Introdução à apresentação de trabalhos em congressos científicos – Minicurso

Pequeno agricultor Foto Ana Chaffin
Pequeno agricultor | Foto: Ana Chaffin

Meta

  • Neste minicurso, orientamos os alunos do Mestrado Profissional em História, da Universidade Federal de Sergipe, na produção de trabalhos acadêmicos publicados em Anais e para a apresentação oral ou em painel desses mesmos trabalhos. A orientação está em forma de sequência didática, que se ocupa, nas próximas três horas, das tarefas de produção de resumo e inscrição em eventos em sete momentos didáticos. Nas três horas seguintes, faremos a avaliação colaborativa dos textos produzidos nas primeiras três horas do minicurso.


Definindo Trabalhos publicados em Anais e Comunicações

  • O escrito acadêmico apresentado em eventos científicos recebe o nome de “comunicação” e a sua publicação é designada “trabalho completo publicado em anais”. Comunicações e trabalhos em anais são gêneros textuais que informam à comunidade acadêmica sobre determinada investigação, ao tempo em que submetem os objetivos e os resultados à crítica dessa mesma comunidade.
  • Sua estrutura da informação obedece às normas de cada congresso, simpósio ou encontro acadêmico. Em geral, contudo, ela contempla os elementos básicos de um projeto de pesquisa. Esses elementos estão dispostos de modo ampliado, no trabalho completo, e de modo sintético, no resumo simples ou no resumo expandido. Aqui, vamos exercitar a construção de um resumo simples (embora, qualificado).

Sequência didática

  • Momento 1
  • Trabalhos publicados em Anais e Comunicações científicas apresentam pesquisa inédita de tipo vário.
  • Pesquisa exploratória
    • Revisões da literatura
    • Inventário e crítica de fontes
  • Pesquisa em andamento
    • Na forma de um tópico
    • Na forma de um capítulo de monografia, dissertação ou tese
  • Pesquisa concluída
  • Atividade
  • Pense e descreva em três linhas a natureza da sua pesquisa (5 min)

 

  • Momento 2
  • Toda pesquisa, independentemente do seu estado (exploratória, em andamento ou concluída) se inicia (ou se iniciou com um problema/objetivo). Se você tem um problema, pode transformá-lo em objetivo e vice-versa em relação ao objetivo.
  • Atividade
  • Pense e descreva, em três linhas, o objetivo ou o problema da sua pesquisa. (10 min)

 

  • Momento 3
  • Todo problema ou objetivo de pesquisa deve ser anunciado de modo claro e objetivo, mediante substantivos que assumem a função semântica de conceitos históricos, nomes ou categorias.
  • Atividade
  • Releia o enunciado do seu problema/objetivo de pesquisa e defina cada um dos termos e os anuncie por escrito em trecho separado (15 min).

 

  • Momento 4
  • Todo problema ou objetivo de pesquisa requer um conjunto de fontes que viabilizem a resposta à questão ou ao objetivo proposto para a pesquisa.
  • Atividade
  • Releia o problema de pesquisa e reflita sobre as fontes requeridas. Em seguida, liste as fontes, descreva sua natureza material, as informações que podem conter e os locais que as custodiam. (15 min)

 

  • Momento 5.
  • Quase todo problema de pesquisa ou objetivo sugere uma resposta provisória ou hipótese, formulada de modo intuitivo ou impressionista por parte do pesquisador.
  • Atividade
  • Releia o problema de pesquisa, reflita sobre possíveis respostas e transcreva essas respostas em até três linhas. (10 min)

 

  • Momento 6
  • Quase toda pesquisa acadêmica cumpre uma função social e está situada institucional, política e ideologicamente.
  • Atividade
  • Reflita sobre o seu lugar de fala e descreva em até cinco linhas as razões pelas quais o audiente ou o leitor deve ler o seu trabalho ou ouvir a sua comunicação, em outros termos, justifique a sua atitude para empreender essa pesquisa. Depois disso, anuncie a vinculação a sua vinculação institucional. (15 min)

 

  • Momento 7
  • Toda o trabalho acadêmico recebe um título que comunica sinteticamente o seu conteúdo.
  • Atividade
  • Releia o objetivo ou problema de pesquisa e a hipótese (se for o caso) e redija um título e um subtítulo (se for o caso) que expresse fielmente o conteúdo do seu resumo qualificado. Ele deve conter: o conceito histórico, o nome ou a categoria central do seu trabalho, o objeto (a coisa que você pesquisa) e dados sobre tempo e o espaço que limitam a sua investigação. (5 min)

 

  • Momento 8
  • Penso que, agora, vocês têm elementos suficientes para compor um resumo qualificado que deve, repito, ser adequado (ou adequar-se) às regras do evento em causa (quantidade de palavras, caracteres, formatação de termos e fontes, alinhamento de texto etc.).
  • Atividade
  • Releia os fragmentos de textos construídos nos momentos 1 a 7, corrija a sintaxe, descarte as repetições e insira as partículas de coesão de forma a compor um texto semelhante ao modelo abaixo. (15 min)
  • Se sentir muita dificuldade, pode seguir o modelos abaixo, inserindo os elementos redigidos nos passos 1 a 6 e modificando ao seu gosto os termos e expressões iniciais e finais de cada período do modelo.

 


Modelo de redação para um resumo qualificado [1]

TÍTULO: SUBTÍTULO [Nome, conceito e ou categoria; tempo e espaço]

AUTORIA

VINCULAÇÃO INSTITUCIONAL 

Neste trabalho, tratamos da xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe o tema, de preferência, em uma só palavra], questionando se xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe as questões principais da sua pesquisa. Na ausência delas ou em caso de dúvidas sobre a relevância das questões, use os objetivos principais. Você também pode transformar os objetivos em perguntas, iniciando com um “como”, “por que”, “qual”, “quanto” ou “em que medida” e encerrando com um sinal de interrogação]. O texto resulta de investigação desenvolvida junto ao xxxxxxxxxxxxxx, como requisito à xxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você informa as vinculações institucionais da pesquisa]. Ele é parte da xxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui, você informa o lugar deste texto no contexto da pesquisa anunciada]. Motivado por uma xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe as justificativas alegadas pelo autor para construir o texto], conjecturamos que xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe as hipóteses (caso existam) para a resolução do problema ou o cumprimento dos objetivos]. Nele, exploramos xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você anuncia as fontes empregadas], mediante estratégias de xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe o(s) método(s) empregados na leitura das fontes, na abordagem do tema, na abordagem da questão e/ou na interpretação dos resultados da leitura das fontes]. Como conclusão parcial, afirmamos que xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe as respostas apresentadas às questões ou objetivos].

Palavras-chave: xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx [aqui você põe de três a cinco termos ou locuções que melhor identifiquem o livro resumido no domínio de pesquisa ao qual pertence].

Lembre-se:

Este texto é um modelo. Quando fizer o seu resumo, troque alguns termos que iniciam as frases por sinônimos ou inverta a dos elementos da oração, marcando o seu estilo. Você também pode trocar a ordem dos elementos básicos do resumo, desde que mantenha o anúncio do tema no início e o anúncio das conclusões no final. Para fazer o primeiro resumo, porém, aconselho que preencha os “xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx” e exclua os [textos entre colchetes], sem nada alterar na estrutura acima. Apenas verifique se o texto resumo está coeso.

[1] Máximo de 1.300 caracteres com espaço, das referências à última palavra-chave.


Apresentação propriamente dita

É uma comunicação formal ao mundo acadêmico sobre o que você produz.

  1. Formule um texto para ser falado. Seja claro e conciso e original.
  2. Apresente-se de forma sumária – nome, filiação institucional e natureza da pesquisa.
  3. Em seguida, apresente a questão ou o objetivo.
  4. Por fim, apresente resultados.
  5. Encerre com uma conclusão em duas ou três frases que você julga derverem ficar na memória de quem te assiste.
  6. Evite a linguagem rebuscada e a linguagem chula. Foque no que você produziu e não na revisão da literatura ou no quadro teórico. Reserve 70% do tempo para tratar das suas conclusões (parciais ou finais).
  7. Se for usar slides, prefira linguagem tópica. Se usar linguagem dissertativa, evite ler o slide (pecado mortal). O slide serve também para descansar a vista do leitor e te deixa livre.
  8. Se estiver inseguro na fala (memória), use apenas um slide como sumário da comunicação, passando a vista, de vez em quando, para não perder o fio da narrativa.
  9. Se o moderador avisar que faltam dois minutos (ou algo do tipo), salte imediatamente para as conclusões. Você poderá retomar a fala ausente no momento das perguntas.

Os instrumentos de interação

A comunicação é formal também em termos de etiqueta.

  1. Use a primeira pessoa durante as falas.
  2. Use roupa e formal: “da formalidade a gente nunca se arrepende”.
  3. Não se coce, não mastigue, não interrompa uma frase para tomar água.
  4. Responda exatamente o que o mediador quer saber. Você pode dizer não sei. Pode dizer não é bem esse o foco da minha pesquisa etc. Só não pode ser indelicado com Se o questionador (embora ele não deva, mas) for indelicado com você, não revide.
  5. Assista todas as apresentações.
  6. Faça ao menos uma pergunta inteligente a um dos apresentadores.

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