Herdeira da Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, fundada em 1978, a Historiæ chega a seu primeiro lustro com a nova denominação e traz ao público o dossiê “Guerra do Paraguai”. O ano de 2014 demarca a passagem de cento e cinquenta anos da deflagração deste conflito bélico que sacudiu a América do Sul do século XIX, constituindo mais um momento oportuno para o debate acadêmico sobre o tema.

A Guerra da Tríplice Aliança teve suas raízes vinculadas a fatores profundos tais como os interesses do capital internacional, a busca da hegemonia no contexto sul-americano, as disputas territoriais, a questão da navegação fluvial e refletiu a política intervencionista adotada pelo império brasileiro em relação a seus vizinhos platinos. A circunstancial aliança entre Brasil, Argentina e Uruguai para empreender um enfrentamento bélico contra o Paraguai trazia em si também a contraposição de modelos de organização dos Estados nacionais latino-americanos. Tal guerra e todas as suas sequelas constituíram elementos constitutivos que vêm gerando uma profunda discussão historiográfica ao longo do tempo que se seguiu ao embate pelas armas.

Os artigos inclusos nessa edição visam promover uma colaboração em relação a tal debate, abordando temas variados e enfoques múltiplos acerca do assunto. Diversificada documentação foi comentada, envolvendo fontes como a imprensa, a caricatura, os diários, a legislação e a bibliografia, entre outras, bem como foram abordadas questões de amplitude, envolvendo do cotidiano ao estrutural em torno da Guerra do Paraguai. Ainda que os trabalhos referentes ao dossiê sejam os predominantes, este número da Revista não deixou de abrir espaço para um escrito de temática livre.

Assim, a Historiæ – Revista de História da Universidade Federal do Rio Grande mantém seu papel de divulgação da produção acadêmico-científica, trazendo colaborações de autores de variadas regiões do país e mesmo do exterior, destinando-se, primordialmente, nesta edição, a discutir variadas abordagens em torno da Guerra do Paraguai por ocasião da passagem do sesquicentenário do seu início.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 5, n. 1, 2014. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.