Contraponto Revista do Departamento de Historia e do PPGHB da UFPI Contraponto

A Revista Contraponto (2011-) é uma publicação do Departamento de História e Programa de Pós Graduação em História do Brasil da Universidade Federal do Piauí. A linha editorial desta revista tem o objetivo de contemplar uma dupla demanda. Por um lado pretende-se abrir espaço para a necessária difusão da produção acadêmica desenvolvida no âmbito da História no estado do Piauí.

Nesse sentido, vale destacar que a UFPI já conta com um programa de pós-graduação consolidado na área de História do Brasil. Dezenas de dissertações de mestrado já foram elaboradas nos últimos anos e pretende abrir espaço para levar ao conhecimento de um público mais amplo essa produção acadêmica. Da mesma forma, a revista está franqueada aos demais professores e pesquisadores que atuam na Universidade Estadual do Piauí e também em outras instituições. Esta publicação especializada na área de história é um instrumento através do qual a produção acadêmica piauiense será veiculada e compartilhada com o público interessado nesse campo de estudos.

Por outro lado, a Revista Contraponto é espaço de interlocução que extrapola as fronteiras do Piauí e acolhe artigos e contribuições de pesquisadores de todo o Brasil e do exterior. Desta forma, a revista representa uma ponte entre a pesquisa acadêmica realizada na região – mas não apenas aquela que aborda temas específicos sobre o estado e o nordeste – e a produção historiográfica mais recente desenvolvida em outros estados e também em outros países.

Vale destacar que o esforço ora empreendido é especialmente revelador do interesse dos pesquisadores em História da UFPI no sentido de se inserir no campo da produção historiográfica e participar dos debates contemporâneos deste vasto campo de estudos.

Periodicidade semestral

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

ISSN 2236 6822

Acessar arquivos

Acessar resenhas

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.