História, Cinema e Política / Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade / 2016

O número 16 da Cordis: Revista Eletrônica de História Social da Cidade aborda a temática História, Cinema e Política. Valendo-se de abordagens teóricas, métodos e fontes bastante amplas à problematização dos seus objetos de estudo, os autores aqui reunidos nos mostram reflexões consistentes e muito oportunas.

Atuantes em Instituições de Ensino Superior e Centros de Pesquisa no Brasil e no exterior, os autores aqui reunidos são formados em diferentes cursos de graduação e especialistas em distintas áreas. Estes docentes, alunos e pesquisadores demonstram, à luz do conjunto da obra, um debate dos mais enriquecedores, em particular aos campos das Ciências Sociais, Cinema, Desenvolvimento Local, Filosofia, História, Jornalismo e Política.

O presente número da Cordis possui 12 (doze) artigos e 2 (duas) entrevistas. Desejamos aos apreciadores destes textos uma agradável leitura. A todos os pareceristas externamos o nosso sincero muito obrigado. Também registramos a avaliação alcançada pela Cordis junto ao site Plataforma Sucupira – Periódicos Qualis. Em setembro de 2015, esta revista obteve na área de avaliação Artes / Música a classificação B2.

Gostaríamos de fazer uma menção à memória de um querido amigo. Lamentamos profundamente o súbito falecimento, ocorrido em setembro de 2015, de Carlos Danilo Oliveira Lopes, integrante do Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC) e um dos idealizadores e fundadores da Cordis. Carlos Danilo Oliveira Lopes, figura indelével em nosso meio, formou-se em Comunicação Social – Habilitação em Multimeios pela PUC-SP, em 2003. Pesquisador e colaborador em vários projetos, dentre outras atividades, exerceu a função de editor assistente na revista Cordis e secretariou as atividades do NEHSC e do Curso de Especialização em História, Sociedade e Cultura da PUC-SP. Neste breve registro em lembrança a Danilo, agradecemos a todos os incontáveis serviços por ele prestados à PUC-SP, e mais especificamente ao NEHSC e ao periódico Cordis.

São Paulo (SP), junho de 2016

Nataniél Dal Moro – Professor Doutor

Editor científico e organizador deste número da Cordis.


Dal MORO, Nataniél. Apresentação. Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 16, p. 1-2, jan. / jun., 2016. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.