Prosseguindo em sua caminhada de difundir os saberes relacionados à ciência histórica, abordando temas específicos, ao reunir especialistas para promover o debate em torno de um determinado fio condutor, com a apresentação de variados enfoques, a Historiae publica em seu primeiro número do volume três o Dossiê “Ensino de História e formação de professores”. Até algum tempo atrás o Ensino da História vinha sendo de certo modo negligenciado ou ao menos menoscabado no campo da pesquisa histórica, mas tal situação tem sido cada vez mais contornada e / ou sobrepujada, de modo que ele vem progressivamente ganhando um fértil terreno. Essa retomada tem se dado através de estudos amplos em torno de temáticas como a renovação das fontes para promover tal ensino, a ampliação e o aprofundamento das interfaces e inter-relações entre a pesquisa realizada nos meios acadêmico-universitários e as práticas de ensino na educação escolar, a necessidade da pesquisa histórica para fundamentar as aulas a respeito de tal ciência, a introdução de novas tecnologias para promover o ensino da História, a ação das políticas governamentais, entre tantos outros.

Muitos desses enfoques se encontram presentes direta / indiretamente neste Dossiê que traz pontos de intersecção variados com o Ensino da História, através de trabalhos versando acerca de concepção do tempo, fontes, ação docente, políticas públicas, material didático, relações de ensino-aprendizagem e formação de professores. A temática livre não foi deixada de lado, mantendo a Revista sua característica de divulgar produções científicas a respeito das mais variadas investigações de cunho histórico, por meio de artigos e entrevista envolvendo a História Política, o Patrimônio Histórico, a História Ambiental e a Teoria e a Metodologia da História.

Através desse conjunto de trabalhos, a Historiae – Revista de História da Universidade Federal do Rio Grande prossegue em sua trajetória com o sempre presente objetivo de promover a difusão das pesquisas de natureza histórica, por meio de um intercâmbio continuamente crescente.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 3, n. 1, 2012. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.