Brasília, cidade construída na linha do horizonte | Sérgio Jatobá

A obra demonstra forte inspiração arquitetônica e urbanística e reúne artigos publicados esparsamente em jornais e revistas com o intuito de analisar basicamente o centro da cidade, que é o Plano Piloto de Brasília. O autor possui fina percepção de como os arquitetos/urbanistas Lucio Costa e Oscar Niemayer conceberam a capital federal, respectivamente, pelo urbanismo e pela arquitetura e que, mais tarde, veio a se espraiar em três dezenas de outros núcleos urbanos, as cidades-satélites de Brasília.

A obra é de fácil compreensão, inicialmente traduz sua ligação com o movimento modernista dos Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna – CIAM e a posterior expansão para atender às demandas locais. O autor esclarece o desenvolvimento do Plano Piloto em suas quatro escalas e aproveita o ensejo para analisar o pensamento das visitas de Clarice Lispector à cidade. A visão do autor é analítica e crítica e é indicada aos que desejam ter uma ideia ampla da capital federal e de seu horizonte.


Resenhista

Aldo Paviani – Professor emérito da Universidade de Brasília, Pesquisador Associado ao Departamento de Geografia e do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais/CEAM/UnB e membro do Núcleo do Futuro do CEAM/UnB.


Referências desta Resenha

JATOBá, Sérgio. Brasília, cidade construída na linha do horizonte. Apresentações de Aldo Paviani, Conceição Freitas e Nicolas Behr. volume x. Brasília: Edição do autor, 2021. Resenha de: PAVIANI, Aldo. Brasília, uma visão crítica e analítica. Resenha Online. São Paulo, n. 237, set. 2021. Acessar publicação original [DR]

Deixe um Comentário

Você precisa fazer login para publicar um comentário.