Prosseguindo uma trilha demarcada deste o final dos anos setenta, com a antiga Revista do Departamento de Biblioteconomia e História, com este número a Historiae – Revista de História da Universidade Federal do Rio Grande chega ao seu segundo ano de existência em sua nova fase, dedicada exclusivamente às abordagens de natureza histórica.

Buscando sempre aperfeiçoar-se, a Historiae, a partir desta edição, lançará alguns dossiês, sobre temáticas específicas relevantes à produção histórico-historiográfica. Nesse sentido, esta primeira coletânea traz ao público leitor a questão do ofício do historiador, com ênfase às fontes e aos lugares de memória. Tal enfoque cristaliza uma das grandes preocupações da ciência histórica, com discussões em torno do métier do historiador, suas áreas de atuação, os “domínios” do conhecimento histórico, os objetos de pesquisa e os pontos de intersecção entre história e memória.

Nessa linha, no âmbito do dossiê são abordados temas como o fazer histórico e a historiografia e as fontes históricas advindas das interfaces e conexões com a fotografia, os diários pessoais, o teatro, os manuscritos, a história oral e a memória. Apesar desse segmento mais específico, a Historiae mantém a sua tradição de também publicar artigos com diversificados assuntos, como o ensino da história, a história econômica a partir da análise da imprensa e as relações entre política, retórica e biografia.

Segue assim esta publicação dedicada à ciência histórica editada pela Universidade Federal do Rio Grande em seu intento de divulgar, através de significativo intercâmbio, a produção científica, acadêmica e cultural em torno do mais amplo prisma do saber histórico.

Francisco das Neves Alves – Presidente do Corpo Editorial


ALVES, Francisco das Neves. Apresentação. Historiae, Rio Grande- RS, v. 2, n. 1, 2011. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.