Ensino de Língua Portuguesa | Revista Práticas de Linguagem | 2018

O volume “Ensino de Língua Portuguesa” divulga relatos de experiências com práticas pedagógicas e artigos de pesquisas que envolvem o ensino de língua portuguesa na escola básica, com foco em leitura, escrita, oralidade, variação, análise linguística, multiletramentos, currículo e demais eixos referentes ao trabalho escolar com língua materna.

A chamada pública para submissão de trabalhos superou as expectativas e resultou, como sempre, num enorme trabalho e em numerosas trocas de e-mails com pareceristas de diversas instituições brasileiras. Entre pareceres e prazos, parecia que o trabalho não chegaria ao fim. Mas chegou. Finalmente, conseguimos compor um número temático que apresenta ao leitor de Práticas de Linguagem, publicado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), o heterogêneo e instigante campo em que se apresentam, em amostras pontuais, as diversas perspectivas de ensino de língua portuguesa nas escolas brasileiras.

O volume está organizado em duas seções: i) artigos científicos, com 21 trabalhos de diversos pesquisadores e ii) relatos de experiências, contemplando 8 (oito) trabalhos.

Na primeira, os contextos de pesquisa contemplam, desde os anos iniciais do Ensino Fundamental até cursos de formação docente no Ensino Superior, além de cursos de formação em serviço e temas como currículo, livro didático, línguas indígenas e sistema de avaliação externa. A recorrência de trabalhos na área de leitura, em especial, leva-nos à compreensão do papel formativo dessa prática em diferentes dimensões: a) formação de professores; b) formação de professores formadores de professores; c) formação de alunos na Educação Básica e d) as orientações oficiais para o ensino de produção de leitura.

Crônica, resenha, receita culinária, debate, quadrinhos, infográficos, dicionários, oralidade e escrita são objeto de reflexão e análise nos relatos de experiências. Concatenando teoria, prática e reflexão, a segunda seção delineia percursos para o ensino de leitura e escrita na Educação Básica em variadas perspectivas teóricas.

A leitura dos artigos abordando uma ou mais dessas dimensões poderá contribuir para o encontro de respostas ou de novas perguntas pelo leitor da revista Práticas de Linguagem.

Ainda na primeira seção, mostrou-se igualmente relevante a referência direta a variedades linguísticas, a gêneros textuais / gêneros discursivos, a sequências didáticas e a diferentes letramentos em pesquisas com abordagens teóricas diversas. A heterogeneidade do arcabouço teórico, das reflexões e conclusões apresentadas pelos pesquisadores para o ensino de leitura e de escrita, cujo trabalho encontra-se publicado neste número, apresenta-se como diferentes possibilidades para o ensino de língua portuguesa no Brasil, com fortes indicativos da importância do papel do professor formador e em serviço.

Finalizando a apresentação, vale pontuar que, após a seleção dos textos para publicação, observou-se a abrangência e alcance dos trabalhos publicados: há pesquisadores vinculados a instituições de diversos estados brasileiros. Esse dado revela a importância do periódico na socialização e disseminação de pesquisas no Brasil. Esperamos que a leitura desses trabalhos instaure um produtivo diálogo com outros trabalhos e pesquisadores.


Apresentadores

Acir Mário Karwoski – Universidade Federal do Triângulo Mineiro (UFTM).

Rosângela Rodrigues Borges – Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL-MG).


Referências desta apresentação

KARWOSKI, Acir Mário; BORGES, Rosângela Rodrigues. Apresentação. Revista Práticas de Linguagem. Juiz de Fora, v. 8, n. 2, p. 6-7, jan./jun. 2018. Acessar publicação original [DR]

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