Jörn Rüsen / Autor de livros-tese resenhados 8 vezes

Jorn Rusen Jörn Rüsen
Jörn Rüsen (1938 –) é um proeminente historiador e filósofo alemão, cujas reflexões sobre a historiografia e o ensino de história já são bem conhecidas do público brasileiro. O marco inicial de tais reflexões pode ser fixado em 1969, ano em que Rüsen publica a versão revista de sua tese de doutorado (defendida em 1966) sobre Johann Gustav Droysen, inaugurando, assim, uma profícua trajetória editorial. Iniciou sua carreira de professor na Universidade de Bochum no início da década de 1970.

Ao longo da década de 1980, publicou a trilogia intitulada Grundzüge einer Historik (Fundamentos de uma teoria da história), que constitui o elemento principal do corpo de suas publicações na área de teoria da história. Os livros foram publicados no Brasil pela editora da Universidade de Brasília, com tradução de Estevão Martins, e seus títulos são, respectivamente: História Viva, Reconstrução do Passado e Razão Histórica.

A partir de 1989, lecionou na Universidade de Bielefeld, uma instituição importante na história da historiografia alemã do século XX. Em 1997 passou a integrar o quadro de professores da Universidade de Witten, da qual se aposentou em 2009.

Além de uma vasta lista de publicações e de uma sólida carreira enquanto professor universitário, Rüsen fez parte de dois importantes grupos responsáveis por integrar intelectuais de diversas áreas na produção de conhecimento das ciências humanas: o Centro de Pesquisas Interdisciplinares (ZIF) e o Instituto de Altos Estudos em Ciências Humanas (KWI).

A partir desses grupos, Rüsen coordenou e participou de equipes de estudos interdisciplinares. Atualmente, o trabalho de Rüsen é internacionalmente reconhecido, principalmente na Alemanha e nos países de língua inglesa. No Brasil, Rüsen recebe cada vez mais atenção do público especializado, seja por seu trabalho em teoria da história, seja por suas contribuições à didática da história. (Fonte: Teixeira, 2014. Acesso em 19 fev. 2021).

Acessar textos de/sobre Jörn Rüsen no Resenha Crítica

Resenhas de livros escritos por Rüsen

Resenhas de livros editados por Rüsen

Resenha de livros organizados por Rüsen

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.