Em fins de 2006, por iniciativa dos professores Dr. Andres Zarankin e Dr. Carlos Magno Guimarães – ambos da UFMG – foi criada a “Vestígios – Revista Latino Americana de Arqueologia Histórica”. Estes entendiam que a inexistência de publicações específicas em Arqueologia Histórica (no só no Brasil mas também na América Latina) era um problema para o crescimento e interação entre pesquisadores que desenvolviam trabalhos nessa temática.

Desde as primeiras publicações buscou-se seguir os parâmetros estéticos e formais dos principais “jornais” de Arqueologia (nacionais e internacionais). Foi dada ênfase ao controle da qualidade dos artigos e tinha-se como base o princípio de “peer review”. Inicialmente, as ilustrações dos artigos eram coloridas e as publicações tinham periodicidade semestral. O primeiro número da revista foi publicado em Janeiro de 2007. Nos primeiros anos, os dois volumes publicados tinham artigos com temáticas livres, recebidos em fluxo contínuo; posteriormente, criou-se um rodízio entre volumes com artigos recebidos em fluxo contínuo e volumes com temáticas específicas, sendo que os volumes temáticos partiam de propostas sugeridas pelos próprios colegas que desejavam organizá-los. Esse sistema de rodízio mantém-se na atualidade.

As primeiras publicações tiveram seus gastos (layout e impressão) custeadas pelo Laboratório de Arqueologia Histórica da FAFICH-UFMG – coordenado pelo prof. Dr. Carlos Magno Guimarães -; no entanto, 3 anos depois, conseguimos recursos do CNPq e FAPEMIG e, ocasionalmente, da própria UFMG, bem como de iniciativas privadas.

Entre os anos 2007 a 2015 os volumes da Vestígios foram publicados de forma impresso. De 2016 até o presente – seguindo tendências logísticas, normativas de indexadores e agencias financiadoras – as publicações passaram a ser exclusivamente eletrônica, com acesso on line livre.

A periodicidade é semestral e o recebimento dos artigos ocorre em fluxo contínuo

É permitido o download dos trabalhos publicados e o seu compartilhamento desde seja atribuído crédito ao(s) autor(es) e sem que sejam realizadas alterações de nenhuma forma ou utilizá-los para fins comerciais.

Acessar resenhas publicadas em Vestígios – Revista latino-americana de Arqueologia Histórica

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.