Política
Perseu | FPA | 2007
PERSEU – História, Memória e Política ([São Paulo], 2007-) foi idealizada como veículo para a difusão de pesquisas e reflexões sobre a história da esquerda contemporânea. Este espaço, por ser criado no interior do Centro Sérgio Buarque de Holanda (CSBH) da Fundação Perseu Abramo (FPA) – centro de documentação e memória que abriga o arquivo histórico do Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores (PT) e acervos relacionados – tem algumas características singulares, que diferenciam PERSEU de outros periódicos de difusão da produção acadêmica.
Temos a oportunidade de acolher estudos que conciliem, aberta e democraticamente, o rigor necessário à produção de conhecimento e o engajamento político, que no mais é intrínseco ao ofício do historiador e do cientista social.
Nesse sentido, PERSEU vem se consolidando como uma referência para a difusão do conhecimento produzido de forma comprometida com a luta dos trabalhadores e trabalhadoras pela conquista dos direitos civis, políticos e sociais, conforme apontava a descrição da temática que seria privilegiada pelo periódico, já na apresentação de seu primeiro número em 2007. A proposta enfrenta a noção de imparcialidade técnica que se impõe frequentemente como “medida de qualidade” do conhecimento.
Isso resulta em aparente despolitização do exercício da produção de conhecimento, modelo autoritário e que tem se imposto através do controle de recursos destinados às etapas desta produção, dentre as quais se inclui a sua circulação. Consolidar-se como espaço de debate rigoroso e comprometido com um projeto político amplo e de longo prazo, é, portanto, um importante desafio diante da escalada autoritária e da instabilidade política que vivemos, e que afeta todo o sistema de produção e difusão de conhecimento em âmbito nacional.
Periodicidade semestral
Acesso livre
ISSN [?]
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Política Internacional | UnB | 1997
A Revista Brasileira de Política Internacional – RBPI (Brasília, 1997-) publica artigos sobre temas relacionados às Relações Internacionais em geral (Política, Economia, Sociologia, Segurança, História, Política Externa, Meio Ambiente e outras questões relevantes da agenda internacional contemporânea). A Revista é aberta a uma ampla variedade de tradições metodológicas.
Periodicidade semestral.
Acesso livre
ISSN 1983-3121 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês [Não publicou dossiês até 2022]
Acessar sumários
Acessar arquivos
Estudos Feministas | UFSC | 1992
A Revista Estudos Feministas, sediada no Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFH) e no Centro de Comunicação e Expressão (CCE) da Universidade Federal de Santa Catarina, é um periódico indexado e interdisciplinar, de circulação nacional e internacional, e tem o objetivo de divulgar a vasta produção de conhecimento no campo dos estudos feministas e de gênero, buscando dar subsídios aos debates teóricos nessa área, bem como instrumentos analíticos que possam contribuir às práticas dos movimentos de mulheres.
A Revista Estudos Feministas foi criada em 1992, tendo sido inicialmente editada pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Num segundo momento, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro assumiram a responsabilidade pela edição da Revista. A partir de 1999, passou a ser sediada pelo Centro de Filosofia e Ciências Humanas e pelo Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente, está integrada ao Instituto de Estudos de Gênero, órgão que agrega pesquisadoras oriundas de distintas áreas de conhecimento e atuação da UFSC, tendo como denominadores comuns os estudos feministas e a perspectiva de gênero. [Foco e escopo em 2024]
A Revista Estudos Feministas (Florianópolis, 1992-) é uma revista trimestral indexada que circula nacional e internacionalmente, com o objetivo de divulgar textos cientificamente originais nos idiomas português, espanhol e inglês, na forma de artigos, ensaios e resenhas sobre gênero e feminismos que possam estar relacionados a um disciplina particular ou interdisciplinar em sua metodologia, teoria e literatura. Os artigos publicados contribuem para o estudo de questões de gênero e derivam de diferentes disciplinas: sociologia, antropologia, história, literatura, estudos culturais, ciência política, medicina, psicologia, teoria feminista, semiótica, demografia, comunicação, psicanálise, entre outras.
Trabalha em regime de rotação institucional desde 1992 e foi publicado pela primeira vez pela Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Posteriormente, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Federal do Rio de Janeiro assumiram a responsabilidade pela edição da Revista. Desde 1999, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas e o Centro de Comunicação e Expressão da Universidade Federal de Santa Catarina abrigam a revista. Atualmente, é incorporado ao Instituto de Estudos de Gênero, órgão que reúne pesquisadores de diferentes disciplinas [áreas de conhecimento e atividade] da UFSC, que têm como denominadores comuns os estudos feministas e as perspectivas de gênero. [Foco e escopo em 2020]
Periodicidade quadrimestral
Acesso livre
ISSN 0104-026X (Impresso)
ISSN 1806-9584 (Online)
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
CEBRAP | CEBRAP | 1981
Novos Estudos CEBRAP (1981) é uma publicação quadrimestral impressa e on-line do Centro Brasileiro de Análise e Planejamento. Destina-se à publicação de trabalhos científicos originais nas áreas de Sociologia, Política, Economia, Direito, Filosofia, Antropologia, Artes e Humanidades. O objetivo da revista é publicar estudos relevantes e contribuir para o debate intelectual com uma variedade de temas.
Periodicidade quadrimestral.
Acesso livre.
ISSN 1980-5403
Acessar resenhas
Acessar dossiês
Acessar sumários
Acessar arquivos
Política Internacional (IBRI) 1993-2021
A Revista Brasileira de Política Internacional (RBPI) é uma publicação semestral fundada em 1958 no Rio de Janeiro pelo Instituto Brasileiro de Relações Internacionais (IBRI), uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, com objetivos culturais.
A RBPI é a mais antiga publicação especializada nos temas da agenda internacional, é uma das mais tradicionais da América Latina e uma das mais influentes no campo no Sul Global. A RBPI assumiu desde o início um papel de destaque na vida cultural e acadêmica do país. Transferida para Brasília em 1993, a RBPI desempenha um papel privilegiado no estudo das Relações Internacionais em geral.
O RBPI examina o amplo campo das Relações Internacionais sob várias perspectivas. Publica estudos de caso originais e artigos de teoria sobre temas relacionados à política, economia, sociologia, segurança, meio ambiente e outros assuntos prementes de relevância contemporânea. A RBPI valoriza manuscritos interdisciplinares e é receptiva a uma ampla variedade de tradições metodológicas.
O RBPI é um periódico de acesso aberto e adota o modelo de publicação contínua.
Todas as contribuições publicadas são submetidas à arbitragem científica, seguindo o sistema de revisão por pares.
A abreviação de seu título é Rev. bras. polít. int. , que deve ser usado em referências bibliográficas, notas de rodapé e notas de fim e em legendas bibliográficas.ada pelo seu nome abreviado: Dados.
[bolsonaro]