ARS
ARS reflete uma ambição de contribuir para o debate sobre arte contemporânea, baseado no princípio de que os assuntos relacionados a qualquer escola de arte não devem se restringir ao campo acadêmico, mas devem promover o desenvolvimento do debate cultural fora dos limites da universidade e o exame constante das perspectivas da arte no contexto contemporâneo. Desde então, a revista se compromete desde suas primeiras edições a construir uma cultura crítica no campo da arte brasileira, promovendo o trabalho intelectual de novas gerações de pesquisas e qualificando-as para atuar na esfera pública.
A primeira edição da ARS foi lançada em março de 2003. Até 2015, era editada semestralmente pelos professores Gilbertto Prado, Sônia Salzstein e Marco Giannotti e projetada pelo professor Mario Ramiro. A partir de 2017, a revista é publicada três vezes por ano pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.
ARS é uma publicação publicada três vezes por ano pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo que reúne e divulga uma produção intelectual significativa originada dentro e fora do campo acadêmico. A revista adota uma abordagem ampla, entendida como uma exigência da própria arte contemporânea. Como resultado, o ARSvisa contribuir para o desenvolvimento de um debate cultural externo ao campo acadêmico e para o exame constante das circunstâncias e perspectivas da arte em uma perspectiva contemporânea. Ao mesmo tempo, reconhece e valoriza a importância da teoria e as contribuições oferecidas por campos de estudo anteriormente consolidados, como Filosofia, Estética e História da Arte, mesmo questionando constantemente essa tradição e identificando suas restrições ao enfrentar os desafios do contemporâneo. configuração. Paralelamente ao trabalho de artistas, críticos, historiadores da arte e estudantes de pós-graduação vinculados ao Departamento de Artes Visuais, ARS também tem interesse em promover contribuições de pesquisadores, artistas, intelectuais e outros profissionais do campo da arte que apóiem práticas experimentais e pesquisas teóricas especializadas.
ISSN 2178-0447 (Eletrônica)
ISSN 1678-5320 (Impressa).
Acesse as resenhas