Extensão na Educação a Distância | EmRede – Revista de Educação a Distância | 2020

Esse dossiê temático tem a intenção de divulgar experiências de extensão universitária brasileiras que acontecem na modalidade a distância. Como sabemos, a Extensão é um dos pilares da Universidade, e de forma indissociável ao Ensino e a Pesquisa, contribui com a formação humana e com o desenvolvimento da cidadania e da sociedade.

A Resolução nº 7, de 18 de Dezembro de 2018 (MEC/CNE/CES), que estabelece as Diretrizes para a Extensão na Educação Superior Brasileira e regimenta o disposto na Meta 12.7 do Plano Nacional de Educação (PNE 2014-2024), em seu Art. 3º define a Extensão na Educação Superior Brasileira como “a atividade que se integra à matriz curricular e à organização da pesquisa, constituindo-se em processo interdisciplinar, político educacional, cultural, científico, tecnológico, que promove a interação transformadora entre as instituições de ensino superior e os outros setores da sociedade, por meio da produção e da aplicação do conhecimento, em articulação permanente com o ensino e a pesquisa”. Por meio da extensão universitária é possível desenvolver ações que se originam do princípio da indissociabilidade entre Ensino, Pesquisa e Extensão, o tripé universitário, produzindo e compartilhando conhecimento junto à sociedade, transformando a realidade e aproximando a Universidade das pessoas.

A concepção e a prática das Diretrizes da Extensão na Educação Superior são estruturadas a partir da interação dialógica da comunidade acadêmica com a sociedade por meio da troca de conhecimentos e da participação e contato com as questões complexas contemporâneas presentes no contexto social. Sustenta-se também a partir da formação cidadã dos estudantes, marcada e constituída pela vivência dos seus conhecimentos, que, de modo interprofissional e interdisciplinar, seja valorizada e integrada à matriz curricular; da produção de mudanças na própria instituição superior e nos demais setores da sociedade, a partir da construção e aplicação de conhecimentos, bem como por outras atividades acadêmicas e sociais; e da articulação entre Ensino/Extensão/Pesquisa, ancorada em processo pedagógico único, interdisciplinar, político educacional, cultural, científico e tecnológico. (MEC/CNE/CE, Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018).

Quando pensamos em ações extensionistas que acontecem na modalidade a distância, precisamos considerar o potencial interativo, colaborativo e dialógico das tecnologias digitais de rede. No contexto e tecnológico interativo, processos educativos na Educação a Distância (EaD) foram profundamente modificados, pois, apesar da distância física, potencialmente não sofremos mais com os constrangimentos temporais e espaciais. A comunicação ilimitada promove um amplo debate sobre essa modalidade de ensino, e as ações extensionistas das Universidades brasileiras que acontecem a distância rompem com as barreiras geográficas, atingindo pessoas dos mais remotos lugares do país.

É a partir desse contexto que apresentamos os relatos que compõem esse dossiê temático sobre extensão na Educação a Distância.

O trabalho que abre o dossiê é nomeado Extensão Universitária na EaD: além das fronteiras físicas da Universidade, de autoria de Ana Carolina Correia Almeida, Wagner Corradi e Maria das Graças Moreira. Tem como escopo refletir sobre a extensão universitária na Educação a Distância considerando o desenvolvimento das ações extensionistas do Centro de Apoio à Educação a Distância (CAED) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Apresenta a experiência na coordenação de cursos, programas, projetos e eventos de extensão acadêmica.

O trabalho seguinte, EaD e a Extensão Universitária: transformando vidas no condomínio “Brasil 500 Anos” em Tarumã/SP, de Luciene Cristina da Silva, relata um projeto de extensão universitária sobre a revitalização de um condomínio destinado a idosos carentes, fundamentado nas dificuldades ali vivenciadas. Objetiva abordar a relevância de ações acadêmicas pertinentes ao desenvolvimento coletivo, vivenciadas na EaD e implementadas na sociedade através da extensão universitária, bem como promover a integração com a sociedade e otimização de espaços públicos.

Os próximos seis relatos apresentam resultados de projetos envolvendo a formação de professores para a educação básica.

No trabalho Ações de Extensão para Formação de Professores da Educação Básica no Uso das TDIC, de autoria de Juliana Maria Sampaio Furlani e Cláudia Eliane da Matta, discutem-se os fundamentos teóricos e metodológicos que embasaram as ações do projeto de extensão universitária “Tecnologias Emergentes a Serviço da Aprendizagem”, que objetivou a formação de professores para o desenvolvimento de conhecimento pedagógico tecnológico e de competências digitais, além da preparação de alunos bolsistas dos cursos de licenciatura para atuarem como futuros docentes virtuais.

Já o texto Extensão universitária na modalidade a distância: reflexões sobre mídia e educação na educação básica, de autoria de Roselaine Ripa e Tania Regina da Rocha Unglaub, tem o objetivo de mostrar resultados da ação de extensão “Infância.com: construindo diálogos entre indústria cultural e educação”, integrante do Programa de Extensão “Diálogos entre Indústria Cultural e Educação: desafios e possibilidades na Educação Básica”, desenvolvido de 2016 a 2019, no Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina (CEAD/UDESC). O programa teve origem na necessidade de efetivar discussões sobre as relações entre mídia e educação no contexto escolar, e a ação relatada foi desenvolvida por meio de um curso na modalidade a distância, oferecido para estudantes de graduação, profissionais da Educação e comunidade em geral interessada no tema.

O projeto Narrativa, autobiografia e formação de educadores: projeto de extensão na modalidade a distância, de Lidnei Ventura e Daniela Guse, relata a experiência de formação continuada de educadores a partir da oferta do curso de extensão “Narrativa, autobiografia e formação de educadores”, também promovido pelo CEAD/UDESC. Este relato descreve o funcionamento do curso, assim como os fundamentos da metodologia de formação continuada com narrativas autobiográficas, entendendo-a como possibilidade inovadora de construção de conhecimentos e protagonismo por parte dos sujeitos educadores em formação.

Na sequência, temos o texto intitulado A qualidade da educação infantil como tema de formação de professores: uma experiência de extensão universitária na modalidade EaD, de autoria de Camila Martins de Souza Silva, Mayra Antonelli-Ponti, Fabiana Maris Versuti e Marlene de Cássia Trivellato Ferreira. A finalidade do estudo é relatar o processo de criação, implementação e resultados preliminares de um Programa de Aperfeiçoamento Docente (PAD) com foco em medidas de qualidade da educação infantil, para o qual utilizou-se o Measuring Early Learning Quality Outcomes (MELQO).

O 5º trabalho dessa perspectiva de formação docente, intitulado Laboratório de Ensino de Matemática no Curso de Licenciatura: uma experiência acadêmica sobre Funções do 1º grau com alunos do Ensino Médio, de Thaís Philipsen Grützmann e Rozane da Silveira Alves, apresenta o relato de uma experiência na disciplina de Laboratório de Ensino de Matemática de um curso de Licenciatura em Matemática na modalidade a distância, de uma instituição pública de ensino superior da região Sul do país. O objetivo do artigo é descrever a construção e a aplicação da atividade “Corrida das Funções Afim” por um grupo de acadêmicas do curso, tendo como sujeitos alunos do Ensino Médio de uma escola pública, explorando a relação ensino-extensão.

O artigo Projetos de Extensão na EaD: o programa de Residência Pedagógica em Licenciaturas a Distância, de autoria de Kátia Cilene da Silva, Jalisson Tiago Souza e Silva, Leila Kaline Alves e Ronaldo Costa Josino objetiva apresentar as estratégias de gestão de um subprojeto do Programa de Residência Pedagógica, desenvolvido com alunos de um Curso de Licenciatura em Matemática, ofertado a distância, por meio de intervenções na sala de aula de matemática. Durante o desenvolvimento do subprojeto foram adotadas estratégias híbridas tanto para capacitação da equipe e para o desenvolvimento das atividades docentes nas escolas, quanto para o acompanhamento e a gestão do projeto, utilizando ambientes virtuais de aprendizagem e redes sociais como ferramentas de apoio à execução das ações de extensão em 3 escolas.

Por fim, os próximos dois textos relatam experiências de dois Massive Open Online Course (MOOC), um modelo de educação online em massa que visam oferecer a um grande número de cursistas a oportunidade de ampliar seus conhecimentos por meio de materiais e atividades preparadas por especialistas no assunto e da interação com pessoas com interesses afins.

O primeiro relato é intitulado MOOC Diálogos sobre Cultura Digital e Formação Docente: uma ação de extensão universitária, de autoria de Karina Marcon e Andreson Lopes de Lacerda, e socializa as experiências de uma ação de extensão universitária do Centro de Educação a Distância da Universidade do Estado de Santa Catarina. Foi ofertado em 2018 e 2019 e objetivou oportunizar espaços de reflexão teórica e produção de conhecimentos sobre cultura digital e suas implicações na formação docente. Tendo como público-alvo licenciandos e professores das redes públicas de ensino, a organização metodológica envolveu leituras, vídeos, fórum de discussão, apropriação de recursos tecnológicos digitais e autoavaliação.

Já o texto Oliveira Silveira: consciência negra em MOOC da Unipampa na Plataforma Lúmina da UFRGS, de Sátira Pereira Machado, tem o objetivo de descrever uma ação de extensão universitária realizada pela Universidade Federal do Pampa (Unipampa), em parceria com a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), voltada para a produção do Massive Open Online Course (MOOC) “Oliveira Silveira: poeta da consciência negra brasileira”. O percurso metodológico, além de passar pelas pesquisas bibliográfica e documental, é orientado pela pesquisa-ação caracterizada por ser participativa. Lançado em novembro de 2019, nos primeiros 3 meses de oferta, o curso teve mais de mil alunos/as realizando o curso introdutório à vida, à obra e {a consciência negra de Oliveira Silveira, num total de 30 horas.

Esperamos que aproveitem o dossiê e que as experiências aqui relatadas sirvam de inspiração para outras práticas educativas extensionistas na modalidade a distância.

Boa leitura!


Organizador

Karina Marcon – Universidade do Estado de Santa Catarina. E- mail: [email protected]


Referências desta apresentação

MARCON, Karina. Editorial. EmRede – Revista de Educação a Distância. Porto Alegre, v. 7, n.2, p.124-129, 2020. Acessar publicação original [DR]

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