História e Cidade / Cadernos de História / 2017
É com intensa satisfação que publicamos o Dossiê História e Cidades, a mais recente edição da revista Cadernos de História.
A aproximação da História com outros campos disciplinares, sobretudo com as Ciências Sociais, contribuiu para ampliar os olhares sobre a cidade. Nesse propósito, apresentamos nesse dossiê, artigos que dialogam com várias áreas cujas pesquisas muito contribuem para alargar as maneiras de se pensar o urbano.
Convidados para apresentar nosso editorial, a sociológica Luciana Teixeira de Andrade. A pesquisadora traz importantes contribuições em destacar o atual estágio dos estudos urbanos no meio acadêmico, suas múltiplas conexões interdisciplinares e diversificados campos de possibilidades que permitem amplos e sofisticados debates acerca da leitura sobre as cidades.
Os dois primeiros artigos que abrem esse dossiê, “Uma problemática da Arqueologia e da História: a cidade e seus territórios” e “O papel da ambiência histórica nos processos de tombamento dos sítios urbanos”, escritos, respectivamente por Arno Alvarez Kern e pelos coautores Cíntia Camila Viegas e Rubenilson Brazão Teixeira, entrecruzam os estudos sobre as cidades com a perspectiva arqueológica e patrimonial. A primeira pesquisa apresenta a arqueologia como um campo de possibilidades em considerar os vestígios obtidos por suas escavações como fontes históricas complementares para a interpretação do fenômeno urbano. Já no segundo artigo, os pesquisadores, ao utilizarem o conceito de ambiência histórica e ao analisarem as trajetórias percorridas sobre a noção de patrimônio, discutem os valores materiais e simbólicos atribuídos ao processo de tombamento de sítios urbanos. Cíntia Viegas e Rubenilson bem ilustram essa abordagem teórica através de um estudo de caso do patrimônio urbano potiguar.
O próximo artigo, de autoria da historiadora Maria Alice da Silva Tavares, apresenta o medievo português priorizando analiticamente o modo de vida urbano. Intitulada “Vivências quotidianas na rua: costumes e foros da Idade Média portuguesa”, a pesquisadora utiliza-se de fontes documentais municipais para fornecer dados para se entender a criminalidade urbana, os tratos higienistas e as atividades econômicas de ruas do século XIII, a partir de determinadas regiões lusitanas selecionadas pela autora.
Em seguida, a pesquisa de Gustavo Leandro Gouvea Lopes também se orienta pela análise higienista, porém, voltada ao cenário urbano mineiro de finais do século XIX e início do século XX. Em seu artigo “Vida e morte sujam a urbe moralizada: latidos, mugidos, higienismo e os jornais diamantinenses”, o autor analisa as narrativas da imprensa local, especialmente os jornais impressos, no sentido de identificar discurso civilizatório e moralizador favorável à ação da municipalidade no recolhimento de animais soltos pelas ruas da cidade mineira de Diamantina. De metodologia similar, ao priorizar a leitura de jornais e periódicos, a historiadora Sônia Maria de Meneses Silva, no artigo “A pena e o bacamarte: imprensa e narrativa criminal – um olhar sobre a cidade no século XIX”, também analisa as práticas e discursos higienistas reproduzidos pelas narrativas jornalísticas em relação ao controle da violência e à ordenação dos espaços urbanos da cidade de Fortaleza a partir da segunda metade do século XIX. Ainda tendo o século XIX como recorte temporal, porém estendendo-se ao primeiro quartel do século XX, o artigo “Comerciantes e artesãos toscanos nas ruas de São Paulo (1875-1914)”, do historiador Antonio de Ruggiero, trata da temática da imigração italiana, particularmente da região da Toscana, na cidade de São Paulo. A pesquisa aborda os vínculos engendrados por essa comunidade através do trabalho artesanal e pelas redes de sociabilidade construídas entre imigrantes e país receptor.
O artigo seguinte desse dossiê transpõe-se ao cenário latino-americano das primeiras quatro décadas do século XX. O trabalho “Antes del espacio publico: una historia de los espacios verdes y libres de la ciudad de Rosário (1900-1940)”, de autoria dos pesquisadores argentinos Diego Roldán e Sebastián Godoy, analisa as intervenções urbanísticas, higienistas e paisagísticas realizadas pelo poder público nos parques urbanos da cidade argentina de Rosário, província de Santa Fé, tendo em vista as narrativas construídas e sentidos atribuídos ao espaço público contemporâneo. Logo depois, Alexandre Cotovio Martins, em seu artigo “Fatores ‘genéticos’ da política de habitação operária da Companhia União Fabril em Portugal: uma breve análise” apresenta a realidade urbana lusitana, especialmente sua capital Lisboa, a partir da instalação da indústria têxtil Companhia União Fabril no ano de 1907. A pesquisa analisa as políticas habitacionais empreendidas por este empregador ao operariado e como tais iniciativas afetaram a forma de se pensar o espaço público naquele entorno industrial.
Dando sequência às publicações desse dossiê, o artigo “A cidade do Rio de Janeiro e a construção do Aeroporto Santos Dumont (1933-1938)” retoma os estudos urbanos sobre a realidade nacional. Sua autora, Claúdia Musa Fay, apresenta a conexão entre as construções dos primeiros aeroportos e a história urbana. A historiadora destaca como a criação do Aeroporto Santos Dumont modificou a paisagem estética, provocou significativas alterações urbanística e renovou as formas de representar o espaço público da cidade do Rio de Janeiro a partir da década de 1930. Já a pesquisa de Maria Cristina de Castro Pereira –, intitulada “Mapeando o Pouso Frio: dinâmicas de um bairro na cidade de Toledo / PR” – apresenta o processo de ocupação, ocorrido a partir da década de 1940, por diversificados sujeitos provenientes no norte do Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Paraguai, do bairro denominado Pouso Frio, situado na cidade paranaense de Toledo. A autora destaca a omissão da história oficial reproduzida pelo município acerca da apropriação desse bairro por trabalhadores vindos de diversas regiões do país na busca por condições de moradia e por acesso à cidade.
A seguir, apresentamos o artigo “Um futuro alternativo para São Paulo: Anhaia Mello e a tese da limitação do crescimento da metrópole”, elaborado por Bruno de Macedo Zorek. Nesta pesquisa é abordada a conjuntura de modernização urbana experimentada pela cidade de São Paulo no decorrer da década de 1950, tendo em vista seu emergente processo de metropolização. O autor analisa, especialmente, documentos produzidos pelo urbanista Luís de Anhaia Mello acerca de suas perspectivas de pensar a nova configuração e o futuro da cidade paulistana.
Os próximos artigos abordam a temática do patrimônio e suas articulações ao urbano. Felipe Araujo Xavier, na pesquisa “O zé-pereira em Rio Novo: uma emancipação cultural centenária no interior de Minas Gerais (1906-2006)”, analisa as relações constituídas entre as práticas pré-carnavalescas representadas pelo bloco zépereira e os bailes de carnaval realizados pelos clubes sociais no município mineiro de Rio Novo em amplo recorte temporal. Nesse artigo, o autor utiliza-se de diversificadas fontes para interligar a memória e sua relação com o espaço urbano daquela localidade. Já o artigo “O Espelho da História: práticas patrimonialistas e transformações na paisagem urbana de Viçosa (1980-2010)”, dos pesquisadores Leonardo Civale e Walkíria Maria Freitas Martins, discute as relações acirradas e conflituosas que envolvem o patrimônio. Os coautores analisam como as ações patrimoniais reconfiguraram a paisagem urbana da cidade mineira de Viçosa, ao final do século XX e início do século XXI, no sentido de preservar e revitalizar antigas áreas industriais degradadas.
Finalizando a sequência de publicações desse dossiê, apresentamos duas comunicações voltadas à realidade lusitana: “O olhar estrangeiro na Lisboa de oitocentos” e “Shilb (Silves) no período islâmico – a Bagdad do ocidente”, respectivamente escritas por Maria João Castro e Natália Lopes Nunes. Na primeira comunicação, sua autora Maria João Castro utiliza-se do discurso literário no propósito de cartografar a cidade de Lisboa a partir do olhar memorialístico de seus visitantes europeus do século XIX. Já na segunda comunicação, Natália Lopes Nunes, ao coordenar um projeto em andamento, investiga a herança árabe e islâmica em Portugal, especialmente, na cidade de Silves, de antigo domínio muçulmano.
Assim, através dos colaboradores deste dossiê temático, podemos perceber a íntima relação entre História e Cidades. Os objetos abordados permeiam um vasto campo de possibilidades em se pensar a urbe, percorrendo a memória, o poder, as narrativas jornalísticas, a arqueologia, o patrimônio, as ocupações sociais, as manifestações e o planejamento urbano. Desse modo, Cadernos de História ratifica ser um amplo espaço de discussão acadêmica que contribui com o diálogo transdisciplinar ao reunir neste número instigantes pesquisas sobre História e Cidades. Agradecemos mais uma vez a equipe do Setor de Revisão da PUC Minas, especialmente, a professora Daniella Lopes, e aos estagiários Roberto Barcelos, Aline de Oliveira, Julia Magalhães e Thatiane Marques.
Agradecemos também a professora Jacyra Parreiras, chefe do Departamento de História da PUC Minas, e ao diretor da Editora PUC Minas, professor Paulo Agostinho Nogueira Baptista. Agradecemos ainda aos membros do Conselho Editorial dos Cadernos de História, notadamente, aos professores Rafael Pacheco Mourão, Virgínia Valadares e Maria Flor de Maio Benfica. Ressaltamos que todas essas pessoas foram importantíssimas para tornar possível mais uma publicação.
Desejamos a todos uma boa leitura!
Marcelo de Araújo Rehfeld Cedro – Doutor em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas). Professor do Departamento de História da PUC Minas. Editor Gerente dos Cadernos de História.
CEDRO, Marcelo de Araújo Rehfeld. Apresentação. Cadernos de História. Belo Horizonte, v.18, n.28, 2017. Acessar publicação original [DR]
Ensino de História / Cadernos de História / 2011
Ampliar os espaços para divulgação sobre o ensino de História em publicações vinculadas ao campo da História representa importante conquista para a historiografia e para os historiadores interessados na associação ensino e pesquisa. Assim, o dossiê “Ensino de História”, no presente número dos Cadernos de História PUC Minas, contribui para o aprofundamento dos debates sobre ensino de História em diferentes níveis. A diversidade de temas e de aportes teórico-metodológicos encontrados nos oito textos incluídos neste dossiê refletem algumas tendências atuais das pesquisas sobre o ensino de História, evidenciando a profícua relação entre os interesses dos pesquisadores e as demandas que emergem da prática social, com especial atenção para o contexto escolar e a prática pedagógica.
Uma dessas importantes demandas, referente aos estudos de história e cultura africana e afro-brasileira – tornados conteúdos obrigatórios da Educação Básica pela atual legislação educacional brasileira, sobretudo as Leis 10.639/03 e 11.645/08 – é tema de dois artigos. Em “A Lei 10.639/03 e o movimento negro: aspectos da luta pela ‘reavaliação do papel do negro na história do Brasil’”, Amilcar Araújo Pereira mostra evidências de como a questão da educação e do reconhecimento do protagonismo negro na história do Brasil fez parte da pauta de reivindicações das organizações negras no século XX. Para ele, a publicização desse fato, além de favorecer a compreensão do processo que resulta na promulgação da Lei 10.639/03, pode contribuir para sua efetiva implementação por aqueles que seriam os “agentes da lei”: as escolas e seus professores. No artigo “Ensino de História e a Lei 10.639/03: diálogos entre campos de conhecimento, diretrizes curriculares e os desafios da prática”, Lorene dos Santos se propõe a elucidar aspectos da interface entre a produção acadêmica, a referida Lei, suas Diretrizes Curriculares correlatas e o ensino de história, procurando situar a complexa variedade de temas, questões, conceitos e polêmicas que têm permeado as diferentes instâncias de produção, tornando o processo de recepção à Lei 10.639/03 extremamente desafiador, exigindo especial atenção aos processos de formação docente.
Também exigindo novos esforços de pesquisa no campo do ensino de História é a relação de professores e estudantes com as chamadas “Tecnologias de informação e comunicação” – TIC. O artigo “Colaboração em ambientes de comunicação assíncrona: uma estratégia para o desenvolvimento profissional de professores de História”, de Andreia Assis, analisa o processo de formação e consolidação de um grupo colaborativo, de professores de história de uma escola da rede pública, mediado por estas tecnologias. A autora reúne evidências de como o desenvolvimento profissional desses professores pode ser potencializado por meio dessa estratégia. Abordando tema similar, o trabalho de Frederico Assis Cardoso e Marina Amorim, “A História a um clique: as tecnologias da informação e da comunicação, os documentos em suporte não-convencionais e o ensino de história”, analisa certos impactos das TIC em diferentes esferas da vida social, incluindo as escolas e seus professores, e destacando a contribuição que podem ter no desenvolvimento das aprendizagens escolares em História.
Em sintonia com novas tendências da pesquisa historiográfica, as investigações sobre o ensino de História têm se pautado, ainda, pela ampliação dos diálogos interdisciplinares. No artigo de Luiza Teixeira, vemos incluída a vertente sociocultural articulada à teoria da enunciação de Bakhtin, dando suporte à análise das interações discursivas em uma aula de História e procurando evidenciar como o discurso e a interação em sala de aula são peça chave para a compreensão do processo ensino-aprendizagem entre uma professora e os alunos. Já no estudo de Marco Antônio Silva acerca da relação entre ensino de História e as práticas de leitura e letramento, o autor chama atenção para uma nova realidade escolar, que tem exigido fortes investimentos no ensino da leitura e escrita ao longo de toda a escolaridade, o que impacta diretamente o trabalho dos professores de História nos anos finais do Ensino Fundamental, convocados a assumir responsabilidades com essa prática.
O ensino de História nos anos iniciais do Ensino Fundamental é o tema abordado por Araci Coelho Rodrigues, que analisa os usos e apropriações do livro didático de história pelas professoras. Por meio de diálogos entre os campos do Ensino de História e da Sociologia da Educação, utilizando-se da categoria analítica “saberes e práticas docentes”, a autora busca traçar um perfil pessoal e profissional das professoras investigadas. No artigo “Saberes escolares, arte e narrativas nas escritas dos vestibulandos”, Silvia Rachi apresenta análises sobre as narrativas construídas por vestibulandos a partir de duas representações iconográficas da figura de Tiradentes, apresentadas no vestibular da UFMG, buscando compreender como o processo de educação escolar participa da construção de uma “memória histórica oficial”.
Ao apontar para a complexidade das questões sobre o ensino de história, este dossiê reafirma o compromisso da História e dos historiadores com a História que se produz e se faz circular em diferentes espaços da vida social, incluindo as escolas de educação básica.
Lorene dos Santos – Doutora Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da PUC Minas.
SANTOS, Lorene dos. Editorial. Cadernos de História, Belo Horizonte, v.12, n.17, 2011. Acessar publicação original [DR]
História | PUC-MG | 1997
Cadernos de História (Belo Horizonte, 1995-) é uma publicação semestral do Departamento de História da PUC Minas e do Centro de Memória e de Pesquisa Histórica da PUC Minas. Inseridos em um projeto político-pedagógico que percebe como indissociáveis os campos do ensino, da pesquisa e da extensão, seu viés interdisciplinar tem como finalidade promover a reflexão crítica sobre as temáticas históricas e afins.
São aceitos trabalhos de mestres e doutores em português e espanhol, na forma de artigos, comunicações, conferências, ensaios bibliográficos, entrevistas, notas de pesquisa, resenhas, resumos de dissertações ou teses e traduções. Os textos, a serem submetidos à apreciação do Conselho Consultivo e de avaliadores ad hoc.
Periodicidade Semestral.
Acesso livre.
ISSN 2237-8871
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História | UFU | 1989-2007
A Revista Cadernos de História (1989-2007), do programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Uberlândia, foi criada pelo Laboratório de Ensino e Aprendizagem em História – LEAH, registrada sob o número ISSN: 0103-6300, indexada no INEP a partir de 2001. Atualmente, é uma publicação associada do LEAH e da Escola de Educação Básica-ESEBA, com coordenação dupla, produzida pelo Centro de Documentação e Pesquisa em História-CDHIS.
Periodicidade anual.
Acesso livre.
ISSN 1981-3104
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História (UFU) | 2005-2007
Cadernos de História. Uberlândia, v. 15, n.1, 2007.
SESS
- Os mapas de conceitos: Representações do conhecimento do professor de história | Maria do Céu de Melo
- A Pesquisa e o ensino de história: a crônica e a leitura | Regma Maria dos Santos
- Entre loucos e fracos: Jânio Quadros e João Goulart em livros didáticos de história 1973-2006 | Mateus H.F. Pereira
- A educação para o trabalhador em Recife no período do Estado Novo (1937-1945): a proposta do Centro Educativo Operário | Lilian Renata de Melo
- O ensino superior brasileiro: desafios e perspectivas diante da flexibilização (1995-2001) | Carlos Henrique de Carvalho
- Aprender a aprender: a história regional e o “aprendiz de historiador/professor” na UNIVAP | Maria Aparecida Papali
- Concepções de ensino de história: um estudo sobre a rede municipal de ensino de Belo Horizonte | Andréia de Assis Ferreira
- Contribuições do saber histórico para uma prática interdisciplinar | rejane silva penna
- História, Música e ensino ao ritmo dos excluídos: músicas engajadas e problemáticas sociais na contemporaneidade | Roberto Camargos Oliveira
- Uma compreensão sobre a autoridade: seus fundamentos e efeitos na relação educativa | Núbia Silvia Guimarães Paiva
Dossiê: “A questão da intolerância nos livros didáticos”
- Educação e intolerância democrática. Diálogos anti-racistas no limiar do século XXI | Florisvaldo Paulo Ribeiro Junior
- Movimento contra a intolerância: o teatro brasileiro frente à ditadura militar | Talitta Tatiane Martins Freitas
- Cruzadas: imagens da intolerância | Ivan Jotta Pereira de Paula
- Revolução cubana x intolerância política: uma proposta de pesquisa e ensino | Ana Flavia Ribeiro Santana
- Em que sentido deve-se entender a tolerância num mundo não só de diferentes, mas também de desiguais, de dominadores e dominados? | Mariana Camin Samora
- Intolera-me que eu intolero-te: o crime organizado no Brasil contemporâneo | Rafael Guarato dos Santos
- A historicidade do ensino de história: a pesquisa e o fazer do professor | Sandra Cristina Fagundes Lima
Revista completa | Cadernos de História nº15 |
Cadernos de História. Uberlândia, v. 14, n.1, 2006.
Artigo
- Cadernos de História | Cadernos de História
- Educação e progresso: evidências oficiais em Uberabinha de 1911 | William Douglas Guilherme
- Representações do ensino rural em Uberabinha – 1888 a 1930 | Tânia Cristina da Silveira
- Imprensa e educação na Primeira Repúbica: Uberabinha, 1888-1930 | Sandra Ferreira de Oliveira Araujo
- A forma(ta)ção da cidadania: os debates em torno da educação em Uberabinha, MG (1892-1920) | handel Carrera Ching
- Intolerância à alteridade na Conquista da América Latina: enfoque da questão nos livros didáticos | Maria Gisele Peres
- Qual cidadania? Que democracia? | Jeanne Silva
- Educação do campo: novas abordagens pedagógicas | Riciele Marjorí Reis Pombo
- Educação especial e inclusão escolar no Brasil: entre teorias e práticas | William Vaz de Oliveira
- Ensino de História e a informática educacional: algumas possibilidades | Andréia de Assis Ferreira
- Profissão docente: representações e práticas educativas nas primeiras séries do ensino fundamental. | Nilza Aparecida da Silva Oliveira
- O estágio supervisionado como campo de pesquisa: as narrativas escolares sobre o conhecimento histórico | Marlene Rosa Cainelli
- Os livros didáticos de História para as séries iniciais do ensino fundamental (PNLD/2004) e as representações de pluralidade cultural | Alexia Pádua Franco
- Música e radiofonia: uma experiência interdisciplinar de prática de ensino | Noadia Munhoz
- Rememorações dos professores de História em relação às Práticas de Ensino desenvolvidas na graduação | Elison Antônio Paim
- Literatura de Cordel: uma porta para o Brasil real | Juscimar Maria de Paula
Cadernos de História. Uberlândia, v. 12, n.1, 2005.
Artigo
- Cadernos de História 12/13 | Cadernos de História
- Ensino de História: fronteiras interdisciplinares, avanços e problemas | Luis Fernando Cerri
- O lugar da História ensinada no discurso curricular (Brasil, últimas décadas do século XX | Renilson Rosa Ribeiro
- A formação de professores de História no ensino superior privado na cidade de São Paulo: um estudo de caso | Elaine Lourenço
- Carta desabafo de um velho professor de História. Crítica ao ensino privado contra o desperdício da experiência | Jeanne Silva
- O ensino de História nas séries iniciais do Ensino Fundamental | Silma do Carmo Nunes
- Oficina de Prática Pedagógica I como espaço para experimentos na formação de Professores | Elmiro l. da Silva
- O ensino de História nas 3as séries das escolas municipais: entre a proposta curricular e as práticas | Nilza Aparecida da Silva Oliveira
- Literatura e ensino de História: em torno do “1º de Maioâ€? | Geni Rosa Duarte
- “Vanceis tivero em São Pauloâ€?: representações da primeira república na canção caipira de Cornélio Pires | Diogo de Souza Brito
- Numismática/documento/arqueologia: A cultura material e o ensino de História | Cláudio Umbierre Carlan
- Gênero e educação: por uma pedagogia não sexista | Jane de Fatima Rodrigues
- Cultura juvenil: símbolos, estilos e identidades entre utopias e distopias | Fátima Aparecida da Silveira Greco
- Templos do saber: o processo de implantação e funcionamento dos grupos escolares em Aracajú | Crislane Barbosa de Azevedo