História & Ensino | 1997-2001

História & Ensino. Londrina, 26, n. 1, 2020.

Sumário

Editorial | Eder Cristiano de Souza | 2-3

Artigos

A Matriz Disciplinar de Jörn Rüsen como chave para compreender as Diretrizes Curriculares da Educação do estado do Paraná | Ricardo Marques de Mello | 4-19

O Ensino de História na educação pública brasileira: uma análise dos pressupostos historiográficos dos currículos estaduais da década de 1980 | Geyso Dongley Germinari, Flávio Jose Dalazona | 20-36

A Consciência Histórica como potencial para leitura de mundo | Vera Lucia Trennepohl | 37-55

A cultura histórica escolar contemporânea: uma análise a partir das categorias rüsenianas | Larissa Klosowski Paula, Isabela Candeloro Campoi | 56-77

Por um ensino de história indígena em Mato Grosso: o povo Chiquitano na fronteira Brasil/Bolívia | Renilson Rosa Ribeiro, Leticia Antonia de Queiroz | 78-112

Um cineclube no interior da Amazônia: o uso do audiovisual como prática de aprendizagem histórica | Érico Silva Muniz, Silvane da Silva e Silva | 113-133

A BNCC e os Referenciais Curriculares do estado da Paraíba: considerações sobre o ensino de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental | Eduardo Roberto Jordão Knack, Lidiane Elizabete Friderichs | 134-159

A História Regional e o uso de tecnologias da informação e comunicação (TDIC’s) em sala de aula | Taís Temporim de Almeida, Lourdes Madalena Gazarini Conde Feitosa, Fabio Paride Pallotta, Laís Prestes Redondo, Gabriela Isbaes, Marco Antônio de Morais Júnior | 160-180

“Lugar de autoria”: outros olhares sobre a produção de livros didáticos | Adriana Soares Ralejo | 181-199

Ensino de História e desenvolvimento do pensamento histórico nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Eleta Carvalho Freire, Dayse Kássia Silva Amorim, Laís Almeida Souza  200-225 | A invisibilidade da cultura negra brasileira através do discurso da “mestiçagem” | Bruno Marcelo de Souza Costa, Paulo Jorge Martins Nunes, Piedade Lino Videira, Elivaldo Serrão Custódio | 226-243

O ensino híbrido nas aulas de História nos Anos Finais do Ensino Fundamental: impactos e transformações no processo de aprendizagem | Samanta Trivilin Comiotto | 244-260

As religiões afrodescendentes no ensino de História: a série Mojubá, contribuindo para uma educação antirracista | Caio Isidoro Silva | 261-281

O Ensino de História para a Educação de Jovens e Adultos na ANPUH-Brasil (1961-2015) | Claudia Smuk da Rocha, Iône Inês Pinsson Slongo | 332-356 | História da Educação | Breve História do Brasil: a influência do Ratio Studiorum na escrita de padre Raphael M. Galanti | Ligia Bahia de Mendonça | 282-303

Jornal Formação como meio de atuação do Centro Estudantal Campinense (1936/1953) | Ajanayr Michelly Sobral Santana, Lia Machado Fiuza Fialho, Charliton José dos Santos Machado | 304-331

Expediente | 35


História & Ensino. Londrina, v. 25, n. 2, 2019. 

Sumário

Editorial | Ronaldo Cardoso Alves | 5-6 | Apresentação | Apresentação | Ronaldo Cardoso Alves | 7-12

Artigos

A imprensa escrita como afirmação do discurso docente: práticas para o ensino de História | Regina Beatriz Guimarães Neto, Jonathas Duarte Oliveira de Souza | 13-34

Didática do Ensino Superior e a Lei 10.639/03 nos cursos de História do Ceará | Joselina da Silva, Angela Maria Bessa Linhares, Adriano Ferreira de Paulo | 35-57

Cidadania, democracia e saber escolar na legislação do Ensino Médio no Brasil | Mauro Cezar Coelho, Rafael da Silva Saldanha | 59-82

Conhecimento histórico, Ditadura Civil Militar e Democracia : o que pensam alunos do Ensino Médio | Maria Cristina Dantas Pina, Maria Alessandra dos Santos Aquino | 83-113

Sob o falso prestígio do maravilhoso: o ensino de história nos pareceres da Instrução Pública de 1883 | Ane Luise Silva Mecenas Santos, Cristiano Ferronato | 115-137

O ensino de história na Era Digital: a inclusão como possibilidade real. O caso dos NTE e NTM em Mossoró-RN | Paulo Augusto Tamanini, Maria do Socorro Souza | 139-166

Ensino de história e sensibilidade: o ver, o ouvir e o imaginar nas aulas de História | Azemar dos Santos Soares Júnior | 167-190

Modos de aprender a ensinar sobre Gênero nas aulas de História: apontamentos sobre os relatos de experiências do PIBID/UNIFAL (2015-2016). | Leonara Lacerda Delfino | 191-216

A ditadura militar narrada nos livros didáticos de história | Osvaldo Rodrigues Junior, Leticia Seba | 217-237

Pesquisas na área do ensino da história e o software IBM SPSS Statistics: limites e possibilidades no diagnóstico do conhecimento histórico escolar em grande escala | Wilian Carlos Cipriani Barom | 239-268

A sala de aula no arquivo: análise de uma experiência no Arquivo Público do Estado de São Paulo com alunos da Educação Básica | Stanley Plácido da Rosa Silva, Andresa Cristina Oliver Barbosa | 269-296

Tinha uma pedra: interlocuções entre o ensino de história e a história pública na implementação da lei 11.645-08 | Maria de Fátima Barbosa Pires | 297-324

A morte e a morte de Quincas Berro D’água, história e literatura: diálogos, singularidades e possibilidades de análise | Anderson Teixeira Renzcherchen, Silvéria da Aparecida Ferreira | 325-345

Juventude e contracultura: investigações sobre a consciência histórica de alunos da rede pública e privada | Ruhama Sabião | 347-372

Um campo de possibilidades: práticas de Ensino de História no Cemitério São João Batista de Guarabira- PB | Paulo Hipólito | 373-400 | Laboratório (artigo) | Panorama da escrita sobre a história e ensino no Brasil Central (2011-2016) | Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes | 401-428

Construção do conhecimento histórico na Escola | Matheus Mendanha Cruz | 429-448

A identidade indígena brasileira por meio das imagens do livro didático de história | Nádia Narcisa de Brito Santos | 449-473

Resenhas

História: demandas e desafios do tempo presente – Produção Acadêmica, Ensino de História e Formação Docente | Karla Andrezza Vieira | 475-480 |

Expediente H&E v. 25, n. 2 | 481-482 |


História & Ensino. Londrina, v. 25, n. 1, 2019.

Sumário

Apresentação

Apresentação – Ronaldo Cardoso Alves | 5-11

Artigos

Cem anos: livro escolar de História do Brasil (1808-1908) | Maria Inês Sucupira Stamatto | 13-40

Religiosidades: uma análise de duas coleções de livros didáticos do ensino público Brasileiro | Elison Antonio Paim, Guilherme Braunsperger de Lima Vieira | 41-69

De boas intenções o inferno está cheio: as metodologias de ensino nos livros didáticos de História | Olavo Pereira Soares, Juliana Renata Miguel Monteiro | 71-96

Livro didático do PNLD campo: considerações sobre ensino de História em escolas localizadas no campo | Rita de Cássia Gonçalves, Geyso Dongley Germinari | 97-118

A análise das representações e narrativas sobre a História e Cultura Africana e Afro-Brasileira em livros didáticos do ensino médio em Cuiabá/MT | Jaqueline Ap. M. Zarbato | 119-138

Material didático do Programa NEJA: tensões entre possibilidades emancipatórias e currículo prescritivo no trabalho docente em História | Alessandra Nicodemos, Débora Petrillo Grasso Flor | 139-157

O que aconteceu com as pessoas? a ditadura nos livros didáticos de História | Juliana Pirola da Conceição Balestra, Rogério Anderson Silva | 159-182

Percepções acerca do ensino e aprendizagem em História: uma análise sobre a temporalidade e o livro didático | Flávio Batista dos Santos | 183-202

O protagonismo indígena nas aulas de História: problemas e desafios no livro didático. | Francis Mary Soares Correia da Rosa | 203-226

Por que e para quê ensinar História? | Maria Terezinha Bellanda Galuch, Cleonice Aparecida Raphael da Silva | 227-252

Quilombo, identidade e educação escolar: o ensino de História na escola David Miranda em Santana-Amapá | Elivaldo Serrão Custódio, Eugénia da Luz Silva Foster, Silvaney Rubens Alves de Souza | 253-277

Fotografia, tempo e ensino de História: articulações para uma aprendizagem significativa | Katani Monteiro Ruffato, Lara Moncay Reginato | 279-304

Porque vocês não sabem do lixo ocidental: ensino de história da educação e a “questão do outro” | Ana Luiza Jesus Costa | 305-332

O uso de documentos históricos em sala de aula: impactos sociais da Crise de 1929 pelas lentes do fotojornalismo | Daniel Precioso | 333-351

A Ditadura de 1964-1985 na iniciação à docência: o ensino entre o dever de memória e as disputas midiáticas | Walter Francisco Figueiredo Lowande, Vinícius Pedro Fonseca, Pedro Otávio Carvalho Fernandes | 353-372

A Universidade, o Museu e a Escola: o ensino de História e o viés extensionista | Érika Oliveira Amorim, Luciana do Carmo Narciso, Thaise Oliveira Paula | 373-389 | História da Educação | Um estudo sobre intelecto, livre arbítrio e virtudes no campo da História da Educação Medieval | Terezinha Oliveira, Ana Paula dos Santos Viana | 391-408

Estratégias e táticas na docência da disciplina estudo de problemas brasileiros durante a Ditadura Civil-Militar na Universidade Federal do Paraná (1971-1984) | Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Rudimar Gomes Bertotti | 409-425

Eugenia, educação e saber médico: o discurso eugênico na I Conferência Nacional de Educação (1927) | Alexandre Alves, Audrei Rodrigo da Conceição Pizolati | 427-451

Por entre narrativas e documentos escritos: uma História da escola primária no Sul de Sergipe (1930-1960) | Raylane Andreza Dias Navrro Barreto, Laísa Dias Santos | 453-483

História e ensino durante a Ditadura Militar no Brasil: uma reflexão a partir das memórias de um professor adventista (1954-1982) | Janaina Silva Xavier, Jonathan Contrera Ávila, Pâmela Silveira da Silva, Willian Batista dos Santos Junior | 485-508 | História nos Anos Iniciais | Seleção e os usos dos livros didáticos de História para os anos iniciais do ensino fundamental: algumas questões a partir do olhar de duas professoras | Cristiani Bereta da Silva, David de Souza João | 509-528

O PNLD e a educação em Direitos Humanos: da definição dos critérios de avaliação à inserção nas coleções de História | Aléxia Padua Franco, Emilene Júlia da Silva Freitas Carvalho | 529-559

Resenhas

Livros didáticos de história: entre políticas e narrativas. Rocha, Helenice; Reznik, Luis e Magalhães, Marcelo de Souza (org). Rio de Janeiro, FGV, 2017. | Erinaldo Vicente Cavalcanti | 561-569 | Laboratório (artigo) | O ensino de História Antiga em debate: educação com pluralidade ou tradicionalismo acadêmico? | Matheus Vargas de Souza | 571-588 |

Expediente | 589-590


História & Ensino. Londrina, v. 24, n. 2, 2018.

Sumário

Editorial |Ronaldo Cardoso Alves | 5-11

Apresentação

Dossiê – Livro Didático de História: conhecimento histórico e Didática da História no mundo contemporâneo | Marlene Rosa Cainelli, Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 13-28

Autor(a) Convidado(a)

A Cognição Histórica Situada e os critérios de avaliação de Manuais Didáticos no Brasil | Maria Auxiliadora Schmidt | 29-53

DOSSIÊ

O conceito “Escravidão” nos Manuais Didáticos de História: diálogos, itinerários e narrativas em Brasil e Portugal | Ana Paula Squinelo, Glória Solé, Isabel Barca | 55-86

O que ensinam e como ensinam os Livros Didáticos de História para os adolescentes? Uma experiência de leitura crítica do Guia de Livros Didáticos de História – Anos Finais do Ensino Fundamental (PNLD 2017) | Daniela Casoni Moscato | 87-106

Livro didático e imagens: uma análise no Instituto Federal do Maranhão | Delcineide Maria Ferreira Segadilha, David Silva Dias | 107-133

Livros Didáticos e Epistemologia da História: perspectivas e abordagens do Conhecimento Histórico na Cultura Escolar | Éder Cristiano de Souza | 135-161

Apropriações do tempo presente no Livro Didático de História: o caso das Jornadas de junho de 2013 | Flavia Eloisa Caimi, Letícia Mistura | 163-195

Narrativas de Professoras sobre textos impressos e virtuais no Ensino de História para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental | Magda Madalena Tuma, Kátia Maria Abud | 197-216

Livro didático, currículo escolar e história pública: futuro do pretérito | Márcia Elisa Teté Ramos | 217-259

A ideia de pátria nos livros didáticos aritmética elementar – Livro 1 e Nossa Pátria | Rosa Lydia Teixeira Corrêa, Roberto João Eissler, Denilson Roberto Schena | 261-285

O Programa Nacional do Livro Didático e o processo de constituição de uma didática da história para os anos iniciais | Tiago Costa Sanches | 287-311

O Ensino de História Regional no Livro Didático de Mato Grosso do Sul (2005) | Vivianny Bessão de Assis, Dennis Rodrigo Damasceno Fernandes | 313-336

Livros Didáticos, História Pública e o conhecimento histórico produzido sobre o Judeu no Brasil: diálogos e perspectivas | Helena Ragusa | 337-361

Livro didático público de história do estado do paraná: relações entre ensino, pesquisa e formação de professores | Sueli de Fátima Dias, Siumara Sagati, Fábio de Oliveira Cardoso, Altair Bonini | 363-380

A “História Nova do Brasil” enquanto lugar de memória e Livro Didático e Político | Tiago Conte | 381-399

Entrevista

Com a palavra, os Autores: os desafios na produção de Livros Didáticos de História | Ana Beatriz Accorsi Thomson | 401-409

Expediente | 411-412


História & Ensino. Londrina, v. 23, n. 2, 2017.

Sumário

Apresentação – Ronaldo Cardoso Alves | 5-9

Artigos

A aula-oficina como campo metodológico para a formação de professores em História: um estudo sobre o PIBID/História/UEL | Marlene Rosa Cainelli, Elizabete Cristina de Souza Tomazini | 11-33

Ensino de história e cidadania: uma proposta de análise das instituições escolares na perspectiva do interacionismo simbólico | Rivail Carvalho Rolim | 35-58

La prueba de acceso a la Universidad como reguladora del proceso de enseñanza/aprendizaje de Historia | María del Mar Bernabé Villodre (ESPAÑOL (ESPAÑA)) | 59-83

História indígena no período republicano e os livros didáticos de História: uma reflexão necessária | André Luis Bertelli Duarte, Felipe Cesar Peres Tedeschi | 85-108

As concepções de professores do ensino fundamental II sobre a idade média: uma análise sob a ótica da educação histórica | Max Lanio Martins Pina, Janaína Bernardes Silva | 109-131

História da Educação

O “Madre Benícia” nas memórias de uma professora: o álbum de recordações de Cléris Becker | José Edimar Souza | 133-154

História nos Anos Iniciais

A Independência do Brasil nos livros didáticos para crianças: uma análise da produção didática entre as décadas de 1970 e 2000 | Sandra Regina Ferreira de Oliveira, Luciana Fernandes de Aquino | 155-180

Temporalidade (s) na historiografia didática: notas sobre o ensino de história e cultura indígena no município de Maringá (2014-2016) | João Paulo Pereira Coelho, Maria Aparecida Leopoldino, Daniella Castellini Nunes | 181-205

Laboratório (artigo)

Estágio supervisionado em História: as vivências, desafios e possibilidades do graduando na prática docente | Ruhama Sabião | 207-229

Resenhas

A responsabilidade social do ensino de História | Maria Andréa Angelotti Carmo | 231-237

Resenha: Patrimônio cultural e ensino de história | Ana Maria Nogueira Oliveira | 239-241

Terra, Educação e Imigração: uma escola na colônia de alemães no interior do Estado de São Paulo | Thiago Henrique Sampaio | 243-247

Expediente –  | 249-250 |


História & Ensino. Londrina, v. 23, n. 1, 2017.

Sumário

Editorial | Ronaldo Cardoso Alves | 5-6

Apresentação

Apresentação | Ronaldo Cardoso Alves | 7-9

Artigos

Um lugar na História para a Didática da História | Luis Fernando Cerri | 11-30

Educação patrimonial e aprendizagem histórica: percursos epistemológicos na história ensinada | Jaqueline Aparecida Martins Zarbato | 31-55

O papel da História na formação moral do educando segundo Kant | Renata Cristina Lopes Andrade | 57-70

Iconografia Pictórica Histórica e seu diálogo com o Ensino de História | Jucilmara Luiza Loos Vieira | 71-96

Representações sociais sobre o trabalho docente: concepções de cidadania de professores da rede estadual de MG no ano de 2014 | Doan Ricardo Neves da Cruz | 97-112

Lobo em pele de cordeiro: novas roupagens e velhas atitudes no Ensino de História proposto pela BNCC | Henrique Ferreira Pacini | 113-138

Considerações sobre a história das Áfricas no estágio supervisionado de História (2000-2006, UDESC) | Maíra Pires Andrade | 139-158

Ensino de História para alunos surdos: práticas educacionais em Escola Pública de Educação de Surdos de São Paulo | Carlos Cesar Almeida Furquim Pereira | 159-172 |

Expediente | 173-174 |


História & Ensino. Londrina, v. 22, n. 1, 2016.

Sumário

Artigos | História na Base Nacional Comum Curricular: déjà vu e novos dilemas no século XXI | Jean Carlos Moreno | 07-27

O Museu em processo: oralidades no uso pedagógico do Museu de Artes e Ofícios em Belo Horizonte/MG | Jezulino Lucio Mendes Braga | 29-49

Representações de docentes de história sobre o ensino de história e cultura afro-brasileira na educação básica | Delton Aparecido Felipe | 51-70

As publicações do projeto Jovens e a História (2007–2014): Metodologia, conceitos, temáticas, abordagens e algumas conclusões | Wilian Carlos Cipriani Barom | 71-90

A história do ensino de história no Brasil da última década | Rafaela Paiva Costa | 91-107

Um silêncio historiográfico: o livro didático regional e as pesquisas acadêmicas | Danielle da Silva Ferreira | 109-125

A polêmica História Nova do Brasil: um projeto de vanguarda derrotado politicamente | Vanessa Clemente Cardoso | 127-154

História da Educação

História e educação: a pedagogia e os primórdios da educação em Marília-SP | Luana Silva Souza | 155-175

Fundamentos da Educação

Bertrand Russell e a cura dos provincialismos por meio do ensino da história | Júlio César Augusto do Valle | 177-200

Laboratório (artigo)

Salas de cinema em Londrina: conhecimentos prévios e o uso da “Folha de Londrina” para o estudo do Cine Ouro Verde | Matheus Henrique Marques Sussai | 201-221

Divulgação | Projeto Zorzal: um site para o ensino da história latino-americana | Ernesto Bohoslavsky, María Paula González | 223-227

Expediente – 22, n. 1, 2016 | 229 |


História & Ensino. Londrina, v. 21, n. 2, 2015.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5

Apresentação

Os lugares de formação de professores de história em questão: dilemas, impasses e desafios para o século XXI | Wilma de Nazaré Baía Coelho, Renilson Rosa Ribeiro | 7-11

Ensino, história e educação com/sem convergências | Carlos Augusto Lima Ferreira, Marcella Albaine Farias da Costa | 13-30

Viver e pensar a docência em história diante das demandas sociais e identitárias do século XXI | Nilton Mullet Pereira, Carla Beatriz Meinerz, Caroline Pacievitch | 31-53

A formação do docente em história como profissional do magistério da educação básica | Crislane Azevedo | 55-82

Aula de história: evento, ideia e escrita | Helenice Aparecida Bastos Rocha | 83-103

O que precisa saber um professor de história? | Flávia Eloísa Caimi | 105-124

Professores de história iniciantes: entre saberes e práticas | Osvaldo Mariotto Cerezer, Selva Guimarães | 125-150

Entre textos e práticas: ensino de história, instituição escolar e formação docente | Renilson Rosa Ribeiro | 151-179

Lugar de formação: a produção intelectual discente sobre ensino de história na pós-graduação stricto sensu na região norte | Mauro Cezar Coelho, Wilma de Nazaré Baía Coelho | 181-207

A produção de lugares na formação docente: experiências no Laboratório de Ensino de História da UFGD | Nauk Maria de Jesus, Fernando Perli | 209-234

Entre expectativas e experiências: a gênese do Laboratório de Estudos e Pesquisas em Didática da História (LEPEDIH) da UNESP/Assis | Ronaldo Cardoso Alves | 235-264

Artigos

Estágio curricular supervisionado em história – PARFOR – UNOCHAPECÓ: limites e possibilidades | Maria de Lurdes Pertile, Sandra Agostini | 265-282

Entre teoria e prática: a formação docente e a apropriação da lei 10.639/2003 no cotidiano escolar | Ednalva da Conceição Dias, Adriano Cecatto | 283-306

A formação do professor de história e os desafios contemporâneos | Francisco Gleison da Costa Monteiro, Valdécio Sá Rocha | 307-324

Olhares sobre a cidade: um olhar sobre o casario antigo de Cachoeiro de Itapemirim | Adilson Silva Santos | 325-342

Autoetnografia na pesquisa em educação histórica um desafio autonarrado | Lisiane Sales Rodrigues, Fernando Jaime González | 343-361

Expediente 21, n. 2, 2015 | 36 |


História & Ensino. Londrina, v. 21, n. 1, 2015.

Sumário

Apresentação – Márcia Elisa Teté Ramos | 5-8

Artigos

Enfoque sobre competências no ensino de história na argentina: análise a partir do novo paradigma educativo de “história a debate” | Mariela Coudannes Aguirre (ESPAÑOL (ESPAÑA)) | 9-27

Inclusão de história de mulheres no novo paradigma de história da educação: análise e de ensino propostas curriculares | Carmen Suárez Suárez, Sonia García Galán (ESPAÑOL (ESPAÑA)) | 29-56

Abrindo as portas da história: proposta de “historia a debate” para um novo paradigma didático | Domingo Marrero Urbín (ESPAÑOL (ESPAÑA)) | 57-82

Iconografia pictórica histórica: a produção de evidências e a aprendizagem histórica | Jucilmara Luiza Loos Vieira, Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt | 83-113

Fotografia e escravidão: uma proposta de utilização da produção de Victor Frond no ensino de história | Amanda Camargo Pereira, Jean Carlos Moreno | 115-133

Por uma educação ambiental: representações da natureza no livro didático história | Alexandra Lima da Silva, Tulasi Krishnadasi dos Santos Branco | 135-148

História e memória: pesquisa-ação-participativa no ensino da História Local | Soeli Regina Lima | 149-172

Seminários de ensino de história: experiência de integração entre ensino, pesquisa e extensão na UFRB | Leandro Antonio Almeida | 173-198

Leitura dos textos históricos em sala de aula | Luisa Teixeira Andrade | 199-228

Os desafios da valorização da memória e história local em Cambira (PR) a partir do estudo das interações sociais nos limites paroquiais | Alessandro Arzani | 229-252

Educação patrimonial e ensino de história na Ilha do Mel | Evandro Cardoso do Nascimento | 253-269

Laboratório (artigo)

História em conflito: discutindo os conceitos e preconceitos da história com os docentes recém-formados pela UEPB – Campus III | Paulo Gracino | 271-287

As histórias, os sujeitos, as narrativas: uma análise do regime fascista nos livros didáticos | Ana Paula Rodrigues Carvalho | 289-306

Expediente v. 21, n. 1, 2015 | 307 |


História & Ensino. Londrina, 20, n. 2, 2014.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 05-06

Artigos

Especialistas e amadores da ciência histórica: a criação do curso de mestrado em história da UFPR, em 1972 | Bruno Flávio Lontra Fagundes | 07-29

As contribuições do subprojeto PIBID/história da UNICENTRO para a profissionalização docente, Irati-PR (2012-2014) | Claércio Ivan Schneider, Silvéria Aparecida Ferreira | 31-58

Cantando o Brasil pós-64: revisitando algumas discussões sobre música e ensino de história | Maria de Fátima da Cunha | 59-86

Cultura afro-brasileira: um olhar docente da educação básica de Cruz Alta | Vânia Oliveira Freitas, Aristeu Castilhos da Rocha | 87-103

Cultura: noções e apropriações na escrita didática da História | Washington Tourinho Júnior | 105-128

Formação dos professores de história: educação histórica, pesquisa e produção de conhecimento | Adriane Quadros Sobanski | 129-142

História da Educação

Da memória nasce a história: clio e a narrativa do nascimento da escola de polícia dos gaúchos | Daltro Lucena Ulguim | 143-169

Fundamentos da Educação

As borboletas de Zagorski: uma análise de princípios da defectologia vigotskiana | Andréa Fabiane Machado Diniz | 171-189

História nos Anos Iniciais

Vestígios e memórias: História Local e o ensino de história nos anos iniciais do Ensino Fundamental | Clarice Bianchezzi, Arlene Medeiros Coelho, Denise Costa da Silva, Érica de Souza e Souza | 191-209

Laboratório (artigo)

Imaginando o passado… A construção de desenhos como forma de aproximar os alunos do “outro”, distante no tempo e no espaço | Maria Luiza Galle Lopedote | 211-227

Expediente v. 20, n. 2, 2014 | 22 |


História & Ensino. Londrina, v. 20, n. 1, 2014.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos, Marlene Rosa Cainelli | 5-6

Artigos

Potencialidades didáticas da literatura infantil de ficção histórica no ensino de história: um estudo com alunos portugueses do 6º ano do Ensino Básico | Glória Solé, Diana Reis, Andreia Machado | 7-34

Formar-se professor, refletir sobre a prática: algumas questões sobre estágio supervisionado em história | Geni Rosa Duarte | 35-54

As sonoridades e ruídos de clio: os usos e abusos da música nas aulas de história | Cláudia Crisitina da Silva Fontineles, Pedro Pio Fontineles Filho | 55-82

Das resistências ao ensino escolar de história da África: algumas considerações | José Henrique Rollo Gonçalves | 83-100

PIBID e formação docente em história: possibilidades e contribuições | Ordália Cristina Gonçalves Araújo | 101-121

A constituição histórica do trabalho docente no período militar | Kamylla Pereira Borges | 123-141

O ensino de história e a formação cidadã dos jovens: um estudo em uma escola pública de Ituiutaba, MG, Brasil | Astrogildo Fernandes Silva Júnior, Camilla Aparecida Nogueira Santos | 143-169

As apropriações do saber histórico por meio do livro didático de história da rede salesiana de escola | Geane Kantovitz | 171-195

Notas sobre ensino de história e currículo: reflexões sobre o conhecimento histórico no Ensino Fundamental. Uberlândia-MG. (2000 – 2010) | Regina Ilka Vieira Vasconcelos, Artur Nogueira Santos e Costa | 197-221

Histórias em quadrinhos no ensino da pré-história: relato de experiência | Geraldo Magella de Menezes Neto | 223-242

Laboratório (artigo)

História e cinema na infância: a história dos povos indígenas e o ensino da linguagem cinematográfica na escola | Artur Alves da Silva | 243-270

Expediente v. 20, n. 2 (2014) | 271 |


História & Ensino. Londrina, v. 19, n. 1, 2013.

Sumário

Editorial | Márcia Elisa Teté Ramos | 06

Artigos

La enseñanza del “tiempo histórico”. Problemas y propuestas didácticas | Gerardo Mora, Rosa Ortiz Paz | 07-25

O historiador na reflexão didática | Luis Fernando Cerri | 27-47

História e Vida: o encontro epistemológico entre Didática da História e Educação Histórica | Ronaldo Cardoso Alves | 49-69

Reflexões sobre a Práxis: as vivências no Estágio Supervisionado em História | Aristeu Castilhos da Rocha, Maria Catharina Lima Pozzebon | 71-98

Um caderno, uma tese e algumas histórias sobre o ensino acadêmico de história | João Paulo Gama Oliveira | 99-117

Ensino de história e currículo: relações entre diretrizes, parâmetros, conteúdos e conhecimento histórico na sala de aula de escolas públicas do ensino fundamental. Uberlândia-MG (2000-2010) | Artur Nogueira Santos e Costa, Regina Ilka Vieira Vasconcelos | 119-142

O ensino da história local e itinerários sobre a disciplina Tópicos de História da Educação em Alagoas: diálogos possíveis | Roseane Maria Amorim, Ângela Maria dos Santos | 143-162

O processo de organização da instrução pública patense no contexto republicano de 1892-1928 | Andréa Fabiane Machado Diniz | 163-194

Autor(a) Convidado(a)

Estratégias de ensino da história e dos Estudos Sociais no 1º Ciclo do Ensino Básico | Gonçalo Marques, Ana Barroso, Ana Carolina Pereira, Carla Joana Matos, Filipa Machado, Marlene Pereira | 195-220

Tradução

O ensino da história e o pacto de cidadania: questões e problemas | Érica da Silva Xavier | 221-245

Laboratório (artigo)

A violência discutida na Educação Básica: o Malleus Maleficarum como documento histórico | João Davi Avelar Pires | 247-261

Expediente v. 19, n. 1, 2013 | 26 |


História & Ensino. Londrina, v. 18, n. 2, 2012.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 05

Artigos

Propostas de ensino da história e expectativas de aprendizagem na reorientação curricular em São Paulo | André Luiz Paulilo | 07-41

A educação piauiense em tempos de Fundef: entre as promessas e as inovações | Claudia Cristina da Silva Fontineles, Marcelo de Sousa Neto | 43-76

A constituição do campo de pesquisa em ensino/aprendizagem histórica pela revista História & Ensino | Márcia Elisa Teté Ramos | 77-102

A “hora da história”: memórias e possibilidades no currículo da escola multisseriada (Novo Hamburgo/RS – 1952/1969) | José Edimar de Souza | 103-124

História local e identidade: um estudo de caso na perspectiva da Educação Histórica | Geyso Germinari, Gerson Buczenko | 125-142

O ensino de história no Brasil na transição da quarta para quinta série: tensões e perspectivas | Lidiane Camila Lourençato, Marlene Rosa Cainelli, Talyta da Silva Selari | 143-160

“Para as crianças e homens simples do povo”: uma análise a partir dos livros didáticos de história do Brasil | Alexandra Lima da Silva | 161-178

O uso de fontes no ensino de história: o livro Úrsula de Maria Firmina dos Reis na busca pelo escravo real. | Janaína dos Santos Correia | 179-201

Ensino de história: na busca de novas atuações, abordagens e perspectivas | Josiane Alves da Silveira | 203-232

A concepção de Ensino de História presente nos planos de ensino dos licenciandos em História da USP | Murilo José de Resende | 233-247

Autor(a) Convidado(a)

Formação geral: Bildung na Alemanha | Sylvia Ewel Lenz | 249-280

Tradução

Cultura: universalismo, relativismo ou o que mais? | Daniel Carlos Knoll, Pedro Lazaro dos Santos | 281-291

Laboratório (artigo)

Uma experiência de utilização da Revista Virtual de História da Biblioteca Nacional no estudo de tópicos de História do Brasil colonial | Laura Nogueira Oliveira | 293-304

Resenhas

A História, sua escrita e seu ensino | Diogo da Silva Roiz | 305-308

Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 18, n. , jul./dez. 2012 | 309 |


História & Ensino. Londrina, v. 18, 2012. | Edição Especial – PIBID

Artigos acadêmicos produzidos pela experiência e reflexão dos bolsistas do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID do curso de História (orientação Profª Drª Marlene Cainelli) e Pedagogia (orientação Profª Drª Sandra Regina de Oliveira) da UEL.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5

Artigos

O uso de HQ para o ensino de conceitos históricos de segunda ordem | Brayan Lee Thompsom Ávila, Anne Isabelle Vituri Berbert | 07-30

Novela em sala de aula: a utilização de “Escrava Isaura” em uma proposta de aula-oficina | Henrique Bresciani | 31-53

As transformações no calçadão de Londrina: elementos para a construção de identidade | Silvana Muniz Guedes | 55-72

Aula-oficina: a música como proposta de produção de conhecimento histórico com os alunos | Jemima Fernandes Simongini, Marcela Taveira Cordeiro | 73-94

Para além do lazer: a utilização do filme como recurso didático em sala de aula | Aline Apolinário Furtunato, Cinthia Torres Aranha | 95-109

A música e a Ditadura Militar: como trabalhar com letras de música enquanto documento histórico | Bruno Paviani, Thaisa Lopes Ferreira | 111-130

Aula-oficina: uma proposta de utilização de documentos históricos em sala de aula | Amábile Sperandio, Ana Paula Anunciação | 131-156

Andanças pela Rua Sergipe | Kenya Vieira de Souza e Silva, Vanessa Duarte, Carolina Rodrigues de Carvalho, Sirlei Borrasca de Brito | 157-173

Expediente – v.18, Especial – PIBID, 2012 | 175 |


História & Ensino. Londrina, v. 18, n. 1, 2012.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 05

Artigos

Ensinar e aprender história com lições e testes Moodle | Armando Augusto Oliveira | 07-25

RPG (Role Playing Game): notas para o ensino-aprendizagem de História | Sérgio Paulo Morais, Rafael Rocha | 27-47

Conhecimento e aprendizagem histórica: tensões entre as perspectivas da transposição didática e da literacia histórica a partir da experiência de professores | André Luiz Batista Silva | 49-69

Apontamentos sobre a produção do conhecimento científico e a construção do conceito de historicidade | Carlos Bauer | 71-87

“Aprendi a Pensar que Música Também é História” A Canção Vai à Escola: Perspectivas da Educação Histórica | Luciano de Azambuja, Maria Auxiliadora Schmidt | 89-112

O ensino de história e as políticas governamentais para a distribuição dos manuais escolares | Júlia Silveira Matos | 113-139

O “negro” no livro didático de história do Ensino Médio e a Lei 10.639/03. | Fernando Santos Jesus | 141-171

Fontes no ensino de história da educação: uma discussão sobre construção do conhecimento. | Hardalla Santos do Valle | 173-186

Autor(a) Convidado(a)

Interpretação de fontes patrimoniais em Educação Histórica | Helena Pinto | 187-218

Tradução

O modelo da Educação Histórica: experiência de inovação para a educação básica. | Gerardo Mora, Rosa Ortiz Paz | 219-237

Laboratório (artigo)

A música como recurso pedagógico: a representação dos bombardeios aéreos da 2ª guerra mundial nas letras de heavy metal | Caroline Loise Dähne, Jonathan de Oliveira Molar | 239-257

Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 18, n. 1, jan./jun. 2012 | 259 |


História & Ensino. Londrina, v. 17, n. 2, 2011.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 217

Artigos

Diálogos com o cavaleiro inexistente: o ensino de história enquanto campo de pesquisa | André Victor Cavalcanti Seal da Cunha | 219-234

As crônicas coloniais no ensino de história da América | Susane Rodrigues de Oliveira | 235-256

Empatia histórica em sala de aula: relato e análise de uma prática complementar de se ensinar/aprender a história | Breno Gontijo Andrade, Gilmar Rodrigues Junior, Alexis Nascimento Araújo, Júnia Sales Pereira | 257-282

Os caminhos da institucionalização do ensino superior de história | Norma Lucia da Silva, Marieta de Moraes Ferreira | 283-306

Discursos em campo: Moacyr versus Zumbi ou quem é o quê no Ceará | Silviana Fernandes Mariz | 307-325

Da colônia à reforma Francisco Campos (1931): análise histórica do ensino secundário no Brasil | Pedro Ernesto Fagundes | 327-338

História e investigação na escola: a experiência de formação do professor-pesquisador | Crislaine Barbosa de Azevedo | 339-359

“Ela só quer, só pensa em namorar”: considerações iniciais de pesquisa sobre a produção de corpos femininos na revista Capricho | Flávia Mantovani | 361-381

Os sentidos no ensino de história | Aline Machado Krause, Gabriel Vinicius Vieira | 383-401

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.17, n.2, jul./dez. 2011 | 403 |


História & Ensino. Londrina, v. 17, n. 1, 2011.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5

Artigos

Livros didáticos e ensino de história: a Idade Média nos manuais escolares do Ensino Fundamental | Edlene Silva | 7-31

A entrevista mediada como estratégia metodológica no ensino de história | Wilian Carlos Cipriani Barom | 33-54

O ensino de história no ensino médio em escolas integrantes do programa universidade-escola da Unochapecó | Elison Antonio Paim, Alan Kaufmann de Mattos, Anderson Poli, Anderson Silva, Aline Maisa Lubenow, Álisson Domingos Prior, André Detoni, Daniel Dalla Zen, Eny D. Pereira, Raquel Reis, Daniel Dalla Zen, Rodrigo Brivio | 55-76

A história dos cristãos-novos no Brasil colonial: escrita e representações nos livros didáticos nos últimos vinte anos | Helena Ragusa | 77-99

Educação para a comunidade: algumas perspectivas para o ensino de história | Philippe Delfino Sartin | 101-121

Conhecendo a cidade, descobrindo o olhar: uma experiência de educação patrimonial com história e fotografia | Maria das Graças de Andrade Leal | 123-147

A história como jogo: contribuições de Michel Foucault para o ensino da história | Luciano Rocha Pinto | 149-165

História e memória em sala de aula: as ideias dos alunos sobre as manipulações fotográficas no governo de Stálin (1923-1954) | Andreya Susane Seiffert | 167-181

Cultura Negra em Blumenau: problematizando identidade e diferença na sala de aula | Carla Fernanda da Silva, Ricardo Machado | 183-193

A concepção de ensino pensada por Roberto Mange – a formação de mão de obra SENAI: a escola do SENAI – PR | Desirê Luciane Dominschek | 195-210

Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 17, n. 1, jan./jun. 2011  | 211 |


História & Ensino. Londrina, v. 16, n. 1, 2010.

Sumário

Editorial |Márcia Elisa Teté Ramos | 5

Artigos

Leitores e leituras em aulas de história: professores, alunos e a inventividade sobre o livro didático | Jeferson Rodrigo da Silva | 7-23

O que o cinema pode ensinar sobre a história? Ideias de jovens alunos sobre a relação entre filmes e aprendizagem histórica | Éder Cristiano de Souza | 25-39

A Lei nº 10639/03: entre práticas e políticas curriculares | Rosemeire dos Santos | 41-59

Didática da história como sub-disciplina da ciência histórica | Rafael Saddi | 61-80

O ensino de história nas séries iniciais do ensino fundamental: a apropriação do livro didático | Susana Barbosa Ribeiro Bernardo | 81-98

Imaginação histórica e sala de aula: um estudo de caso e uma possibilidade teórica | Rafael Aparecido Monpean, Yasmin Carli Albino | 99-112

Manual escolar: guia de estudo ou prática de competências? Estudo com professores e alunos do ensino secundário | Maria Isabel Afonso | 113-126

Significado de laboratórios de ensino de história de ies públicas sob a concepção da didática da história e educação histórica | Marilu Favarin Marin | 127-141

Expediente – História & Ensino, Londrina, v. 16, n. 1, 2010  | 143


História & Ensino. Londrina, v.15, 2009.

Sumário

Apresentação – Marcia Elisa Tete Ramos | 5-8

Artigos

Literacia histórica: um desafio para a educação histórica no século XXI | Maria Auxiliadora Schmidt | 9-21

O ensino de história regional nos anos iniciais da educação básica | Elison Antonio Paim, Jussara Odete Correa | 23-37

Caminhos percorridos e outros: a descobrir e a percorrer | Ernesta Zamboni | 39-50

Memórias e práticas no ensino e pesquisa de história | Helenice Ciampi | 51-66

Do conteúdo à recepção: o guia do livro didático de história (2005/2008) | Júlia Helena Simões Moreira, Júnia Sales Pereira | 67-83

Tempo histórico e cronologia: o conhecido e o ensinado por professoras dos anos iniciais | Magda Madalena Tuma | 85-102

Cinema e ensino de história: propaganda e crítica em outubro e o triunfo da vontade | Marcos Silva | 103-117

O ensino de história, a memória e o patrimônio cultural | Margarida Maria Dias de Oliveira | 119-130

Livros didáticos de história: o passado sempre presente | Maria Inês Sucupira Stamatto | 131-157

Escrever e pensar historicamente: recursos cognitivos envolvidos com a produção textual | Maria Lima | 159-172

A história ensinada no estágio supervisionado do curso de história: a aula expositiva como experiência narrativa | Marlene Rosa Cainelli | 173-181

Pontes, jabuticabeiras, princípios pedagógicos e o ensino de história | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 183-196

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.15, 2009 |


História & Ensino. Londrina, v. 14, 2008.

Sumário

Apresentação Gilmar Arruda | 5-6

Artigos

Ensinar a escrever sobre história | Ivo Matozzi | 7-28

Os textos clássicos e o movimento da história | Aroldo Alcantara de Paula Souza | 29-52

Concepções de tempo e ensino de história | Dilma Célia Mallard Scaldaferri | 53-69

Aprendendo a ler, aprendendo a escrever história: o olhar das crianças na produção do conhecimento histórico | Maria Auxiliadora Moreira dos Santos Schmidt, Tânia Maria Figueiredo Braga Garcia | 71-84

O lugar da Prática de Ensino na formação inicial do professor de história: um estudo sobre o curso de história da UNESP, campus de Assis. | Mariana Reis Feitosa | 85-94

O que dizem os professores sobre o sistema de cotas para negros nas universidades públicas | Lorene dos Santos, Lana Mara de Castro Siman | 95-114

Sobre a cultura do tempo e o livro didático de história | Yara Cristina Alvim, Sonia Regina Miranda | 115-132

A produção de narrativas históricas de alunos do ensino fundamental: um estudo exploratório | Osvaldo Rodrigues Júnior | 133-144

Saber histórico de professores nas séries iniciais: algumas perspectivas de ensino em sala de aula | Marlene Cainelli, Tiago Costa Sanches | 145-155

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.14, 2008 |


História & Ensino. Londrina, v. 13, 2007.

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda

Artigos

Indicios, lecturas indiciarias, estrategia indiciaria y saberes populares: una hipótesis sobre los límites de la racionalidad burguesa moderna | Carlos Antonio Aguirre Rojas | 9-44

Abordagens sócio-históricas da formação dos profissionais da educação: um percurso pela literatura brasileira | Ana Lúcia da Costa Silveira | 45-62

Educação e preservação de sítios arqueológicos | André Cabral Honor | 63-69

Nos trilhos da cultura ferroviária: documentos de arquivo familiar no ensino de história | Daniel Augusto Arpelau Orta | 71-89

O lúdico e o sério: experiências com jogos no ensino de história | Débora El-Jaick Andrade | 91-106

Ensinar história regional e local no ensino médio: experiências e desafios | Elison Antonio Paim, Vanessa Picolli | 107-126

A incorporação de outras linguagens ao ensino de história | Fabiana de Paula Guerra, Leudjane Michelle Viegas Diniz | 127-139

Histórias do Brasil em quadrinhos: narrativas da participação do país na segunda guerra mundial | Francisco César Alves Ferraz, João Paulo Delgado Wolff | 141-156

Garantindo o bom governo do rei: a construção de bases teóricas e simbólicas para urna governabilidade eficaz no estado moderno – uma proposta de oficina em sala de aula | Marcello José Gomes Loureiro | 157-176

Língua escrita e consciência histórica em produções de crianças e adolescentes | Maria Lima | 177-202

A Construção do conhecimento histórico dos movimentos político-culturais da década de 1960 | Milton Joeri Fernandes Duarte | 203-214

O ensino para educação das relações étnico-raciais: um olhar para o cotidiano escolar | Roseane Maria de Amorim | 215-228


Expediente – História e Ensino, Londrina, v.13, 2007.

História & Ensino. Londrina, v. 12, 2006.

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda | 5-7

Artigos

Historiografia e ensino de história: algumas reflexões sobre o ensino fundamental | Airton de Moraes | 9-33

O imperador e as ciências: sobre a construção de um mito | Alda Heizer | 35-48

As narrativas históricas escolares e suas matrizes de referência | André Victor Cavalcanti Seal da Cunha | 49-66

Biografia e desempenho do docente: como melhorar a qualidade do ensino de história? | Bruno Bezerra Cavalcanti Godoi | 69-82

Contar a vida, pensar a história: experiências na utilização das fontes orais no ensino da história | Cleusa Maria Gomes Graebin, Rejane Silva Penna | 83-100

A educação como elemento de reconstrução nacional: o caso da Nicarágua Sandinista | Gerson Wasen Fraga | 101-112

Consciência histórica, ensino de história e a educação ambiental | Gilmar Arruda | 113-122

Alternativa de intervenção social para o estágio supervisionado: minicursos em questão | Isaíde Bandeira Timbó | 123-140

A historiografia escolar na comissão nacional do livro didático: pareceres de Jonathas Serrano (1938/1941) | Itamar Freitas | 141-155

História e cinema: luz, câmera, transposição didática | Liz de Oliveira Motta Ferraz, Vanessa R. S. Cavalcanti | 157-168

Memória oficial em sala de aula: percepções de alunos do ensino médio e fundamental de Marechal Cândido Rondon-PR sobre patrimônio e bens culturais locais | Méri Frotscher | 169-185

Estágio: contribuições para a formação do professor de história | Sandra Agostini, Elison Antonio Paim | 187-202

O estudo da guerra em história militar segundo os futuros líderes das forças armadas brasileiras | Tania Regina Pires de Godoy | 203-214

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.12, 2006 |


História & Ensino. Londrina, v. 11, 2005.

Sumário

Apresentação – Marlene Cainelli | 3-5

Artigos

Digressões sobre a educação e o ensino de história no século XXI | Ernesta Zamboni | 7-23

Processos de construção do saber histórico escolar | Katia Maria Abud | 25-34

Saber escolar e conhecimento histórico? | Maria Auxiliadora Schmidt | 35-49

Formação de professores para o século XXI: dimensões de uma crise vivenciada | Geni Rosa Duarte | 51-61

O que fomos, o que somos e o que queremos ser: uma reflexão sobre a docência | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 63-73

A difusão do conhecimento científico sobre meio ambiente nos livros didáticos de história | Jozimar Paes de Almeida | 75-95

Por uma leitura crítica da linguagem publicitária em sala de aula | Márcia Elisa Teté Ramos | 97-113

O trabalho como fundamento para a transformação da concepção de tempo formada a partir do livro didático de história | Simone Varela | 115-131

A guerra como tema no cinema brasileiro | William Reis Meirelles | 133-142

Avaliação e novas perspectivas de aprendizagem em história | Marisa Noda | 143-152

Laboratório de ensino de história: desafios de repensar a formação continuada de professores | Francisco C. Ferraz, Gilmar Arruda, Marlene Cainelli, William Reis Meirelles | 153-158

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.11, 2005 |


História & Ensino. Londrina, v. 10, 2004.

Sumário

ApresentaçãoDez anos de história e ensino | William Reis Meirelles | 3-4

Artigos

A construção dos heróis e a memória nacional entre os não letrados | Marlene Cainelli | 5-19

Apontamentos sobre ensino de história do Paraná | Lucinéia Cunha Steca | 21-40

O ensino, a história e a lei 10.639 | Paulo Fernando de Souza Campos | 41-52

Representações dos professores sobre saber histórico escolar | Oldimar Pontes Cardoso | 53-63

Produção de vídeos e ensino da história | Henrique Luiz Pereira Oliveira | 65-75

O cinema na história: o uso do filme como recurso didático no ensino de história | William Reis Meirelles | 77-88

As crônicas de João do Rio e o ensino da história | Magali Gouveia Engel | 89-102

A religiosidade das classes populares e a reflexão docente | Jorge Antonio de Queiroz e Silva Silva | 103-113

A oficina da história é como uma marcenaria | Gilmar Arruda | 115-126

Historiografia e a escravidão africana no Paraná: alguns apontamentos | Airton de Moraes, Rita de Cássia Galdin Rocha | 127-144

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.10, 2004 |


História & Ensino. Londrina, v. 9, 2003.

Sumário

Apresentação – Marlene Cainelli | 3-7

Artigos

A história ensinada: algumas configurações do saber escolar | Ana Maria F. C. Monteiro | 9-35

Meio ambiente e ensino de história | Circe Maria Fernandes Bittencourt | 37-61

Professores universitários que escrevem livros didáticos: análise de depoimentos de autores brasileiros contemporâneos | Décio Gatti Júnior | 63-96

Projeto pedagógico dos parâmetros curriculares nacionais: identidade nacional e consciência histórica | Ernesta Zamboni | 97-107

O processo do conhecimento/pesquisa no ensino de história | Helenice Ciampi | 109-132

Lineas de investigación en didáctica de las ciencias sociales | Joaquim Prats | 133-155

Reflexões sobre o ensino de história: discussão de algumas proposições de Jacques Le Goff | Joana Neves | 157-170

A construção curricular na sala de aula | Katia Maria Abud | 171-183

Práticas culturais e práticas escolares: aproximações e especificidades no ensino de história | Lana Mara de Castro Siman | 185-204

Festas nacionais: uso e didatização do saber histórico nas pedagogias do cidadão | Luis Fernando Cerri | 205-222

O trabalho histórico na sala de aula | Maria Auxiliadora Schmidt, Tânia Braga Garcia | 223-242

ANPUH: contribuições e limites nas definições sobre o ensino de história | Margarida Maria Dias de Oliveira | 243-257

O ensino de história nas séries iniciais: cruzando as fronteiras entre a história e pedagogia | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 259-272

Profissão docente: formação e prática de professores de história no ensino médio | Serlei Maria Fischer Ranzi, Cláudia Regina Kawka Martins | 273-299

O que significa educar para a compreensão da história? um olhar a partir de um programa de avaliação educacional | Sonia Regina Miranda | 301-323

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.9, 2003 |

História & Ensino. Londrina, v. 8, 2002. | Edição Especial

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda | 5-6

Artigos

Fronteiras do conhecimento entre história e geografia | Jozimar Paes de Almeida | 7-18

A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura | Angelo Priori | 19-26

Tempo, história e cronologia | Nelson Dacio Tomazi | 27-36

Para que serve o ensino de história? | Gilmar Arruda | 37-45

Elementos para a construção do currículo de história | Nicholas Davies | 47-58

Uma análise sobre o ensino de história e o livro didático | Sonia Maria Gazola Pastro, Diná Teresa Contiero | 59-66

Cantando o Brasil pós-64 | Maria de Fátima da Cunha | 67-81

Teatro e política: uma redescoberta do prazer da história | Sandra de Cássia A. Pelegrini | 83-94

Apontamentos sobre a história da leitura | Cláudio DeNipoti | 95-106

Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove | Jaime Francisco P. Cordeiro | 107-124

Como Martim Afonso virou trineto de Mavutsinim? | José Henrique Rollo Gonçalves | 125-142

Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero? | Andréa Ferreira Delgado | 143-154

O cinema como fonte para o estudo da história | William Reis Meirelles | 155-167

Lendo imagens criticamente: uma alternativa metodológica para a formação do professor de história | Maria Auxiliadora Schmidt | 169-184

Cinema e aprendizagem em história | Serlei Maria Fischer Ranzi | 185-194

Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens | Teresa Jussara Luporini | 195-213

Sete categorias de perguntas e a interpretação de fontes históricas no primeiro grau | Regina Ferreira de Oliveira | 215-229

O 7 De Setembro Em Mandaguaçu (PR): a construção de um novo conceito de festa da pátria | Reginaldo Dias | 231-243

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.8 edição especial, 2002 |


História & Ensino. Londrina, v. 8, 2002.

Sumário

Apresentação – William Reis Meirelles | 3-5

Artigos

O ensino de história no Paraná, na década de setenta: as legislações e o pioneirismo do estado nas reformas educacionais | Cláudia Regina Kawka Martins | 7-28

O ensino de história presente nos parâmetros curriculares do ensino médio (PCNEM): a construção do sujeito adequado | Marco Antonio Neves Soares | 29-44

Povos indígenas e ensino de história: subsídios para a abordagem da temática indígena em sala de aula | Edson Silva | 45-61

O uso do jornal para trabalhar com a noção de fato e tempo histórico | Rivail Carvalho Rolim | 63-84

Os vikings e o estereótipo do bárbaro no ensino de história | Johnni Langer | 85-98

Do professor real ao professor ideal ou vice-versa: a representação do professor de história no discurso historiográfico | Renilson Rosa Ribeiro | 99-120

Neonazismo e neoliberalismo: o enlace esquecido | Alexander Martins Vianna | 121-142

Ler, ouvir e ver. A revolução documental na pesquisa histórica: uma abordagem das formas da construção da história | William Reis Meirelles | 143-150

Resenhas

Ilmar Rohloff de Mattos (org.). História do ensino da história no Brasil | Luis Fernando Cerri | 151-155

JANCSÓ, István & KANTOR, Íris. (orgs.). Festa: cultura e sociabilidade na América portuguesa) | André Figueiredo Rodrigues | 157-160

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.8, 2002


História & Ensino. Londrina, v. 7, 2001.

Sumário

Apresentação – William Reis Meirelles | 3-7

Artigos

A hegemonia da mídia televisiva e o ensino de história | Cássia Rita Louro Palha | 9-22

Uma ficção bem documentada | Antonio Paulo Benatti | 23-32

Memória familiar nos objetos biográficos e nas obras literárias | Clêidna de Lima | 33-45

Artesãos em São Paulo | Antonia Terra de Calazans Fernandes | 47-60

Coronelismo e contextos históricos | Isnara Pereira Ivo | 61-82

Globalização e história local | Jorge Antônio de Queiroz e Silva | 83-102

O ensino de história e a história local: experiências de pesquisas desenvolvidas por alunos do ensino médio na cidade de viçosa (MG) | Raquel dos Santos Sousa Lima | 103-122

Algumas reflexões sobre os conteúdos de história antiga nos livros didáticos brasileiros | Gilvan Ventura da Silva, Ana Teresa Marques Gonçalves | 123-141

O uso de documentos escritos no ensino de história: premissas e bases para uma didática construtivista | André de Faria Pereira Neto | 143-165

Reflexões sobre o uso do mapa conceitual na disciplina de história | Maria Lima | 167-196

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.7, 2001 |


História & Ensino. Londrina, v. 6, 2000.

Sumário

Apresentação – William Reis Meirelles | 7-9

Artigos

Os tupinambás e os papagaios amarelos ou as relações entre Brasil e França entre os séculos XVI e XVII | Mary Del Priore | 11-32

Cruzada de educadoras católicas: a marcha das mulheres contra o laicismo nos anos 30 | Maria das Graças Andrade Ataíde de Almeida | 33-46

A maçonaria brasileira e a defesa do ensino laico (século XIX) | Eliane Lucia Colussi | 47-56

Os manuais de educação e o debate sobre a infância na segunda metade do século XIX, no Brasil | Mariana de Aguiar Ferreira Muaze | 57-71

O índio brasileiro no livro didático | Leandro Henrique Magalhães | 73-89

O ensino da história nos cursos de graduação em educação física | Victor Andrade de Melo | 91-101

A história além das placas: os nomes de ruas de Maringá (PR) e a memória histórica | Reginaldo Benedito Dias | 103-120

Os autos criminais e as possibilidades de pesquisa em história regional | Enezila de Lima | 121-130

A construção da nacionalidade | André Luiz Joanilho | 131-140

Mulher e historiografia: da visibilidade à diferença | Maria de Fátima da Cunha | 141-161

Imigração portuguesa para o Rio de Janeiro na primeira metade do século XIX | Rosana Barbosa Nunes | 163-177

Geraldo Horácio de Paula Souza: a atuação de um higienista na cidade de São Paulo 1925-1945 | Cristina de Campos | 179-186

A renascença de Michelet a tarefa pedagógica do historiador diante de seu povo | Gabriela Rizo | 187-198

Resenhas

Resenha | Francisco César Alves Ferraz | 199-201

Sobre o prazer | André Luiz Joanilho | 203-205

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.6, 2000 |


História & Ensino. Londrina, v. 5, 1999.

Sumário

Apresentação – William Reis Meirelles

Artigos

Esse bom amigo, o livro: representações da leitura. Paraná (1880-1930) | Cláudio DeNipoti | 7-22

Uma memória institucionalizada: os livros escolares e a história-pátria | Paulete Maria Cunha dos Santos | 23-40

A questão indígena no livro didático: toda a história | Lúcio Tadeu Mota, Isabel Cristina Rodrigues | 41-59

Indo além da temática histórica: a linguagem pictórica como recurso pedagógico | Mônia L. Silvestrin, Ana Gilka D. Carneiro | 61-70

Razão e educação no ocaso do milênio | Carlos Alberto Pereira Silva | 71-85

Crise do fordismo, neoliberalismo e educação brasileira | Cristiano Lima Ferraz | 87-102

Entre o nada e o anódino: parâmetros, diretrizes e a reforma da educação nacional | José Miguel Arias Neto | 103-126

Por uma graduação em história crítica e pluralista: reflexões sobre o curso de história da Unicamp | Pedro Paulo A. Funaril | 127-135

Os objetivos do ensino de história | Luis Fernando Cerri | 137-146

Construindo conceitos no ensino de história: a captura lógica da realidade social | Maria Auxiliadora Schmidt | 147-164

Resenhas

Para inglês (e brasileiro) ver | André Luiz Joanilho | 165-167

Hitler, a história e a historiografia | Francisco César Alves Ferraz | 169-176

Expediente – História e Ensino, Londrina, v. 5, 1999 |


História & Ensino. Londrina, v. 4, 1998.

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda

Artigos

Lendo imagens criticamente: uma alternativa metodológica para a formação do professor de história | Maria Auxiliadora Schmidt | 9-23

Cinema e aprendizagem em história | Serlei Maria Fischer Ranzi | 25-33

Formação contínua e ensino de história: uma possibilidade de utilização de imagens | Teresa Jussara Luporini | 35-52

Alguns problemas do ensino escolar de história regional | José Henrique Rollo Gonçalves | 53-75

Jogando e aprendendo: ensinando história no ensino fundamental | Marlene Rosa Cainelli, Regina Célia Alegro | 77-88

Sete categorias de perguntas e a interpretação de fontes históricas no primeiro grau | Sandra Regina Ferreira de Oliveira | 89-102

07 de setembro em Mandaguaçu (PR): a construção de um novo conceito de festa da pátria | Reginaldo Dias | 103-114

Relações entre civis e militares no Brasil: um esboço histórico | Francisco César Alves Ferraz | 115-137

Sociedade informática, globalização e cultura | Gilmar Arruda | 139-152

Os espaços da festa: o carnaval popular de rua do Brasil dos anos 20 | Zélia Lopes da Silva | 153-172

Resenhas

O limpo e o sujo: anotações sobre um livro | André Luiz Joanilho | 173-176

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.4, 1998 |


História & Ensino. Londrina, v. 3, 1997.

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda

Artigos

Ensino de história e identidade nacional: desmontando o século dezenove | Jaime Francisco P. Cordeiro | 7-21

Como Martim Afonso virou trineto de Mavutsinim? | José Henrique Rollo Gonçalves | 23-36

Por que pesquisar-ensinar história sob a perspectiva das relações de gênero? | Andréa Ferreira Delgado | 37-45

Histórias de mulheres: a problemática das fontes | Yonissa Marmitt Wadi | 47-56

Fonte judicial na pesquisa histórica: o crime de sedução | Edméia Aparecida Ribeiro | 57-71

Impressões, experiências, dificuldades e escolhas dentro da sala de aula | Elisabete Mari Ghisleni | 73-77

Tensões sociais na 1ª república através de Lima Barreto | Leandro Henrique Magalhães | 79-86

As fantásticas máquinas do futuro | José Miguel Arias Neto | 87-94

Fenômeno Getúlio Vargas: estado, discursos e propagandas | Ana Heloísa Molina | 95-112

O cinema como fonte para o estudo da história | William Reis Meirelles | 113-122

Resenhas

Resenha | Luis Fernando Cerri | 123-125

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.3, 1997 |


História & Ensino. Londrina, v. 2, 1996.

Sumário

Apresentação – Gilmar Arruda

Artigos

Projeto de pesquisa: como fazer | André Luiz Joanilho | 7-21

Elementos para a construção do currículo de história | Nicholas Davies | 23-33

Uma análise sobre o ensino de história e o livro didático | Sonia Maria Gazola Pastro, Diná Teresa Contiero | 35-41

Alfabetizar/ensinar história no peart | Regina Célia Alegro, Maria das Graças Fernandes | 43-53

Cantando o Brasil pós-64 | Maria de Fátima da Cunha | 55-67

Teatro e política: uma redescoberta do prazer da história | Sandra de Cássia A. Pelegrini | 69-79

Apontamentos sobre a história da leitura | Cláudio DeNipoti | 81-91

Estado moderno, democracia e ecologia | Jozimar Paes de Almeida | 93-99

República de Weimar: Alemanha 1919-1933 | Sylvia Lenz de Mello | 101-111

Temas de política internacional para historiadores: a crise do golfo pérsico em 1991 | João Fábio Bertonha | 113-128

A constituição das indústrias Klabin de papel e celulose S/A | Nilva Giane Trajano | 129-137

Resenhas

Resenha | Marlene Rosa Cainelli | 139-140

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.2, 1996 |


História & Ensino. Londrina, v. 1, 1995.

Sumário

Apresentação – Marlene Rosa Cainelli

Artigos

Fronteiras do conhecimento entre história e geografia | Jozimar Paes de Almeida | 7-15

A concepção de história nos manuais didáticos: uma releitura | Angelo Priori | 17-22

Progresso e destruição | Rivail Carvalho Rolim | 23-32

Tempo, história e cronologia | Nelson Dacio Tomazi | 33-39

Cinema e história: considerações de um objeto de estudo | William Reis Meirelles | 41-48

A implementação do novo currículo de história na rede de ensino do Paraná: reflexões de um colaborador | Reginaldo Dias | 49-59

Para que serve o ensino de história? | Gilmar Arruda | 61-68

Pioneirismo: discurso político e identidade regional | José Miguel Arias Neto | 69-82

Classes trabalhadoras e estado: resenha crítica da historiografia sobre o sindicalismo nos anos 30 | Ronaldo Pereira de Jesus | 83-100

Expediente – História e Ensino, Londrina, v.1, 1995.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.