O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo | Eva Felix Carneiro

O uso do RPG no ensino de História: um relato de experiência sobre o Maranhão republicano explicado por meio de um jogo | Eva Felix Carneiro | Revista História Hoje. São Paulo, v.10, n.19, jan./jun. 2021.

Este artigo descreve uma experiência de elaboração do manual de um jogo voltado para o ensino de História na educação básica. A análise das potencialidades dos jogos de Role Playing Game (RPG) como ferramenta no processo de ensino e aprendizagem nos conduzem a um reconhecimento desta como eficaz mediadora na socialização de conteúdos e na construção de habilidades necessárias à formação de cidadãos seguros, leitores e ativos. Levando isto em consideração, foi criado um manual de RPG pautado na história do Maranhão republicano, objetivado também no intuito de ser uma ferramenta para a valorização da história regional e local, permitindo que alunos e professores tenham uma maior aproximação com a complexidade social local. Neste relato, pretende-se destacar os caminhos da pesquisa e as etapas de construção.

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.