3. Avaliação da Aprendizagem


BEM-VINDOS!

Colegas, esta é a página que armazena e distribui o material a ser lido, produzido e avaliado, relativo à segunda unidade do nosso curso de Avaliação Educacional. Esta unidade culminará com a produção de uma revisão da literatura sobre questões de avaliação em Língua Portuguesa ou em História, nos anos iniciais, construída em grupo de quatro pessoas.

Relembro que as dúvidas sobre as leituras e os exercícios devem ser dirimidas no início das aulas síncronas correspondentes ou mediante escrita na janela "comentários" (abaixo). Sigam as orientações e prestem atenção ao calendário.

Bom trabalho!

 


EXPECTATIVAS

Objetivo desta unidade é viabilizar o desenvolvimento das habilidades de problematização da realidade, investigação sobre o conhecimento acadêmico disponível, relativos a demandas sociais reais, e auxiliar à resolução de problemas reais de avaliação da aprendizagem em Língua Portuguesa e em História, no terceiro, quarto e quinto anos do Ensino Fundamental.

Espero que, ao final da unidade, vocês estejam capacitados a discutir as causas de determinado problema de aprendizagem enfrentado pelos alunos sergipanos dos anos iniciais.

Também espero que vocês sejam capazes de confrontar a posição de vocês com as teses colhidas na literatura especializada, após construírem um texto de revisão da literatura, consultando artigos em periódicos científicos.


ATIVIDADE I

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 2021 | SEXTA-FEIRA 2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Conhecer estrutura retórica e unidades de informação de uma sequência didática.

Princípio de aprendizagem - O conhecimento da estrutura da matéria propicia aprendizagens mais duradouras.

Ação 1 - Ler o texto: "Uma estrutura retórica para sequências didáticas"

Ação 2 - Ler e analisar estrutura retórica disponibilizada pelo professor e submetê-la a uma avaliação em termos de estrutura retórica.

Recursos - Sala de aula virtual | Texto "Uma estrutura retórica para sequências didáticas", sequências didáticas para a leitura e formulário de avaliação de sequências didáticas. 


ATIVIDADE II

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 2021 | SEXTA-FEIRA 2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Conhecer a estrutura retórica de um item de prova e elaborar um item de prova do tipo Resposta Selecionada (RS).

Princípio de aprendizagem - A percepção da utilidade da matéria propicia aprendizagens mais prazerosas e duradouras.

Ação 1 - Ler o texto: "Estrutura retórica de itens de prova"

Ação 2 - Ler e analisar itens de prova disponibilizados pelo professor e submetê-los a uma avaliação em termos de estrutura retórica.

Ação 3 - Elaborar um item de prova do tipo Resposta Selecionada (RS)

Recursos - Sala de aula virtual | Texto "Estrutura retórica de itens de prova do tipo Resposta Selecionada" | Itens de prova para avaliação e formulário para a avaliação de itens de prova.


ATIVIDADE III

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 2021 | SEXTA-FEIRA 2021 | Síncrona - 2h.

Objetivo - Relembrar a estrutura retórica de um item de prova e elaborar um item de prova do tipo Resposta Construída (RC).

Princípio de aprendizagem - A percepção da utilidade da matéria propicia aprendizagens mais prazerosas e duradouras.

Ação 1 - Ler o texto: "Estrutura retórica de itens de prova"

Ação 2 - Ler e analisar itens de prova disponibilizados pelo professor e submetê-los a uma avaliação em termos de estrutura retórica.

Ação 3 - Elaborar um item de prova do tipo Resposta construída (RC)

Recursos - Sala de aula virtual | Texto "Estrutura retórica de itens de prova do tipo Resposta Construída" | Itens de prova para avaliação e formulário para a avaliação de itens de prova.


ATIVIDADE IV

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 2021 | SEXTA-FEIRA 2021 | Assíncrona - 8h.

Objetivo - Elaborar sequência didática e respectiva proposta de avaliação, partindo do problema de aprendizagem investigado durante a segunda unidade deste curso.

Princípio de aprendizagem - A percepção da utilidade da matéria propicia aprendizagens mais prazerosas e duradouras.

Ação 1 - Discutir, listar, dividir e cumprir tarefas acordadas coletivamente.

Ação 2 - Postar sequência didática e respectiva proposta de avaliação no formulário disponibilizado pelo professor.

Recursos - Sala de aula virtual | Fomulário para a avaliação colaborativa de sequências didáticas acompanhadas de proposta de avaliação.


ATIVIDADE V

Data | hora | modalidade - QUARTA-FEIRA 2021 | SEXTA-FEIRA 2021 | Síncrona - 8h.

Objetivo - Avaliar sequências didáticas e respectivas propostas de avaliação, elaboradas por todos os grupos da turma.

Princípio de aprendizagem - O conhecimento os critérios de avaliação instrumentaliza o aluno para o controlar os seus próprios percursos de aprendizagem.

Ação 1 - Avaliar coletivamente (no interior do grupo) as sequências didáticas e respectivas propostas de avaliação produzidas por todos os grupos da turma.

Ação 2 - Apresentar sequência didática e respectiva proposta de avaliação.

Recursos - Sala de aula virtual | Fomulário para a avaliação colaborativa de sequências didáticas acompanhadas de proposta de avaliação.

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.