100 anos de Caio Prado Júnior (1907 – 2007) | Revista de Economia política e História Econômica | 2007

A Revista de Economia Política e História Econômica – REPHE – celebra o centenário de nascimento de um dos maiores historiadores econômicos do Brasil, Caio Prado Júnior. Os artigos e resenhas deste número, assim, abordam de uma maneira ou outra, os aspectos do pensamento ou da trajetória de vida do autor de Formação do Brasil Contemporâneo. Naquele primeiro aspecto, apresenta-se o texto de abertura, de Andrés Ferrari e Pedro Cezar Dutra Fonseca, que mostram a pluralidade de pensamento e riqueza de debate dentro do pensamento histórico-econômico de esquerda sobre a questão da escravidão, um dos temas-chave do sistema explicativo de Caio Prado. Fonseca e Ferrari colocam os aspectos da compreensão pradiana do fenômeno da escravidão brasileira sob a perspectiva e o crivo de outro grande especialista no assunto: Jacob Gorender.

Pedro Caminha aborda a questão de um personagem presente na caracterização do cenário colonial brasileiro: o agregado. Partindo da conceituação pradiana, novamente, Caminha faz uma revista historiográfica do agregado no Brasil, passando pela polêmica histórica a respeito da “brecha camponesa”, levantada por Ciro Flamarion Cardoso no final dos anos 1960. Dora Shellard Corrêa apresenta, por sua vez, uma faceta diferente de Caio Prado Júnior. Em seu texto, nos é mostrado o sistema caiopradiano como ponto de partida de uma “história ambiental”.

Em 12/12/2007, nas dependências da Escola de Economia e Administração da Fundação Getulio Vargas, em São Paulo, realizou-se uma mesa-redonda, organizada academicamente pelo Núcleo de Economia Política e Historia Econômica – NEPHE – reunindo os professores Lincoln Secco, José Rodrigues Mao e Luiz Eduardo Simões de Souza, em homenagem ao centenário de Caio Prado Júnior. A transcrição revista desta palestra aparece neste número especial.

Ana Lúcia da Costa Silveira resenha um livro lançado ainda neste ano sobre Caio Prado Júnior, organizado por Raimundo Santos.

Finalmente, informamos a todos que, de acordo com a classificação da CAPES, a REPHE obteve a classificação qualis A regional, para a área de História. Agradecemos, como sempre, a todos os envolvidos na elaboração da REPHE.


Organizadores

Os editores


Referências desta apresentação

Editorial. Os editores. Revista de Economia política e História Econômica. São Paulo, ano 4, n. 10, especial, p. 3, dezembro, 2007. Acessar publicação original [DR]

Acessar dossiê

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.