No primeiro número de 2016 Historiæ apresenta o dossiê “História e Feminismos” onde são discutidas questões vinculadas aos feminismos dentro de um viés interdisciplinar, tanto na História, Economia, Política, Filosofia, Educação e Literatura.

Na história ocidental sempre houve mulheres que se rebelaram contra a situação de subordinação em que viviam. Entretanto, o início do movimento feminista organizado, conhecido como primeira onda feminista, data do século XIX, quando as mulheres se organizaram em países como a Inglaterra para lutar pelos seus direitos, entre eles o direito ao voto.

Uma das características que o diferencia de outros movimentos sociais é o desenvolvimento de uma reflexão crítica própria, de teorias, que, ao longo do tempo, foram repensando e re-articulando o movimento, tendo como ápice, na segunda metade do século XX, o questionamento acerca do estatuto do sujeito “mulher” e o surgimento dos vários feminismos, que passaram a olhar distintamente a pluralidade das mulheres, levando em consideração fatores como etnia, religião, grupo social, condição econômica, formação cultural, etc.

Desta forma, a produção teórica feminista se estendeu a áreas como a História, a Sociologia, a Filosofia, a Antropologia, a Psicanálise e a Crítica literária, e chega ao século XXI contando com novos e velhos desafios. O presente dossiê tem como objetivo discutir a história do(s) feminismo(s), a produção teórica feminista, a formação dos movimentos feministas, as formas de resistência dos movimentos e os desafios do(s) feminismo(s) no século XXI.

No presente dossiê a revista Historiæ nos traz uma das temáticas mais importantes que surgiu no mundo no pósMaio de 1968 e na historiografia com o advento da terceira geração dos Annales. Os diversos feminismos se tornaram um objeto de análise extremamente importante para a construção de sociedades plenamente democráticas no Ocidente e um dos pontos básicos para a compreensão atual das sociedades ocidentais.

Este dossiê foi organizado pelas Professoras Doutoras Michelle Vasconcelos Oliveira do Nascimento, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Derocina Alves Campos Sosa da Universidade Federal do Rio Grande e Isabel Lousada da Universidade Nova de Lisboa.

Rodrigo Santos de Oliveira – Professor Doutor. Editor


OLIVEIRA, Rodrigo Santos de. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 7, n. 1, 2016. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

 

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.