Café História | 2008-2021

Cafe Historia1 Café História

O Café História é um portal de divulgação científica criado pelo historiador Bruno Leal. Toda segunda-feira publicamos o nosso “especial da semana” (artigo, entrevista, bibliografia comentada ou história importada). E de terça a sexta, notícias sobre história. Todos os nossos colaboradores e colaboradoras são especialistas reconhecidos(as) no campo e convidados(as) pelo Café História. 

Quem somos nós

Olá! Meu nome é Bruno Leal. Eu sou o fundador e o editor-chefe do Café História. No dia 18 de janeiro de 2008, eu coloquei o Café História no ar com o intuito principal de divulgar a história produzida no meio acadêmico para amplas audiências. O desafio sempre foi produzir conteúdos lúdicos, acessíveis e interessantes, mas sem perder de vista o rigor acadêmico. Mais recentemente, a partir da perspectiva da História Pública, tenho tentado fazer uma história com o público e não somente para o público. Para isso, eu tenho contado com incríveis colaboradores e colaboradoras, leitores e leitoras.

Eu nasci no Rio de Janeiro em 1982, mas vivo em Brasília desde 2018. Sou professor adjunto de História Contemporânea do Departamento de História da Universidade de Brasília (UnB) e do Programa de Pós-Graduação em História desta mesma universidade. Sou historiador formado pela UERJ e jornalista formado pela UFRJ. Fui professor do Departamento de História da Universidade Federal Fluminense (UFF) e desenvolvo pesquisas sobre divulgação científica, história pública, crimes nazistas e justiça no pós-guerra.

Ana Paula Tavares é a sub-editora do Café História. Ela entrou no projeto por volta de 2017 e tem atuado como conselheira editorial e editora da produção audiovisual do portal. Ela nasceu no Rio de Janeiro em 1982, é mestre em História pelo Programa de Pós-Graduação em História, Política e Bens Culturais da Fundação Getúlio Vargas (PPHPBC/FGV). Possui graduação em Comunicação Social – habilitação jornalismo pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ (2006). É também formada em teatro pela Casa de Artes de Laranjeiras – CAL (2010). Trabalhou na Fundação Roberto Marinho e na Globosat, no Rio de Janeiro. Desenvolve trabalhos no campo da História Intelectual e Divulgação Histórica. Em sua dissertação discutiu gênero e atuação profissional através da trajetória da jornalista judia Yvonne Jean, que imigrou para o Brasil no final dos anos 1930 fugindo da perseguição nazista na Europa.

Em 2021, a nossa equipe foi reforçada com a inteligência e a vitalidade da Thaís Pio Marques, que atualmente faz estágio voluntário no Café História. Ela é graduada em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Durante a graduação, a Thaís fez parte do Grupo PET Conexões de Saberes – Licenciaturas, voltado para a elaboração e desenvolvimento de Projetos pedagógicos interdisciplinares. Atualmente, organiza o perfil de Instagram “Poesia e oralidade”, onde compartilha textos breves sobre competições de poesia (slams) e seus participantes. No Café História, ela é redatora de notícias, personagens, roteiros de web stories e também realiza entrevistas.

Como funciona

Toda segunda-feira publicamos um texto original e inédito sobre história. Esse texto pode ser um artigo, uma entrevista ou uma bibliografia. Essas são as nossas três editorais. De terça a sexta, publicamos notícias sobre história. Todos os nossos colaboradores e colaboradoras são especialistas reconhecidos(as) no campo e convidados(as) pelo Café História.

Contato

Se você quiser falar conosco, escreva para [email protected]. Teremos o maior prazer em receber a sua mensagem. O Café História está localizado na Asa Norte, em Brasília, Distrito Federal.

ISSN: 2674-5917

Acessar resenhas e/ou comentários sobre dossiês de artigos

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.