Combatendo o revisionismo: ensino de história da ditadura civil-militar brasileira enquanto disputa de narrativas | Fernando de Lima Nunes

Combatendo o revisionismo: ensino de história da ditadura civil-militar brasileira enquanto disputa de narrativas | Fernando de Lima Nunes | Revista História Hoje. São Paulo, v.10, n.19, jan./jun. 2021.

O presente artigo tem por objetivo trazer ao debate possibilidades de pensar sobre o ensino de história da Ditadura Civil-Militar na educação básica, enquanto um tema sensível, num contexto de amplo revisionismo e negacionismo. Para isso, abordaremos os conceitos e práticas de revisionismo, negação e negacionismo e como isso afeta a memória construída sobre o período da Ditadura Civil-Militar no Brasil. Será debatido também como o conhecimento histórico sobre o período ditatorial mais recente da história brasileira é apreendido pela população, para além da sala de aula. Além disso, será apresentada uma experiência do ensino de História sobre mortos e desaparecidos políticos da Ditadura Civil-Militar a partir dos pressupostos teóricos e metodológicos da Empatia Histórica e seu entrecruzamento com a construção de biografias.

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.