Jane Semeão
Jane Semeão
Itamar Freitas
Itamar Freitas

Bem-vindo(a)s ao Resenha Crítica!

Neste blog, divulgamos resenhas produzidas por especialistas, avaliadas entre pares e publicadas em periódicos das áreas de Artes, Comunicação, Educação, Psicologia, Linguística, Literatura, Filosofia, Geografia, História, Antropologia, Arqueologia, Política, Relações Internacionais, Sociologia e domínios Interdisciplinares.

Somos professores das áreas de Teoria da História e Ensino de História e atuamos em instituições públicas do Ensino superior: Jane Semeão, na Universidade Regional do Cariri (URCA), e Itamar Freitas, na Universidade Federal de Sergipe (UFS).

Apreciamos a resenha de livros e a consideramos, junto ao artigo e ao ensaio, um instrumento básico de comunicação científica  para a vida acadêmica.

As diferentes plataformas nas quais são atualmente publicadas as resenhas, contudo, impedem a busca em escala e multidisciplinar.

Resenhas são designadas por diferentes termos, a exemplo de "avaliação", "revisão", "revisão de livro" e "revisão bibliográfica". Não recebem palavras-chave, são referenciadas de modo vário e excluídas, como gênero textual, da maioria dos buscadores clássicos.

Por esses motivos, criamos este blog. Com ele, divulgamos o gênero e facilitamos a vida dos estudiosos que querem iniciar suas pesquisas exploratórias a partir do exame de livros e de modo interdisciplinar.

Com o Resenha Crítica também desejamos estimular a produção de publicações que tenham a crítica bibliográfica como escopo, além de aproximar leitores, autores, resenhistas, tradutores, revisores técnicos, organizadores e editores.

Nos tópicos que se seguem, apresentamos um definição de resenha e informamos sobre algumas das formas de acessar a informação acumulada no acervo do blog.

Boa leitura!

Definindo resenha

Nosso entendimento de resenha está explicitado nos excertos que se seguem, escritos por Gisele de Carvalho, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ao buscar a etimologia das palavras resenha, recensão, resenha crítica e crítica recensória isoladamente, tem-se para a primeira ‘descrição ou relato minucioso’. Já a segunda está atrelada à noção de ‘apreciação, julgamento’. Estas duas ideias se combinam nos últimos termos para marcar a natureza de um gênero do discurso que descreve e avalia um produto artístico, seja ele literário, teatral, cinematográfico, musical, televisivo ou das artes plásticas.

A palavra resenha perdeu seu significado meramente descritivo e é usada, hoje em dia, como sinônimo dos outros termos. No entanto, fora as pessoas que circulam nos meios onde o gênero é usado, muitas o desconhecem ou então o reconhecem pela designação de crítica, como são popularmente chamados os textos que circulam nos cadernos culturais de revistas e jornais.

Resenhas de livros cumprem pelo menos três papéis na academia. Podem ser lidas como o conjunto das reações à publicação de um livro, servindo assim para vários pesquisadores como registros da recepção de uma obra em determinado contexto sócio-histórico. Também podem ser utilizadas como guias para leitura e aquisição de livros recentemente publicados ou traduzidos.

Atualmente, aqueles que desejam manter-se atualizados em seu campo de estudos precisariam dar conta de uma grande carga de leitura. No entanto, bem sabemos que esta tarefa é virtualmente impossível, não só por falta de tempo, mas também por falta de recursos para a aquisição de todas as publicações que julgássemos dignas de inspeção.

Para lidar, ao mesmo tempo, com a necessidade de atualização e com a carência de tempo e meios, professores e pesquisadores recorrem a resenhas de livros, na tentativa de selecionar que leituras são realmente fundamentais dentre os lançamentos editoriais em sua área de especialização. Por fim, resenhas podem também ter uma função didática, ao serem utilizadas como um exercício de escritura que aciona várias competências, em especial as de compreensão leitora, de síntese e de avaliação crítica.[...]

Resenhas acadêmicas são publicadas em periódicos cujo público é predominantemente composto por leitores interessados na área do conhecimento a qual ele se filia; são produzidas tanto pelos membros mais experientes da academia, como por mestrandos e doutorandos. Contudo, da mesma forma que outros gêneros acadêmicos, a resenha é instância de conhecimento, crenças e valores que se querem partilhados. Assim, o jargão não é evitado, pois a publicação se destina a um público que o compreende (ou quer compreendê-lo, no caso dos novatos).

Uma breve leitura dos títulos resenhados em periódicos da mesma área também pode apontar as novas tendências de estudo e pesquisa. As resenhas acadêmicas têm também as seguintes características recorrentes: são encontradas em seções denominadas ‘resenhas’, geralmente localizadas depois das que contêm os artigos acadêmicos, nas últimas páginas do periódico, em geral. Ilustrações são raras, mas não totalmente inexistentes.

Têm necessariamente de apresentar a referência completa do livro resenhado em porção destacada do texto, sempre precedendo o texto em si; além do nome completo do resenhista (nunca só suas iniciais), também registram sua filiação institucional, complementada ou não por um mini-currículo que consta de uma nota de pé-de-página ou de fim.

Seus títulos podem ou não antecipar a avaliação emitida, e essa, em geral, procura contrabalançar aspectos positivos e negativos da publicação. O livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional e apresentar tema de relevância para a área; em vista disto, parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido.

(*) CARVALHO, Gisele. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4548899/mod_resource/content/1/slidex.tips_resenhas-academicas-um-guia-rapido-para-escritores-de-primeira-viagem-gisele-de-carvalho.pdf> Capturado em 4 jul. 2020. [Com adaptações estilísticas].

Composição do acervo

Dada a natureza da resenha com a qual trabalhamos, buscamos textos publicadas a partir de 2009, em periódicos de todos os extratos do Qualis Periódicos da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (CAPES).

A limitação do tempo é puramente material. Quando atingirmos a nossa meta para este ano (10 mil resenhas até dezembro), retrocederemos no marco temporal até o ano de 2000.

Também coletamos resenhas publicadas em Magazines e Suplementos de Jornais de grande circulação, desde que autorizados por seus respectivos editores.

Os veículos que empregamos como fontes são chancelados por especialistas nas áreas de interesse do blog.

Para as revistas acadêmicas, a autoridade está na avaliação entre pares. No caso dos Magazines e Suplementos especializados, vale o prestígio do periódico entre os intelectuais das respectivas áreas, como também o próprio currículo do resenhista, explicitado ao final de cada texto.

Se você edita periódicos não contemplados no blog, escreva para nós. Teremos prazer em receber a sua contribuição e divulgar o trabalho dos seus colaboradores.

Processamento e postagem

A coleta e a postagem de resenhas é diária. Depois de coletados, os textos são formatados dentro de um padrão que minimiza as diferenças entre os projetos editoriais originais.

O objetivo é viabilizar uma leitura confortável, sobretudo, nos celulares e smartphones. Sempre que possível, submetemos as resenhas à arquitetura abaixo.

1. Título da postagem. Contempla o título e o subtítulo da obra, o nome do autor em caixa alta e abreviação do título do periódico entre parênteses. O objetivo é facilitar a identificação imediata dos principais elementos de referenciação.

2. Data original da publicação da resenha. Por requisição do app do worldpress, toda datação cronológica inicia-se, de modo fictício, em 01. O mês corresponde ao primeiro marco temporal prescrito para o número o periódico. Na ausência do intervalo em meses, relativo ao número do periódico, registramos 01 de janeiro como data de publicação.

3. Retrato do(a) autor(a). Em geral, o autor é apresentado ao topo do post. Na ausência de retrato do(a) autor(a) (ou de um retrato de domínio público), inserimos imagem indiretamente sugerida pelo(a) autor(a) da resenha ou um detalhe da capa da obra resenhada.

4. Retrato da capa da obra resenhada. Essa imagem é postada à esquerda do segundo parágrafo em formato miniatura, imediatamente abaixo das referências da resenha.

5. Referências bibliográficas. Os elementos de referenciação estão organizados segundo prescrições da ABNT. Na ausência sistemática de elementos isolados, a exemplo do título da resenha, do volume ou do número do periódico, da cidade, das páginas inicial e final da resenha, esses espaços não serão preenchidos.

6. Corpo textual. O texto principal da resenha respeita a divisão, os subtítulos e a iconografia original.

7. Notas e referências. Respeitamos todos os modos de referenciar e de apresentar as notas, provenientes do periódico-fonte. Não corrigimos, excluímos, ampliamos ou complementamos dados contidos nas notas e referências listadas originalmente ao lado ou ao final de cada resenha.

8. Autoria da resenha. Mantemos a nota biobibliográfica mais completa, apresentada pelo periódico e eliminamos eventuais repetições.

9. Fonte da publicação. Após as informações sobre o autor da resenha, fornecemos, sempre que possível, o link para a publicação original.

É importante registrar que a grafia original das resenhas é mantida. Para eventuais correções no original, erros de diagramação ou de digitação por parte do blog, contate-nos,

Buscadores

Em todos os blogs e sites encontramos um buscador geral, identificado com uma lupa ou com as palavras "pesquise", "pesquisar", "busca" e "buscar". No Resenha Crítica, essa ferramenta está situada no menu de categorias (linha azul) do cabeçalho do blog. Lembre-se de que ele busca palavras indistintamente nos elementos pré-textuais, textuais e pós-textuais do conjunto de resenhas. Isso pode ser um complicador, dada a imensa quantidade de resenhas que esse instrumento pode filtrar.

Pensando em tirar melhor proveito dos textos, planejamos buscas que estimulassem o livre trânsito do pesquisador entre pareceres de especialistas de diferentes domínios. A meta foi dar a conhecer a atribuição de valor a cada obra, mas também compartilhar os diferentes entendimentos e modos de praticar a crítica livreira.

Categorias como "crítica textual", "crítica literária" e "crítica histórica" depõem sobre ideias e procedimentos que inventam e regulam domínios do conhecimento. Elas podem ser contrastadas por meio do exame dos próprios produtos gerados, enriquecendo o universo de escolhas de quem busca solucionar um problema de pesquisa.

Os pareceres dos especialistas (as resenhas) também constituem, simultaneamente, o corpus de cada área e um corpus que trata da experiência humana em largo sentido. Quem explora conhecimentos específicos, como a percepção de "verdade", ou a interpretação de um acontecimento, a exemplo da "Gripe espanhola", pode encontrar indicações de leitura, acompanhadas da crítica de especialistas em Estética, Humanidades e Ciências Sociais,.

A arquitetura do blog também se adéqua aos distintos interesses e estágios de investigação: a busca de resenhas por áreas do conhecimento, a busca de resenhas por objetos do conhecimento processados sob múltiplas questões.

Busca por área do conhecimento

A busca por áreas é viabilizada no menu de categorias - uma linha azul, localizada no cabeçalho do blog.

Ali estão as entradas relativas às Artes e Comunicação, Linguística e Literatura, Ciências da Educação, Ciências Humanas, Ciências Sociais e aos domínios Interdisciplinares.

Cada área é subdividida em domínios específicos que dão acesso ao acervo de periódicos especializados. O post de cada periódico, por sua vez, dá acesso às resenhas.

A classificação das resenhas por área é apenas sugerida. Se você clicar na categoria "História", por exemplo, encontrará resenhas publicadas em periódicos tipificados por seus editores como "de" História.

Mas isso não significa que a obra resenhada seja classificada por seu próprio autor (ou mesmo pelo resenhista) como elemento do domínio "da" História. Significa apenas que os historiadores entenderam a publicação como significativa para a sua área de atuação. A resenha publicada reflete, assim, o interesse dos editores e pareceristas recrutados por aquela revista, naquele título ou no conjunto de livros.

Esse caráter fluido da classificação pode interessar, principalmente, aos pesquisadores que desejam conhecer, seguir ou contestar o que vigora como ethos ou cânone em certo domínio acadêmico.

Busca por objeto do conhecimento

O segundo caminho de busca está disponível nos botão ÍNDICES, também situado na linha (azul) de menu, no cabeçalho do blog.

Ali você encontra os links para as páginas que listam objetos, profissionais, títulos de livros resenhados, bibliografias comentadas, metaresenhas, periódicos que publicam resenhas, períodos, lugares e editoras.

Os termos acessados com a ferramenta OBJETOS são, em sua grande maioria, coletados nos títulos das das obras resenhadas, nos títulos e no corpo textual das próprias resenhas.

A experiência dos editores do blog com determinadas obras, temas e questões também conta no estabelecimento das palavras-chave.

Com esse buscador, você pode eliminar centenas de títulos que não contemplam substantivamente a sua questão ou acessar títulos construídos com expressões metafóricas, mas que podem contribuir para a resolução do seu problema de pesquisa.

A busca por objetos também recupera resenhas produzidas em diferentes domínios científicos, ampliando as possibilidades de uso de informações e de estratégias metodológicas.

Observe que alguns nomes próprios foram grafados sem sinais de acentuação ou aspas. Isso evita a pulverização de capitulares na formatação do índice. Termos em espanhol e oxítonas como "África", "Ética" e "Êxodo" são exemplos dessa necessária adaptação (grafados como "Africa", "Etica" e "Exodo").

Busca por profissional

Com a ferramenta PROFISSIONAIS, quisemos reunir, em um só lugar, grande parte dos trabalhadores envolvidos no processo de construção dos livros e das resenhas que são identificados por siglas: autores (Aut), organizadores (Org), editores (Ed), tradutores (Trad), apresentadores (Apr), introdutores (Int), apresentadores (Apr), revisores técnicos (Rev), ilustradores (Ilu) e resenhistas (Res).

Consultando a listagem, você vai perceber que aquele resenhista do seu interesse também pode atuar como um tradutor e até um autor de obra especializada no objeto da sua crítica. Assim, por cruzamentos de funções (abreviadas ao final de cada nome) ou combinação, você poderá ampliar a sua convicção sobre o valor e o grau de inserção daquele profissional em determinado domínio acadêmicos.

Busca por livro resenhado

Se você quer ter acesso direto aos termos destacados pelos autores para pode buscá-los diretamente nos títulos das obras resenhadas.

Esse índice também serve aos que desejam inventariar, qualificar ou quantificar a produção livreira a partir de indicadores não contemplados em nossos buscadores.

Busca por bibliografia comentada

A BIBLIOGRAFIA COMENTADA é um texto sucinto que pode oferecer um primeiro esboço para a sua "revisão da literatura."  Ele resume e atribui valor a às proposições veiculadas nos livros publicados nos últimos dez anos sobre determinado objeto do conhecimento.

Ela também oferece as posições do seu autor sobre os livros e, ainda, sobre as resenhas que avaliaram esses livros. São comentários sobre as distâncias e proximidades entre o que os autores de livros e informam sobre o entendimento que os resenhistas afirmam construir em torno das teses esboçadas nas obras resenhadas.

Os textos desses tipo são produzidos mensalmente pelos editores do blog, por especialistas convidados para tal fim. Também são fruto de compilações ou extratos de teses e dissertações recentemente defendidas.  O inventário corrente é apresentado na forma de um resumo postado na página inicial do blog e integralmente em página específica. O texto da bibliografia comentada é seguido de uma listagem dos títulos referidos e de miniaturas das imagens de capa.

Busca por metaresenha

A metaresenha é um texto que tem função inversa à bibliografia comentada. Enquanto a bibliografia reúne vários livros sobre um mesmo tema ou problema de pesquisa, a metaresenha reúne vários comentários críticos sobre um mesmo livro. Com a metaresenha, fazemos um balanço prévio da recepção da obra no mundo intelectual.

Busca por períodos e por lugares

A busca por tempo e espaço é clássica. Ela pode auxiliá-lo(a) a  produzir um lista de leituras com fins de contextualização do seu tema/problema, de determinado personagem ou acontecimento.

Os espaços são tipificados por continentes e países. Na ausência formal desses continentes e países, transcrevemos os termos que melhor expressam a divisão espacial: "mundo antigo", "mundo romano" e "novo mundo", por exemplo.

Busca por periódico

O índice de periódicos dá acesso a todas as revistas que compõem o acervo do blog, sem distinção de área do conhecimento. Clicando no periódico selecionado, você tem acesso às resenhas publicadas em cada veículo.

Essa ferramenta pode servir como fonte de dados estatísticos para eventuais comparações entre periódicos, entre áreas e entre períodos. O tratamento dos seus dados pode indicar frequência da produção e ou circulação de determinado assunto/questão, obra ou autor.

Busca por Editora

Se você é editor de livros e quer conhecer a recepção das obras que produziu ao longo dos últimos dez anos, pode acessar as respectivas com essa ferramenta.

O índice de EDITORAS  também ajuda você a formar opinião e a adquirir convicção acerca do lugar de determinada empresa em certo domínio científico e do espaço ocupado pelos empreendimentos públicos e privados de editoração. Pode, ainda orientá-lo(a) na escolha do mais adequado veículo para a divulgação do seu trabalho.

Ler-Assistir-Ouvir

Se você não é pesquisador, autor, resenhista ou editor e está interessado apenas em flanar pelo mundo da crítica livreira, a página inicial do blog cumpre bem essa função. Aí temos resenhas lidas em podcast e resenhas apresentadas em vídeo, algumas delas especialmente produzidas para este blog.