Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code | Alessandra Soares Santos e Renato Sena Ramos

Caminhos da memória e do conhecimento histórico escolar: reinventando a aula de História com a criação de um roteiro histórico local e o uso do QR code | Alessandra Soares Santos, Renato Sena Ramos | Revista História Hoje. São Paulo, v.10, n.19, jan./jun. 2021.

O artigo discute a produção do conhecimento histórico escolar por meio de uma prática que permitiu às/aos estudantes exercitar a pesquisa, a análise crítica, a interpretação e a construção de representações qualificadas do passado no presente. Desenvolvido nos anos finais do ensino fundamental de uma escola da rede pública municipal de Belo Horizonte, o projeto pretendeu instigar as/os estudantes a identificarem alguns “lugares de memória” no entorno da escola para transformá-los em espaços educativos e de referência histórico-cultural para a comunidade, a partir de suas pesquisas e da divulgação de seus resultados em um website acessado por meio de QR codes fixados nos locais. Concluímos que, ao se assumirem como protagonistas da construção do conhecimento histórico, professoras/es da educação básica e estudantes não se restringem a ensinar/aprender sobre o passado, mas se apropriam de uma linguagem específica capaz de desnaturalizar conceitos e ressignificar a diversidade de discursos sobre a História.

 

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