Brasília, cidade construída na linha do horizonte | Sérgio Jatobá
A obra é de fácil compreensão, inicialmente traduz sua ligação com o movimento modernista dos Congressos Internacionais da Arquitetura Moderna – CIAM e a posterior expansão para atender às demandas locais. O autor esclarece o desenvolvimento do Plano Piloto em suas quatro escalas e aproveita o ensejo para analisar o pensamento das visitas de Clarice Lispector à cidade. A visão do autor é analítica e crítica e é indicada aos que desejam ter uma ideia ampla da capital federal e de seu horizonte.
Resenhista
Aldo Paviani – Professor emérito da Universidade de Brasília, Pesquisador Associado ao Departamento de Geografia e do Núcleo de Estudos Urbanos e Regionais/CEAM/UnB e membro do Núcleo do Futuro do CEAM/UnB.
Referências desta Resenha
JATOBá, Sérgio. Brasília, cidade construída na linha do horizonte. Apresentações de Aldo Paviani, Conceição Freitas e Nicolas Behr. volume x. Brasília: Edição do autor, 2021. Resenha de: PAVIANI, Aldo. Brasília, uma visão crítica e analítica. Resenha Online. São Paulo, n. 237, set. 2021. Acessar publicação original [DR]