O II Encontro Transdisciplinar de História e Comunicação: Séries Urbanas: conflito e memória foi promovido pelo Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura: Barroco e Mestiçagem e pelo Núcleo de Estudos de História Social da Cidade (NEHSC), na Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) entre os dias 3 e 4 de dezembro de 2009, e teve como tema central a problemática urbana e as implicações dela decorrentes, agravadas, transformadas ou apenas parcialmente alteradas em sua constituição objetiva e simbólica. Justamente por isso da pertinência do subtítulo do encontro: Séries Urbanas: conflito e memória.

Ao eleger como tema Séries Urbanas: conflito e memória buscou-se estabelecer diálogos não somente com pesquisas feitas nas disciplinas da Comunicação e Semiótica e da História, mas também com outras áreas e saberes que se empenham em tensionar criticamente as especificidades, particularidades e permanências históricas, sociais e midiáticas de um mundo tão múltiplo em certos aspectos e restrito em outros. Não resta dúvida de que as indagações acerca do mundo urbano-citadino e das relações com a memória, o corpo, a mídia e a cultura barroca e mestiça são amplas e devem receber uma atenção toda especial da academia, tal como já o fazem, há várias décadas, os integrantes do NEHSC e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura.

Este II Encontro buscou pensar os projetos e as práticas de diversos sujeitos históricos por meio de distintas concepções e análises. Por vezes, esta política acadêmica pode até ser considerada incompatível com os ofícios das áreas em pauta. Todavia, a afirmação não se sustenta. Basta voltarmos o olhar para o passado: quantos e quantos assuntos eram deixados de lado pelo fato de algumas pessoas afirmarem que “não era possível” estabelecer este ou aquele diálogo com esta ou aquela disciplina.

De forma mais pontual, o II Encontro visou também tornar públicas, mais ainda, as pesquisas feitas pelos professores e alunos dos Programas de Estudos Pós-Graduados em Comunicação e Semiótica e do de História da PUC-SP. São trabalhos originários de reflexões desenvolvidas sobretudo em cursos de mestrado e de doutorado, alguns já finalizados e outros em fase de conclusão. De um total de 41 trabalhos / resumos aprovados inicialmente para apresentação oral (mais 2 palestras e 1 peça de teatro), 24 estão agora no formato de artigo e compõem um número especial da Revista Cordis.

Ótimas leituras!!!

São Paulo- SP, junho de 2010

Jurema Mascarenhas Paes

Nataniél Dal Moro

Editores assistentes


PAES, Jurema Mascarenhas; MORO, Nataniél Dal. Apresentação. Cordis – Revista Eletrônica de História Social da Cidade, São Paulo, n. 3-4, jul., 2009 / jun., 2010. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.