História da Historiografia. Ouro Preto, v.15, n.40, 2022.
Expediente
Artigo original
- A history of sport historiography in BrazilProceedings of the Brazilian Congress of Sport History, Leisure, and Physical Education (1993-2016)
- Tony Honorato
- PDF (English)
- Notes on Ernest Nagel’s Philosophy of HistoryHistorical Determinism Revisited
- Alexander Maar
- PDF (English)
- Texto, contexto y marcouna propuesta metodológica para el estudio del pensamiento político con una crítica a la lectura orientalista de Karl Marx
- Víctor García Alemán, Nira Santana Montañez
- PDF (Español (España))
- Os lusíadas, 450 anos depoishipóteses de leitura
- Cleber Vinicius do Amaral Felipe
- Aristóteles e a História dos animaisa questão do antropocentrismo entre zoologia e ética
- Thiago do Amaral Biazotto
- A crítica de Reinhart Koselleck à primazia hermenêuticaum outro olhar sobre a controvérsia com Hans-Georg Gadamer
- Gabriel Barroso Vertulli Carneiro
- A historiografia antiga e a consciência do método da investigação históricauma leitura das Histórias de Políbio de Megalópolis
- Dyel da Silva, Dominique Santos
- pyHDB – Ferramenta Heurística para a Hemeroteca Digital Brasileirautilizando técnicas de web scraping para a pesquisa em História
- Eric Brasil
Parecer
- O que é uma ferramenta historiográfica?
- Pedro Telles da Silveira
- Lista de pareceristas
- Lista de Pareceristas
Apoiadores
Publicado: 2022-12-31
Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.5, n.11, 2022.
- DOI: http://dx.doi.org/10.5380/rhhe.v5i11
Dossiê – Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX - Sumário
- Expediente
- Revista de História e Historiografia da Educação
- 1
- Dossiê Temático
- Apresentação – Dossiê “Formas de ensinar e aprender: culturas e disciplinas escolares na transição entre os séculos XIX e XX”
- Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
- 2-6
- Do modelo de formação de educadoras às práticas de educação infantil em Portugal na passagem do século XIX para o XX
- Margarida Louro Felgueiras, Juliana Martins da Rocha
- 7-35
- Entre mapas, globos, sólidos, cadeiras e relógio: objetos para as aulas do Lyceu de Sergipe (1848-1851)
- João Paulo Gama Oliveira, Rosemeire Marcedo Costa, Eva Maria Siqueira Alves
- 36-63
- A história ensinada na Bahia da Primeira República
- Antonieta Miguel, Solyane Silveira Lima
- 64-94
- Antônio Pacífico Pereira e a myopia como hygiene escolar do corpo infantil (1876-1881)
- Ione Celeste Jesus de Souza
- 95-114
- Instituições educativas e embates político-pedagógicos: a construção da escola no Ceará
- Maria Juraci Maia Cavalcante, José Wagner de Almeida
- 115-146
- Intersecções entre a formação da profissionalidade docente e a intelectualidade
- Simone Dias Cerqueira de Oliveira
- 147-173
- Aprender “a ser mais homem”: uma verdade inventada no complexo processo de aprendizagem
- Maria Zélia Maia de Souza
- 174-194
- As enfermeiras-visitadoras em Sergipe e a difusão de saberes para o cuidado em saúde (1931-1939)
- Kelly Cristina Resende Rocha, Simone Silveira Amorim, Vera Maria dos Santos
- 195-220
- Documentos
- Carta do professor Cincinato Ricardo Pereira Franca do ano de 1918
- Ladjane Alves Sousa
- 221-229
- Fluxo Contínuo
- A renovação da educação brasileira à luz das ideias pedagógicas de Anísio Teixeira
- Vinícius dos Santos Moreira, Carlota Boto, Elisabete dos Santos Freire
- 230-250
- As representações sociais das professoras na Revista do Ensino do Rio Grande do Sul (1969-1976)
- Juliana Collares da Silva, Alessandro Carvalho Bica
- 251-276
- Resenhas
- O educador e seus tempos – Investigações e percursos
- Carolina Cechella Philippi
- 277-282
- História da historiografia e profissionalização do ofício no Brasil
- Tiago Conte
- 283-289
Uma introdução à história da historiografia brasileira (1870-1970) | Thiago Lima Nicodemo, Pedro Afonso Cristovão dos Santos, Mateus Henrique de Faria Ferreira
Dividido em cinco capítulos, Uma introdução à História da Historiografia Brasileira (1870-1970), escrito por Thiago Lima Nicodemo, Pedro Afonso Cristovão dos Santos e Mateus Henrique de Faria Ferreira, avalia as transformações na escrita da história no Brasil e o processo de especialização do ofício de historiador no período. Esse processo se deu em pelo menos dois aspectos conjuntos, tanto por uma lenta distinção dos estudos históricos em relação a outros campos quanto pelo advento das universidades como locais de produção histórica especializada. Ao mesmo tempo, observa-se que a profissionalização do ofício apresentava questões que iam além de um âmbito acadêmico, como os usos da história na análise da sociedade e de seus problemas, o que deveria tornar a história relevante para o futuro. Sem pretender apresentar a “formação”, os “momentos decisivos” ou um cânone da historiografia brasileira, os autores do livro analisam como se deu sua modernização no país, em um processo que esteve longe de ser uma simples apropriação de matrizes exteriores, sobretudo europeias (p.9). Leia Mais
Fernando de Azevedo em releituras – sobre lutas travadas/ investigações realizadas e documentos guardados | José Cláudio Sooma, Diana Gonçalves Vidal, Rachel Duarte Abdala
A reiterada presença de Fernando de Azevedo como fonte e objeto de investigação para a História da Educação é inquestionável. Todavia, uma nova publicação a seu respeito se propôs a revisitar sua atuação e obra, situando-a no debate historiográfico. Trata-se, pois, do livro “Fernando de Azevedo em releituras – sobre lutas travadas, investigações realizadas e documentos guardados”, de autoria de José Cláudio Sooma Silva, Diana Gonçalves Vidal e Rachel Duarte Abdala. A publicação organizou-se em três partes, sendo que cada uma delas operou com um recorte e objeto diferente sem perder de vista o sujeito estudado. Para além das análises apresentadas, todos os capítulos trazem como anexos transcrições, ferramentas de pesquisa, textos expositivos, dentre outros. Nesse sentido, faz o duplo esforço de tomar o professor e sua atuação como objeto sem deixar de olhar para o já consolidado compilado de pesquisas e documentos a seu respeito. Opera, portanto, como referência bibliográfica e como possível roteiro de pesquisa. Leia Mais
Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.4, n.10, 2020.
FLUXO CONTÍNUO
- As Lettres de Cachet e os Psicodiagnósticos de sujeitos com problemas de aprendizagem de escrita em língua materna / The Lettres de Cachet and the Psychodiagnostics of subjects with problems to learning of writing in maternal language
- Monica Filomena Caron
- Um estudo do currículo de História da Escola Normal da Corte (1880-1889) / A study of the curriculum of History at the Escola Normal da Corte (1880-1889)
- Luciana de Rezendes Ferreira da Silva
- Escola, catequese e formação de professores: os missionários orionitas e a catolicização do antigo extremo norte de goiás por intermédio da educação, 1950-1960 / School, catechesis and teacher formation: the orionite missionaries and the catholicization of the old far Northern Goiás through education, 1950-1960
- Raylinn Barros da Silva
- Relatos de uma alfabetizadora: experiências que a história não conta / Reports of a literacy: experiences that the history does not tell
- Michel Francisco Lins, Rosane Toebe Zen
- Condições de trabalho, formação e imagens sociais: história da profissão docente no Piauí (1961-1971) / Working conditions, training and social imagens: history of the teaching profession in Piauí (1961-1971)
- Jane Bezerra de Sousa, Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti, Thais Batista Rabelo
- Atributo de alma e coração praticado: a voz de Riva Bauzer na formação do adminitrador público (EBAP, 1965-1970) / Attribute of soul and practiced heart: the voice of Riva Bauzer in the formation of the public adminitrator (EBAP, 1965-1970)
- Laura Henrique Corrêa, Aline Lourenço de Oliveira
- O Colégio Estadual Mário de Andrade: da criação à consolidação como intituição pública de ensino secundário em Francisco Beltrão-PR (1964–1982) / The State College Mário de Andrade: from creation to consolidation as a public institution os secondary education in Francisco Beltrão-PR (1964–1982)
- Alisson Fernando Severgnini, André Paulo Castanha
- A constituição da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Pastor Antônio Nunes de Carvalho no município de Alto Rio Novo/ES (1986-2017) / The constitution of the Elementary and Secondary Education State School Pastor Antônio Nunes de Carvalho in the municipality of Alto Rio Novo/ES (1986-2017)
- Rainei Rodrigues Jadejiski, Miriã Lúcia Luiz
- História, narrativa e ensino: diálogos, limites e possibilidades de uma reflexão teórica / History, narrative and education: dialogues, limits and possibilities of a theoretical reflection
- Erinaldo Vicente Cavalcanti
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.9, 2019.
FLUXO CONTÍNUO
- O negro enquanto sujeito na História da Educação: as contribuições de uma nova abordagem historiográfica e uma perspectiva de análise para o estado-nação imperial / The black as a subject in the Hstory of Education: the contributions of a new historiographic approach and an analysis perspective for the state-imperial nation
- Priscilla Verona
- Presidentes e inspetores: a instrução pública na província do Espírito Santo (1861-1864) / Presidents and inspectors: the public instruction in the province of Espírito Santo (1861-1864)
- Rodrigo da Silva Goularte
- A ligação do Dr. Astrogildo César de Azevedo na caminhada das irmãs franciscanas (Santa Maria/RS, 1900) / The relationship of Dr. Astrogildo César de Azevedo on the walk of the Franciscan sisters (Santa Maria/RS, 1900)
- Géssica Marques Moraes
- O atendimento à infância rio-grandina como medida de segurança à população da cidade (1900 a 1980) / The rio-grandina health care as a safety measure to the city population (1900-1980)
- Juliana Diniz Gutierres Borges
- Missão Francesa na USP (1934 e 1954): dois acontecimentos, dois recortes / USP French Mission (1934 and 1954): two events, two time cuts
- Névio de Campos
- Condiciones históricas para la formación de maestros de Biología: un acercamientos a la segunda mitad del siglo XX en Colombia / Historical conditions for the Biology teacher’s training: an approaches to the second half of the twentieth century in Colombia
- Deysi Liseth Serrato
- A disciplina Estudo de Problemas Brasileiros (EPB) na Universidade Federal de Viçosa (UFV): em foco o projeto educacional do regime civil-militar para as universidades brasileiras / The discipline Brazilian Problems Study (EPB) in the Federal University of Viçosa (UFV): in focus of the educational project of the civil-military regime for brazilian univesrsities
- Caio Corrêa Derossi, Joana D’Arc Germano Hollerbach, Alvanize Valente Fernandes Ferenc
- Evolução e condições do trabalho docente no Brasil do século XX / Evolution and conditions of teaching work in Brazil of the twentieth century
- Daniel Stockmann
RESENHAS
- Da cadeira ao banco: escola e modernização (séculos XVIII–XX)
- Bruno Bernardes Carvalho
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.8, 2019.
FLUXO CONTÍNUO
- Canções populares e o sentimento de missão educadora: Juvenal Galeno no contexto do romantismo brasileiro / Popular songs and the feeling of educational mission: Juvenal Galeno in the context of Brazilian romantism
- João Batista Andrade Filho, Francisco Ari de Andrade
- A trajetória histórico-educativa da instrução pública na cidade do Rio Grande (1845-1857) / The historical-educational trajectory of public instruction in the city of Rio Grande (1845-1857)
- Elomar Antonio Callegaro Tambara, Vanessa Barrozo Teixeira Aquino, Eduardo Arriada
- Instruir e educar: o projeto educacional implantado no Grupo Escolar de Igarapé-Miri, Pará: 1904-1912 / Instruct and educate: the educational project implemented in the school group of Igarapé-Miri, Pará: 1904-1912
- Marinaldo Pantoja Pinheiro, Maria do Perpétuo Socorro Gomes de Souza Avelino de França
- Educação popular feminina: uma análise em Enrique Dussel sobre a libertação da mulher em meios rurais na primeira metade do século XX / Female popular education: an analysis in Enrique Dussel on liberation woman in rural media in the first half of the 20th Century
- Paula Simone Busko
- “É sempre de utilidade pública qualquer medida que venha estimular as iniciativas em prol do desenvolvimento do ensino”: ação pública e particular na escolarização de Porto Alegre/RS (1897-1942) / “It is always of public utility any measure that stimulates the initiatives in favor of development of educational services”: public and particular action in the schooling of Porto Alegre (1897-1942)
- Natália de Lacerda Gil, Carine Ivone Popiolek
- Saberes e fazeres na formação do professor de história: o processo de ensino-aprendizagem através das ações do PIBID em uma escola pública de Montes Claros/MG / Know and do in the formation of the history teacher: the teaching-learning process through the actions of PIBID in a public school in Montes Claros/MG
- Leonara Lacerda Delfino
- Religião, educação e política na trajetória intelectual do padre Paul-Eugène Charbonneau / Religion, education and politics in the intellectual trajectory of priest Paul-Eugène Charbonneau
- Bárbara da Silva Santos, Evelyn de Almeida Orlando
- Possibilidades teóricas para o estudo da comunicação e da imprensa: diálogos com a História Cultural e a História da Educação / Theoretical possibilities for the study of communication and the press: dialogues with Cultural History and the History of Education
- Cláudio de Sá Machado Jr.
- Perspectivas históricas da informática educativa no Brasil / Historical perspectives of educational data processing in Brazil
- Alcione José Alves Bueno, Silvio Luiz Rutz da Silva
- Memórias postadas, histórias compartilhadas: a educação rondoniense nas páginas do Facebook / Posted memories, shared stories: Rondonian education on the Facebook pages
- Robson Fonseca Simões
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.3, n.7, 2019.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
DOSSIÊ TEMÁTICO
- Apresentação do dossiê “Cultura e educação na América Portuguesa” / Presentation of the dossier “Culture and education in Portuguese America”
- Ana Cristina Pereira Lage
- Documento, interpretação e representação: os anos iniciais da Casa de Oração do Vale de Lágrimas, Vila de Minas Novas, 1754 / Document, interpretation and representation: the initial years of the Casa de Oração do Vale de Lágrimas, Vila de Minas Novas, 1754
- Ana Cristina Pereira Lage
- A crítica a “tudo quanto apresenta um caráter de fabuloso” nas memórias de Alexandre Rodrigues Ferreira redigidas na viagem filosófica (1783-1792) / The critique of “all that presents a character of fabulous” in the memoirs of Alexandre Rodrigues Ferreira written in the philosophical journey (1783-1792)
- Breno Ferraz Leal Ferreira
- Política, instrução pública e civilização: um exercício de pesquisa a partir dos relatórios dos presidentes da província de Minas Gerais / Politics, public instruction and civilization: a research practice from the raports of Minas Gerais province presidents
- Danilo Araújo Moreira
- O perfeito pedagogo: análise de um manual pedagógico português que ensinava regras de civilidade e de urbanidade cristã (Portugal, século XVIII) / The perfect pedagogue: analysus of a portuguese pedagogical manual that teaters rules of civility and christian urbanity (Portugal, 18TH Century)
- Fernando Cezar Ripe
- Educação em oração: os processos educativos não escolares na Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará – Século XVIII e XIX / Education in prayer: non-scholar educational processes in Vila Real de Nossa Senhora da Conceição de Sabará – XVIIIth AND XIXth Centuries
- Leandro Gonçalves de Rezende
- Entre livres e cativos: aprendizagem de ofício mecânico na Vila Real do Sabará (1735-1829) / Between free and slaves: the learning of artesanal in Vila Real do Sabará (1735-1829)
- Ludmila Machado Pereira de Oliveira Torres
- Educação e Filosofia Moral na obra do padre Teodoro de Almeida (1722-1804) / Education and Moral Philosophy in the work of priest Teodoro de Almeida (1722-1804)
- Patrícia Govaski
- Práticas educativas das elites coloniais da Capitania de Minas Gerais, século XVIII. Desafios metodológicos / Educational practices of the colonial elites of the capitania de Minas Gerais, 18th Century. Methodological challenges
- Talítha Maria Brandão Gorgulho
- A devoção mercedária e o associativismo leigo no setecentos mineiro / The “Nossa Senhora das Mercês” devotion and the lay associationism on the XVIII Century at Minas Gerais
- Vanessa Cerqueira Teixeira
FLUXO CONTÍNUO
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.6, 2018.
- Cláudio Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
FLUXO CONTÍNUO
- Esclarecimento e educação em Immanuel Kant (1724-1804) / Enlightenment and education in Immanuel Kant (1724-1804)
- Karine Biasotto
- A “fonte da felicidade”: a instrução pública na província do Espírito Santo (1833-1844) / The source of hapiness: public instruction in the province of Espírito Santo (1833-1844)
- Rodrigo da Silva Goularte
- A Escola Americana de Curitiba (1891-1930): uma filial da Escola Americana de São Paulo / The American School of Curitiba (1891-1930): a branch of the American School of São Paulo
- Ivanilson Bezerra Silva
- Deutsche Schule urbana – Collegio Allemão de Pelotas na rota da Verein Für das Deutschtum im Ausland (V.D.A.), 1921-1925, 1933 / Urban Deutsche Schule – German College of Pelotas on the Verein Für das Deutschtum im Ausland (V.D.A.) Route, 1921-1925, 1933
- Maria Angela Peter da Fonseca, Elomar Antonio Callegaro Tambara
- Cometendo os erros do passado: a experiência do Holocausto no aprendizado escolar / Making the mistakes of the past: the Holocaust experience in school learning
- Gustavo Feital Monteiro
- A história entre a escola “tradicional” e a escola “nova”: os manuais de didática da CADES / The history between the “tradicional” school and the “new” school: CADES’ textbooks
- Osvaldo Rodrigues Junior
- Ensino de Geografia e a Doutrina da Queda (1943-1970) / Geography teaching and the Doctrine of the Fall (1943-1970)
- Bruno Nunes Batista
- A constituição do Sistema Municipal de Educação de Mesquita (RJ): uma identidade em construção / The constituition of the municipal education system of Mesquita (RJ): an identity under construction
- Adriena Casini da Silva
- Educação em alternância: outras lógicas para a educação no campo / Education in alternation: other logics for education in the field
- Simone da Silva Ribeiro, Darieli Daltrozo Ilha, Dileno Dustan Lucas de Souza
- Resonancias entre Arte y Biología como posibilidad de reescribir la historia de las prácticas educativas contemporáneas / Resonances between Art and Biology as possibility of rewrite the history of contemporary educational practices
- Claudia Janneth Jaramillo Sánchez
RESENHAS
- Escolas italianas no Rio Grande do Sul: pesquisas e documentos
- Cassiane Curtarelli Fernandes
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.5, 2018.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
FLUXO CONTÍNUO
- A coluna “Chronica da Moda” de Mariana Coelho: educação e emancipação feminina em debate (Curitiba – 1901) / Mariana Coelho’s column Chronica da Moda: feminine education and emancipation under discussion (Curitiba – 1901)
- Alexandra Padilha Bueno
- Métodos, debates e projetos: as atuações do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro na educação (1900-1930) / Methods, debates and projects: the activities of the Brazilian Historical and Geographical Institute in education (1900-1930)
- Thaís de Melo
- Vou aprender a ler pra ensinar meus camaradas: associativismo negro e educação no pós-abolição / I will learn to read to teach my comrades: black associativism and post-abolition education
- Jonatas Roque Ribeiro
- A arte como ferramenta de educação popular na Reforma da Instrução Pública do Distrito Federal-RJ (1927-1930) / Art as a tool for popular education in the Reform of the Public Instruction of the Federal District-RJ (1927-1930)
- José Roberto Pereira Peres
- Cultura escolar nos cadernos de um professor de escola rural (Corralito-MT, 1930 a 1960) / Presence of school culture in a teacher’s notebooks of rural school (Corralito-MT, 1930-1960)
- Kênia Hilda Moreira, Luzia Aparecida Morais Dutra
- História do Brasil como saber escolar nos livros didáticos dos exames de admissão ao Ginásio (1931-1971) / History of Brazil as school knowledge in the textbooks of middle school entrance exams (1931-1971)
- Cristiani Bereta da Silva
- Uma atuação ocultada: Joel Martins no Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (1956-1959) / A hidden role: Joel Martins at Centro Regional de Pesquisas Educacionais de São Paulo (Regional Center for Educational Research of São Paulo) (1956-1959
- Samir Ahmad dos Santos Mustapha
- Das escolas de aprendizes e artífices; dos patronatos e escolas agrícolas à criação e impactos do IFSULDEMINAS / From the schools of apprentices and craftsmen; from employers and agricultural schools to the creation and impacts of IFSULDEMINAS
- Paulo Roberto Ceccon, Sônia Aparecida Siquelli
- A historiografia da educação brasileira a partir da leitura de periódicos científicos especializados: RBHE e HISTEDBR On Line (2000-2010) / The historiography of brazilian education from the reading of specialized scientific magazines: RBHE and HISTEDBR On Line (2000-2010)
- Sauloéber Tarsio de Souza
- História da educação na Amazônia brasileira: um balanço historiográfico recente / History of education in the brazilian Amazon: a recent historiographic balance
- Rafaela Paiva Costa, Felipe Tavares de Moraes
RESENHAS
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.2, n.4, 2018.
FLUXO CONTÍNUO
- Os intelectuais românticos brasileiros e o discurso educacional em sintonia com a filosofia da educação de Victor Cousin / Les intellectuels romantiques brésiliens et le discours éducatif à l’écoute la philosophie de l’éducation de Victor Cousin
- João Batista Andrade Filho
- Ciencias y artes útiles, fuentes inagotables de riqueza. La educación ilustrada del Proyecto Nacional venezolano, 1830-1870 / Inexhaustible sources of wealth: Science and useful arts. The illustrated education of the Venezuelan National Project 1830-1870
- Karin Paola Pestano Acosta
- Cidadania e Instrução no Império: uma leitura da modernidade brasileira / Citizenship and Instruction in the Empire: a reading of Brazilian modernity
- Priscilla Verona
- “Acusamos o recebimento do vosso ofício”: o Conselho de Intendência do Serro e a intrução pública da República, de 1890 a 1892 / “We accept the receipt of your office”: the Serro Intendance Council and the public instruction of the Republic, 1890 to 1892
- Danilo Arnaldo Briskievicz
- Educação, sociabilidade e atuação: o positivismo como processo de organização política, social e educacional (Minas Gerais, fins do século XIX, início do XX) / Education, sociability and action: positivism as an organization process political, social and educational (Minas Gerais, 19TH and 20th century)
- Maysa Gomes
- Entre o mundo da casa e o espaço público: um plebiscito sobre a educação da mulher (Rio de Janeiro, 1906) / Between the domestic world and the public space: a plebiscite on women’s education (Rio de Janeiro, 1906)
- Irma Rizzini, Alessandra Frota Martinez de Schueler
- A história da educação brasileira na produção de Primitivo Moacyr / The history of brazilian education in the production of Primitivo Moacyr
- Rosana Areal Carvalho, Raphael Ribeiro Machado
- Educação brasileira para formar bons brasileiros: concepções educacionais na plataforma política da Sociedade dos Amigos de Alberto Torres / Brazilian education to form good brazilians: educational conceptions in the political plataform of the Society of the Friends of Alberto Torres
- Rodrigo Luis dos Santos
- A pesquisa em História da Educação no sudoeste do Paraná: análise e perspectiva / The research in History of Education in the southwest of Paraná: analysis and perspective
- Denise Kloeckner Sbardelotto, André Paulo Castanha
- O debate pela liberdade de ensino sob a ótica dos dirigentes de estabelecimentos particulares em 1946 / The debate for the freedom of teaching in the view of the leaders of particular establishments in 1946
- Eduardo Norcia Scarfoni
- Fotografias do ensino comercial: representações visuais no Senac Paraná (1947-1961) / Photos of the commercial education: visual representations at Senac Paraná (1947-1961)
- Danuza Woellner Pacce Peraceta
- O projeto pedagógico do professor Ney Lobo no Colégio Lins de Vasconcellos em Curitiba, entre 1967 e 1974 / The pedagogical project of professor Ney Lobo at Colégio Lins de Vasconcellos in Curitiba-PR, Brazil, between 1967 and 1974
- Rogério Ribeiro Cardoso
- Estatísticas educacionais como fonte de pesquisa em História da Educação em Moçambique (1975-2003) / Educational Statistics as a Research source in History of Education in Mozambique (1975-2003)
- Octavio Jose Zimbico
- La enseñanza técnico profesional en Chile. Balance de 100 años (1910-2010) / Professional technical education in Chile. Balance of 100 years (1910-2010)
- Juan Pablo Conejeros Maldonado
DOCUMENTOS
- Reunião-almoço GT de História da Educação – Iate Clube de Brasília
- GT História da Educação ANPUH
História e Historiografia da Educação | GTHE/ANPUH-BR | 2017
A Revista de História e Historiografia da Educação (2017-) é uma publicação organizada pelo Grupo de Trabalho em História da Educação da Associação Nacional de História, em parceria com seus núcleos regionais.
Tem como objetivo a divulgação da produção científica no âmbito da História da Educação, proveniente de instituições de pesquisa nacionais e internacionais.
Periodicidade quadrimestral.
A Revista proporciona acesso público (Open Access) a todo seu conteúdo, seguindo o princípio que tornar gratuito o acesso a pesquisas gera um maior intercâmbio global de conhecimento.
ISSN 2526-2378
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.3, 2017.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
FLUXO CONTÍNUO
- Escola Brasileira: o projeto de educação moral para a mocidade em José da Silva Lisboa, o Visconde de Cairu (1756-1835)
- Dalvit Greiner de Paula, Vera Lúcia Nogueira
- Inculcar a seriedade mediante a alegria: um estudo das comemorações escolares no campo educacional (finais do século XIX e início do XX)
- Renata Marcílio Cândido, Denice Barbara Catani
- Educação e identidade nacional argentina (1884-1913)
- Vitor Hugo Silva Néia
- O conhecimento a serviço da fé: noções de ciência na Revista Vozes de Petrópolis (1907 a 1917)
- Isabel Bilhão
- A imprensa operária e a História da Educação: uma análise das contribuições dos jornais O Labor e O Confederal para a História da Educação nos anos iniciais de Belo Horizonte
- Renata Garcia Campos Duarte
- O coronel e o professor: o ensino público na dinâmica do sistema coronelista de poder na região de colonização italiana
- Giovani Balbinot, Jéssica Adriana Pacheco Groders
- Aurora Collegial: um jornal dos alunos do Colégio Anchieta
- Ligia Bahia Mendonça
- Indícios de interdições ao discurso feminino e suas formas de resistência: a revista Careta e a vontade de verdade (1914-1918)
- Fernanda Conceição Costa Frazão
- Bourdieu, Gramsci e Foucault: notas para análise de fontes imprensas para história da educação a partir da história intelectual
- Eliezer Felix de Souza
- Educação e outros mitos: cenas de São Paulo no IV Centenário
- Fernanda Franchini
- Infâncias por escrito: cartas de escolares em um suplemento infantil catarinense (1972-1987)
- Luciana Mara Espíndola Santos, Maria Teresa Santos Cunha
- La escuela secundaria argentina (1960-2010). Fuerzas y tensiones en sus prácticas de enseñanza
- Fernando Cazas
- As humanidades em tempos de neoliberalismo: o modus operandi de duas universidades jesuítas na América Latina
- João Batista Storck
- O Memorial do Colégio Dom Bosco de Petrolina-PE (1996-2015)
- Jardel Costa Pereira, Rozângela do Nascimento Pereira
DOCUMENTOS
- Relatório de avaliação do II Encontro de Pesquisa em História da Educação e Cultura Escolar: arquivos, acervos e museus
- GT História da Educação ANPUH-RS
- Errata
- Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n. especial 2017.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
DOSSIÊ TEMÁTICO
- Apresentação – Como construir uma nação?
- Fabiana da Silva Viana, Marileide Lázara Cassoli
- Escolas, catequese e trabalho de índios aldeados nas Minas Gerais (século XVIII)
- Adriano Toledo Paiva
- Os horizontes de expectativas de progresso: a organização da instrução profissional nos discursos do Senado Mineiro
- Bárbara Braga Penido Lima
- A família (en)contra a escola: pobreza, conflitos e obrigatoriedade escolar nas Minas Gerais do século XIX
- Fabiana da Silva Viana
- Família, educação e trabalho: as estratégias educativas das famílias em relação aos seus “descendentes” nas comarcas do Rio da Velhas e de Vila Rica entre cerca de 1720 e 1770
- Fabrício Vinhas Manini Angelo
- Escola rural, tempo escolar e crianças trabalhadoras em Minas Gerais (1892-1899)
- Gilvanice Barbosa da Silva Musial
- Úteis a si e à nação: a criança no processo de transição do sistema de trabalho – Brasil, segunda metade do século XIX
- Heloísa Maria Teixeira
- “Trata-se de uma rapariga de cor…”: honestidade, moral e serviço doméstico feminino. Belo Horizonte, 1897-1920
- Marileide Lázara Cassoli
FLUXO CONTÍNUO
- Educação e liberalismo no pensamento de Clemente Mariani
- Alvaro de Oliveira Senra
- Utopias negras: Eduardo de Oliveira e Oliveira, educação e questão racial no Brasil (anos 1970)
- Rafael Petry Trapp
- Fatores associados ao fraco acesso das meninas ao Ensino Primário em Moçambique
- Octavio Jose Zimbico
- A quem pertencem nossas escolas?
- Rogério Cunha de Castro, Lia Ciomar Macedo de Faria
RESENHAS
- A história da educação dos negros no Brasil
- Cíntia Borges de Almeida, Marcelo Gomes da Silva
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.2, 2017.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
DOSSIÊ TEMÁTICO
- Apresentação – Sujeitos em trânsito: viagens e viajantes na historiografia da educação
- Alexandra Lima da Silva
- As viagens de Nísia Floresta pelo solo brasileiro durante o século XIX
- Elizabeth Maria da Silva
- Uma perspetiva sobre Alves dos Santos (1866-1924): apropriação e difusão de ideias pedagógicas em Portugal
- Helder Henriques, Amélia de Jesus Marchão
- Relatos de viajes: maestras, escuelas y caminos rurales en el México del siglo XX
- Blanca Susana Vega Martínez, Norma Ramos Escobar
- Uma viagem, um engenheiro, uma escola: reorganização da Escola Prática de Aprendizes da Estrada de Ferro Central do Brasil (1905)
- Adriana Valentim Beaklini
- Onde os laços se atam: sociabilidade e política nos relatórios das viagens pedagógicas do intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima (1913-1923)
- Sara Raphaela Machado de Amorim
- Frei Betto em experiências de viagens: o cristão no socialismo real
- Rhaissa Marques Botelho Lobo
- Música da terra dos faraós: aprendizagens de Anttonieta de Souza numa viagem ao Egito
- Ednardo Monteiro Gonzaga do Monti
FLUXO CONTÍNUO
- “Fez Deos tudo com numero, peso, & medida”: sobre práticas educativas em um tratado que ensina aritmética em Portugal do século XVIII
- Fernando Cezar Ripe
- El modelo europeo en la modernización de la Escuela Nacional de Artes y Oficios para Hombres, 1915-1932
- Andrés Ortiz Morales
- Uma escola permanentemente provisória ou provisoriamente permanente? Avaliações das escolas isoladas paulistas em documentos oficiais (1907-1944)
- Angélica Pall Oriani
- Análise dos laços e redes de sociabilidade entre os professores da Escola Técnica de Comércio do Colégio Farroupilha de Porto Alegre/RS
- Eduardo Cristiano Hass da Silva
- Educação em Roraima: institucionalização escolar de 1943 a 2001
- Maria Edith Romano Siems-Marcondes
- A experiência de criação de um repositório digital como fonte de pesquisa para a história da educação de Bananeiras
- Vivian Galdino Andrade
- Benjamin Constant e os gabinetes de Física e Química da Escola Normal da Capital Federal (1890-1892)
- Heloisa Helena Meirelles dos Santos
ENTREVISTAS
- Nos bastidores dos CIEPs: entrevista com Silas Ayres, assessor de Maria Yedda Linhares na SME-RJ (1983-1986)
- Sheila Cristina Monteiro Matos
RESENHAS
- Mulheres em trânsito: intercâmbios, formação docente, circulação de saberes e práticas pedagógicas
- Jacqueline de Albuquerque Varella
História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.1, n.1, 2017.
- Cláudio de Sá Machado Jr., Evelyn de Almeida Orlando
FLUXO CONTÍNUO
- A Primeira República Portuguesa recria o Ministério da Instrução Pública: um esforço de aproximação aos sistemas escolares europeus
- Carlos Manique da Silva
- As mulheres na École Nationale Supérieure des Beaux Arts de Paris: os regulamentos de 1892 a 1937 e suas alterações decorrentes da presença das alunas-mulheres
- Fabiola Cristina Alves
- Sick and weak but made of steel: Luxembourgian open-air schools and other responses to the spread of tuberculosis at the beginning of the 20th century
- Irma Hadžalić
- A tuberculose na cidade do Rio de Janeiro e o teste da vacina BCG em escolares de escolas públicas (1933-1935)
- Mariza da Gama Leite de Oliveira
- Projetos educacionais para um Brasil-nação: uma reflexão sobre a educação brasileira no processo de transição Império-Primeira República (1850-1930)
- Ruben Maciel Franklin
- Professores, redatores e políticos: o lugar de Justiniano de Mello e Silva na imprensa periódica oitocentista
- Bárbara da Silva Santos, Cristiano de Jesus Ferronato
- Entre documentos e representações: reflexões sobre a operação historiográfica na revista Pais & Filhos
- Liana Pereira Borba dos Santos
- Objetos à venda: o que contam os jornais?
- Hiassana Scaravelli, Vera Lucia Gaspar da Silva
- Entre história e memória: olhares de ex-alunos sobre o cotidiano escolar no Grupo Escolar e Ginásio Estadual – Cáceres/MT
- Alexandra Lima da Silva, Giuslane Francisca da Silva
- Vestígios “dos jovens anos escolares” de uma intelectual brasileira: itinerários da aluna Maria Thetis Nunes no Atheneu Sergipense (1935-1941)
- João Paulo Gama Oliveira
- A jovem normalista que fui, a professora que fui: inserção profissional feminina através de memórias de normalistas
- Raquel Silveira Martins
- Memórias de arquivar: a historicidade dos arquivos escolares da rede municipal de Curitiba (1963-1985)
- Sibeli Colere
- A escola invade as ruas: passeatas cívicas dos grupos escolares sergipanos. Civismo e patriotismo no espaço urbano
- Degenal de Jesus da Silva
- A infância no filme O Contador de Histórias: uma abordagem sociológica
- Sônia Maria Fernandes dos Santos
DOCUMENTOS
- Criação do GT de História da Educação na ANPUH
- Revista de História e Historiografia da Educação. Curitiba, v.
RESENHAS
- Uma gota amarga: itinerários da nacionalização do ensino no Brasil
- Cassiane Curtarelli Fernandes