A Família Chermont. Memória histórica e genealógica | Victorino Coutinho Chermont de Miranda

Trinta e quatro anos passados, em revisão revisada e ampliada, pelo autor, Victorino Coutinho Chermont de Miranda, em magnífico livro sobre a família Chermont torna a nos encantar com os estudos genealógicos.

O livro possui XIII capítulos, três Anexos, índice onomástico da família Chermont e índice onomástico de litógrafos, pintores, fotógrafos e ateliês fotográficos. São 355 páginas em bela impressão.

É que genealogia é uma das ciências auxiliares da História, como a paleontologia, como a numismática, como a epigrafia, onde as lembranças de vidas antigas, entrelaçadas num contexto, digamos, familiar, são apresentadas como por encanto por extensíssima pesquisa.

E o genealogista Victorino Coutinho Chermont de Chermont nos mostra nesse livro de genealogia

a variedade de seus descendentes, com suas tradições e lembranças, seus velhos retratos e brasões, a contar a seus filhos histórias de seus avós. Vaidade, talvez, mas no fundo, no fundo, a certeza que todos temos um passado comum, que não é – nem tem porque ser – melhor do que o dos outros, mas que é nosso.

A preocupação de Chermont em nota a esta 2ª. edição não é de uma pretensão de exegese ou problematização acadêmica para as quais ele diz não se achar habilitado. Esse livro tem o objetivo de um memorial, de referencial para a família, permitindo que todos se encontrassem.

A famíilia Chermont, no Brasil, tem início em 1760, com a transferência de um jovem capitão Theodósio Constantino, então com dezoito anos, para o Grão-Pará “onde se deixou ficar pelo resto da vida”.

Theodósio se destacaria nos serviços de reparação e fornecimento de artilharia das fortalezas do Pará, Mato Grosso, Rio Negro e Macapá mas sua contribuição maior seria no aperfeiçoamento dos métodos da cultura do arroz na região.

Victorino Chermont levanta as 3ª e 4ª gerações de Theodósiso e outros parentes, e muitos sobrinhos que emigraram tanto para a índia francesa como para as possessões portuguesas em África e Brasil.

Chermont faz nota explicativa sobre a tábua genealógica de descendência de Theodósio e explicita quatro ramos – Leite Chermont, Pereira de Chermont, Chermont de Miranda e Calandrini Chermont.

O livro apresenta inúmeras fotos que o faz ter uma significação ímpar pois fotos restauram, também, as vidas e as famílias.

Além da extraordinária pesquisa de 300 anos de família Chermont o que muito nos empolga são as pesquisas apresentadas em notas de rodapé.

Histórias, descobertas em jornais, em cartas, em documentos, em inventários, na França, na Austrália, em Portugal, na Espanha, na Bélgica.

Fica-se empolgada também com as fotos de antanho.

Jovens aguerridos, noivas enroladas nos cetins brancos, coronéis engalanados com suas espadas, crianças nos colos de pais e avós (p.177 e p.258) ou sentadas ao chão nos aniversários de família, (família Pedro Leite Chermont, p.179) residências apalacetadas em Belém, de Pedro Chermont de Miranda p.132) ilha de Marajó, ou Rio de Janeiro, capelas e Retiros no Pará,( p.133).São fotos e fotos e coleções , e copias de revistas e jornais e de carte de visite.

Além de pessoas, vemos a Farmacia Chermont em Belém (p.318), o vapor Justo Chermont (p. 319), o combatente da primeira guerra mundial (Joseph Chermont, p 321 do jornal A Noticia).

Esse livro mostra não uma família mas famílias, vidas, artistas, empresários, professores, juristas, jornalistas e esportistas. Recebido em 26 de julho de 2017. Aprovado em 31 de julh


Resenhista

Miridan Britto Falci – Professora doutora da UFRJ. Pós-doutora pela /EHESC. Paris. Vice-presidente do IHGRJ. Sócia do IHGB.


Referências desta Resenha

MIRANDA, Victorino Coutinho Chermont de. A Família Chermont. Memória histórica e genealógica. 2ª.ed. revisada e atualizada. Rio de Janeiro: Ed. do Autor, 2016. Resenha de: FALCI, Miridan Britto. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro, ano 25, n.25, p. 331-334, 2018. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.