Estruturas retóricas modelares

ESTRUTURA RETÓRICA DA REVISÃO DA LITERATURA*

Título: Subtítulo

Autor 1 (endereço eletrônico do autor 1)

Autor 2…

Introdução

Neste texto, revisamos a literatura especializada no [anuncia o problema]. Foi produzido para a disciplina Avaliação Educacional, ministrada pelo Professor Itamar Freitas, no período 2021/1, na Universidade Federal de Sergipe.

O levantamento foi efetuado entre [ data inicial do trabalho] e [data final do trabalho]. Fizemos consultas na base de dados [anuncia as plataformas, sites bancos de dados etc.] selecionando textos sob os seguintes critérios: artigos de revista; artigos publicados entre 2010 e 2020; artigos que focassem o problema parcial ou nuclearmente.

Resultados

Encontramos xx trabalhos que tratam da questão [anuncia a questão]. Cerca de [anuncia a quantidade] foram publicados nos [anuncia os periódicos]. O restante se distribui pelo [anuncia os periódicos].

Dividimos estes textos entre os que [anuncia um tipo ou classe] e os que [anuncia outro tipo ou classe] OU / Dividimos estes textos entre os que foram publicados em [anuncia distribuição espacial], enquanto dos demais [anuncia distribuição espacial] OU / Dividimos estes textos entre os publicados até [anuncia distribuição temporal] e os que foram publicados em [anuncia distribuição temporal] OU / Dividimos estes textos entre os que focam parcialmente o problema [anuncia distribuição por proximidade com o problema] e os que focam de maneira direta.

Os textos que [tipo/espaço/tempo/nível de proximidade] entendem que o problema é causado por [anuncia a causa].

Baseados em pressupostos [anuncia conceitos, princípios ou teorias que fundamentam a solução ao problema], afirmam que a melhor alternativa está em [anuncia os procedimentos a serem tomados e/ou as habilidades, conhecimentos, valores e atitudes a serem desenvolvidos e/ou estimulados].

Sobre os textos que [tipo/espaço/tempo/nível de proximidade], constatamos que eles entendem que o problema é causado por [anuncia a causa].

O resultados de pesquisas deste tipo estão fundamentados no princípio de que [anuncia conceitos, princípios ou teorias que fundamentam a solução ao problema]. Eles afirmam que a saída para [anuncia o problema] é  [anuncia os procedimentos a serem tomados e/ou as habilidades, conhecimentos, valores e atitudes a serem desenvolvidos e/ou estimulados].

Conclusões

Com base no que acabamos de relatar, estamos convictos que a literatura especializada oferece subsídios para que enfrentemos o problema da [anuncia o problema] com o emprego de [anuncia os procedimentos, conhecimentos etc.] OU/ Com base no que acabamos de relatar, estamos convictos de que a literatura especializada ainda não oferece subsídios claros para que enfrentemos o problema da [anuncia o problema]. Esse fato nos induz a experimentar a [anuncia procedimentos, conhecimentos etc.], baseados em nossa experiência prática e em analogias com as situações parciais de aprendizagem que foram apresentadas na literatura especializada.

(*) O texto do gênero “revisão da literatura” deverá conter, entre mil e mil e quinhentas palavras, inclusos o título, autoria e referências, com espaçamento simples, alinhamento dos parágrafos à esquerda e fonte new times roman, n.12.

 


ESTRUTURA RETÓRICA DO RESUMO SIMPLIFICADO*

NOME, Prenome. Título do artigo. Revista, cidade, volume, número, número das páginas, meses, ano.

O artigo investiga se [apresente a questão ou o objetivo do autor]. Com base em [apresente conceitos, princípios ou teorias que fundamentam o trabalho ao autor], e trabalhando sobre [apresente as fontes de pesquisa empregadas na investigação], o autor conclui que [anuncie a resposta do autor à questão e/ou objetivo anunciada no início do resumo]

(*) Tente não ultrapassar as 150 palavras, inclusas as referências bibliográficas do artigo.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.