Nosso entendimento de resenha

Nosso entendimento de resenha está explicitado nos excertos que se seguem, escritos por Gisele de Carvalho, professora da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Ao buscar a etimologia das palavras resenha, recensão, resenha crítica e crítica recensória isoladamente, tem-se para a primeira ‘descrição ou relato minucioso’. Já a segunda está atrelada à noção de ‘apreciação, julgamento’. Estas duas ideias se combinam nos últimos termos para marcar a natureza de um gênero do discurso que descreve e avalia um produto artístico, seja ele literário, teatral, cinematográfico, musical, televisivo ou das artes plásticas.

A palavra resenha perdeu seu significado meramente descritivo e é usada, hoje em dia, como sinônimo dos outros termos. No entanto, fora as pessoas que circulam nos meios onde o gênero é usado, muitas o desconhecem ou então o reconhecem pela designação de crítica, como são popularmente chamados os textos que circulam nos cadernos culturais de revistas e jornais.

Resenhas de livros cumprem pelo menos três papéis na academia. Podem ser lidas como o conjunto das reações à publicação de um livro, servindo assim para vários pesquisadores como registros da recepção de uma obra em determinado contexto sóciohistórico. Também podem ser utilizadas como guias para leitura e aquisição de livros recentemente publicados ou traduzidos.

Atualmente, aqueles que desejam manter-se atualizados em seu campo de estudos precisariam dar conta de uma grande carga de leitura. No entanto, bem sabemos que esta tarefa é virtualmente impossível, não só por falta de tempo, mas também por falta de recursos para a aquisição de todas as publicações que julgássemos dignas de inspeção.

Para lidar, ao mesmo tempo, com a necessidade de atualização e com a carência de tempo e meios, professores e pesquisadores recorrem a resenhas de livros, na tentativa de selecionar que leituras são realmente fundamentais dentre os lançamentos editoriais em sua área de especialização. Por fim, resenhas podem também ter uma função didática, ao serem utilizadas como um exercício de escritura que aciona várias competências, em especial as de compreensão leitora, de síntese e de avaliação crítica.[...]

Resenhas acadêmicas são publicadas em periódicos cujo público é predominantemente composto por leitores interessados na área do conhecimento a qual ele se filia; são produzidas tanto pelos membros mais experientes da academia, como por mestrandos e doutorandos. Contudo, da mesma forma que outros gêneros acadêmicos, a resenha é instância de conhecimento, crenças e valores que se querem partilhados. Assim, o jargão não é evitado, pois a publicação se destina a um público que o compreende (ou quer compreendê-lo, no caso dos novatos).

Uma breve leitura dos títulos resenhados em periódicos da mesma área também pode apontar as novas tendências de estudo e pesquisa. As resenhas acadêmicas têm também as seguintes características recorrentes: são encontradas em seções denominadas ‘resenhas’, geralmente localizadas depois das que contêm os artigos acadêmicos, nas últimas páginas do periódico, em geral. Ilustrações são raras, mas não totalmente inexistentes.

Têm necessariamente de apresentar a referência completa do livro resenhado em porção destacada do texto, sempre precedendo o texto em si; além do nome completo do resenhista (nunca só suas iniciais), também registram sua filiação institucional, complementada ou não por um minicurrículo que consta de uma nota de pé-de-página ou de fim.

Seus títulos podem ou não antecipar a avaliação emitida, e essa, em geral, procura contrabalançar aspectos positivos e negativos da publicação. O livro objeto da resenha acadêmica tende a ser de natureza não-ficcional e apresentar tema de relevância para a área; em vista disto, parte do texto da resenha é composto por uma síntese descritiva da organização do livro ou do tema nele desenvolvido.


CARVALHO, Gisele. Resenhas acadêmicas: um guia rápido para escritores de primeira viagem. Disponível em< https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/4548899/mod_resource/content/1/slidex.tips_resenhas-academicas-um-guia-rapido-para-escritores-de-primeira-viagem-gisele-de-carvalho.pdf> Capturado em 4 jul. 2020. [Com adaptações estilísticas].

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.