A Revista Eletrônica “Cordis” é uma publicação do Núcleo de Estudos de História Social das Cidades (NEHSC), vinculado ao Departamento de História e ao Programa de Estudos Pós-Graduados em História, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. O NEHSC completou 27 anos de existência dedicados ao conhecimento das cidades, suas histórias e memórias, suas tramas e necessidades, com base em pesquisas documentais realizadas em acervos públicos e privados, em depoimentos orais e fotografias, além de estudos da bibliografia existente sobre as cidades e suas formações, conflitos e perspectivas.

A presente publicação é um Dossiê temático intitulado Deslocamentos Humanos. Decisões e Conflitos, dedicado aos processos migratórios em suas diversas dimensões: internos, transoceânicos ou transfronteiriços. Objetiva apresentar reflexões sobre os motivos que levam as pessoas a partirem de seus locais de origem e as situações vivenciadas na nova sociedade.

Para compôr a publicação em referência, foram convidados docentes e pesquisadores, de variadas instituições acadêmicas nacionais e internacionais, na maioria doutores, que se debruçam nos estudos e pesquisas sobre os deslocamentos humanos, em seus diversificados motivos, como também nas contribuições que os migrantes e ou imigrantes podem trazer à a sociedade que os recebem.

O Dossiê foi organizado em quatro partes. A Parte 1 é composta pelos artigos que tratam das decisões em deixar o “locus” de origem e os motivos da partida dos indivíduos para um novo lugar, muitas vezes desconhecido. A Parte 2 relaciona os deslocamentos humanos e a gastronomia, ou seja, trata da cultura gastronômica. A Parte 3 prioriza os conflitos, apresentando uma análise dos fatores que levaram as pessoas a partirem para o desconhecido. A Parte 4 focaliza a educação dos e / imigrantes no contexto da formação dos indivíduos na nova sociedade, ou seja, na sociedade de acolhida. Para completar a presente publicação foi incluído o item Homenagem, dedicado ao professor Dr. José Renato de Campos Araújo (in memoria), professor de USP – Leste, que dedicou sua vida aos estudos migratórios. Finaliza o Dossiê com a Resenha do livro Rimbaud: um poeta perdido na Europa e que se encontrou na África (1880-1891).

Organizar uma publicação não é uma tarefa fácil, é um desafio. Neste momento, gostaria de agradecer o convite feito pela Profa. Dra. Yvone Dias Avelino, fundadora do NESCH e Diretora da CORDIS, em organizar o volume 20 da revista, acreditando no meu trabalho. Não poderia deixar de agradecer aos autores dos artigos que compõem o presente volume, que se dedicam aos estudos relacionados aos processos migratórios e atenderam, prontamente, ao convite recebido de submeterem seus artigos à CORDIS. É importante destacar o trabalho realizado pelo Comitê Avaliador que realizou uma leitura minuciosa dos artigos e, algumas vezes, apontando sugestões que foram encaminhadas aos autores, de modo que a composição desta publicação fosse sendo aprimorada.

Esperando que os artigos aqui apresentados possam dar origem a novas reflexões e suscitar novas pesquisas, gostaria de externar meus sinceros agradecimentos a todos que participaram do trabalho para que o volume 20 da Revista CORDIS pudesse vir a público.

Arlete Assumpção Monteiro – Professora Doutora

Organizadora do presente volume da Revista Cordis Professora Titular PUC-SP


MONTEIRO, Arlete Assumpção. Apresentação. Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 20, jan. / jun., 2018. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.