O presente número da Revista Brasileira se História tem como Dossiê o tema Travessias: Migrações em que os importantes problemas da imigração e migração receberam um tratamento original e inovador por diversos autores.

A questão das motivações para a vinda e a permanência de tradições de luta operária dos imigrantes italianos no Rio Grande do Sul; o papel da família e da ética do trabalho como estratégia de sobrevivência e integração de italianos no Espírito Santo e alemães em Curitiba; a participação na cultura urbana em Buenos Aires, revelam novas tendências nas pesquisas sobre os imigrantes.

A fase anterior do levantamento e descrição das várias modalidades do trabalho imigrante, os núcleos coloniais de pequena propriedade, as diferenças étnicas permitem agora o desenvolvimento de novas vertentes de pesquisa. O que se privilegia hoje é o seu impacto na sociedade brasileira e sua contribuição global ao mesmo tempo que se estuda os efeitos da imigração sobre os padrões culturais de seus agentes.

Por outro lado, temos uma pesquisa que dá notícia dos primeiros migrantes nordestinos (cearenses) para a lavoura cafeeira paulista e que, a partir de 1920, viriam a substituir cada vez mais a corrente européia em declínio. Finalmente, a análise de uma entrevista com migrante sem terra de Brasilia tenta, no campo da história oral, esquadrinhar o universo do imaginário dos eternos andantes do mundo rural brasileiro tão bem retratados por Graciliano Ramos.

A secção Documentos tem a oportunidade de transcrever interessante testemunho de viajante francês anônimo que descreve a baía de Guanabara e o Rio de Janeiro sob o ponto de vista geográfico e de estratégia militar, acrescido de observações sobre os costumes brasileiros.

Os artigos estudam os carijós que os paulistas levaram para Minas Gerais; as festas religiosas e seus choques com o ultramontanismo do clero; o papel do informante na estrutura repressiva policial da ditadura militar e a política da Frente Popular no Chile.

O Conselho Editorial agradece a cortesia do Museu Lasar Segall em ceder o direito de reprodução do quadro Navio de Emigrantes de seu acervo para a capa deste número.

Queremos ainda agradecer a atual administração da Anpuh que, cumprido compromisso assumido no Simpósio de julho de 1997 avocou a responsabilidade financeira e gráfica da publicação deste número 34.


Conselho editorial. Apresentação. Revista Brasileira de História, São Paulo, v.17, n.34, 1997. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.