Orientações de busca

Pesquisadores experientes, em geral, iniciam suas investigações com uma questão (ou problema) e não com um tema (ou assunto) e os dossiês, idealmente, anunciam perguntas que são respondidas sob diferentes perspectivas pelos autores de cada artigo.

Aqui, você tem acesso às apresentações e links das vídeo-resenhas postadas em canais de filme, coletadas por Resenha Crítica. Mas a quantidade de títulos se altera mensalmente.

Cada linha de título ao lado representa uma obra ou um conjunto de obras resenhadas, seguido da indicação do canal, em geral identificado pelo nome do seu titular.

Da mesma forma que procedemos com o índice de objetos de resenhas de livros e de objetos de dossiês de artigos, listamos todos os títulos e em ordem alfabética numa mesma página para que você possa flanar por centenas de resenhas, como se estivesse observando lombadas de coletâneas de textos sem compromisso algum.

Você pode iniciar a busca pelo objeto (um substantivo), observando os títulos dispostos em ordem alfabética. É muito provável que encontre duas ou mais vídeo-resenhas em sequência por causa da exclusão dos artigos e do conectivo dominante ("e").

Você também pode buscar usando as teclas de atalho (Ctrl+F). Assim, encontrará a expressão do seu interesse sem sair da página do blog.

Se estiver na tela do celular, toque nos três pontinhos do canto superior direito e acione o "encontrar na página".

Para obter o melhor resultado na sua busca, verifique todas as ocorrências da palavra selecionada ainda na operação do "ctrl+F+Enter". A palavra pode se repetir em contextos diferentes e a sua quantidade se altera até mensalmente.

Sugerimos que busque também as palavras do mesmo campo semântico. Em ambientes transdisciplinares como o deste blog, flagrar autores empregando uma palavra com vários sentidos ou várias palavras para o mesmo sentido é muito comum. Por isso, ao buscar "representações", veja também "imagem", "olhares" e "visões", por exemplo.

Sugerimos, ainda, que busque palavras em diferentes situações sintáticas. Se estiver interessado na palavra "cultura", vai perceber que ela aparece como sujeito (a "cultura africana") e como objeto direto em diferentes situações ("História da cultura", "Patrimônio cultural" etc.).

As linhas de título das vídeo-resenhas, seguidas pela indicação do canal e ano de publicação foram construídas para facilitar o seu planejamento. Você pode priorizar a entrada pelo dossiê mais recente ou mais antigo, pela revista mais ou menos especializada.

Decidindo por onde começar a explorar, clique com o botão direito do mouse para abri-las em nova janela e continuar a sua busca neste índice.

Você não precisa ler na tela. Pode imprimir sua resenha, salvar sua consulta em arquivos do tipo "doc" ou ou "pdf", clicando no ícone (impressora) que está no topo desta página.

Somente duas informações para encerrar esta orientação: nosso acervo é de domínio público e de uso ilimitado, mas lembre de copiar as referências completas que estão logo abaixo do título e da data de publicação de cada post. Se encontrar algum erro e quiser colaborar conosco, copie o texto incorreto na caixa "mensagem" e clique "enviar".

Boa pesquisa!

Resenha Crítica em números

Objetos de Resenha 4657
Objetos de Dossiê 1241
Profissionais 7158
Livros resenhados 2969
Vídeo-resenhas 11
Dossiês de Artigos 1229
Revistas c resenhas 288
Revistas c dossiês 47
Editoras 1626

(*) Para reportar erros, clique aqui.