Ícone. Porto Alegre, v.6, n.7, 2021.
A Capa
Artigos
- “PADÊ DAS MOÇAS”: FEMINISMOS E ENCRUZILHADAS EM ZONA CONTAMINADA
- Tauane Nunes Alamino
- EU, A CASCA E A COISA
- Monique Coutinho Huerta
- A era pós-pornô: os corpos livres
- Thalia Vielmo Bianchini
- UTOPIAS PERFORMÁTICAS, FUTUROS IMPOSSÍVEIS: ESCRITOS SOBRE ATUAIS PERSPECTIVAS DA ARTE DA PERFORMANCE.
- Thigresa Almeida
- AUTOGESTÃO, INTERNET E EXIBICIONISMO: PROCESSO DE CRIAÇÃO DE UMA PORNOGRAFIA AMADORA DESVIANTE
- Bruno Ribeiro
- MOVIMENTO E REPRESENTAÇÃO: AGÊNCIA SOBRE O ESPAÇO URBANO COMO RESISTÊNCIA À (AUTO-)OBJETIFICAÇÃO
- Gabriela Jahn
- O PORNOGRÁFICO COMO INSTÂNCIA DO ERÓTICO NOS ANAIS DO XXXVIII COLÓQUIO DO COMITÊ BRASILEIRO DE HISTÓRIA DA ARTE
- Ricardo Henrique Ayres Alves
Publicado: 2022-03-23
Ícone. Porto Alegre, v.4, n.5, 2019.
- ÍCONE: Revista Brasileira de História da Arte
- Editorial
- ÍCONE: Revista Brasileira de História da Arte
- A Capa
- Carolina Ceccatto Luchese
Artigos
- O duplo intimismo de Alice Brueggemann: Menino Lendo (1954)
- Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira
- Religiões e religiosos afrobrasileiros em folhetos de cordel: diversidade de representações
- Arthur Valle
- Não se fazem mais famílias como antigamente? Um exercício de leitura de imagem
- Camila Salvá
- Experiências de Forno de Buraco para Queima de Cerâmica – Um Pouco da História e Atualidade
- Claudia Vicari Zanatta, Mariana Wartchow
- Reminiscências: o regime contemporâneo das imagens e o legado warburguiano
- Jefferson de Albuquerque Mendes
- A relevância dos contextos para o surgimento das inovações de Giorgione na Pintura Veneziana
- Tânia Kury Carvalho
Ensaios
- CONTRA AS NEGRAS AMNÉSIAS DO TEMPO: PEQUENO ENSAIO SOBRE UMA HISTÓRIA DA ARTE EM MOVIMENTO
- Iriz Angélica Medeiros
Publicado: 2021-03-19
Ícone. Porto Alegre, v.4, n.4, 2019.
- Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- Editorial
- Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- A Capa
- Andressa C. Gerlach Borba
- Sumário
- Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- Dossiê
- Sobre o Dossiê
- Eduardo Veras
- Assim se teceu a rede: o contar a história do Centro Gaúcho de Tapeçaria Contemporânea
- Carolina Bouvie Grippa
- José Lutzenberger e a obra de arte total no Palácio do Comércio em Porto Alegre
- Caroline Hädrich
- Porque andei fazendo arte postal
- Charlene Cabral
- Considerações sobre meu projeto de pesquisa: o percurso inicial da arte abstrata no Rio Grande do Sul
- Diego Groisman
- Itinenários de uma pesquisa em história da arte: a paisagem dos artistas viajantes como dispositivo para crítica ambiental
- Diego Hasse
- Os sentimentos podem fazer parte de uma pesquisa?
- Gabriela Carvalho da Luz
- Impressos efêmeros em arquivos públicos – experiência de pesquisa
- Paulo Ricardo Heidrich
- Azul na história da arte: a trajetória da elaboração de um trabalho de conclusão de curso
- Valdriana Corrêa
- Resenhas
- Claudio Goulart no Brasil: Quando a poesia é tão vasta
- Yuri Alexander Figueiredo Flores Machado
- Artigos
- Entre o abstracionismo geométrico e a figuração: uma análise crítica da obra de Neusa d’Arcanchy
- Marcella Imparato
- Henri Rousseau e a Arte Acadêmica
- Andrei Fernando Ferreira Lima
- Parangolés – Hélio Oiticica Parresiasta
- Talita Trizoli
- Sobre o ofício do curador pedagógico: gênese do termo, virada educativa e desdobramentos
- Andressa Cristina Gerlach Borba
Publicado: 2019-07-31
IV Seminário de pesquisa em História da Arte / Ícone/ 2019
A pesquisa na área de Humanidades – mesmo quando se aproxima do texto mais livre, literário ou poético – sempre há de exigir de quem se dedica a ela o rigor teórico e metodológico. Não se trata de encontrar uma receita ou uma fórmula mágica de aplicação que nos conduzam por veredas seguras e certeiras; o importante, antes de tudo, é a construção de um percurso próprio e desacomodado, ainda que seja, como sugere o poeta Francis Ponge, no estilo vaique-vai, “muito pouco a cada dia”. [1]
O presente dossiê, desdobramento do IV Seminário de Pesquisa em História da Arte, retoma algo desses horizontes possíveis. O evento, realizado pela Comissão de Graduação do Bacharelado em História da Arte da UFRGS, em setembro de 2017, no Goethe Institut, em Porto Alegre, contou com pôsteres virtuais de estudantes de graduação, comunicações de alunos e alunas que recém haviam se formado no curso e conferências de três professoras que então se aposentavam: Blanca Brites, Elida Tessler e Mônica Zielinsky. De modo generoso e alvissareiro, tanto os mais jovens quanto as decanas compartilharam diferentes aspectos de suas trajetórias e seus trabalhos.
Para compor esta edição, convidamos os egressos e as egressas a produzirem textos que não exatamente resumissem seus Trabalhos de Conclusão de Curso, mas que dessem conta dos processos de composição dessas pesquisas: os bastidores, as costuras, os alinhavos feitos pelo avesso. Em uma série de artigos inéditos, na primeira pessoa do singular, Carolina Grippa, Caroline Hädrich, Charlene Cabral, Diego Groisman, Diego Hasse, Gabriela Carvalho da Luz, Paulo Heidrich e Valdriana Corrêa rememoram como se desenvolveu a tarefa – tantas vezes árdua e desgastante, mas também sensível e reveladora – de abrir seus próprios caminhos na escrita da História da Arte.
Esperamos que esses depoimentos, raros e bastante singulares, possam servir de estímulo a quem começa a se aventurar por essas trilhas, nem que seja vai-que-vai, um pouco a cada dia.
Nota
1. PONGE, Francis. Métodos. Rio de Janeiro: Imago, 1997, p. 27.
Eduardo Veras
VERAS, Eduardo. Sobre o dossiê. Ícone, Porto Alegre, v. 4, n. 4, jul., 2019. Acessar publicação original [DR]
Ícone. Porto Alegre, v.1, n.1, 2015 / v.3, n.3, 2018.
Ícone. Porto Alegre, v.3, n.3, 2018.
Publicado: 2018-12-06
- Expediente
- Ícone Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- Editorial
- Ícone Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- A Capa
- Clarice Sena Panizzon
- Sumário
- Ícone Ícone: Revista Brasileira de História da Arte
- Artigos
- Colonialismos e discursos raciais: as Castas de Luis de Mena e o criollismo no México do século XVIII
- Juliana Proenço de Oliveira
- Hanna Levy e a exposição-reação da Galeria Askanasy
- Aline Alessandra Zimmer da Paz Pereira
- Sonia Delaunay: mulher simultânea
- Camila Stella Maggioni Pastori, Laura Amaral Sambaqui Gruber
- Permanências do espírito romântico na arte do século XX
- Mariana Garcia Vasconcellos
- Ponderações sobre uma arte postal de cunho político na América Latina
- Charlene Cabral Pinheiro
- A profissionalização da mulher no Campo artístico
- Ana Claudia de Moura Cabral
- Frederico Morais: crítica de arte a serviço da emancipação
- Victor Velu Fonseca Zaiden Soares
Ícone. Porto Alegre, v.2, n. 2, 2016.
- Editorial
- Equipe Editorial Revista Ícone
- Artigos
- O classicismo na fotografia de Luiz Carlos Felizardo
- Marcelo de Souza Silva
- A experiência do Caos na criação da obra de arte
- Pedro Miguel Arrifano
- Coletivo Gambiologia: por uma produção artística em favor do estímulo do pensamento crítico sobre a contemporaneidade
- Venise Paschoal de Melo, Luciana Martha Silveira
- Sim ou Zero: entre uma forma de vida coletiva e a invenção de si (com arte)
- Edmilson Vitória de Vasconcelos
- Oficina Plantiniana: a Revolução nas Artes Gráficas e no Imaginário Coletivo Ocidental
- Fernanda dos Santos Silva
- Animação no universo contemporâneo: o sincretismo dos desenhos animados e sua relação com o público infantil
- Aylana Teixeira Pimentel Canto
- Os Primeiros Tempos do Cinema Silencioso no Brasil
- Cleber Fernando Gomes
Ícone. Porto Alegre, v.1, n.1, 2015.
Publicado: 2015-04-12
- Artigos
- “O que é bom para o lixo é bom para a poesia”: Uma aproximação com a matéria poética de Rosângela Rennó
- Elvio Antônio Rossi
- Upgrade do Macaco e Metagrafismo: artistas reunidos em busca de uma visualidade não dogmática
- Luiza Abrantes da Graça, Bianca Knaak
- Crítica ao espetáculo da violência: Dora Longo Bahia e as ocupações
- Andréia Duprat
- Convergências entre processos e tecnologias de figuração na Arte: da pintura, fotografia à imagem digital
- Denis Siminovich
- Pensar por si mesmo
- Cláudio Jansen Ferreira
- A Interpretação de Imagem na História da Arte: questões de método
- Diana Silveira de Almeida
- Tradução
- Venus in Exile
- Wendy Steiner
- Editorial
- Equipe Editorial Revista Ícone
- Entre Luz Vertical e Sol Sombrio: Uma Leitura de David com a cabeça de Golias, de Caravaggio
- Andrei Moura
Ícone | UFRGS | 2015
Ícone (Porto Alegre, 2015-) é a primeira revista acadêmica brasileira criada com o objetivo específico de constituir um espaço para a divulgação da produção em História da Arte.
A Revista é uma publicação digital, vinculada ao Departamento de Artes Visuais e ao Bacharelado em História da Arte da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
A Revista Ícone tem periodicidade semestral, sendo a primeira edição de cada ano temática (a ser sempre divulgado na chamada) e a segunda livre.