Dimensões do Regime Vargas (II) / Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade / 2017

Fazer a apresentação de um trabalho acadêmico, seja ele escrito ou oral, sempre representa riscos e é sempre difícil. Mais ainda, quando se parte da premissa de que esta apresentação deva dar conta da dimensão que o trabalho em questão ocupa no universo acadêmico. Contudo, a tarefa do “apresentador” pode ser facilitada tanto quanto há trabalhos de qualidade a ser apresentado, tal como os que versam neste volume.

Como se observará, todavia, não se pretende aqui fazer uma análise ou apresentar artigo por artigo, os quais compõem o todo deste segundo volume do Dossiê temático intitulado Dimensões do Regime Vargas, mas, sim, ressaltar, mais uma vez sobre as suas possibilidades e potencialidades que, ao nosso ver, não são poucas.

Os diversos artigos que compõem este 19º volume da Revista Cordis, publicação do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), ventilam algumas das tendências sobre as quais pesquisadores das mais variadas instituições nacionais têm se debruçado no sentido de deslindar as Dimensões de um regime que deixou marcas profundas na sociedade brasileira.

Destarte, procuramos proporcionar aos pesquisadores de diversas áreas um espaço para publicações de suas pesquisas acerca de um período de grande relevância para a história do Brasil. Tal período foi marcado, internamente, não apenas por disputas pelo poder e pelo confronto entre variados projetos políticos que se buscou consolidar no país. Externamente, impõe-se, como pano de fundo, uma situação de crise do capitalismo, uma guerra mundial e a subsequente bipolaridade do mundo na chamada Guerra Fria.

Gostaríamos de externar nossos mais sinceros agradecimentos ao Prof. Dr. Nataniél Dal Moro, editor científico da Revista Cordis, por sua fundamental contribuição na organização dos volumes que versam sobre as Dimensões do Regime Vargas e à Profa. Dra. Yvone Dias Avelino, uma das fundadoras do NEHSC, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e incansável encorajadora de novas pesquisas e estudos históricos. Evidentemente, gostaríamos de deixar bem claro para o leitor que toda e qualquer imperfeição que este volume possa ter são de nossa exclusiva responsabilidade. Assim, gostaríamos de eximir esses professores de quaisquer culpa e responsabilidade pela publicação das Dimensões.

Também, não menos importante, gostaríamos de agradecer a todas e a todos os pesquisadores que, após meses de árduas pesquisas, como é possível constatar pelos resultados dos artigos aqui publicados, submeteram seus trabalhos à Cordis, a vocês, nosso muito obrigado! Mais do que esperar, almejamos que, juntos, estes artigos possam suscitar novas provocações, novas indagações e novas pesquisas no que tange aos estudos históricos.

São Paulo (SP), dezembro de 2017

Pedro Paulo Lima Barbosa – Professor Doutor

Organizador deste número da Revista Cordis


BARBOSA, Pedro Paulo Lima. Apresentação. Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, 19, jul. / dez., 2017. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.