História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História | Luciana Conceição de Almeida Martins e Alfredo Eurico Rodrigues Matta

História pública de resistência quilombola: conexões e potencialidades do museu virtual em 3D do Quilombo do Cabula aplicado ao ensino de História | Luciana Conceição de Almeida Martins, Alfredo Eurico Rodrigues Matta | Revista História Hoje. São Paulo, v.10, n.19, jan./jun. 2021.

Os principais debates contemporâneos no campo do ensino de História instigam às conexões significativas entre presente e passado, a fim de proporcionar experiências dialógicas e construtivas das pesquisas historiográficas aplicadas ao ensino de História. Diante dessa constatação, o presente artigo tem por objetivo empreender uma discussão sobre a importância da trajetória da pesquisa sócio- -histórica quilombola da localidade do Cabula, na cidade do Salvador, Bahia, e seus resultados para o desenvolvimento de um museu virtual em 3D, bem como demonstrar as potencialidades da sua aplicação no ensino de História. Para tal, utilizamos como embasamento teórico o movimento da história pública em uma abordagem socioconstrutivista, que propõe uma compreensão e conscientização histórica a partir da resolução de problemas de natureza aplicada

 

 

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