Circumscribere na pandemia

O ano de 2020 será lembrando como um período de profundas transformações nas sociedades no mundo. A pandemia causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) interrompeu o fluxo normal das atividades humanas. Isolados em suas casas, professores e pesquisadores de diferentes áreas e países tiveram de reinventar seu modo de produzir e transmitir o conhecimento científico. O uso de ferramentas tecnológicas foi fundamental nesse sentido; por meio de plataformas como Teams, Zoom, Google Meet, entre outras, esses profissionais conseguiram dar continuidade às aulas, reuniões, pesquisas, bancas, reuniões cientificas etc., mantendo universidades e instituições de ensino e pesquisa em pleno funcionamento.

A equipe da revista Circumscribere também manteve seu ritmo de trabalho, logrando dar andamento à produção de dois volumes este ano. Ao nos darmos conta de que o mundo acadêmico apoiava-se cada vez mais nas plataformas digitais, decidimos expandir nossas atividades e lançar um ciclo de debates para congregar professores, pesquisadores e interessados em assuntos relacionado à História da Ciência. Assim, nasceu o ciclo CIÊNCIA VIVA, com o objetivo de debater temas fundamentais da área e refletir a própria pandemia do ponto de vista da história da ciência.

Neste volume da revista Circumscribere, apresentamos alguns dos resultados desses debates. Os textos resultam de apresentações realizadas virtualmente durante a pandemia e de debates com professores e pesquisadores de vários centros de ensino e pesquisa do país. Outros volumes deverão ser lançados nos próximos semestres com base em novos temas abordados no Ciclo. Com iniciativas como essas, esperamos poder ampliar a presença de professores e pesquisadores nas redes sociais, de modo a contribuir para o combate das chamadas Fake news, bem como do pensamento anticiência que ganha força no mundo.

Boa leitura.

José Luiz Goldfarb


GOLDFARB, José Luiz. Circumscribere, São Paulo, v.26, 2020. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.