Perspectivas e Diálogos | 2018-2020

Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 2 n. 6, 2020.

HISTÓRIA ANTIGA E MEDIEVAL NO BRASIL: PESQUISA E PRÁTICA DE ENSINO

EDITORIAL

EDITORIAL | Equipe Editorial

DOSSIÊ TEMÁTICO

Dossie | Alexandre Galvão Carvalho, Fábio de Souza Lessa, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro

ARTIGOS

Diálogos entre a História Antiga e o Ensino de História | Alexandre Galvão Carvalho

Saberes arqueológicos na escola pública: ações educativas do Labeca aplicadas ao “Projeto Minimus Intersdiciplinar” | Maria Cristina Nicolau Kormikiari, Felipe Perissato, Felipe Leonardo Ferreira

O livro didático e o Ensino de História Antiga – desafios no presente e problemas do passado | Luis Filipe Bantim de Assumpção, Carlos Eduardo da Costa Campos

História dos cristianismos nos livros didáticos: considerações sobre a narrativa histórica escolar | José Petrúcio de Farias Júnior, Ramonn Gonçalves de Moura

“Mitologia, História e Cinema”: um projeto de extensão sobre recepção do mundo-greco romano em curso | Igor Barbosa Cardoso, Maria Cecília de Miranda Nogueira Coelho

O Mediterrâneo Antigo: uma proposta didática | Manuel Rolph Cabeceiras

O II Concílio de Braga e da correção dos rústicos contra o paganismo: entre a cultura escrita e a oralidade | Vitor Moraes Guimarães, Márcia Santos Lemos

A pesquisa sobre Império Romano no Brasil: a Numismática e a Coleção do Museu Histórico Nacional, Rio de Janeiro (RJ) | Cláudio Umpierre Carlan

Os sepultamentos secundários dos judeus e os ossuários judaicos: um breve debate sobre continuidades e rupturas dos padrões funerários na região da Judeia | Carolina Mattoso, Vagner Carvalheiro Porto

O espaço como um contributo para a compreensão da tragédia e para a interpretação da História | Márcia Cristina Lacerda Ribeiro


Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 1, n. 5, 2020.

Educação, Cultura e Identidade em perspectiva

EDITORIAL

EDITORIAL | Márcia Cristina Lacerda Ribeiro, Antonieta Miguel

ARTIGOS

Axel Honneth e Paul Ricoeur su identità personale e lotta per il riconoscimento | Vereno Brugiatelli

Caetano Veloso, Gilberto Gil e Jorge Mautner: desafetos nas páginas d’O Pasquim | Givanildo Brito Nunes, Milene de Cássia Silveira Gusmão

Linhas doutrinárias traçadas por Cubberley em gestões de Anísio Teixeira | Lívia Maria Goes de Britto, Jaci Maria Ferraz de Menezes

As políticas educacionais e a Educação de Jovens e Adultos | Milene de Macedo Sena, Isabel Cristina de Jesus Brandão

A emergência da intelectualidade conservadora no sertão da Bahia: Alfredo Silva e João Gumes | Danielly Pereira dos Santos, Diego Raian Aguiar Pinto

Educação, música reggae e direitos sociais no Brasil | Iancarlo Almeida Da Silva, Olívia Morais de Medeiros Neta

O ser e o fazer docente no ensino superior no Brasil: desafios contemporâneos | Laís Paula de Medeiros Campos Azevedo, Nara Lidiana Silva Dias Carlos, Arthur Cássio de Oliveira Vieira

Direitos humanos e religiões: e se Deus fosse mesmo um ativista dos direitos humanos? | Ana Luiza Salgado Cunha

ENTREVISTA

Entrevista com a Professora Dra. Elizabete Conceição Santana | Edna Pinheiro Santos, Lília de Jesus Nascimento


Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 2 n. 2, 2019.

Domínios Teóricos da História Social e da Educação Histórica

PÁGINAS INICIAIS

PÁGINAS INICIAIS | Editores da Revista

EDITORIAL

EDITORIAL | Editores da Revista

ARTIGOS

O Sistema de Seleção Unificada (SISU) e a ausência de políticas de permanência estudantil: análise sobre o crescimento do número de convocações na Universidade do Sudoeste da Bahia – UESB, Campus de Vitória da Conquista – BA | Ari Fernandes Santos Nogueira, Sheila de Araújo Paiva, Iracema Oliveira Lima

A Representação da Cavalaria Medieval na Trilogia “O Senhor dos Anéis” | Geisy Stephany Lauton da Silva, Daniela Moura Rocha de Souza

Há uma Lei específica que cria a profissão de professor no Brasil? | Genivaldo Cruz Santos

Evolução e Expansão da Educação Superior no Brasil: uma revisão bibliográfica | Iracema Oliveira Lima, Sandra Regina Arruda

Uma dose de História: cachaça de alambique e aguardente de coluna | Leonardo Milani Avelar Rodrigues, Andréa Gomes da Silva, Patrícia Beltrão Lessa Constant, Cristiane Patrícia de Oliveira, Alexandre Galvão Carvalho

Alegorias da Justiça e a República Brasileira (Exercício de Leitura Iconológica) | Manuel Rolph Cabeceiras, Hiram Alem, Mateus Martins do Nascimento, Douglas Magalhães Almeida, José Luiz Rebelo, Renan Cardoso Galvão

Espaço Urbano de Vitória da Conquista: lugar de oportunidades. Para quem? | Priscilla Sandes Ferraz, Vilomar Sandes Sampaio

ENTREVISTA

Entrevista com o Professor Doutor Dermeval Saviani | Sidnay Fernandes dos Santos


Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 1, n. 3, 2019.

História e memória da educação

PÁGINAS INICIAIS

Páginas Iniciais | Editores da Revista

EDITORIAL

Editorial | Genilson Ferreira da Silva, Márcia Cristina Lacerda Ribeiro

DOSSIÊ TEMÁTICO

História e memória da educação | Apresentação: Olivia Morais de Medeiros , Maria Inês Sucupira Stamatto, Genilson Ferreira da Silva, Marcia Cristina Lacerda Ribeiro

Uso de documentos na pesquisa histórica: uma análise da legislação educacional nos anos de chumbo (1964-1985) | Aline Cristina da Silva Lima, Francisca Rafaela Mirlys da Silva, Olívia Morais de Medeiros Neta

Fontes documentais para a pesquisa histórica: as legislações educacionais da província do Rio Grande do Norte | Aline de Medeiros Fernandes, Gillyane Dantas dos Santos

O PPGED da UFRN: o lugar certo da minha formação | Bergson Pereira Utta, Fredy Henrique Gonzalez

Artes, Educação Básica e universidade no sul do Pará: música negra e cinema negro na E.E.E.M. Raimundo Henrique de Miranda e UNIFESSPA enquanto linguagens do Ensino de história africana e afro-brasileira. | Bernard Arthur Silva da Silva, Elany Ribeiro de Oliveira

A imprensa do Rio Grande do Norte (1877-1947) e as notas sobre Educação Profissional | Hélio Teodósio de Melo Filho, Joaquim Artur, Olivia Morais de Medeiros Neta

O Ensino de Desenho no Brasil Império (1879 – 1889) | Juan Carlo da Cruz Silva, Olivia Morais de Medeiros Neta

Florêncio Luciano e o plano de propaganda contra o analfabetismo: o sertão e as educabilidades (Parelhas, 1928-1932) | Laísa Fernanda Santos de Farias, Juciene Batista Félix Andrade

Arquivo escolar do Instituto de Educação Presidente Kennedy como lugar de memória: fontes para o estudo da História da Educação (Rio Grande do Norte, 1908 – 2018) | Maria Claudia Lemos Morais do Nascimento , Olivia Morais de Medeiros Neto

A missão do mestre: harmonizar família e escola | Marlene Fernandes Ribeiro, Isabela Cristina Santos de Morais

Historiografia y memorias em la educación argentina reciente: balances políticos-académicos y aportes desde um estúdio de caso | Natalia Garcia

Contribuições das escolas do pobre da diocese de Caicó para a educação profissional no Seridó do Rio Grande do Norte entre as décadas de 1940 e 1950 | Sandra Maria de Assis, Olivia Morais de Medeiros Neta

“Com o justo temor e castigo”: Verney, Sanches, legislação educacional e civilidade no século XVIII | Tiago Silva Medeiros

A educação e a urbanização na cidade de Porteirinha /MG (1929-1959): um olhar histórico | Wilney Fernando Silva


Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 1, n. 2, 2018.

“Tempo presente: História, Educação e Educação Histórica”

PÁGINAS INICIAIS

Páginas Iniciais | Editores da Revista

EDITORIAL

Editorial | Editores da Revista

DOSSIÊ TEMÁTICO

“Tempo presente: História, Educação e Educação Histórica” | Apresentação: Célia Santana Silva, Luciana Oliveira Correia

Entre Consciência Histórica e Narrativa Mestra: a identidade na narrativa de jovens graduandos em História da cidade de Ponta Grossa, Paraná | Giuvane de Souza Klüppel, Luiz Fernando Cerri

A docência em Guanambi durante a Ditadura Militar: uma análise sobre o Colégio Luiz Viana Filho | Maryana Gonçalves Souza, Antonieta Miguel

Religiosos e a “não-violência ativa” na memória mediatizada dos 50 anos do golpe civil-militar no Brasil (1964-1985) | Polliana Moreno dos Santos

‘Orientando crianças, jovens e adultos’: ações da Bahia na promoção da Educação Moral e Cívica durante o regime militar | Vânia Muniz dos Santos

A área de Estudos Sociais no uso dos estudos dirigidos no Ginásio Vocacional Oswaldo Aranha (SP, 1962-1964) | Yomara F. Caetano de Oliveira Fagionato

ARTIGOS

Mobilidade do trabalho na cidade média de Vitória da Conquista – Bahia | Andrecksa Viana Oliveira Sampaio, Vilomar Sandes Sampaio

Aspectos preliminares para estudar a arquitetura dos templos gregos da antiguidade | Claudio Walter Gomez Duarte

Ducetius – A Sicilian Oikista Tyrant? | Juliana da Hora

(Re)pensando Tartessos: uma nova síntese bibliográfica entre a História e a Arqueologia | Rodrigo Araújo de Lima

Heracles: um Herói-Deus | Vagner Carvalheiro Porto

As antigas fortalezas gregas: breve revisão dos estudos | Viviana Lo Monaco

ENTREVISTA

Entrevista com o Professor Doutor Carlos Zacarias Figueirôa de Sena Júnior | Wilson da Silva Santos

RESENHA

História: demandas e desafios do tempo presente – produção acadêmica, ensino de História e formação docente | Karla Andrezza Vieira


Perspectivas e Diálogos – Revista de História Social e Práticas de Ensino. Catité, v. 1, n. 1, 2018.

PÁGINAS INICIAIS

Páginas iniciais | Editores da Revista

EDITORIAL

Editorial | Editores da Revista

DOSSIÊ TEMÁTICO

Educação e História: sujeitos e práticas | Editores da Revista

O APRENDIZADO PELA PAISAGEM: QUESTÕES PARA UMA ABORDAGEM NO ENSINO DE HISTÓRIA | Eudes Marciel Barros Guimarães

PROFESSORAS DO ENSINO PRIMÁRIO DE SALVADOR: QUEIXAS, PEDIDOS E REIVINDICAÇÕES (1912-1918) | Fabiano Moreira da Silva

A POLÍTICA DE FORMAÇÃO CONTINUADA PARA PROFESSORES DA EDUCAÇÃO INFANTIL NO CONTEXTO CAPITALISTA | Isabel Cristina de Jesus Brandão , Jorsinai de Argolo Souza

A TEIA ENTRETECIDA ENTRE EDUCAÇÃO E RELIGIOSISDADE: UMA ANÁLISE A PARTIR DA TRAJETÓRIA DE ALBERTINO MARQUES BARRÊTO (BRUMADO, 1954 – 1974) | Rui Marcos Moura Lima

ARTIGOS | CALÍRROE DE SIRACUSA, FILHA DO GENERAL HERMÓCRATES: DIÁLOGOS ENTRE CÁRITON E TUCÍDIDES | Adriane da Silva Duarte

SONORIDADES NA CIDADE ARACAJUANA: SONS, VOZES E PRÁTICAS CULTURAIS | Cleber de Oliveira Santana

“NO REINO DA FEITIÇARIA”: POPULARIDADE E REPERCUSSÃO DAS PRÁTICAS RELIGIOSAS DE ORIGEM AFRICANA EM SALVADOR (1900-1920) | Iury Abreu Tavares Batista

ESPAÇO E TEMPO: OS ATINGIDOS POR BARRAGENS | Gabriela Silveira Rocha , Paulo Henrique Silveira Lima

A TRAGÉDIA DE ESPARTA – DISCURSO, PODER POLÍTICO E GÊNERO NA ANDRÔMACA DE EURÍPIDES | Luis Filipe Bantim de Assumpção

“MULHERES PARDAS” NO ALTO SERTÃO DA BAHIA: ENTRE O SILÊNCIO DA COR E O ESTIGMA DA MESTIÇAGEM (CAETITÉ, 1890-1945) | Miléia Santos Almeida

EXPERIÊNCIAS E AÇÃO POLÍTICA INDÍGENA NA CAPITANIA DE PORTO SEGURO (séc. XVII) | Uiá Freire Dias dos Santos

ENTREVISTA

Entrevista com a Professora Jaci Maria Ferraz de Menezes | Edna Pinheiro Santos

RESENHA

DOUGLAS, Aileen. Work in hand: script, print, and writing, 1690-1840. Oxford: Oxford Press, 2017. 256 p. | André Carlos Moraes

NASCIMENTO, Jairo Carvalho. Erotismo no cinema brasileiro: a pornochanchada em perspectiva histórica. Curitiba: CRV, 2018. 158 p. | Joaquim Antônio de Novais Filho

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.