No segundo número de 2018 Historiæ apresenta o dossiê “Culturas Políticas”, como o próprio título indica abarca estudos que trabalham dentro desta perspectiva e / ou refletem sobre este conceito dentro de uma perspectiva histórica.

Da terminologia de uso corrente na Ciência Política, até as discussões e interpretações nos domínios historiográficos, o conceito de cultura política fornece uma matriz interpretativa de grande riqueza para as interfaces entre a História Política e História Cultural, em torno de temas como as representações sociais, os imaginários políticos, entre outros. O dossiê temático aqui organizado reúne trabalhos que se dedicam aos estudos das culturas políticas, com ênfase em pesquisas que busquem estabelecer relações entre a efeméride e os longos processos, em perspectiva que vão desde estudos de caso, até abordagens comparatistas e transnacionais.

Este dossiê foi organizado pelos Professores Doutores Leandro Pereira Gonçalves, da Universidade Federal de Juiz de Fora e Odilon Caldeira Neto da Universidade Federal de Santa Maria.

Rodrigo Santos de Oliveira – Professor Doutor. Editor


OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 9, n. 2, 2018. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.