Mantendo sua caminhada iniciada ao final da década de setenta, com a Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, a Historiæ vem a público editando um dossiê acerca dos “Ditadura Militar”, levando em conta que, neste ano, ocorreu a passagem de cinquenta anos da deflagração do golpe que estabeleceu o regime que, perdurando mais de dois decênios, marcou de forma indelével a formação histórica brasileira.

Por ocasião da passagem destas cinco décadas, a Universidade Federal do Rio Grande organizou o Congresso Internacional “1964-2014 – o cinquentenário do golpe que ceifou o processo democrático: história & memórias”, atividade desenvolvida entre 16 e 19 de setembro de 2014, com o objetivo de promover o debate acadêmico e testemunhal sobre esse processo histórico, sob os mais variados vieses e enfoques e levando em conta um prisma multidisciplinar.

Em tal evento estiveram reunidos especialistas no assunto oriundos de várias regiões do Brasil e ainda palestrantes de instituições estrangeiras que analisaram múltiplas abordagens acerca dos Governos Militares, desde a sua instauração, passando pela consolidação e pela crise, até a chegada ao processo de redemocratização. Dos trabalhos apresentados no Congresso resultaram vários textos que foram publicados nesta edição da Historiæ. Apesar da ampla abrangência do dossiê, a Revista não deixou de abrir espaço para um escrito voltado à temática livre.

A passagem das chamadas “datas redondas” tem servido para que as universidades promovam, por ocasião de tais efemérides, profundos estudos reflexivos sobre determinados temas, levando não só à comunidade acadêmica, mas também a em geral, um repensar histórico-historiográfico acerca de tais questões. O registro dessas discussões em uma publicação imprensa e eletrônica serve para uma ampliação da divulgação de tais análises, além de perpetuá-las muito além da realização de um evento.

Nesse sentido, a Historiæ – Revista de História da Universidade Federal do Rio Grande se propôs a difusão dos enriquecedores debates ocorridos durante o Congresso Internacional que abordou o cinquentenário da instauração de um dos mais duros regimes ditatoriais pelos quais passou o Brasil.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 5, n. 2, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.