Ensino de Geografia. Recife, v.5, n.3, 2022.
Artigo Científico
- Corporificar a escola e o ensino de geografia: diálogos necessários para o reconhecimento das diferenças na produção do espaço escolar
- Victor Pereira de Sousa
- 10.51359/2594-9616.2022.251331
- PDF/A
- Estágio supervisionado em geografia: reflexões e experiências no contexto da pandemia da covid-19
- Gilcileide Rodrigues da Silva, Adriana Valença de Almeida, Ana Luzia de Barros Andrade Marques
- 10.51359/2594-9616.2022.253129
- PDF/A
- Pedagogias para educação do campo: um novo (re)criar
- Victória Zaupa Montini, Margarida de Cássia Campos
- 10.51359/2594-9616.2022.253458
- PDF/A
- Ensino de cidade, educação geográfica e cidadania: apontamentos e estratégias metodológicas
- José Lucas Costa Ribeiro, Antônio Cardoso Façanha
- 10.51359/2594-9616.2022.253666
- PDF/A
- Oficinas pedagógicas e aprendizagem significativa no ensino de geografia
- Maria Gabriela Martins de Oliveira, Ivaneide Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2022.253710
- PDF/A
- O “Globinho Pirulito” como mediador no ensino e na aprendizagem de geografia
- Gabriela Geron, Rosemy da Silva Nascimento
- 10.51359/2594-9616.2022.253826
- PDF/A
- Caminhos e (des)caminhos do estágio supervisionado: a escola enquanto espacialidade concreta
- Aldeíze Bonifácio Silva
- 10.51359/2594-9616.2022.253845
- PDF/A
- Reflexões sobre a formação docente no contexto do estágio supervisionado em geografia em um momento pandêmico
- Jocerlan Leite da Silva, Maria Marta dos Santos Buriti
- 10.51359/2594-9616.2022.254550
- PDF/A
- Dos sentidos a concepção de lugar: o “caminho de sensações” como uma experiência geográfica na educação básica
- Alex Cavalheiro Moreira, Gabriela Dambrós
- 10.51359/2594-9616.2022.250816
- PDF/A
- Onde a geografia está? Nos livros e na vida! Multiletramentos e o incentivo à leitura como prática geoescolar
- Amanda Rech Brands, Carla Pizzuti Savian, Pedro Leonardo Cezar Spode, Natália Lampert Batista
- 10.51359/2594-9616.2022.254414
Ensino de Geografia. Recife, v.5, n.2, 2022.
Artigo Científico
- A imaginação criadora como possibilidade metodológica nas aulas de Geografia: Uma experiência no PIBID
- Anderson Castro de Santana
- 10.51359/2594-9616.2022.250853
- PDF/A
- Condições do trabalho docente no contexto das escolas cidadãs integrais da rede estadual de ensino da Paraíba
- Raphaela Barbosa de Farias Rodrigues, Jonas Marques da Penha
- 10.51359/2594-9616.2022.251458
- PDF/A
- O que tem na fronteira internacional de Ponta Porã/MS? desafios e oportunidades para as escolas no ensino de Geografia
- Silvano Artur Busch Vergutz, Marsiel Pacífico
- 10.51359/2594-9616.2022.251951
- PDF/A
- Reflexões sobre o ensino no Brasil em tempos de crise sanitária mundial ocasionado pelo vírus Covid-19
- Carla Soares de Oliveira, Robson Soares Brasileiro
- 10.51359/2594-9616.2022.252019
- PDF/A
- Educação montessoriana e valorização do espaço: a experiência no “Colégio Montessori Rosário”
- Ariel Pereira da Silva Oliveira, Ideni Terezinha Antonello, Jeani Delgado Paschoal Moura, Larissa Alves de Oliveira
- 10.51359/2594-9616.2022.252143
- PDF/A
- O trabalho da Educação Ambiental na escola em tempos de pandemia: relatos da prática docente
- Silvana Costa Neri, Juliana Nóbrega de Almeida, Joel Maciel Pereira Cordeiro
- 10.51359/2594-9616.2022.252776
- PDF/A
- Multiletramentos, ensino de Geografia e Lugar: aplicações e possibilidades
- Pedro Leonardo Cezar Spode, Vanessa Nyland, Maurício Rizzatti, Natália Lampert Batista
- 10.51359/2594-9616.2022.253105
- PDF/A
- Diagnóstico pedagógico do mundo da vida escolar: uma proposta para a formação docente no Pibid em Geografia da UERN
- Rosalvo Nobre Carneiro
- 10.51359/2594-9616.2022.253346
- PDF/A
- Os estereótipos e representações da região nordeste no livro didático de geografia
- Fabíola Lima Castro, Guilherme Lima Guimarães, Glauber Barros Alves Costa
- 10.51359/2594-9616.2022.253581
- PDF/A
- Educar para os direitos humanos: perspectivas e abordagens a partir da educação 5.0
- Matheus Rivail Pereira, Dhayanna Chrystian Silva de França, Bruno Vieira de Andrade, Tâmara Carla Gonçalves Bezerra
- 10.51359/2594-9616.2022.253582
- PDF/A
- Modelo tridimensional digital como instrumento didático para o ensino de geografia
- Vinicius Filipe Rodrigues Soares, Claudivan Sanches Lopes
- 10.51359/2594-9616.2022.253589
- PDF/A
- Construção de valores e cidadania: uma abordagem necessária no ensino de geografia
- Carina Copatti, Helena Copetti Callai
- 10.51359/2594-9616.2022.253594
- PDF/A
Resenhas
- Callai, Helena Copetti. A formação do profissional da geografia. Ijuí, RS: editora unijuí, 1999
- Fredson Pereira da Silva, Raimunda Aurea Dias de Sousa
- 10.51359/2594-9616.2022.253734
- PDF/A
Ensino de Geografia. Recife, v.5, n.1, 2022.
Artigo Científico
- Da Geografia primitiva à pré-grega: a importância da epistemologia no ensino de Geografia
- Ewerton Ferreira Cruz, José Henrique Izidoro Apezteguia Martinez, Glaycon de Souza Andrade e Silva, Gleyber Eustáquio
- 10.51359/2594-9616.2022.250177
- PDF/A
- O lugar de Carlinhos no espaço romanesco menino de engenho: ensino de geografia sob uma prática leitora
- Marcelo de Oliveira Moura
- 10.51359/2594-9616.2022.250286
- PDF/A
- Ensino de geografia e literatura: perspectivas possíveis
- Francisca Linara da Silva Chaves, Rosalvo Nobre Carneiro
- 10.51359/2594-9616.2022.251015
- PDF/A
- Educação Geográfica e a formação Cidadã: o projeto educacional internacional “nós propomos” na educação básica do município de Marabá – Pará
- Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Evandro Frois de Souza, Robson Alves dos Santos, Marcus Vinicius Mariano de Souza
- 10.51359/2594-9616.2022.251232
- PDF/A
- Processo de ensino-aprendizagem e o pensamento geográfico: uma revisão bibliográfica
- Clayton de Oliveira Bossoni
- 10.51359/2594-9616.2022.251412
- PDF/A
- Geografia literária do Brasil: caminho de uma prática de ensino
- Tiago Vieira Cavalcante, Thiago Rodrigues Sousa Lima
- 10.51359/2594-9616.2022.251460
- PDF/A
- Mapeamento colaborativo como estratégia de ensino de cartografia: um relato de experiência com o aplicativo Canvis
- Carina Petsch, Natália Lampert Batista, Jhennifer Tais Vieira Habowski, Francisco Augusto Altermann, Guilherme Moreira da Silva
- 10.51359/2594-9616.2022.251657
- PDF/A
- Práticas pedagógicas e cultura popular no ensino de geografia: o caso da festa de Santo Antônio de Barbalha-CE
- Maria Luciana dos Santos Lima, Heibe Santana da Silva
- 10.51359/2594-9616.2022.251791
- PDF/A
- O estado da arte do ensino de Cartografia para o 6º ano do Ensino Fundamental
- Diego Andrade de Jesus Lelis, Evelise Maria Labatut Portilho
- 10.51359/2594-9616.2022.251864
- PDF/A
- Dilemas do ensino de geografia na pandemia: uma perspectiva miltoniana
- Sebastião Pinheiro Gonçalves de Cerqueira-Neto, Leonardo Thompson da Silva, Jeorge Luís Martins de Oliveira, José André Ribeiro
- 10.51359/2594-9616.2022.251941
- PDF/A
- A caatinga nos livros didáticos de ciências e geografia em escolas do núcleo de desertificação de Irauçuba, Ceará
- Pedro Julio de Castro Filho, Francisco Nataniel Batista de Albuquerque
- 10.51359/2594-9616.2022.252033
- PDF/A
- Uma nova geografia escolar a partir da Base Nacional Comum Curricular: apontamentos sobre os livros didáticos de ciências humanas e sociais aplicadas
- Juliano Rosa Gonçalves
- 10.51359/2594-9616.2022.253107
- PDF/A
Artigos Especiais
- Geografias escolares desacostumadas: pistas para os estágios supervisionados e a formação de professores
- Diego Carlos Pereira
- 10.51359/2594-9616.2022.253544
- PDF/A
- Considerações sobre a importância do estágio curricular supervisionado enquanto espaço formativo de saberes e docência na geografia
- Janiara Almeida Pinheiro Lima
- 10.51359/2594-9616.2022.253545
- PDF/A
- A aula de geografia: alguns escritos
- Luan do Carmo da Silva
- 10.51359/2594-9616.2022.253546
- PDF/A
- Entrelaces entre o estágio e a extensão: vivências do projeto de extensão solos, aprender e conservar do IFPE – campus Recife
- Manuella Vieira Barbosa Neto, Clezia Aquino de Braga
- 10.51359/2594-9616.2022.253547
- PDF/A
- Reflexões sobre a contribuição do professor de geografia além do ensino formal
- Edmário Marques de Menezes Júnior, Brenda Martoni Mansur Corrêa da Costa, Wemerson Flávio da Silva
- 10.51359/2594-9616.2022.253548
- PDF/A
- O estágio supervisionado e a extensão como espaço de diálogo entre universidade e escola
- Priscylla Karoline de Menezes
- 10.51359/2594-9616.2022.253566
- PDF/A
Volta ao mundo em 13 escolas: sinais do futuro no presente | André Gravatá
Volta ao mundo em 13 escolas é um projeto do coletivo Educ-Ação sonho de Eduardo Shimahara (Shima), juntamente com André Gravatá, Camila Piza e Carla Mayumi, em compreender a educação contemporânea ao redor do mundo. Ao todo, foram visitadas 13 escolas distribuídas por nove países sendo eles por sua vez em Cinco continentes diferentes.
A ideia surge com Shima, que se pergunta se é possível existir um método de ensino além do conhecido tradicional. Essa ideia é incorporada por seus amigos que se juntam nessa empreitada de visitar várias escolas espalhadas pelo mundo a fim de compreender o método educacional vigente. Para isso o critério utilizado para seleção das escolas foi a diversidade. Passam cinco dias em cada escola para entender seu funcionamento e ações sejam de professores, estudantes ou até mesmo dos pais. Leia Mais
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.1, 2018 / v. 4, n.3, 2021.
Revista Ensino de Geografia. Recife, v. 4, n.3, 2021.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- A importância do estágio supervisionado: a percepção discente e docente sobre o curso de Licenciatura Plena em Geografia da UNEMAT-MT
- Cristiane Gonçalves Ribeiro, Renata Maria da Silva
- 10.51359/2594-9616.2021.248046
- PDF/A
- A toponímia como recurso didático no conceito de lugar nas aulas de geografia do ensino médio
- Erielson Miranda Pereira
- 10.51359/2594-9616.2021.248225
- PDF/A
- Algumas reflexões sobre metodologias de ensino de Geografia para a Educação Básica
- Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Larissa de Sá Menezes
- 10.51359/2594-9616.2021.248675
- PDF/A
- Atividades de monitoria em divulgacão científica – o papel do Centro de Estudos Agrários (CEA)
- Raimunda Áurea Dias de Sousa, Maria Genária de Amorim Teles, Maria Karina Silva Santos
- 10.51359/2594-9616.2021.249082
- PDF/A
- Geocenários digitais: fundamentos teórico e metodológico para o ensino da paisagem
- Bruno Gomes de Araújo, Antônio Virginio Martins Neto
- 10.51359/2594-9616.2021.249105
- PDF/A
- Práticas docentes no ensino básico de Geografia em Londrina/PR: um estudo de caso
- Guilherme Pereira Cocato, Douglas Vitto, Ricardo Lopes Fonseca
- 10.51359/2594-9616.2021.249128
- PDF/A
- Aplicação didática do Google earth pro: semiologia gráfica, variáveis visuais e modos de implantação
- Luciana Belso Pinheiro, Alexsandra Bezerra da Rocha
- 10.51359/2594-9616.2021.249291
- PDF/A
- O encontro entre Geografia e Educação pode mudar o espaço vivido?
- Vanessa Manfio
- 10.51359/2594-9616.2021.249368
- PDF/A
- Concepções e abordagens da agricultura familiar e do agronegócio em livros didáticos de Geografia
- Jaqueline Niendicker de Lima, Cecilia Hauresko
- 10.51359/2594-9616.2021.249532
- PDF/A
- O telejornal “Z News Geography”: uma experiência pedagógica para abordagem de conteúdos da Geografia Física na Geografia Escolar
- Jully Gabriela Retzlaf de Oliveira, Marcos Vinicius de Oliveira, Gabriel Henrique do Carmo, João Augusto Novais Filho
- 10.51359/2594-9616.2021.250318
- PDF/A
- O ensino de conceitos geográficos: relatos de práticas em sala de aula
- Jane Claudia Cabral Bragelone
- 10.51359/2594-9616.2021.250570
- PDF/A
- A BNCC, a redução da carga horária de Geografia e o dilema da seleção dos conteúdos: um debate necessário
- Matheus Gomes da Silva, Sandra Souza de Santana, Cristina Souza Silva, Maria Cleonice Barbosa Braga, Maria da Conceição Morais Queiroz
- 10.51359/2594-9616.2021.250603
- PDF/A
- A cidade e seus caminhos: o espaço urbano como currículo e itinerário formativo
- Leonardo Freire Marino
- 10.51359/2594-9616.2021.250815
- PDF/A
- Contribuições do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIPIB) para a formação inicial docente em Geografia
- Hildênia Karoline Freire dos Santos, Jonas Marques da Penha
- 10.51359/2594-9616.2021.250860
- PDF/A
- Transformação da Paisagem no Entorno Escolar: memórias e narrativas de moradores e professores
- Cristian Roberto Antunes de Oliveira, Terciane Ângela Luchese, Lucia Ceccato de Lima
- 10.51359/2594-9616.2021.250891
- PDF/A
- Formação de professores: programas universitários na formação inicial em Geografia
- Marcos Gomes de Sousa, Rodrigo de Sousa Freitas, Raimundo Lenilde de Araújo
- 10.51359/2594-9616.2021.250894
- PDF/A
- Geografia escolar e diversidade cultural: reflexões étnico-raciais em sala de aula
- Janiara Almeida Pinheiro Lima, João Victor Falcão da Silva, Júlia Stefane da Silva Vieira, Lucas Vinícius de Oliveira Nascimento, Maria Beatriz Andrade Fernandes
- 10.51359/2594-9616.2021.250919
- PDF/A
- Metodologias ativas no Ensino Remoto Emergencial (ERE) em Geografia
- Telmo Alexandre do Monte Júnior, Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2021.252081
- PDF/A
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.4,, n.2, 2021.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- A geografia e seu processo de ensino na educação básica: reflexões necessárias
- Ricardo Santos de Almeida, Maria Aparecida Vieira de Melo
- 10.51359/2594-9616.2021.246303
- PDF/A
- Espaço escolar e transformações na paisagem: uma experiência desenvolvida no formato remoto em uma escola pública de São Bento/PB
- Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Tânia Cristina Meira Garcia
- 10.51359/2594-9616.2021.248221
- PDF/A
- Inovar no ensino de Geografia: relato de experiência no modelo remoto em uma escola da zona rural de Santana do Matos/RN
- Geovar Miguel dos Santos, Julliana Araújo da Silva, Bárbara de Medeiros Dantas, Tânia Cristina Meira Garcia
- 10.51359/2594-9616.2021.248245
- PDF/A
- Monitoria acadêmica em Pedologia: uma análise da contribuição do monitor no processo de ensino e aprendizagem
- Anderson Felipe Leite dos Santos, Maria Marta dos Santos Buriti, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
- 10.51359/2594-9616.2021.248248
- PDF/A
- Infográficos: estratégias para o desenvolvimento das competências educacionais no ensino da geografia
- José Gustavo da Silva Melo, Lucas Gabriel da Silva, Luiz Augusto Ferreira de Campos Viana
- 10.51359/2594-9616.2021.248841
- PDF/A
- A geografia no contexto escolar: um olhar para as práticas docentes
- Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Micarla Silva de Azevedo, Izamara Maeli de Sousa
- 10.51359/2594-9616.2021.248873
- PDF/A
- O ensino de geografia no curso de Pedagogia: as possibilidades, os limites e os desafios no processo da formação docente
- Israel David de Oliveira Frois
- 10.51359/2594-9616.2021.249079
- PDF/A
- Análise qualitativa das pesquisas sobre práticas de ensino de Geografia na Pós-graduação entre 2013 e 2018
- João Antonio Blois Aita, Victor Hugo Nedel Oliveira
- 10.51359/2594-9616.2021.249232
- PDF/A
- Meio ambiente e formação curricular: um estudo sobre a ambientalização curricular
- Giuliano Mikael Tonelo Pincerato, Alba Regina Azevedo Arana, Suzana Chiari Bertoli
- 10.51359/2594-9616.2021.249537
- PDF/A
- O ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena no contexto da geografia escolar: reflexões sobre a implantação da Lei 11.645/2008 na rede pública estadual de Pernambuco
- Wedmo Teixeira Rosa
- 10.51359/2594-9616.2021.249713
- PDF/A
- Geossítio Colina do Horto: possibilidades à educação geográfica
- Sinara Gomes de Sousa, Antônia Janaína Gomes Lopes
- 10.51359/2594-9616.2021.249928
- PDF/A
- Geografia e educação socioambiental: práticas e experiências com alunos do Ensino Básico em Catalão (GO)
- Leonoura Katarina Santos, Robério Francisco de Macêdo, Cláudio José Bertazzo
- 10.51359/2594-9616.2021.250154
- PDF/A
- A representação por mapas mentais para trabalhar a violência nas aulas de Geografia
- Henrique Sabino da Silva Pereira, Josandra Araújo Barreto de Melo
- 10.51359/2594-9616.2021.250301
- PDF/A
- O ensino híbrido no contexto da pandemia: dilemas e perspectivas no ensino e nas aulas de Geografia
- Nayara Barreto da Costa, José Marcelo Lopes Júnior, Fernando Barros da Silva, Laura das Chagas Melo
- 10.51359/2594-9616.2021.250539
- PDF/A
- O uso das tecnologias digitais no ensino de geografia: inventário de práticas publicadas entre 1999-2020 em periódicos da área de ensino
- Sara Pimenta Lima, Maria Gracilene de Carvalho Pinheiro, Diego Fogaça Carvalho
- 10.51359/2594-9616.2021.246902
- PDF/A
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.4,, n.1, 2021.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Nota Editorial
- Nota Editorial
- Lucas Viana Botêlho
- PDF/A
- Artigo Científico
- Os professores de geografia na perspectiva da educação especial e inclusiva
- Lucian Armindo da Silva Brinco
- 10.51359/2594-9616.2021.246539
- PDF/A
- As especificidades do ensino médio brasileiro, a Lei nº 13.415 e a geografia escolar: um debate necessário
- Lucas da Silva Salmeron, Claudivan Sanches Lopes
- 10.51359/2594-9616.2021.246841
- PDF/A
- Possibilidades e desafios para a dinamização dos estágios de observação na formação docente: do viver-descrever ao analisar-problematizar-intervir
- Joyce Aparecida Soares de Pontes, Maria Marta dos Santos Buriti
- 10.51359/2594-9616.2021.246903
- PDF/A
- Diálogos entre saberes docentes e a formação do licenciado em geografia: contribuições do PIBID
- Raiany Priscila Paiva Medeiros Nonato, Maria Juliana do Nascimento, Mariana Pricilia de Assis, Cicero Nilton Moreira da Silva
- 10.51359/2594-9616.2021.247817
- PDF/A
- O fenômeno global da desertificação nos livros didáticos de geografia no Brasil
- Francisco Nataniel Batista de Albuquerque, Vinícius Alves da Silva, Leonardo de Souza Silva
- 10.51359/2594-9616.2021.249133
- PDF/A
- O papel do TCC na formação do professor pesquisador: o caso da licenciatura em geografia do IFRN
- João Correia Saraiva Junior
- 10.51359/2594-9616.2021.249643
- PDF/A
- Na escola, nem todos os gatos são pardos: armando uma perspectiva para ver as artes de ensinar geografias
- Mariana Mizael Pinheiro da Silva, Everardo Paiva de Andrade
- 10.51359/2594-9616.2021.249247
- PDF/A
- O trabalho de campo não é só lazer: um recurso metodológico imprescindível no processo de ensino-aprendizagem em geografia
- Ricardo Chaves de Farias, Alcinéia de Souza Silva
- 10.51359/2594-9616.2021.247524
- PDF/A
- Experiências pedagógicas através do PIBID: relatos e vivências no ensino de geografia
- Mateus Pessetti, Cristian Guilherme Lino
- 10.51359/2594-9616.2021.247880
- PDF/A
- A renovação da geografia: uma contenda em progresso
- João Paulo Morandi Barboza, Carina Alexandra Rondini
- 10.51359/2594-9616.2021.247701
- PDF/A
- Canções libertárias no ensino: a compreensão do sertão nordestino na geografia escolar
- Léon Denis Ferreira Xavier, Christian Dennys Monteiro de Oliveira
- 10.51359/2594-9616.2021.248775
- PDF/A
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.3,, n.3, 2020.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- MONTE SEU MAPA: UMA ATIVIDADE PARA A ALFABETIZAÇÃO CARTOGRÁFICA DE ALUNOS SURDOS
- Tuane Telles Rodrigues, Letícia Ramires Corrêa
- 10.51359/2594-9616.2020.243732
- A LEITURA DE MUNDO A PARTIR DOS MAPAS TEMÁTICOS: ANÁLISE COMPARATIVA DOS MATERIAIS DIDÁTICOS DO BRASIL E DA ESPANHA
- Raiane Florentino
- 10.51359/2594-9616.2020.244787
- GEOGRAFIA E ASTRONOMIA: DIÁLOGOS EM TORNO DA CONSTRUÇÃO DE UMA APROXIMAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Marlon Ronnêr Faedo
- 10.51359/2594-9616.2020.244885
- ESTUDOS DA PAISAGEM NO PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM À CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO NO ENSINO MÉDIO DA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Hudson Nascimento de Sousa Filho, Reges Sodré da Luz Silva Dias
- 10.51359/2594-9616.2020.244935
- A geografia está formando professores de geografia? Uma experiência formativa com o PIBID
- Cleber Abreu Silva
- 10.51359/2594-9616.2020.245794
- ENSINO DO CLIMA E CONTEÚDOS ESCOLARES: PROPOSTAS DIDÁTICAS E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
- Ivamauro Ailton Sousa Silva, Camila Rodrigues Goveia
- 10.51359/2594-9616.2020.245889
- O ENSINO DE CLIMATOLOGIA NA GEOGRAFIA ESCOLAR: O JOGO COMO POSSIBILIDADE PEDAGÓGICA
- Yan Castro Lisboa, Cláudia Aresi, Carina Copatti
- 10.51359/2594-9616.2020.246113
- RECURSOS MULTIDIDÁTICOS PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA NO ENSINO MÉDIO: REFLEXÕES E VIVÊNCIAS DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO
- Nádson Ricardo Leite de Souza, Nathália Rocha Morais, Maria do Socorro Silva Salvador
- 10.51359/2594-9616.2020.246423
- PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL UMA ESCOLA DE ENSINO MUTISSERIADO NA ÁREA DE PROTEÇÃO AMBIENTAL (APA) DO CARIRI – PB.
- Maria do Socorro Silva Salvador, Vinícius Alves Barbosa, Valéria Raquel Porto de Lima
- 10.51359/2594-9616.2020.246427
- Estágio Docente em Geografia e Educação Escolar Indígena: Experiências na Escola Indígena Tatakti Kyikatejê – Aldeia Gavião – Bom Jesus do Tocantins-PA
- Dionel Barbosa Ferreira Júnior, Igor Murilo Andrade Salame, Robson Alves dos Santos, Marcus Vinicius Mariano de Souza
- 10.51359/2594-9616.2020.247365
- ESTUDANTES EGRESSOS DA ESCOLA PÚBLICA NO ENSINO SUPERIOR: UM OLHAR GEOGRÁFICO
- Juliana Nóbrega de Almeida, Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2020.247889
- TORNAR-SE PROFESSOR DE GEOGRAFIA: uma análise à luz da teoria das representações sociais
- Larissa Sousa Mendes
- 10.51359/2594-9616.2020.247977
- UM ESTÁGIO SUPERVISIONADO E SUAS PECULIARIDADES
- Pedro Wallas Soares de Araújo Felix, Mirelle Oliveira Silva, Thiago Félix de Lima
- 10.51359/2594-9616.2020.248061
- A EDUCAÇÃO BRASILEIRA NA MIRA DO CAPITALISMO NEOLIBERAL: UMA BREVE ANÁLISE SOBRE A BNCC E O TRABALHO DOCENTE
- Iago Sales de Paula, Maria da Conceição Marques de Souza, Pollyana Furtado Machado Anute
- 10.51359/2594-9616.2020.247707
- Para aprender a apreender: o papel do estágio de observação no desenvolvimento didático-pedagógico do professor de Geografia
- Maria Edwirges Gomes da Silva, Maria Marta dos Santos Buriti
- 10.51359/2594-9616.2020.246428
- PROPOSTA PARA ELABORAÇÃO DE POLÍTICA DE GESTÃO AMBIENTAL PARA A UNIVERSIDADE ESTADUAL DO PIAUÍ – CAMPUS POETA TORQUATO NETO
- Roselis Ribeiro Barbosa Machado, Francielves Fernandes Macedo, Anderson Gonçalves da Silva, Alexandra Ribeiro Machado
- 10.51359/2594-9616.2020.245743
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.3,, n.2, 2020.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- A LEI 13.415/2017 E O LUGAR DA GEOGRAFIA ESCOLAR NA ESTRUTURA CURRICULAR DO ENSINO MÉDIO
- Paulo Sérgio Cunha Farias
- 10.51359/2594-9616.2020.245116
- ENTRE LIMITES E POSSIBILIDADES DA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Dayana Aparecida Marques Oliveira Cruz
- 10.51359/2594-9616.2020.243768
- “TODO HOMEM TEM DIREITO A INSTRUÇÃO”: UMA ANÁLISE DA EDUCAÇÃO BRASILEIRA ENTRE DÉCADAS SOB O OLHAR DE GILBERTO DIMENSTEIN AOS DIAS ATUAIS
- João Paulo Teixeira Viana
- 10.51359/2594-9616.2020.244389
- A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA A PARTIR DA REFLEXÃO DOCENTE
- Juanice Pereira Santos, Maria Solange Melo de Sousa
- 10.51359/2594-9616.2020.244880
- O PERCURSO FORMATIVO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA: A FORMAÇÃO DA IDENTIDADE PROFISSIONAL DOCENTE
- Carolina Araujo Michielin, Rosa Elisabete Militiz Wypyczynski Martins
- 10.51359/2594-9616.2020.244852
- EXPERIMENTAÇÕES NO ENSINO DE GEOGRAFIA NO CURSO TÉCNICO-INTEGRADO DE COZINHA
- Luan do Carmo da Silva
- 10.51359/2594-9616.2020.244972
- EDUCAR PARA PRESERVAR: EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SAÚDE PLANETÁRIA NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Claudio José dos Santos Júnior, Jackson Pinto Silva
- 10.51359/2594-9616.2020.242973
- EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: A GEOGRAFIA COMO UMA FERRAMENTA DA PRÁTICA INTERDISCIPLINAR
- Helena Maria Beling, Janete Webler Cancelier, Michele Hennig Vestena, josiane Oliveira De Campos
- 10.51359/2594-9616.2020.246196
- ENSINO DE GEOGRAFIA E EXCLUSÃO SOCIAL: BUSCANDO APROXIMAÇÃO ENTRE ENSINO, PESQUISA E EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA
- William Ribeiro Silva, Bruno Pereira Nascimento
- 10.51359/2594-9616.2020.245055
- DA ECONOMIA GLOBAL ÀS FINANÇAS DOMÉSTICAS: TRABALHANDO A EDUCAÇÃO FINANCEIRA NA ESCOLA CIDADÃ INTEGRAL IZAURA FALCÃO DE CARVALHO
- Phellipe Cunha da Silva, Jadson de Jesus Santos
- 10.51359/2594-9616.2020.245064
- Verdades e Fake News: uso da dinâmica de comunicação do WhatsApp no ensino de regiões polares para o ensino superior em Geografia.
- Carina Petsch, Luiz Felipe Velho, Rafaela Mattos Costa, Katia Kellem da Rosa
- 10.51359/2594-9616.2020.242956
- A CIDADE COMO OBJETO DE CONHECIMENTO PARA A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA
- Afonso Vieira Ferreira, Carolina Machado Rocha Busch Pereira
- 10.51359/2594-9616.2020.245976
- OLHARES GEOGRÁFICOS SOBRE A CIDADE: PROPOSTAS METODOLÓGICAS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Gabriel de Miranda Soares Silva, Meire Rose dos Anjos Oliveira
- 10.51359/2594-9616.2020.245332
- O ENSINO DE GEOGRAFIA E A UTILIZAÇÃO DE RECURSOS ICONOGRÁFICOS NA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS SIGNIFICATIVAS
- Gustavo Gomes Barbosa, Thiago Breno de Medeiros Carmo
- 10.51359/2594-9616.2020.246096
- METODOLOGIA DO EDUCAR PELA PESQUISA NA FORMAÇÃO DE DOCENTES DO ENSINO FUNDAMENTAL – ANOS INICIAIS: NA PRÁTICA E POSSIBILIDADES
- Geanne Estevam Silvano Geanne Estevam Silvano, Geovar Miguel dos Santos, Ione Rodrigues Diniz Morais, Tânia Cristina Meira Garcia
- 10.51359/2594-9616.2020.246229
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.3,, n.1, 2020.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- CONTRIBUIÇÕES DO PIBID-GEOGRAFIA PARA A FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES E OS DESAFIOS NO ENSINO DE CARTOGRAFIA
- Louislane Araujo Pinto, Roberto Antero da Silva, Mauricio Ferreira Mendes
- 10.51359/2594-9616.2020.244697
- EXCURSÕES E AULA DE CAMPO EM GEOGRAFIA: UM OLHAR DIFERENTE SOBRE O SEMIÁRIDO
- Thiago dos Santos Dantas, Joel Maciel Pereira Cordeiro
- 10.51359/2594-9616.2020.244684
- GEOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL ANOS FINAIS: UMA ANÁLISE DO ENSINO PÚBLICO E PARTICULAR NO MUNICÍPIO DE PATOS-PB
- Antonio Izidro Sobrinho
- 10.51359/2594-9616.2020.244690
- CONSUMO CONSCIENTE POR MEIO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA
- Leandra de Lourdes Rezende Amaral, Gabriel Gonçalves Arantes, Maria Beatriz Junqueira Bernardes
- 10.51359/2594-9616.2020.244511
- O ENSINO DA GEOGRAFIA NOS ANOS INICIAIS: APROXIMAÇÕES NECESSÁRIAS COM A INFÂNCIA
- Ana Paula Rudolf, Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins
- 10.51359/2594-9616.2020.244358
- A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO DOCENTE EM GEOGRAFIA NA ESCOLA FAMÍLIA AGRÍCOLA JEAN HÉBETTE NO MUNICÍPIO DE MARABÁ/PA
- Gabriel Renan Neves Barros, Alan Bizerra Martins, Kassia Raylene Sousa da Silva
- 10.51359/2594-9616.2020.244375
- O CONHECIMENTO GEOGRÁFICO E AS HISTÓRIAS EM QUADRINHOS: UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO COM MAFALDA
- Magnólia Oliveira Soares, Marluce Silvino
- 10.51359/2594-9616.2020.242294
- LITERATURA DE CORDEL: DESVENDANDO O LUGAR NA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Paulo Adriano Santos Silva, Robertta De Jesus Gomes
- 10.51359/2594-9616.2020.241495
- O ESTÁGIO PARA A FORMAÇÃO DO PROFESSOR-PESQUISADOR EM GEOGRAFIA COM ENFOQUE NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Letícia Ramires Corrêa, Tuane Telles Rodrigues
- 10.51359/2594-9616.2020.241976
- DESENHO E TOPOFILIA: RECURSOS FACILITADORES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM DA CATEGORIA GEOGRÁFICA LUGAR
- Rodrigo Nascimento Bentes, LUIZ AUGUSTO SOARES MENDES
- 10.51359/2594-9616.2020.243360
- A AVALIAÇÃO ESCOLAR E O APRENDIZADO GEOGRÁFICO: UMA REFLEXÃO NECESSÁRIA
- Vanessa Manfio
- 10.51359/2594-9616.2020.243681
- A PROVA NA AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM ESCOLAR: ELEMENTOS CARACTERIZADORES DO INSTRUMENTO DE VERIFICAÇÃO DE APRENDIZAGEM
- Elaine Cristina Medeiros Pereira, Francisca Samara Kizia Bezerra do Nascimento, José do Carmo Filho, Lucas Gabriel Silva, Maria das Lágrimas Leite Minervino, Tânia Cristina Meira Garcia
- 10.51359/2594-9616.2020.243878
- FORMAÇÃO DOCENTE EM GEOGRAFIA SOB A ÓTICA DO ESTADO DO CONHECIMENTO
- Veroneide Maria de Oliveira, Josélia Carvalho de Araújo, Moacir Vieira da Silva
- 10.51359/2594-9616.2020.244777
- A INICIAÇÃO À DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA: UMA PONTE ENTRE EDUCAÇÃO SUPERIOR E EDUCAÇÃO BÁSICA
- Raimunda Aurea Dias de Sousa, Francielma de Souza Gomes
- 10.51359/2594-9616.2020.242577
- PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COM ÊNFASE NA EDUCAÇÃO EM SOLOS
- Oswaldo Palma Lopes Sobrinho, Marlene Sousa Silva, Rosenilde Nogueira Paniago, Vanilda Maria Campos, Álvaro Itaúna Schalcher Pereira, Roselina Aguiar, Luciana Aguiar, Mateus Neri Oliveira Reis
- 10.51359/2594-9616.2020.242807
- PRÁTICA E PRODUÇÃO DE MATERIAIS DIDÁTICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA PARA O ENSINO ESCOLAR A PARTIR DA EXPERIÊNCIA NO ENSINO ACADÊMICO
- Daiane Alencar Silva, Carlos Eduardo Dourado Ramires, Gabriela Ferreira de Souza, Vitor José Ribeiro Amaral Neto, Valdemir Pomerening de Mello Júnior
- 10.51359/2594-9616.2020.242481
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.2,, n.2, 2019.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- FUNDAMENTOS TEÓRICOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO RACIOCÍNIO GEOGRÁFICO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Daniel Rodrigues Silva Luz Neto
- 10.51359/2594-9616.2019.240483
- CONSTRUÇÃO DE GIBI COMO FACILITADOR DO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM GEOGRAFIA
- Ana Cláudia Araújo Diniz, Mircia Ribeiro Fortes
- 10.51359/2594-9616.2019.240721
- O CURRÍCULO EM MOVIMENTO ENQUANTO POLÍTICA PÚBLICA E O ENSINO DE GEOGRAFIA VOLTADO PARA A CIDADANIA E A SUSTENTABILIDADE
- Maria Solange Melo de Sousa, Marília Luíza Peluso
- 10.51359/2594-9616.2019.240743
- PAISAGEM NO ENSINO DE GEOGRAFIA URBANA: OLHARES E VIVÊNCIAS NO CENTRO URBANO DO MUNICÍPIO DE IPIAÚ – BAHIA
- Patrícia Ferreira Silva, Gilmar Alves Trindade
- 10.51359/2594-9616.2019.241464
- A MÚSICA COMO LINGUAGEM DE ENSINO: RELATO DE EXPERIÊNCIA DA UTILIZAÇÃO DA OBRA DE LUIZ GONZAGA
- Henrique Silveira de Farias, Dhayanna Chrystian Silva de França, Bruno Vieira de Andrade
- 10.51359/2594-9616.2019.242067
- REFLEXÕES SOBRE UMA OFICINA DE COSMOGRAFIA E DE ORIENTAÇÃO GEOGRÁFICA: TECENDO RELATOS DE PRÁTICA SOBRE O PIBID GEOGRAFIA UFSM 2018
- Fabiano Dal Ongaro, Maicon Douglas Herber, Natália Lampert Batista
- 10.51359/2594-9616.2019.241418
- GEOGRAFIA ESCOLAR E CURRÍCULO: APORTES DA CONSTRUÇÃO DO SABER GEOGRÁFICO E DOS POSTULADOS ACADÊMICOS
- Gilvan Charles Cerqueira de Araújo, Sidelmar Alves da Silva Kunz
- 10.51359/2594-9616.2019.242168
- GEOGRAFIA: TEORIA E PRÁTICA DOCENTE NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- ARTHUR BRENO STÜRMER
- 10.51359/2594-9616.2019.242188
- EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA, ECOFORMAÇÃO E ECOCIDADANIA: A BUSCA POR UMA SABEDORIA
- Lucas Antônio Viana Botêlho, Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2019.242049
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.2,, n.1, 2019.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- POR UMA EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA TRANSFORMADORA: apontamentos e reflexões a partir dos conceitos de Memória, Lugar e Cidade
- Luiz Eduardo Neves dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2019.240474
- A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS E RECURSOS DIDÁTICO-PEDAGÓGICOS PARA O ENSINO DE GEOGRAFIA
- Ana Cláudia Araújo Diniz, Mircia Ribeiro Fortes
- 10.51359/2594-9616.2019.240719
- ENSINO E CONSTRUÇÃO DO CONCEITO DE PAISAGEM A PARTIR DO RECURSO DIDÁTICO FOTOGRAFIA: UMA REFLEXÃO DO ESTÁGIO DE REGÊNCIA EM GEOGRAFIA
- Sarah Moura Batista dos Santos, Leila Thomaz Melo, Marize Damiana Moura Batista e Batista
- 10.51359/2594-9616.2019.240458
- DO TRADICIONALISMO À POSSIBILIDADE DE SUBVERSÃO: DIÁLOGOS (IM)POSSÍVEIS ENTRE GEOGRAFIA E GÊNERO
- Tâmara Carla Gonçalves Bezerra
- 10.51359/2594-9616.2019.240867
- O CURRÍCULO MÍNIMO DO 6°ANO: PERSPECTIVAS E POSSIBILIDADES NA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Adriana Ferreira da Silva, Rafael de Souza Dias
- 10.51359/2594-9616.2019.240463
- ESPAÇOS NÃO-FORMAIS NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A IMPORTÂNCIA DO OBSERVATÓRIO ASTRONÔMICO ANTARES EM FEIRA DE SANTANA/BA
- Jonathas Jesus dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2019.240473
- EDUCAÇÃO PELA PESQUISA E A APRENDIZAGEM DA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Douglas Vinícius Stumm
- 10.51359/2594-9616.2019.240478
- O USO DE MÉTODOS DIDÁTICOS PARA A COMPREENSÃO DA CARTOGRAFIA NO ENSINO FUNDAMENTAL
- THALES SILVEIRA SOUTO, Gláucia Muniz Silva, Ligian Cristiano Gomes, Ricardo Stedile Neto
- 10.51359/2594-9616.2019.241106
- O USO DO TEATRO DE FANTOCHES SOBRE AS REGIÕES BRASILEIRAS NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA EXPERIÊNCIA DO PIBID/GEOGRAFIA/UFSM 2018
- Natália Lampert Batista, Renata Carvalho Arruda, Michel Vidal Simões, Larissa Bassan, Maurício Pase Leite
- 10.51359/2594-9616.2019.240475
- PLUVIÔMETRO COM GARRAFAS PET´S: ANÁLISE DAS PRÁTICAS METODOLÓGICAS USADAS COM MATERIAIS ALTERNATIVOS COMO FACILITADOR DO ENSINO-APRENDIZAGEM DE CLIMATOLOGIA
- Rodrigo Nascimento Bentes
- 10.51359/2594-9616.2019.240704
- POSSIBILIDADES DIDÁTICAS DA GEOGRAFIA ESCOLAR A PARTIR DA TEMÁTICA DESASTRES NATURAIS
- Leonardo Dirceu de Azambuja, Osmar Rigon
- 10.51359/2594-9616.2019.240880
- EXPERIMENTOS COMO RECURSOS DIDÁTICOS PARA EDUCAÇÃO EM SOLOS NO ENSINO DE GEOGRAFIA
- Jean Oliveira Campos, Jardênio de Oliveira Marinho, Lediam Rodrigues Lopes Ramos Reinaldo
- 10.51359/2594-9616.2019.240694
- A AULA DE CAMPO NO ENSINO DA GEOGRAFIA: EXPERIÊNCIAS COTIDIANAS NA CIDADE PARA CONSTRUÇÃO DE APRENDIZAGENS
- Myrian Cristina Santos de Jesus, Mateus Ferreira Santos
- 10.51359/2594-9616.2019.241728
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.1,, n.3, 2018.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- OS CARTOCAST’s COMO FERRAMENTA PARA O APRENDIZADO CARTOGRÁFICO E O DESENVOLVIMENTO DA DIDÁTICA.
- Tuane Telles Rodrigues, Roberto Cassol
- 10.51359/2594-9616.2018.240477
- ESTÁGIO E ENSINO DE GEOGRAFIA: DESAFIOS NA PERSPECTIVA DA INCLUSÃO.
- Adriano Santos Medeiros, Marluce Silvino
- 10.51359/2594-9616.2018.240470
- CONCEITOS-CHAVE DA GEOGRAFIA EM SALA DE AULA:UMA VIVÊNCIA EM TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Wellington Barbosa Lira
- 10.51359/2594-9616.2018.240469
- O ENSINO DE GEOGRAFIA E AS REDES VIRTUAIS: ATANDO NÓS ENTRE A INFORMAÇÃO E O CONHECIMENTO
- Mateus Ferreira Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240467
- AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS ATRIBUÍDAS AO (SUB)ESPAÇO GEOGRÁFICO ESCOLA NO SÉCULO XXI
- Kinsey Santos Pinto
- 10.51359/2594-9616.2018.240472
- ANÁLISE HISTÓRICA E EPISTEMOLÓGICA DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA: PERSPECTIVAS, IMAGINÁRIO ACADÊMICO-SOCIAL, FASES DA CARREIRA E RACIONALIDADES PARA A PRÁTICA.
- Pedro Luís Mendonça Carvalho, Mário Bezerra Britto Neto, Francisco Kennedy Silva Santos, Marcelo Henrique Melo Rocha
- 10.51359/2594-9616.2018.240471
- A CONTRIBUIÇÃO DA GEOGRAFIA NA PERSPECTIVA DO TRABALHO COMO PRINCÍPIO EDUCATIVO
- Luana Caroline Kunast Polon
- 10.51359/2594-9616.2018.240449
- GEOGRAFIA ESCOLAR E AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM: UMA REFLEXÃO A PARTIR DAS AULAS DE GEOGRAFIA EM UMA ESCOLA PÚBLICA DE SÃO JOÃO DO SABUGI-RN
- Elaine Cristina de Medeiros Pereira, Djanní Martinho dos Santos Sobrinho, Tânia Cristina Meira Garcia
- 10.51359/2594-9616.2018.240468
- Apropriação da Educação Ambiental no Ensino Fundamental nas Aulas de Geografia no Âmbito do Programa Despertar no Município de São Desiderio-BA-Brasil.
- Gersica Linhares dos Santos Flores de Araujo, Robson Soares Brasileiro
- 10.51359/2594-9616.2018.240465
- OS SENTIDOS DO SER PROFESSOR DE GEOGRAFIA EM PROCESSO FORMATIVO
- Laís Rodrigues Campos
- 10.51359/2594-9616.2018.240432
- UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA PARA INTEGRAR SABERES AMBIENTAIS NOS SEXTOS ANOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Natália Lampert Batista, Márcia Silveira Cassol, Tascieli Feltrin
- 10.51359/2594-9616.2018.240459
- Alfabetização Cartográfica no Ensino de Geografia
- José Ricardo Gomes Dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240457
- TENSÕES E POSSIBILIDADES ACERCA DA FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES NO BRASIL: A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA
- Pedro França Vinicius, Juliana Costa Rocha, Luiz Arthur Saraiva
- 10.51359/2594-9616.2018.240466
- PRÁTICA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA NO ENSINO MÉDIO: PRÁXIS NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES/AS EM UMA ESCOLA PÚBLICA ESTADUAL EM ÁREA RURAL DE IGACI/ALAGOAS
- Ricardo Santos de Almeida, Aparecida Mendonça Silva Germano
- 10.51359/2594-9616.2018.240453
- REPRESENTAÇÃO DO ESPAÇO E AS GEOTECNOLOGIAS PARA A GEOGRAFIA ESCOLAR: A LINGUAGEM CARTOGRÁFICA COMO RECURSO PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
- Lineu Aparecido Paz e Silva, WERIK FOLHA NERES
- 10.51359/2594-9616.2018.240452
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.1,, n.2, 2018.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- A GEOGRAFIA ESCOLAR BRASILEIRA: UMA PROPOSTA DE PERIODIZAÇÃO A PARTIR DE DIFERENTES CONCEPÇÕES DIDÁTICAS.
- Nilton Abranches Jr., Renan Caldas Galhardo Azevedo, Larissa Romana de Oliveira Araujo
- 10.51359/2594-9616.2018.240437
- A PESQUISA COMO ESPAÇO DE REFLEXÃO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE GEOGRAFIA
- Valdemira Pereira Canêjo de Andrade, Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240439
- ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO NA FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA: REFLEXÕES SOBRE O PAPEL DA PRÁTICA DE ENSINO PARA A PRODUÇÃO E MOBILIZAÇÃO DE SABERES DOCENTES
- Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240443
- AS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS DOS PROFESSORES DE GEOGRAFIA NA NA CIDADE DE BUENOS AIRES – ARGENTINA
- Clézio dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240438
- QUAL É O LUGAR DO TRABALHO DE CAMPO NAS AULAS DE GEOGRAFIA?
- Bruno Nunes Batista
- 10.51359/2594-9616.2018.240435
- O ESTUDO DO LUGAR A PARTIR DO MAPA MENTAL
- Ronaldo dos Santos Barbosa, Bruno Cezar de Souza Alves
- 10.51359/2594-9616.2018.240448
- PENSANDO A GLOBALIZAÇÃO COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UM RELATO DE PRÁTICA
- Natália Lampert Batista, Tascieli Feltrin, Elsbeth Léia Spode Becker
- 10.51359/2594-9616.2018.240444
- A CARTOGRAFIA ESCOLAR COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA: UMA PROPOSTA DE OFICINAS DIDÁTICAS COM ALUNOS DO ENSINO FUNDAMENTAL
- Guilherme Moreira da Silva, Natália Lampert Batista, Maurício Rizzatti, Roberto Cassol
- 10.51359/2594-9616.2018.240434
- O PROJETO PIBID: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A OFICINA DE ENERGIAS RENOVÁVEIS NA ESCOLA ESTADUAL FRANCISCO IVO CAVALCANTI
- João Paulo Teixeira Viana, Jeam Claude De Souza Gomes, Rebecka de França
- 10.51359/2594-9616.2018.240436
- RECURSOS DIDÁTICOS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA METODOLÓGICA A PARTIR DO SUBPROJETO DE GEOGRAFIA PIBID/UEPB
- DALILA Arruda Nascimento, Josandra Araújo Barreto de Melo, Jonas Marques da Penha
- 10.51359/2594-9616.2018.240445
- EXIBIÇÃO DE FILMES COMO UMA ESTRATÉGIA COMPLEMENTAR NO ENSINO DE GEOGRAFIA: RELATO DE UMA EXPERIÊNCIA
- Willian Magalhães de Alcântara, Lívia Maschio Fioravanti
- 10.51359/2594-9616.2018.240431
- Aplicação de oficinas sobre solos em escolas da educação básica da região metropolitana do Recife
- Manuella Vieira Barbosa Neto, Izabelly Victoria Alves de Oliveira, Deivid Damião Roque de Souza
- 10.51359/2594-9616.2018.240440
- A CIDADE COMO PALCO DA APRENDIZAGEM GEOGRÁFICA: pensar a cidade, conceber a cidadania
- Lorena Alves, Lucas Viana Botelho
- 10.51359/2594-9616.2018.240442
- ESCOLA-TERRITÓRIO: Dinâmica na relação de poder, por meio da construção da territorialização do espaço geográfico
- José Gustavo da Silva MELO, Elisabeth Regina Alves Cavalcanti SILVA, Lucas Soares da SILVA, Neyla Cristiane Rodrigues de OLIVEIRA
- 10.51359/2594-9616.2018.240446
- EDUCAÇÃO, CINEMA E CIDADANIA: a geografia documentada em presídios de Imperatriz – MA
- Allison Bezerra Oliveira, Erica da Silva Pereira
- 10.51359/2594-9616.2018.240447
Revista Ensino de Geografia. Recife, v.1,, n.1, 2018.
- Revista Ensino de Geografia (Recife)
- Artigo Científico
- APROXIMAÇÃO E EMERGÊNCIA PARA UMA POSTURA EMANCIPATÓRIA NO ENSINO DA GEOGRAFIA – BEM-VINDOS À INCERTEZA
- Antônio Carlos Castrogiovanni, Bruno Nunes Batista
- 10.51359/2594-9616.2018.240410
- A CARTOGRAFIA ESCOLAR E O ENSINO FUNDAMENTAL I: LIMITES E POSSIBILIDADES
- Paulo Sérgio Cunha Farias
- 10.51359/2594-9616.2018.240411
- A TEMÁTICA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS NA EDUCAÇÃO BÁSICA
- Cecília Augusta Figueiredo da Rocha
- 10.51359/2594-9616.2018.240412
- A FOTOGRAFIA COMO RECURSO MEDIÁTICO NO ENSINO DE GEOGRAFIA: A PAISAGEM URBANA EM MÚLTIPLOS OLHARES E CONVERGÊNCIAS
- Itállo Fernando de Freitas Silva, Leonardo Lima da Silva, Valdemira Pereira Canêjo
- 10.51359/2594-9616.2018.240413
- AS REPRESENTAÇÕES E O SABER-FAZER DOCENTE PARA A PAISAGEM URBANA NOS ESTÁGIOS CURRICULARES SUPERVISIONADOS EM GEOGRAFIA
- Marlene Macário de Oliveira, Francisco Kennedy Silva dos Santos
- 10.51359/2594-9616.2018.240414
- ASPECTOS DO SENSORIAMENTO REMOTO APLICADO AO ENSINO BÁSICO DA GEOGRAFIA
- Gustavo Marques Borges, Admilson da Penha Pachêco
- 10.51359/2594-9616.2018.240415
- DO DISCURSO À PRÁTICA PEDAGÓGICA NO CURSO DE GEOGRAFIA DO CAMPUS I DA UNEAL
- Maria do Carmo Duarte de Freitas
- 10.51359/2594-9616.2018.240416
- EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA E RACIONALIDADE PEDAGÓGICA: O ENSINO PELA PESQUISA EM SITUAÇÃO SITUDA
- Francisco Kennedy Silva dos Santos, Jacques Therrien
- 10.51359/2594-9616.2018.240417
- EDUCAÇÃO E TERRITÓRIO: UMA MIRADA DESDE DA LUTA DE CLASSES
- Alexandre Peixoto Faria Nogueira
- 10.51359/2594-9616.2018.240418
- ESTABELECENDO DIÁLOGOS ENTRE A ECOCIDADANIA E A EDUCAÇÃO GEOGRÁFICA: CONVERGÊNCIAS COM EDUCAÇÃO AMBIENTAL
- Lucas Antônio Viana Botêlho
- 10.51359/2594-9616.2018.240419
- FORMAÇÃO DE PROFESSORES E A INDISSOCIABILIDADE TEORIA E PRÁTICA: REFLEXÕES SOBRE A EXPERIÊNCIA DO ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM GEOGRAFIA
- Jeferson de Souza da Silva, Anízia Conceição Cabral de Assunção Oliveira
- 10.51359/2594-9616.2018.240420
- GÊNESE, DESENVOLVIMENTO E PERSPECTIVAS DA CARTOGRAFIA ESCOLAR NO BRASIL
- Ronaldo dos Santos Barbosa
- 10.51359/2594-9616.2018.240421
- O BRASIL E AS GEOGRAFIAS DO MEDO: DA BARBÁRIE A PREMÊNCIA DE UMA NOVA PAIDÉIA
- José Alcindo de Sá
- 10.51359/2594-9616.2018.240422
- O CONHECIMENTO CARTOGRÁFICO NA EPISTEMOLOGIA DA GEOGRAFIA ESCOLAR
- Paulo Roberto F. de Abreu e Silva, Antônio Carlos Castrogiovanni
- 10.51359/2594-9616.2018.240423
- CONTRIBUIÇÕES FORMATIVAS DO PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) NA DOCÊNCIA EM GEOGRAFIA
- Josias Ivanildo Flores de Carvalho, Francisco Kennedy
- 10.51359/2594-9616.2018.240424
- USO DAS TECNOLOGIAS E DA CARTOGRAFIA NO ENSINO EM GEOGRAFIA
- Filipe Mateus Lima Guimarães Trindade
- 10.51359/2594-9616.2018.240425
O livro didático de geografia e os desafios da docência para a aprendizagem | Maria Ivaine Tonini
1 INTRODUÇÃO
A obra é organizada predominantemente por professores vinculados ou que já possuíram vínculo com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, como Ivaini Maria Tonini, Lígia Beatriz Goulart, Roselane Zordan Costella e Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins, além de Manoel Martins de Santana Filho, professor na Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro.
Como o próprio título indica, o conteúdo do livro não pretende apresentar receitas prontas para o trabalho com livros didáticos, mas nos leva a refletir sobre o papel desse recurso didático na prática docente em Geografia, de forma a contribuir no processo de ensino-aprendizagem. A obra é dividida em três blocos, cujos artigos são descritos a seguir. Leia Mais
A cartografia no ensino de geografia: a aprendizagem mediada | Mafalda Francischett
1 INTRODUÇÃO
Este texto apresenta a síntese da obra intitulada “A cartografia no ensino de Geografia”, resultado da tese de doutoramento da Professora Mafalda Nesi Francischett. A tese foi defendida em 2004, no Programa de Doutorado em Geografia da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade Estadual Paulista, campus de Presidente Prudente. A temática pesquisada foi o ensino de Cartografia por meio de maquetes no curso de Geografia. Desenvolveu a pesquisa por meio da pesquisa-ação, que permitiu à pesquisadora envolver-se com o trabalho, analisar, avaliar e refletir enquanto os caminhos da pesquisa se delineavam. O é de obra grande importância pelo método de pesquisa – pesquisa-ação – que evidencia o comprometimento da autora com o processo formativo de professores para a educação básica e também porque aborda a importância da Cartografia como ciência que, aliada à Geografia, tem grande potencial para o ensino da espacialidade.
O objetivo central da pesquisa foi evidenciar como, por meio da maquete, se pode ensinar os conceitos fundamentais da Cartografia, de tal modo que o processo de aprendizagem se torne significativo e se reverta em apropriações conceituais para os estudantes. Leia Mais
Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro | Edgar Morin
Para a educação do futuro exige-se enfrentar os problemas que para o autor, “são ignorados ou esquecidos”. Para os educadores, há a preocupação de como transmitir conhecimentos dentro de uma estrutura social hierarquizada e em permanente transformação. É um desafio para eles lidar com os novos saberes que a sociedade moderna exige e que contribuição terá estes novos saberes na educação do futuro.
Em sua análise, o autor evidencia a sociedade contemporânea e como as diferentes maneiras de articular dentro do universo escolar uma formação mais humana, vinculando os conhecimentos antigos, modernos e contemporâneos não excluindo os aparelhos eletrônicos, que tantas benesses trouxeram para a formação intelectual do homem deste novo século. O autor expõe também, nesta obra, a velocidade e a eficiência com que as informações são divulgadas aos quatro cantos do continente e como são dimensionados os processos de controle e articulação de bases sólidas na transmissão de conhecimentos que seriam universais com interesses da maioria. Leia Mais
Maneiras de Ler Geografia e Cultura | A. L. Heidrich, B. P. da Costa e C. L. Z. Pirez
O estudo das representações abre caminhos para uma análise do mundo de interações que ocorrem no cotidiano. Esse categorial quebra paradigmas, pois ao invés de uma análise do ser no espaço, torna imprescindível a compreensão do ser enquanto espaço. É a chamada Geografia Cultural que surge nesse contexto, uma geografia dos sentidos, dos significados, das representações.
Para Gil Filho (2005, p. 54) “uma Geografia das Representações é uma Geografia do conhecimento simbólico”. Atualmente a Geografia acadêmica tem promovido ampla discussão, pautada em inúmeras pesquisas que entrelaçam por caminhos das distintas áreas do conhecimento. Leia Mais
Ensino da Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas | Vicente de Paula Leão e Inêz Aparecida de Carvalho
A obra Ensino da Geografia e Mídia: linguagens e práticas pedagógicas dos autores Vicente de Paula Leão e Inêz Aparecida de Carvalho Leão traz reflexões sobre a utilização de textos mediáticos no ensino de geografia, a partir de uma pesquisa de campo realizada através de questionários e observações de vídeos feitos com professores em escolas publicas e privadas nos Estados de Minas Gerais e São Paulo. A obra explora os aspectos ligados à aplicação desse recurso em sala da aula, avaliando suas vantagens e desvantagens e fazendo reflexões sobre o ensino de geografia e a prática docente. Apresentaremos o livro conforme sua organização, a introdução, posteriormente seus capítulos e as considerações finais, finalizaremos destacando pontos importantes, tecendo criticas e sugestões.
A introdução do livro de Vicente de Paula apresenta quais os pontos serão discutidos ao longo da obra, indica que sua investigação surgiu de uma preocupação, sobre como o recurso midiático esta sendo utilizado nas aulas de geografia pelo docente, destacando as dificuldades que os professores possuem em relacionar esses recursos com a própria ciência geográfica e principalmente a ausência de mediação entre o texto midiático e o ensino em sala de aula. Entre seus procedimentos metodológicos, utilizou a pesquisa de campo com questionário com aspectos quantitativos e qualitativos e filmagens de aulas de geografia onde os professores utilizavam o recurso midiático. Leia Mais
Geografia no Ensino Fundamental I | Janine Lessann
A Geografia nas séries iniciais do ensino fundamental ainda apresenta algumas dificuldades para o amplo desenvolvimento do processo ensino-aprendizagem, pois as carências impedem a ampliação de práticas educativas voltadas exclusivamente para o ensino de Geografia, tais problemas originam-se da formação não específica para o professor das séries iniciais, poucos trabalhos de pesquisa desenvolvidos se preocupam com o material pedagógico e didático direcionado para uma Geografia cognitivista. Compreendemos os méritos desta Geografia, mas também apontamos os problemas, já que essa Geografia matematiza e geometriza o espaço geográfico, confundindo o mesmo como espaço geométrico.
A obra “Geografia no Ensino Fundamental I” da professora Janine Lessann é uma contribuição a organização das atividades escolares para o ensino de Geografia; assim, elenca inúmeras atividades e expectativas quanto às aplicações e os resultados destas. Os méritos desta obra justificam-se pela busca da orientação pedagógica e geográfica para a promoção do ensino especializado por meio de teorias, atividades práticas e orientações pedagógicas e didáticas. A obra é composta por 11 capítulos (1 – Ensinar no século XXI; 2 – Geografia na Escola; 3 – Construção Conceitual; 4 – Proposta de organização curricular para os cinco anos do Ensino Fundamental I; 5 – Formas de Avaliação; 6 – Construção do Conhecimento; 7 – Metodologia para a pesquisa no Ensino Fundamental I, 8 – Habilidades para trabalhar com dados geográficos; 9 – Recursos didáticos; 10 – Exercícios e 11 – Correções dos exercícios). O livro está bem estruturado, com sequências detalhadas e organizado de maneira didática. Os capítulos foram organizados para atender a formação ineficiente de professores do Ensino Fundamental I, proporcionando aos leitores a compreensão, na concepção teórica da autora, do que seja Geografia. Leia Mais
Geografia: práticas pedagógicas para o ensino médio | Nelson Rego, Antonio Carlos Castrogiovanni e Nestor André Kaercher
O livro é uma coletânea que reúne quatorze autores do Rio Grande do Sul, a maioria ligada à Universidade Federal daquele Estado (UFRGS), seja como docentes do Departamento de Geografia ou da Faculdade de Educação, casos dos três organizadores da obra, seja como egressos do curso de Licenciatura em Geografia ou de programas de pós-graduação em Geografia, Educação ou Geociências, alguns quando ainda mestrandos ou doutorandos. Vários desses autores atuavam também em outras instituições gaúchas de ensino superior (PUC-RS, Universidade Luterana do Brasil-Canoas-RS, Universidade Regional do Noroeste do Rio Grande do Sul/Unijuí, Faculdade Cenesista de Osório-RS e Fundação Universitária de Rio Grande-RS), ou fundamental e médio em escolas públicas ou privadas.
Mais que a origem geográfica dos autores, esse dado confirma a constituição de um grupo de educadores geógrafos do Rio Grande do Sul que nos últimos anos tem contribuído com uma produção significativa sobre ensino de geografia, com várias obras individuais e coletivas publicadas. Leia Mais
Repensando a Geografia Escolar para o Século XXI | José William Vesentini
O livro lançado em 2009 pelo professor Vesentini é uma contribuição importante para pensarmos o papel do ensino de Geografia e da própria ciência geográfica, pois o texto aponta elementos críticos que nos fazem refletir quanto à atualidade e as projeções desta ciência no cotidiano escolar.
Compõem o livro três capítulos, prefácio, perguntas feitas ao autor (faqs) e considerações finais. O primeiro capítulo, “Introdução: uma apologia do ensino de Geografia… e da história, da sociologia, da filosofia, da educação física e artística”, tece críticas necessárias às mudanças que ocorreram na escola nos últimos anos. Destaca como um dos problemas, principalmente no estado de São Paulo, a inferiorização de todas as disciplinas escolares como “auxiliares” para o ensino da matemática e da língua portuguesa. Sublinha ainda como problema a aprovação automática e a opção por uma política educacional vinculada aos interesses do Banco Mundial. O autor compara as mudanças na educação escolar no Brasil com as que ocorreram nos Estados Unidos no governo Bush a partir da legislação “No Child Left Behind Act” (Nenhuma Criança Deixada para Trás) em 2001, que priorizou a subtração dos conteúdos científicos em detrimento dos conteúdos conservadores e de explicação bíblica. Também essa legislação tornava obrigatório aos alunos fazerem testes, os quais comparavam e qualificavam as escolas por esses resultados. Leia Mais