cristiano das Neves Bodart, Thiago de Jesus Esteves, Caio dos Santos Tavares
- A (IN)ADEQUAÇÃO DA FORMAÇÃO ACADÊMICA DOS AUTORES DAS OBRAS DO OBJETO 1 DO PNLD 2021 AOS COMPONENTES CURRICULARES DO ENSINO MÉDIO
- Valci Melo, Lavoisier Almeida dos Santos
Entrevista
- A SOCIOLOGIA NA EDUCAÇÃO SECUNDÁRIA EM PORTUGAL:uma entrevista com Maria Isabel Gomes
- Gustavo Cravo de Azevedo, Amurabi Oliveira
Resenha
- CONCEITOS E CATEGORIAS FUNDAMENTAIS DO ENSINO DAS CIÊNCIAS SOCIAIS:uma coleção didática de fortalecimento disciplinar da Sociologia escolar
- Caio dos Santos Tavares
Documentos e relatórios
- RELATÓRIO DO I FÓRUM NACIONAL DA ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE ENSINO DE CIÊNCIAS SOCIAIS – ABECS
- Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais Abecs
- PROPOSTA DE CONTEÚDO PROGRAMÁTICO PARA A DISCIPLINA DE SOCIOLOGIA: 2º grau(São Paulo, 1986)
- Cristiano das Neves Bodart
Publicado: 21-01-2022
Construir soberanía. Una interpretación económica de y para América Latina | Theotonio dos Santos
La presente antología presenta un conjunto de textos sobre el científico social brasilero Theotonio Dos Santos (1963-2018), especialmente sus aportes sobre la formación económica y social de Brasil como latinoamericana a partir del marxismo nacionalizado que adoptó en sus análisis. Como destaca Mónica Bruckman en una introducción a la obra, los escritos del brasilero pueden datarse en cuatro momentos cronológicos: la apropiación del marxismo, la dinámica de la dependencia, el papel de la revolución científico-técnica y las preocupaciones sobre la economía mundial. Estos ejes que atraviesan la obra de Dos Santos, se tornan de especial importancia en nuestros días teniendo en cuenta los problemas de desarrollo, integración política y lucha contra la desigualdad que enfrentará la región luego de la pandemia por COVID-19.
A partir de los años 1960 Dos Santos comenzó a formarse en el marxismo y a vincularse con importantes intelectuales como Aníbal Quijano, Fernando Enrique Cardoso, Francisco Weffort, Pedro Paz, entre otros. Aquí se sitúan sus primeros análisis y publicaciones en torno a las clases sociales en Brasil y el desarrollo desde un punto de vista político. Luego vinieron los años en la Universidad de Brasilia donde Dos Santos se apropiará de la teoría marxista de la dependencia y su posterior exilio a Chile tras el golpe de 1964 donde seguiría trabajando con reconocidas figuras como Ruy Mauro Marini y André Gunder Frank. En una tercera etapa iniciada con el golpe de Estado en Chile en 1973 vino la desarticulación de los estudiosos de la dependencia y el exilio a México para desempeñar labores en la Universidad Nacional Autónoma de México donde se dedicó a estudiar la revolución científica tecnológica y su impacto en el desarrollo de las fuerzas productivas a nivel global. Fueron los años en que Dos Santos aportó al conocimiento del capitalismo global y al papel de la ciencia en el desarrollo de industrias y la intervención el Estado en ese proceso. Por último, viene el núcleo de estudios en torno al desarrollo y el proceso civilizatorio desde perspectivas históricas donde profundizó el enfoque de Kondrátiev y cuestionó a teóricos de renombre como a Immanuel Wallerstein y a Giovanni Arrighi en torno a la formación capitalista mundial. Leia Mais
Sociologia e educação: desafios da formação de professores para o ensino de Sociologia na educação básica | Juarez L. Carvalho Filho e Benedito Souza Filho
Émile Durkheim | Imagem: farofafilosófica.wordpress.com
Após a institucionalização da Sociologia em 2008, os professores da educação básica e a própria disciplina, que nunca se encontraram livres, encontram-se frente a diferentes obstáculos. Além disso, o atual cenário político traz ameaças para a disciplina na escola e, consequentemente, na academia. Fato que se dá com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a reforma do Ensino Médio (Lei nº 13.415), além dos constantes ataques de acusação de ser uma disciplina de doutrinação. Devido a esse contexto de expansão e repressão, faz-se necessário um debate sociológico entre Sociologia e Educação, buscando analisar as principais problemáticas que envolvem o tema.
“Sociologia e Educação” foi organizada pelo professor Juarez Lopes de Carvalho Filho (UFMA), mestre em filosofia e doutor em ciências sociais e Benedito Souza Filho, doutor em antropologia social e professor na mesma universidade. A obra (2018) é produto do I Encontro de Sociologia e Educação (2015), realizado pela Universidade Federal do Maranhão, e conta com oito artigos desenvolvidos por pesquisadores de diversas instituições do Brasil. O principal objetivo do livro é trazer informações e reflexões acerca da formação de professores da educação básica, com o foco nos estados do Maranhão e Paraíba, porém, iluminando questões para o cenário geral. Leia Mais
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v. 5, n.1, jan./jun. 2021.
Editorial
- Editorial | PDF
Apresentação
- A afirmação da criatividade da Sociologia em tempos incertos
- Julia Polessa Maçaira | PDF
Relato de Experiência
- Decifra-me ou Devoro-te: uma oficina de intervenção sociológica
- Maikon Bueno | PDF
- Práticas (Coletivas) de pesquisa em tempos de isolamento social
- Mariele Troiano | PDF
Artigos
- A história do ensino de Sociologia no Brasil sob as apropriações da Teoria Disposicionalista
- Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares | PDF
- A Ciência Política e o ensino das Ciências Sociais: balanço do Grupo de Discussão do IV Congresso da ABECS
- Joana da Costa Macedo, Ana Martina Baron Engerroff | PDF
- O livro didático pelos professores: uso e aplicação nas aulas de Sociologia em Porto Alegre
- Daniel Gustavo Mocelin | PDF
- “Eu sou Malala”: gênero, representatividade e educação como prática transformadora
- Amanda Gomes Pereira, Lucas Oliveira dos Santos, Gizele Oliveira dos Santos | PDF |
Entrevista
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.3, n.1, jan./jun. 2019.
Editorial
Apresentação
- Desafios, Autonomia e Resistência no Ensino de Ciências Sociais | Fernanda Feijó, Lígia Wilhelms Eras | PDF
Relato de Experiência
- Ensino de Teoria Política no Ensino Médio: entre a Sociologia e a História | Eduardo João Moro | PDF
Artigos
- A autonomia na mediação didática de professores de Sociologia do Ensino Médio diante dos livros didáticos | Marcelo Sales Galdino | PDF
- O Ensino de Ciências Sociais no Recôncavo da Bahia (Cachoeira, São Félix e Muritiba) a partir do olhar de Estudantes da Educação Básica | Luis Flávio Reis Godinho, Luciméa Santos Lima, Marcus Bernardes | PDF
- Reflexões sobre Formação de Professores e sua intersecção com a Antropologia e Políticas Públicas | Marcia Leitao Pinheiro, Carine Lavrador de Farias | PDF
- Diretrizes Políticas Dlobais de Educação e a Sociologia na escola secundária nos países da CPLP: entre recontextualizações, homogeneizações e hibridismos | Joana Elisa Rower, Bruno Gomes, Celeste Silvia Vuap Mmende | PDF
Entrevista
- História da Sociologia no Ensino Médio Brasileiro: A oficina sociológica de Mario Bispo dos Santos | Fagno da Silva Soares, Rafael Bezerra Gaspar | PDF
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.4, n.2 jul./dez. 2020.
Editorial
Editorial | PDF
Apresentação
- O ensino de Sociologia frente aos desafios da sociedade do risco | Marcelo Pinheiro Cigales | PDF
Comunicação
- Ensino de Ciências Sociais: espaço de intervenção – ciência, educação, política | Amaury Moraes | PDF
- Relato de Experiênci
- O estágio em Sociologia: engajamento, estética negra e formação docente no Recôncavo da Bahia | Bruno Rodrigues Durães, Daniela Almeida Silva Silveira | PDF
Artigos
- Propostas curriculares para o ensino de Sociologia no Rio de Janeiro: balanço da produção acadêmica | Julia Polessa Maçaira, Alexandre Barbosa Fraga | PDF
- Sociologia do Ensino de Sociologia na educação básica: reflexões de uma discente da 1ª turma do PROFSOCIO UNESP Marília | Ana Beatriz Maia Neves | PDF
- Conteúdos de Sociologia no ensino médio: um estudo sobre livros didáticos e ENEM | Thiago Ingrassia Pereira, Carine Marcon | PDF
- Concepções ideológicas e pedagógicas de estudantes de Licenciatura em Ciências Sociais | Régis Leonardo Gusmão Barcelos, Daniel Gustavo Mocelin | PDF
- O ensino de Sociologia e a BNCC: esboço teórico para pensar os objetivos educacionais e intencionalidades educativas na e para além das competências | Cristiano das Neves Bodart | PDF
Entrevista
Sociologia Escolar: ensino/ discussões e experiências | Cristiano Botart das Neves
O livro que aqui resenhamos foi organizado por Cristiano das Neves Bodart, doutor em Sociologia pela Universidade de São Paulo (USP) e professor da Universidade Federal de Alagoas (UFAL), onde atua no Programa de Pós-Graduação em Sociologia (PPGS/UFAL) e na formação inicial e continuada de professores de Sociologia. Bodart é criador e editor do blog Café com Sociologia e de outros projetos homônimos. Atualmente, ocupa a vice-presidência da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) e vem se dedicando às pesquisas sobre o ensino de Sociologia, tendo nos últimos anos publicado diversos artigos e organizado vários livros sobre o tema.
A obra busca colaborar com o aperfeiçoamento do ensino da Sociologia Escolar e com a compreensão de seus sentidos, bem como com o compartilhamento de experiências docentes, indicações de usos de recursos didáticos e discussões em torno dessa disciplina. O lançamento da obra deu-se no Congresso Nacional da ABECS, no ano de 2018, em Porto Alegre, Rio Grande do Sul. Leia Mais
O ensino de Humanidades nas escolas: Sociologia, Filosofia, História e Geografia | Cristiano das Neves Bodart
Possibilitar uma reflexão séria e profícua sobre os saberes oriundos daquilo que o campo científico convencionou denominar Humanidades, apontando a atualidade e as possibilidades das disciplinas que compõem esse diverso campo temático nas instituições escolares, bem como fundamentar a importância desses conhecimentos no cotidiano de milhões de jovens brasileiros é o que faz a obra organizada pelo professor Dr. Cristiano das Neves Bodart, intitulada “O ensino de Humanidades nas escolas”. Nela, podemos observar, através de sólidos diálogos teóricos, como Sociologia, Filosofia, História e Geografia, enquanto saberes específicos de dada área do conhecimento, representam não apenas uma forma de apreensão do mundo social legitimada pela ciência, mas também e, sobretudo, uma ação política de resistência. Leia Mais
Rumos da Sociologia na educação básica: ENESEB 2017/ reformas/ resistências e experiências de ensino | Haydée Caruso e Mário Bispo dos Santos
O livro abarca os Grupos de Trabalho do Encontro Nacional de Ensino de Sociologia na Educação Básica realizado no ano de 2017. O ENESEB ocorre com frequência bianual no contexto da Sociedade Brasileira de Sociologia.
Por tratar-se de uma coletânea de artigos, os textos apresentam de forma compacta, o resultado da reflexão realizada sobre o Ensino de Sociologia na educação básica, levando em consideração as conquistas e derrotas dessa disciplina nos últimos anos. São várias as possibilidades de investigar e analisar esse tema que vão desde uma revisão histórica da participação da Sociologia na educação básica passando por questões que envolvem a formação de professores até a formação política dos alunos de ensino médio. As análises podem discutir a relevância do ensino de Sociologia de distintas maneiras: nas licenciaturas e nas escolas através do PIBID, nas discussões sobre inclusão social, e ainda na utilização das novas tecnologias de informação. Leia Mais
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.4, n.1 jan./jun. 2020.
Editorial
Editorial | PDF
Apresentação
- Precisamos dialogar acerca do (e no) ensino de Sociologia | Cristiano das Neves Bodart | PDF
Relato de Experiência
- Sociologia Escolar: reflexões sobre docência e problematização de temáticas tecnológicas | Raquel Folmer Corrêa | PDF
- Brinquedos e brincadeiras da infância: Um debate sobre socialização e desigualdades de gênero | Ana Luiza Gomes Profírio | PDF
- O que se ensina para quem ensina?: relato de experiência do Laboratório de Ensino de Ciências Sociais da UFV | Rayza Sarmento, Gianini Scarllat Cruz, Pedro Henrique Pio Nascimento | PDF
- Leituras de “O suicídio” na escola: estudos e ações de prevenção em aulas de Sociologia no ensino médio | Vanessa Souza Pereira, Mariana Suyan Martins Dutra | PDF
- Oficina “Democracia e representação política na escola” | Clovis Schmitt Souza | PDF
Artigos
- Ensino de Sociologia: uma breve discussão sobre a legislação vigente no Brasil | Thiago Fidelis | PDF
- Temáticas de Política Educacional na cultura de formação de professores das Ciências Sociais | Eduardo Carvalho Ferreira | PDF
- Quem são os professores de Sociologia de Pernambuco? Uma caracterização a partir do Censo Escolar de 2019 | Artur Santos | PDF
- BNCC e o futuro da Sociologia no ensino médio – uma análise comparativa | Gislaine dos Santos Pereira | PDF
Resenha
- Itinerários reflexivos sobre as Humanidades no chão da escola | José Ricardo Marques Braga | PDF
- Sociologia escolar: contribuições à prática docente | Celeste Mmende | PDF
- O ensino da Sociologia no Brasil: debates, pesquisas e perspectivas no contexto do ENESEB 2017 | Andréa Ana do Nascimento | PDF
- Entrevista
- “Sou reconhecida como a professora da Sociologia em movimento”: entrevista realizada com M. Olga de Lima Caracas | Brena Kécia Andrade de Oliveira, Joana Elisa Röwer | PDF
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.3, n.2 jul./dez. 2019.
Editorial
Apresentação
- Produções, Perspectivas e Formações: o sentido das mudanças nos espaços de formação, produção didática e de conhecimentos sobre o ensino de sociologia na educação básica | Lígia Wilhelms Eras | PDF
- Relato de Experiência | Aprendendo no jogar: uma experiência nas aulas de sociologia do ensino médio | José Luciano Martins da Silva | PDF
- Artigos | A socialização política nos livros didáticos: uma discussão curricular em perspectiva comparada | Joana da Costa Macedo | PDF
- A formação de professores primários e as disputas ideológicas em manuais escolares de Sociologia da Educação (193O-1950) | Elizandra Cristina Rodrigues da Silva, Cristiano das Neves Bodart | PDF
- Prática como componente curricular na formação docente para o ensino de Ciências Sociais: um olhar sobre a proposta da UNIFAL-MG | Elias Evangelista Gomes | PDF
Resenha
- Pesquisando o ensino: Sociologia na educação | Beatriz Melchioretto Claudino dos Santos | PDF
Entrevista
- A perspectiva ameríndia no ensino das Ciências Sociais: entrevista com o professor Emerson Souza | Josefa Alexandrina Silva | PDF
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.2, n.2, jul./dez. 2018.
Editorial
- Editorial | | PDF
- presentação
- Apresentação e Balanço do III Encontro Nacional da ABECS, Porto Alegre (UFRGS) | Cristiano das Neves Bodart, Marcelo Pinheiro Cigales | PDF
Artigos
- Mapeando velhos interesses sobre a educação escolar através da história da disciplina Sociologia: dos pareceres de Rui Barbosa (1882-83) à Reforma Capanema (1942) | Renan de Oliveira Rodrigues | PDF
- As lutas pela presença da sociologia no Ensino Médio no Rio de Janeiro em três momentos: retorno, oferta e permanência | Gustavo Cravo de Azevedo, Bruna Lucila de Gois dos Anjos, Beatriz Muniz Gesteira | PDF
- Por uma nova forma de pensar a elaboração de materiais didáticos para a disciplina sociologia no ensino médio | Micheline Dayse Gomes Batista | PDF
- O locus acadêmico da Licenciatura entre estudantes de Ciências Sociais: Um perfil dos licenciandos da Universidade Federal de Viçosa | Luis Gustavo de Paiva Faria, Camila Olídia Teixeira Oliveira, Igor Linck Marques | PDF
- Narrativas de si no espaço escolar, juventudes e ensino de sociologia | Maria Alda de Sousa Alves, Joana Elisa Rower | PDF
- “Qual o papel das ciências sociais hoje?” | Luiza Helena Pereira | PDF
Relato de Experiência
- “O importante para o trabalhador é saber do seu valor”: escritas de si como instrumentos de reapropriação do sentido ontológico do trabalho e ressignificação da subjetividade. | Lívia Bocalon Pires de Moraes, Patricia Horta | PDF
- A formação ativa no ensino das Ciências Económicas e Sociais em Portugal | Ana Luísa Rodrigues | PDF
Entrevista
- Educação, Crítica Decolonial e Ensino de Ciências Sociais: entrevista com Adelia Miglievich-Ribeiro | Marcelo Cigales, Inaê Iabel Barbosa | PDF
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.2, n.1, jan./jun. 2018.
Editorial
Apresentação
- A reinvenção cotidiana nossa de cada dia: incursões, ousadias e recriação dos debates no subcampo do Ensino de Sociologia na Educação Básica no Brasil e a arte de ser cientista social-professor | Lígia Wilhelms Eras | PDF
Artigos
- Programas de fomento a expansão do Ensino Superior e oferta de cursos de Ciências Sociais no Brasil (1999-2017) | Cristiano das Neves Bodart, Caio dos Santos Tavares | PDF
- O curso de bacharelado em Ciências Sociais na Universidade Federal Rural de Pernambuco: um estudo sobre sua história, saberes, práticas e sujeitos | Amanda Ramos Alves dos Santos, Damaris de Melo Fonseca Ribeiro, Jéssica Jamille Ferreira da Costa, Júlia Figueredo Benzaquen | PDF
- As representações sociais dos pibidianos da UFPI sobre o ensino de Sociologia nas escolas | Bruna Karine Nelson Mesquita | PDF
- Sociologia no Ensino Médio: uma análise desde a percepção de alunos e alunas de escola pública | Noa Cykman, Carolina Arruda Ferreira, Chari Nobre, Leticia Hummel | PDF
- A Licenciatura em Ciências Sociais e o Ensino de Sociologia no Recôncavo da Bahia: formação e prática através de pesquisa, ensino e extensão | Bruno José Rodrigues Durães | PDF
Relato de Experiência
- Apresentando Sociologia para não sociólogos: Perspectivas de ensino em graduações em Porto Velho, Rondônia. | Rafael Ademir Oliveira de Andrade | PDF
- Relato de experiência sobre o Laboratório de Estudos e Pesquisas em Ensino de Sociologia da Universidade Estadual do Piauí Campus Parnaíba | Radamés Mesquita Rogério | PDF
Entrevista
- “Sou Professora e amo demais a minha profissão”: Entrevista com Tânia Elias Magno da Silva | Thiago Ingrassia Pereira | PDF
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.1, n.2, jul./dez. 2017.
Editorial
Apresentação
- Avanços e desafios para o ensino de Sociologia No Brasil – Apresentação do v.01, n.02 de 2017 | Marcelo Pinheiro Cigales | PDF
Artigos
- A sociologia como disciplina escolar em debate no 1º Congresso Brasileiro de Sociologia | Roberta dos Reis Neuhold | PDF
- A defesa pública da Sociologia por cientistas sociais e da Filosofia por filósofos durante a tramitação da Medida Provisória 746/2016 | Gustavo Cravo, Jayme Reis | PDF
- A inserção da Sociologia no Ensino Médio em Mato Grosso do Sul em duas propostas de políticas educacionais antagônicas (1999-2010) | Katia Karine Duarte Silva | PDF
- Quem conta a história do ensino de Sociologia no Brasil? Um estudo bibliométrico | Ana Martina Baron Engerroff, Marcelo Pinheiro Cigales, James Tholl | PDF
- As representações sociais sobre as dificuldades de aprendizagem da disciplina de Sociologia no Ensino Médio | RAIANA SANTOS DA PAZ, MARINA DE CARVALHO | PDF
- Relato de Experiência
- A trajetória do “Curso de formação política para jovens de escolas do Alto Uruguai Catarinense (AMAUC)”: desafios, avanços e entraves | Eduardo João Moro | PDF
- Sociologia e educação ambiental na sala de aula | Everton Moreira Souza | PDF
- Entrevista
- As outras histórias da sociologia escolar na América Latina: um olhar desde o Uruguai com Daniela Fernandez | Amurabi Oliveira | PDF
Ensino de Ciências Sociais | ABECS | 2017
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais: revista da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais (ABECS) apresenta uma linha editorial clara sobre ensino de Ciências Sociais, ressaltando os seguintes temas:
- história do ensino de Ciências Sociais e de seus cursos;
- a prática de ensino de Ciências Sociais e a formação de professores de Ciências Sociais;
- as Ciências Sociais no ambiente escolar;
- legislação, conteúdos e currículos de Ciências Sociais;
- recursos e materiais didáticos no ensino de Ciências Sociais (inovações metodológicas) e;
- estudos comparados em experiências internacionais no campo do ensino de Ciências Sociais.
Cadernos da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais. Rio de Janeiro, v.1, n.1, jan./jun. 2017
Apresentação
- Breve balanço do subcampo ensino de Ciências Sociais no Brasil e o papel da Associação Brasileira de Ensino de Ciências Sociais – ABECS | Cristiano das Neves Bodart, Thiago Ingrassia Pereira | PDF
Relato de Experiência
- Juventude e educação: problematizando a complexidade da escola no tempo presente | Juliane Bertuzzi | PDF
- Iniciação à sociologia no ensino superior: uma observação direta em sala de aula | Claudia Kathyuscia Bispo de Jesus | PDF
Artigos
- Sociologia no Ensino Médio: entre a contingência e essencialidade. | Lucas Marcelo Souza | PDF
- Os desafios de uma disciplina escolar: práticas docentes no ensino de Sociologia | Maria Cristina Stello Leite | PDF
- Ensino de Sociologia e Formação Docente: A contribuição da Sociologia para a implementação da Lei n º10.639/2003 | Ana Amelia de Paula Laborne, Simone Maria dos Santos | PDF
- Um Balanço da Discussão sobre Ensino na Associação Brasileira de Antropologia | Amurabi Oliveira | PDF
- Reflexões sobre mercado de trabalho para cientistas sociais e pressões por mudanças curriculares. | Gustavo Cravo, Fabio Medina | PDF
- Os livros didáticos de Sociologia e os sentidos do ensino de Ciências Sociais na Educação Básica | Valci Melo | PDF
- A Ciência Política nas Propostas Curriculares Estaduais de Sociologia para o Ensino Médio | Cristiano das Neves Bodart, Gleison Maia Lopes | PDF
- Apontamentos sobre o ensino de Sociologia numa instituição federal de ensino técnico integrado ” o caso do IFSul | Andréia Orsato, Márcia Ondina Vieira Ferreira | PDF
- Ensino de Sociologia na Educação Básica: um olhar sobre o perfil e a formação dos professores no Rio Grande Do Sul | Leandro Raizer, Juliano Möller Rodrigues, Célia Elizabete Caregnato | PDF
- Um estudo etnográfico sobre o percurso escolar do aluno na Escola Normal Estadual Oswaldo Trigueiro de Albuquerque Mello em Alagoa Grande – PB | Helena Clarisse Marques Cruz | PDF
- Ensino de Sociologia em Sobral/CE: entre os desafios, o reconhecimento curricular e as práticas de ensino | Fabrício Souza Sampaio | PDF
Entrevista
- ENTREVISTA – Foi neste processo que me tornei um divulgador da sociologia para o ensino médio | Thiago Ingrassia Pereira | PDF |